Bicho Esperança – Assim eu os protejo.


   Caes dos Sobrinhos                                                O mundo muda em constante transformação, situação que é inerente à condição social humana. Nascemos , como espécie, com capacidades amplas de evolução. Dentro dessas capacidades temos que levar em conta o maior bem que o Universo ( ou Deus – isso fica no entendimento de cada um) nos oportuniza constantemente: sabedoria e  humildade. Muitos pensam que ser sábio é ter conhecimento cultural ou acadêmico, apenas. Mas vai muito além disso.  Existem pessoas com vasto potencial institucional e carregados de titulos que nada têm de sabedoria.

A humildade , no geral, é confundida com humilhação, personalidade simplória e fraqueza. E é, justamente,  o oposto disso, ser humilde é ser corajoso e integro. Coragem para poder mudar o que precisa ser mudado e para negar aquilo que corrompe – tanto internamente quanto externamente. Ser integro é respeitar o limite de cada um e de si mesmo. É não compactuar com regras que mais destroém do que constroém esse mundo em constante mutação.

Grandes lições aprendi com os animais em muitos anos de estreita convivência e ligação. Duas delas, foram essas: sabedoria e humildade. Muitos hão de pensar: bichos sábios e  humildes?? E respondo: Sim, por que existe pureza nas atitudes comportamentais instintivas deles, ou seja, são coerentes com suas essências. Não fazem lutas de egos, não sentem inveja, não fazem fofocas, não prejudicam intencionalmente uns aos outros, não disputam  poder por prazer ou dinheiro, não destroém a natureza ( usufruem dela como parte integradora), entre tantas outras caracteristicas.

Mas essa sabedoria e humildade que encontrei neles não os fazem humanos e sentimentais. São bichos, tão somente; e estão em evolução dentro dessa complexa cadeia evolutiva (Darwinista e Criacionista) assim como nós, os humanos.. Mas a cada dia que passa essa grande distorção de valores está dando espaço aos cães e gatos de forma exagerada, a ponto de terem valor comercial. Hoje, se formos analisar com cautela e bom senso, tem bicho valendo mais que um coração humano. E o homem tem um coração sentimental e bondoso por natureza, mas que está esquecido pela sobreposição egoistica que reina  sobre suas mentes perdidas e doentes. Assim percebo a humanidade atualmente: doentia e sofredora. Assim vejo os animais atualmente: adoecendo pelas ações que advém desse ser humano competitivo e destruidor.

Sou Médica de Bicho e um ser humano abismado com tudo que está acontecendo no que se relaciona a presença dos cães e gatos como co-habitantes na sociedade humana desse século. Não os vejo mais como os companheiros naturais da nossa espécie, mas como seres deturpados pela mão gananciosa e incompetente do ser humano. Os cães e gatos  junto aos seus donos  passam por mim e já nem sei mais quem é o bicho e quem é o homem. Estão misturados e confusos. Os bichos presos em uma falsa existências,  os donos perdidos em um mundo perverso e neurótico.

O cão desfila cheio de adereços,  o ser humano morde seu semelhante. Contradições que me fazem parar e pensar: Afinal quem é o animal e quem é o humano? Uma coisa os garanto, os animais não têm o bem maior que o Universo nos ofertou como espécie em evolução, que é a racionalidade. É com ela que podemos fazer uma sociedade próspera e benéfica a todos, basta não sermos orgulhosos, gananciosos e incompetentes.

Usem a sabedoria e a humildade que existe simbolicamente nas atitudes comportamentais dos animais como espelho para que possamos resgatar  nossa essência de coração amoroso. Não nos tornemos animais irracionais conoscos mesmo e nem para com os outros. É essa irracionalidade,  que vem do consumismo desenfreado em que que hoje se tranformou nossa sociedade, que está destruindo o cão, o gato e homem. Ainda há tempo para o elo fraterno entre todas as espécies.

Eu falo pelos bichos e luto por um ideal. E ainda tenho esperança de ver os cães e gatos livres em essência; e não como co-habitantes sociais de um ser humano solitário e amargo.  Temos que urgentement refletir: Será que, realmente, o homem precisa fazer leis para proteção animal? Ou protegê-los é nosso compromisso firmado em longas eras com a mãe-natureza? Eu acredito que o mundo junto aos animais tem que ser regido pelo coração bondoso que há em todos nós. E foram eles que me ensinaram isso, os bichos.

” O QUE OS CÃES E OS GATOS ME ENSINARAM” – Meu segundo livro em prol da vida animal  está vindo ai.   Nesse artigo um breve ensaio do que virá.

Até o próximo artigo.

9 Comentários


Vera Vivas
em

Eu, nos seus post do site, vejo grande sabedoria e prazer no que voce coloca em defesa de um mundo melhor para nossos animais.

Aprendi e continuo aprendendo muito, cada dia!

É sua doação a nós “simples mortais”, que não sabemos colocar em tão belas palavras o que vai de coração bondoso e protetor aos nossos bichinhos queridos, mas que sabemos refletir e conduzir condutas acertadas no nosso dia a dia.

Aguardo, querida amiga ,seu próximo livro, sei que será uma leitura deliciosa, de muito aprendizado, reflexão, como :”Cães , Donos e Dores humanas”

Boa sorte!!!!
Abraços

Vera



Priscila
em

É muito bom saber que não somos loucos, quando encontramos alguém que pensa como a gente. Sempre defendi os bichos, mas nunca pensei em criar um devido ao pouco tempo que passava em casa. Isso mudou quando encontrei abandonada no meio do lixo uma cachorrinha pretinha, não resisti e levei pra casa. No mesmo dia levei à clínica: ela estava com bichos de pé nas quatro patas e ponta do rabo, pulgas de galinha por todo o corpo e um quadro gravíssimo de verminoses e de acordo com a dentição, a veterinária calculou sua idade sendo de apenas um mês. Após semanas me dedicando a ela, vejo uma mocinha saudável crescendo…
Pesquisando sobre filhotes, encontrei este site maravilhoso e adicionarei aos meus favoritos para ler sempre que possível. Amanhã minha cachorrinha faz 2 meses e ainda aguardo para descobrir a raça, mas amo demais independente de ter ou não raça.
Deixo um vídeo que coloquei na internet para que outros amantes da natureza possam admirar esta linda cachorrinha brincando.
Abraços!
http://www.youtube.com/watch?v=mrx-YsZNtKI



Synara
em

Oi Vera.
Obrigada pelas palavras de incentivo. Sempre atenta aos meus pensares…Recebi teu e-mail, mas me falta tempo para tantos, sejam de amigos ou de quem nem mesmo conheço. Meus trabalhos com os livros e consultorias me absorvem quase todo meu tempo. Amém! Vez que outra uma caminhada ou pedalada pela praia para relaxar o corpo e a mente. Depois de lançados, talvez possa dar um tempo e descansar. Ou não…descanso é tão relativo…Meu descansar, na verdade, é um total silêncio a minha volta, e isso tenho; e se não me oportunizam, disparo e vou atrás – em busca dele.
Abraços.
Synara



Synara
em

Oi Priscila. Essa tua colocação inicial me fez pensar, também. É fato, essa padronização do pensar que nossa sociedade atual quase que nos impõe, nos induz a nos acharmos loucos, ou no minimo estranhos, frente ao todo. Mas há, sim, pessoas que compartilham idéias e ideais, principalmente em nome da harmonia. Seja bem vinda, a ‘terra dos loucos’….
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



bia
em

olá! li alguns comentários antigos sobre piometra. minha cachorrinha esta com os sintomas. ela é uma pincher de 10 anos,vou leva-la amanhã ao veterinário,já sabendo que ela terá que operar. eu sou do rj,e aqui temos uma clinica veterinária do estado que nos atende quase que gratuitamente,a cirurgia lá será de graça.estou nervosa e com medo de perder minha filhinha tão amada. se vc fosse aqui do rio levaria ela pra vc cuidar.fico muito feliz quando vejo pessoas assim como vc,que tem tanto carinho e amor pelos bichinhos! parabéns!!seja sempre assim tá!



synara rillo
em

Ola Bia. Obrigada pelas tuas palavras de incentivo. Verás que vai dar tudo certo com a cirurgia, se for esse o caso.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Harry Junior
em

Querida Synara!!

Volto novamente ao teu site para te desejar sucesso e felicidades nessa nova fase e em teu novo projeto. Tentei te ligar diversas vezes para te agradecer sobre a Boxer que estava péssima( piometra e Neoplasia “GIGANTE” abdominal). Tuas orientações via telefone foram vitais para a ampla recuperação da paciente. Até hoje não acredito na recuperação completa dessa cachorra visto a gravidade da cirurgia, hemorragia… mas quero deixar registrado aqui minha amiga, o brilhante trabalho que executas nesse plano. Parabéns e um grande abraço!!! Saudades!



edilene - rj
em

odoro ler seus artigos, minha cadelinha esta com piometra também e fico apreensiva com a cirurgia que fará. elaNos trás muitas alegrias e tenho certeza que vamos superar tudo isso.
Muito sucesso nesta sua grande jornada e meu muito obrigada pela luz de informaçao.
um grande abraço.



Synara
em

Oi Edilene. Por certo dará tudo certo com a cirurgia e ela logo estará restabelecida de tudo. Obrigada pela participação no site. Grata pelas palavras.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária


Comente