Elegia ao meu cão.


O Skol! Esse cão foi algo na minha vida! “Um presente dos céus”!

Quem o conheceu talvez possa dimensionar a importância que esse cão teve na minha vida. Eu sinto muita saudade dele! Mas não me sinto sem ele – esse é o sentimento bom que fica quando parte um bem-querer da gente.

Quando ele morreu, a última imagem que ele me deixou foi de um olhar realmente sem vida. Opaco e parado. E eu em pé, confusa pela fatalidade que foi a morte dele, olhando para ele deitado na minha mesa de atendimento com os olhos opacos e secos da morte a me dizer: “Daqui por diante é sem mim”.

Eu tenho inúmeras histórias para contar sobre o Skol; quase todas peculiares , engraçadas e surpreendentes. E olha que tenho testemunhas de quase todos os fatos que atestariam sua veracidade! Skol era um “cidadão do mundo” como dizia meu cliente Julio Salvati, quando o encontrava pelas esquinas do bairro, sozinho.

Começo assim a falar dele:

Elegia ao meu cão

Em amargos e profundos momentos / sempre a tua imagem / a mim vem /  em forma de complexa presença / e simples companhia // Eras especial /   não só para mim / para o mundo. // Saltitavas a vida / alegrando / do triste senhor em longa ferrugem / à criança / encontrando-se em ti.   //    E barulhento / louco / ligado / eras pura interação.    // Tu meu cão  /  me trouxeste à razão  / a simplicidade do viver.  // Teus olhos com os meus se entendiam… //   Quantas noites  / de sofridas ausências  / e teu olhar compreensivo / pela intuição e instinto / sob a dona triste / por isso, ali   / mudo / paciencioso / guardião das dores / que a mim se faziam necessárias / para tornar-me humanamente capaz / de aceitar-me /  aceitar-te cão / aceitar-te amigo    //   Lembro de nós / em longas caminhadas noturnas / ao nada / onde tu / curioso e alerta para a vida  /   ao seu natural ser   /  me protegia / eu ali cansada / andava a vida… //   Às vezes brigavamos / feito cão e gente / onde gente sempre ganha / cabisbaixo e consfuso / te recolhias / a cuidar-me de longe / e ao menor movimento do meu corpo / na leitura exata e precisa do teu cérebro /   só te movias na certeza / quando meus olhos animais   /   instintivos e tristes   / te traziam    // Levantavas /  e no teu andar malandro   /   e com tua pata solene   / me puxavas o braço / e miravas fundo em mim / e nos enxergávamos cúmplices e leais   /    e éramos um só  / animais os dois   / e amigos.

121 Comentários


gisele
em

ADOREI DOUTORA.ACHEI SEU SITE E ESTOU ME DELICIANDO COM AS INFORMAÇÕES NELE PRESENTE.MUITO SUCESSO!!!

GI
8 semestre medicina veterinaria.



Synara
em

Ola Gi!
Grata!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rita de Cassia
em

Uma grande amiga me passou o seu site, adorei. Tenho um poodle, trêis gatos vira-latas adotados, uma tartaruga e um jabuti.
Meu cão tem doze anos é cego por causa da cataratas, vc pode me enviar algo sobre o assunto e cirurgia resolve?
Atenciosamente: Rita



synara
em

Ola Rita! Obrigada pelo elogios ao site. Catarata é uma alteração na transparencia e consistência do cristalino estrutura ocular biconvexa localizada entre a câmara posterior e o corpo vitreo e que entra no mecanismo da refração ocular. Tem variadas causas, nos animais pode ser por origem racial refinada ao extremo ( consanguinidade), os poodles podem ser exemplos dessa raça. Por diabetes, por uveites mal tratadas, etc. Ou por puro envelhecimento da estrutura visual como um todo. Não recomendo a cirurgia em cães velhos, na verdade não vejo necessidade dela na maioria dos casos. Primeiro, porque o cão não tem na visão seu maior sentido sensorial. Não alcançam mais que 6 a 8 metros de visão, sua estrutura ocular já o faz miope por natureza. E se retirarmos apenas o cristalindo e não implantarmos uma lente que devolva o grau de visão de um cão perde seu sentido a cirurgia. E cão velho já trás junto comprometimento de retina, etc. Teria uma função mais estética do que qualquer outra coisa ao cão. Mais uma brecha que a Medicina Veterinária arrumou para ganhar dinheiro. Por que é carissima a tal cirurgia. Penso por ai sobre isso.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rita de Cassia
em

Dra Synara muito obrigada pela atenção.
Meu poodle não está bem, não sei se é a idade ou tem algum problema de saúde que desconheço.
Ele come pouquíssimo, está fraco e caindo muito; o veterinário que cuida dele receitou glicopan mas até agora não deu resultado.
No dia 05/01 ele completou 12 anos e algum tempo vem tomando gardenal ( 6 gotas de manhã e 6 gotas a noite ).
Ele está com alguns dentes estragados, em 2007 o veterinário fez limpesa e extraiu 2 dentes; por causa das convulções em 2008 fiquei com medo da anestesia e não o levei pra limpesa nos dentes, mas agora vejo que é necessário. Será que o mal estar dele pode ser por causa dos dentes estragados?
Continuo com medo da anestesia e o veterinário também não está seguro. Conclusão: não sei o que fazer.
Há exames que possa me dar uma resposta?
Atenciosamente: Rita



synara
em

Ola Rita! Antes de mais nada Veterinário que tem medo de arriscar na sua profissão deixa a desejar. Hoje com anestesia inalatória e produtos anestésicos p/ pacientes idosos tudo se torna mais seguro. Penso que devem fazer um perfil renal, cardiaco e hepático, antes de fazer qualquer procedimento. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Leda Nicoletti Augusto
em

Dra Synara,meu cãozinho tem +-5 anos,é diabético,toma insulina diária,e, ha uns 5 meses desenvolveu catarata.
Gostaria muito que voltasse a enxergar diretinho novamente.Que me aconselha,faço a cirurgia?Faço em um só olho caso de errado?
Estou muito indecisa,ele é tudo pra mim. Me ajude por favor com sua resposta.Abraços.



synara
em

Ola Leda! Leia resposta acima onde falo sobre cirurgia de catarata!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Di Velloso
em

Olá,
Estive olhando seu site e gostaria de perguntar sobre algo que aconteceu com uma de minhas gatas. O nome dela é Lola, tinha a mania de deixar todos os gatos (muitos) mamarem nela.Nunca apresentou qualquer doença, nem mesmo gripe. Sábado à tarde a vi deitada dentro da caixa de areia, pedi que saísse dali, levantou-se e foi para o terraço. No sábado uma amiga viu que ela pareceu ter urinado e deitado a seguir, em cima. Peguei-a no colo e verifiquei sua bexiga, estava aumentada do tamanho de uma laranja(grande). O estranho é que ela não apresentou sintoma de querer urinar, não ficava na caixa de areia, nem ia lá, nem tentava pelos cantos, ficava deitada com os outros e aparentemente estava bem. Imediatamente,dei os primeiros socorros, (era feriado da semana santa) norfloxacino de 12 em 12h e Dorles para dor. No domingo ela continuava sem urinar, fiz massagem dentro de uma bacia com água morna e nada. Segunda pela manhã fui ao veterinário para fazer uma ultrasonografia. Espantosamente foi detectado uma massa no canal uretral, impedindo a saída da urina. Os exames de sangue estava com a taxa de uréia a 428 e creatinina 15. Ela estava mal, porém não demonstrava. Fizeram punção e colocaram no soro para baixar a taxa. Disseram não poder operar enquanto não baixasse a creatinina e uréia. Minha pergunta: Poderia ser operada de emergência? Haveria uma maneira menos dolorosa do que enchê-la de soro estimulando a urina sendo que não havia passagem para isso:? Poderia ter sido gerado um tumor pelo fato dos gatos mamarem sempre nela? E, poderia a mesma vir à óbito com edema pulmonar?
Não sou veterinária, no entanto,tenho muita experiência em tratar com animais visto eu criar 57 gatos e observá-los no dia-a-dia, pois os considero e trato como filhos. Por isso minhas dúvidas acima, se possível gostaria de uma elucidação sobre o caso, principalmente porque ao apalpa-la na terça pela manhã, descobri que a vulva dela estava fechada pela massa que parecia ter tomado até a entrada da mesma. Logo depois, na clínica para a retirada da urina pela segunda vez ela veio à óbito por edema pulmonar.
Obrigada pela atenção, e aguardo sua resposta.
Di Velloso



Marcus Moraes
em

Olá Dra. Synara, meu poodle está com 15 anos e vem apresentando sintomas que me deixaram com medo. Primeiro que não está conseguindo andar e fazer nada sem cair…mantém a cabeça inclinada pra esquerda e o que mais me incomoda mesmo são os olhos dele que ficam sempre indo da direita pra esquerda bem rápido sem parar. O veterinário que o atendeu disse que é comum acontecer isso quando o cão sente dor…mais não deu nenhum diagnóstico preciso. ME AJUDE POR FAVOR.



synara
em

Ola Di! Pois é, dificil opinar assim, pois vai muito da conduta do profissional. Se era exatamente tudo como relatas, eu, veja bem EU! teria arriscado a cirurgia mesmo com essa ureia alta. Teria mais cuidado na conduta anestésica evidente – há produtos mais seguros hoje em dia – faria uma hidratação correta no pré e transoperatório – e temos que ter em mente que dados laboratoriais ficam – a meu ver – em segundo plano, pois há vários e vários laboratórios com inumeros padrões de análises, muitas vezes ate o anticoagulante contido no frasco pode influenciar nos parâmetros. Acontece q muitos profissionais evitam de correr riscos quando a coisa é emergencial que me parece no caso da tua gata era. Riscos sempre bem calculados, evidente. Se os colegas soubessem da estoicidades dos felinos agiriam com menos medo. Eles são espécies muito fortes! Opino assim baseada no teu relato. E nada tem a ver com o fato dos gatos mamamrem nela. Nem sempre sabemos as causa dos tumores.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Vterinária



synara
em

Ola Marcus! Que horror!! Como podem existir colegas tão despreparados clinicando por ai. Isso é neurológico!! Os olhos “correndo de um lado para outro” chama-se nistagmo e advém de lesão no sistema vestibular que se localiza dentro do cérebro, para entenderes seria o órgão que também regula o equilibrio, por isso teu cão cai. Podemos ter lesão de ouvido interno ( que fica dentro do cérebro)e nervo vestibular, como também podemos ter comprometimento mais central em nivel cerebral, já que o nervo vestibular sai do meato acustico – ouvido interno – e entra na ponte e medula. Algumas fibras desse nervo entram tb no cerebelo que também age nas questões posturais dos animais, equilibrio, propriocepção, etc. Com essa idade posso pensar em neoplasias como meningiomas ou neurofibrosarcmas. Bem complicado ne? Se eu fosse dona desse cão, que é velho, com esses sintomas que lembram mais lesão tumoral do que apenas lesão do ouvido médio, teria compaixão e faria eutanásia. Um ponto de vista, meu. OK?
Mnada esse colega voltar para os bancos acadêmicos!!! Sou critica, sim, mas não para destruir ninguém, mas para fazer da minha profissão algo de mais valor!! Quem não tem competência que não se estabeleça! Uma das coisas mais fáceis que tem é abrir um livro e estudar!! E não dar “chutes” e bem errados que isso é comum em cães com dor. Deus meu!! Onde vai parar minha profissão???
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elisandra
em

Ola tenho uma Gata Nina com 16 anos diagnosticada com IRC a taxa dela de UREIA está 320 e CREATININA 3,20 ela esta tomando soro(uns 250 ml) na veia todo domingo com alguns medicamentos como plasil, ranitidina, complexo B e um medicamento para o figado…em casa pelo menos 1 a 2 vezes por semana dou soro subcutaneo com plasil…mas ela mia muito qdo dou soro subcotaneo e ela apresentou já umas trÊs vezes agua no pulmão, o vet aplica cortizona nesse caso.
Ela não come a ração Renal…come pastas da Hills A/D (que é muito cara) e whiskas, e uma briga para ela comer.
Gostaria de saber se a quantidade de soro está boa…tenho muito receio de ficar dando soro em casa por causa da agua no pulmão…mas o exame dela foi feito sexta dia 12/06 e deu muito alto.
Vc tem alguma dica de alimentação? E medicação e quantidade de soro??
Por vor me ajude!!!!Amo muito minha gata e quero que ela viva da melhor maneira possivel.



synara
em

Ola Elisandra! Veja bem, é muito difcil a IRC em felinos idosos e 16 anos é um felino muiito velho já. Com essa ureia alta indica um mau funcionamento renal forte, além de um já comprometimento hepático. Tudo fica mais dificil, pois o gato com IRC terá anemias e outras alterações que irão dificultar a apetite. Tens que ter cuidado, sim, para não fazer um sobrecarga por soroterapia, tens que monitor Potassio e fosforo no sangue também. Vou te dizer que soro subcutâneo é muito dolorido ao animal quando é feito de forma repetida, podes ter até risco de “arrebentar a pele”. Vou te dizer um coisa que deves pensar: Não seria a hora da compaixão?? E deixar esse teu bichinho descansar?? Será que isso é qualidade de vida para um bicho que não tem a consciência que temos nós, seres humanos, da finitude e suas angustias? Pela visão mais espiritualista os animais não tem nada de resgates a fazer com sofrimentos, podem ser exercicios para nós, termos essa compaixão para com eles e treinarmos o sentimento desapego. Pense com carinho nisso. Mas a decisão é sua.
Abraço fraterno e que Deus ilumine tua consciência e teu coração.
Synara Rillo
Médica Veterinária



jandira
em

POXA, adorei voce, fala bem vejo q é uma boa medica,tenho 2 poodle um macho com 15 anos e uma femea com 13 + graças a DEUS a medica deles aqui no rio de janeiro é otima voce m lembrou ela ,eles tem problema renal ela tem p cardiaco ele esta cego surdo artrite artrose + estao bem cuidados pela dra luciana brion ,sai para passear tres vezes ao dia fazem exame de sangue todos os meses pois a creatinina esta alta + tomam remedio e estao felizes, amo meus bichinhos.QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCE E CONTINUI ASSIM UMA BOA MEDICA,JANDIRA.



Anderson
em

Boa tarde.

Bem, meu cão anda se comportando de forma estranha, parece embriagado, sem mais nem menos começou a cambalear, sempre com o corpo pendendo à direita.

Ele responde à estímulo, come, urina e defeca normalmente, só parece completamente tonto… Descoordenado…

nada no corpo dele doía, só quando balançava a cabeça ele gemia de dor e ficava olhando como alguém que está com dores muito fortes, tipo pupila dilatada e olhar fixo, até se acalmar…

Levei ele a um veterinário, que examinou o animal e disse que a saúde dele, em si está muito boa, externamente, pelo menos, pediu-me para retornar em 5 dias se o cão n melhorar, receitou anti-inflamatórios…

Meu cão n sente mais dor, mas continua aparecendo bêbado, será que ele sofreu alguma lesão?



Anderson
em

Ah esqueci de dizer

meu cachorro é um pischer, está com quase 8 anos e há dois meses passou por cinomose.



mara chaves gouveia
em

lindas palavras e sentimentos
identifiquei-me tanto!
sou apaixonada por cães e ano passado perdi dois pastores machos. a impotencia que me causou não poder fazer nada para salva-los foi horrivel, mas as lembranças que carregarei por toda a vida são lindas
suas palavras me trouxeram a tona os olhos parados e opacos dos meus cachorro, mas também me alertou pelas lindas passagens que tivemos juntos ( Forger e Maroto)



roberta
em

Ola Dra. Meu nome é Roberta Moro em uma cidade (CAratinga-MG)onde tem 5 veterinários mas nenhum deles tem o anestesico inalado.Estou com um possivl problemao e nao sei o que fazer…Meu gato tem 11 anos e a algumas semanas tenho percebido que sua gengiva esta vermelha com sinais claros de gengivite por causa de acumulo de tartaro ja que ele nunca deixou que eu escovasse seus dentes.E tenho percebido uma certa perda de peso.Estou com medo de pedir a algum veterinario pra retirar por causa da anestesia.
O que faço?ele sempre teve boa saúde, não sai de casa é castrado mas tenho medo de perder meu “filho”.
obrigada pela atenção.



Ronaldo Moises
em

ola synara…bom dia…adorei esse site parabens….tenho um cão pastor manto negro que esta atualmente com 12 anos +- e a ja fez treis cirurgias e agora tá insuficiencia renal aguda e atualmente esta com a taxa de creatinina de 12 não seu o que fazer…soro ja não esta adiantando mais…vc poderia me ajudar? existe outro tipo de medicamento? outro tipo de alimento para controlar essa creatinina? por favor me ajuda



Tabatá
em

Olá, adorei encontrar seu site, pois estou precisando de alguns informações;tenho um poodle/media, fêmea, 8anos muito linda, quando pequena levou um tombo, quabrando a cabeça do fêmu, todos os dias eu a levava para fazer fisioterapia na prais e a danadinha, voltou a andar e correr só que ultimamente vem sentindo dores,estava tomando Condroton, minha pergunta, será que existe medicamentos naturais para estas dores? Localizei um caroço na mama dela e o veterinário me orientou a opera-la, gostaria que me orientasse se possivel, já observei que ela não sente dôr neste local, será que é necessario operar!!!!
aguardo sua resposta,
Um grande abraço.
Tabatá



JOquebede Azeredo
em

Dra., gostaria de sua ajuda! Meu cão está com a taxa de uréia em 60mg/dl. Ele tem 1 ano e meio. É um yorkshire. A veterinária dele me assustou dizendo que ele está ficando com insuficiência renal e que terá que fazer soroterapia. Tb receitou a ração renal da Royal canin. O que me intriga é que a taxa normal varia de 21,4 a 59,92mg/dl. A taxa dele em 60 é motivo pra tanto pânico por parte da veterinária? Não estou confiante no diagnóstico dela… a creatinina e glicose estão em taxas normais. Pode me ajudar? Se possível me mande por e-mail!!!
Fico muito grata!!!!!



Synara
em

Ola Jandira! Grata pelas palavras. Abraço a essa “doutora” dos teus bichos, como mesma disseste: de “boa esstirpe profissional”. Gratifica-me muito saber que há muitos profissionais bons por esse “mundão velho de Deus”.
Abraço para vc tb.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Anderson! Pela descrição creio que possa ter ocorrido lesão de ouvido interno onde fica o sistema vestibular que leva ao equilibrio e outras psoturas corporais normais. Vale um antibiótico, associado com corticóide ( bem monitorado!) e por tempo longo esse tratamento. OK? Mais qu isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Mara! Obrigada pelas palavras de carinho e incentivo.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Roberta! Deves providenciar a limpeza, sim. Ainda mais que teu gato já apresenta alguma dificuldade para comer, que pode ser – ou não – a causa de doença peridontal. E os gatos são susceptiveis a doenças na boca, desde as virais, inflamatórias até as infecciosas. Diz para eles associarem quetamina com xilazina q dá pra fazer bem a limpeza dos dentes dele sem usar anestesia inalatória. Por ai.Qualquer coisa oferece consultoria para eles que oriento como eles podem anestesiar o gato sem anestesia inalatória. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Ronaldo! Bueno, um cão da raça Pastor Alemão aos 12 anos podemos considerar velho. Passou por 2 cirurgias ( que não diz quais)e com um quadro de Insf. Renal é preocupante, embora você tenha falada em Insf. renal aguda, ai é passivel de diminuir a creatina /uréia com soro; caso for uma IRC ai penso que ele pode se manter por um tempo com essa dosagem de creatinina, e vão monitorando o fosforo, potassio. É bem complicado e envolve um monte de custos. Se teu cão não reagir ou o estado clinico dele esta precario ( tb não diz isso) penso que a eutanásia pode ser uma alternativa de compaixão. Mas ai: cada um pensa como deve ou sente sobre eutanásia nos animais. Deixei meu recado e opinião.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Tabatá! Veja bem, qd houve a fratura na cabeça do femur, o legal teria sido procedimento cirurgico com a retirada dessa cabeça do femur. O que não ocorreu, então essas dores vão incomodar muito ela com essa idade. O legal é manter com anti-inflamtório para a dor, as vezes por uns dias mais longos…15 dias de uso até. Mas com cautela qual medicamento escolher pq alguns deles causam ulceraçao gastro intestinal nos cães qd do uso desses fármacos. Uso do condroton?? Talvez se tirarem um RX e constatar q esta havendo artrose na articulação. do contrario não..se persistir a dor, mesmo com essa idade, vale uma cirurgia, ainda. Talvez a mais indicada seja a ressecção do nervo q irriga essa parte e retirando a dor. Mas tem q ser um bom cirurgião ortopedista para fazer essas técnicas q citei. Quanto aos tumores mamários eu tiraria, mandaria para biópisa – outros caso não mando – pelo menos para evitar q cresçam ( não só me referindo a cancer , mas pq com nódulos mamários maiores os riscos de traumatismo nessa área tb fica mais sujeito.).
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Joquebete! Penso ser um cão jovem para desenvolver uma IR; salvo se tenha por tras uma causa evidente que esta levando a ums IRA pré-renal ou pós reanl. Todas essas classificações devem ser levadas em conta para um diagnósticoo mais preciso de IR. Ou tb se esse cão nasceu com alguma má formação renal. Geralmente, é legal um exame comum de urina ( a densidade da urina pode ser um bom parãmetro, dosagem de fosfóro sanguineo tb, etc , etc e etc. Quanto a taxa de uréia tb não me parece preocupante pq esta em niveis normais, ate 60 é considerada normal para um cão. Além disso ela não tão fidedgina qt a dosagem de creatinina, pois pode ter influencia com a alimentação q o cão ingeriu antes do exame, do tipo de alimentação ) altas niveis proteicos produzem mais ureía e amônia; sempre devemos somar: sintomas, clinico, histórico geral do animal e exames basicos renais, como citei. Qaunto a já usar ração especial??? Hummm …tenho minhas dúvidas ainda da real necessidade. Veja bem: Respondo baseada no relato de vocês! Ok?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Joquebede Azeredo
em

Dra., obrigada! Ele comia a ração para york da Royal Canin… o fato é o seguinte… ele fez uma cirurgia de castração em agosto… assim que chegou em casa, começou a fazer xixi com sangue… levei imediatamente de volta à clínica e fiz exames de ultrasson e o de urina que na época apresentou densidade 1015… mas o restante das taxas estavam dentro do normal… então ele começou com a ração renal e muita água! Me dá um trabalhão! Fico dando água pra ele o tempo todo!!! Enfim… estou pensando seriamente em levá-lo a outra clínica… e eu gostei muito, muito mesmo da sua ajuda… aqui onde moro, até pra conselhos os veterinários cobram… sua iniciativa demonstra carinho e respeito pelos bichinhos acima de tudo!!!
Deus te abençoe!



Magali
em

Uma cadela yorkshire, 7 anos, com hiperplasia endometrial cística e cistos no ovário, com uréia 137 e creatinina 3,2 tem indicação para histerectomia?



Synara
em

Ola Magali! Credo! Parece pergunta de “concurso para ver quem sabe mais”…!! Esses termos todos e suas implicações me soam humanos demais. Se os cães e gatos fossem tratados como bichos, que de fato são, não teriam nem “dor de barriga”…Portanto, essa de doença endometrial em cadelas ou gatas é muito mais teoria do que a prática respeitosa em relação aos bichos. Se hoje existem patologias manifestando-se em nivel reprodutivo nos animais de companhia é porque a mão invasora do ser humano está alterando o que é ciclico e natural. Vale esse lembrete antes da resposta a tua pergunta em si.
Teoricamente, essa situação que relatas faria um bom profissional dar uma pensada e ter como forte base o exame clinico do animal ( soberano na resolução dos casos clinicos!)e querer correr riscos ou não. Eu examino meus pacientes mais do que faço medidas laboratorais – embora de grande valia quando for , realmente, necessário à história clinica do paciente. Castra esse bicho!! Sem muito estilo…vá direto ao ponto. Bicho é diferente de gente! Médico de bicho é quem convive e interage com eles os entendendo como são. Liberade..liberdade…e eles serão o que são: Animais…naturalmente animais.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Maria do Carmo
em

Drª Sinara, que maravilha é vc!!!
Parabéns por existir e dar tanto apoio assim às pessoas que têm seus bichos e os amam de verdade como eu! No momento os meus “filhos amados” estão todos bem e quero apenas pedir a DEUS saúde e muita paz para vc. Abraços.



Alexandre Esteves
em

Boa noite doutora, tudo bem?

Por favor, estou aflito, tenho um basset hound, tem 3 anos e meio. O mesmo apresentou vomitos, levei ao hospital local e aplicaram um antiemetico, ranitidina e analgesico.

Ocorre que o soro aplicado foi subcutaneo formando uma bola ao lado da aplicação, devido ao soro, como foi me informado, e que o mesmo seria diluido (consumido) pelo organismo.

No momento ja fazem 22 horas da aplicação e a bola de soro desceu pra região da barriga, e esta muito dolorido, tem dores extremas o animal. Isso é normal, a sra. já evidenciou esse tipo de problema devida a aplicação?
Como devo proceder?

abraços e muito obrigado.

Alexandre Esteves.



kika
em

Olá!
meu york está com 9 anos e há 4 meses descobrimos um discreto aumento do coração (lado direito). Há dois dias atrás numa ascultação “de rotina” a vet identificou sons de líquido no pulmão direito. Receitou, além do fortekor (1/2) que já tomava, furosemida 1/4 por dia. Minha pergunta e receio é… diuréticos precisam ser dados SEM INTERRUPÇÃO para toda vida do animal? eles não colaboram para afetar os ruins a médio/longo prazo? obrigada e um abraço



maria aparecida da costa
em

Meu poodle,esta com 13 anos e catarata nos dois olhos,esta muito magro e tremento,não sei o q fazer pois não tenho condições de leva-lo num bom veterinario.já me sugeriro a autánacia,acho q isso não é certo,me ajjude por favor.



Cristiane
em

Minha cachorrinha esta com a taxa de uréia a 100, o que posso da-la para abaixar. Tem algum chá ou remádio que possa dar em casa e não internar para dar soro. Me ajude por favor!



aline martins
em

Sr Synara, peço que por favor me responda: Tenho um poodle com 13 anos que é diabético. Está com problemas na próstata e precisá ser castrado. Devido a idade e a diabetes,podemos fazer a cirurgia com anestesia normal ( que é mais barata ) ou temos que optar pela inalatória ? As opiniões são muito divergentes sobre o assunto.



Synara
em

Ola Maria Aparecida! Eu faria eutanásia se fosse meu esse poodle. Tudo que relatas, se é diabético e tu não tens dinheiro para arcar com depsesas que não vao trazer a vida do teu animal de volta com a qualidade merecida. Ele é velho…sei la..eu não gosto de ver bicho morrer à mingua. Mas cda um sabe de si e de suas atitudes frente aos seus animais de estimação. Mas te respondo assim, também por ser Médica Veterinária e saber avaliar a dimensão da gravidade de um quadro com essas caracteristicas, e todos seus manejos envolvidos, que nos animais é bem dificl quando os mesmos estão doentes. Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinára



Synara
em

Ola Maria do Carmo! Obrigada pelas palavras de incentivo e pela participaçao no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



carol
em

olá,,Dr. eu ganhei um poodle toy com + ou- 3 a 4 anos ,,ele tem uma boa saúde,,só q ele tem poucos dentes acho q menos de 10,,todos os dentes estão com tartaro,,o veterinario disse q é preciso fazer uma limpeza,,mas fiquei sabendo que,essa limpeza ,não vai tirar o problema só amenizar,,então o que posso fazer? é melhor fazer a limpeza ,do que nada?



carol
em

haaa ,tbm queria saber, ele está lambendo e mordendo muito as patas,,sera que isso pode ser estresse ou ele pode estar sentindo dor?



celia
em

Bom dia Dra.
Fico feliz e agradecida a Deus em saber que no mundo existem pessoas como vc…
Tenho um york de 9 meses e estava mancando muito da patinha, quando levei ao hospital, foi constatado fratura na cabeça do femur e orientado intervenção cirurgica, porém, no hospital a cirurgia só pode ser feita daqui dez dias e então a vet me passou um remedio que deve ser tomado até o dia da cirurgia. O nome do remedio é DORLESS V 12 mg, 1/4 a cada 8 horas…toda vez q meu bichinho toma esse remedio ele fica muito mau. A minha pergunta é, devo parar de dar esse remedio ao meu amadinho?
Por favor me responda, pois estou muito preocupada.
Um grande abraço e um otimo dia para a DRA.



Synara
em

Ola Celia. Se teu cão reage de forma alterada pelo uso do medicamento, o correto é parar com tal medicação. Além disso, Dorless contém um principio ativo que tem ação como relaxante muscular. Eu não prescrevria Dorless para um paciente meu que tivesse que ter uma analgesia mais “longa”. Outras drogas há que podem ser usadas com mais segurança e efeitos positivos para o caso do teu cão. Boa sorte na cirurgia.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Pedro Henrique
em

Boa tarde. Um dos meus foxhound americano,com 2 anos, quando tenta ficar de pé começa a cambalear e cai, olhar fixo, pupilas dilatadas e avermelhadas. Está se alimentando e bebendo agua. Defeca e urina com dificuldade, pois não consegue se equilibrar. O que pode estar acontecendo ??



celia
em

Olá Dra.
Já tive algumas orientações suas, porém, me surgiu uma duvida!!!
Se acaso eu não fazer a cirurgia do meu cachorrinho de uma fratura de cabeça de femur, pode haver alguma gravidade???
Só estou te perguntando pq me cachorrinho não está mais com dor e muitas vezes ele nem manca mais da patinha.
abs



maria
em

Boa noite dra.tenho um polldle de 15 anos e 8meses precisou castrar agora.tem 7dias esta bem pois tinha infecçao renal ficando muito magro nao comia;na ultra deu prostata, hiperplasia prostatica benigna,e no testiculos,deu,epididimite notou-se a presença de discreta quantidade de liquido e cisto.rins com nefropatia.agora como voce dra, é bem direta gosto muito de pessoas assim ,m fale a verdade pois ele vive as vezes como se estivesse fora da reslidade dele , ai depois volta, fica parado num canto ,tem algo neurologico nele por causa dos testiculos? muito obrigada desde ja.DEUS TE ABENÇOE E TE ILUMINE SEMPRE.



silmara
em

Dra. tenho uma cadela que vai fazer 10 anos de idade. Ela é uma cocker e pesa aproximadamente 14kg. Há aproxidamente 20 dias atrás começou apresentar dificuldade para respirar, mas como a mesma possui desvio de septo nasal achei que era normal e como de costume comecei administrar amoxicilina. Como os sintomas persistiram e até pioraram, levei ela no veterinário que administrou Rinofluimucil nasal e Bactrin susp. No decorrer desta semana os problemas pioraram, liguei para o profissional e ele disse para usar Sinustrat, continuar com o Bactrin e mais injeções de Bisolvon (uso vet.)4ml de 12/12horas. O problema ainda persiste, ou seja dificuldade respiratória e agora ela começou a cair sozinha e em outras horas anda desorientada. Está comendo normal, tomando água, suas fezes e urina tbem estão normais e segundo o profissional embora a mesma possua muita secreção nasal seu pulmão está limpo. Minha dúvida é a seguinte: será possível que a mesma tenha adquirido CINOMOSE? Lembrando que sua carteirinha de vacinação está em dia. Por favor me ajude. Moro em uma cidade com poucos profissionais da área. Obrigado desde já.



Catia
em

Boa noite Dra.
Tenho uma lhasa apso,que esta com 16 aninhos.Ela vem apresentando um quadro de ureia e creatinina alta.O vet passou suporte com soro pra ela. So q depois q passou a fazer esses suportes ,ela vem apresentando tonteira,tosse e engasgo(msm sem comer),sua gengiva esta branca d+.Faz uns chiados quando respira como se fosse bronquite.O que pode ser? O vet nao sabe me responder. Obrigada.



Synara
em

Ola Celia. A principio te diria que não, mas depende do tipo de fratura e sua extensão. Logo, após a lesão eles sentem dor e levantam a pata ou mancam, depois essa dor passa a não ser tão incomodativa e eles seguem bem. Mais tarde na velhice pode vir a doer. Tem que diferenciar fratura de necropse asséptica da cabeça do fêmur, isso é importante nas raças pequenas. Se ele voltar a msotrar fortes de dor, ai , sim vale alguma conduta cirúrgica. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Adriana Paula Guedes
em

Boa Tarde! tenho uma coker que peguei da rua a 11 anos átras e sempre foi muito saudável e brincalhona, um tempo átras ela apresentou uma das “tetas” bem saliente parecia inicio de um caroço mais só que mole, levei ao veterinário e o mesmo disse que poderia ser leite empedrado devido a uma gravidez psicológica, ela fica na casa do meu pai ,pois moro em apto, o veterinário colocou a hipotese dela sentir minha falta e ocasionar neste sintoma e pediu para fazer compresa que sumiria, fiquei sem ve-la aproximadamente 15 dias e levei um susto qdo vi que cresceu do tamanho de uma laranja, ela continua esperta e se alimenta bem .Será que é um tumor e não leite empedrado??ela começou apresentar dificuldades na visão tbém



Synara
em

Ola Pedro Henrique. Assim, não tem como saber o que seja. Mas que é neurológico é, e pode ter envolvimento de ouvido interno. Ainda mais cão de raça…sujeitos à inúmeras alterações genéticas e congênitas. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Celia. Em tese, não haverá gravidade com o decorrer do tempo, não fazendo a cirurgia; já que a recuperaçao foi rápida em termos de dor e de locomoção normal. Mas tudo depende do tipo de lesão traumática que houve na cabeça do femur. E tem q se pensar em necrose asséptica da cabeça do femur, essa sim, pode ser grave com o decorrer dos anos, pois é degenerativa, vai afetar com certeza em termos de dor e locomoção, então, opta-se em cirurgiar em tempo hábil. Ok?
Abraço fraterno,
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Maria. Mas com essa idade e com esse quadro clinico, pode ser TUDO nesse teu poodle. 15 anos e com tudo isso?? Até que está aguentando..
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Bah…respondi duas vezes para a Celia. Duas versões de uma mesma questão.
Synara Rillo
Médica Vterinária



Synara
em

Ola Silmara. Com esse relato, pode-se pensar em algo tumoral nasal…Cardiaco…Por ai. Mas impossivel de ser cinomose não é..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Catia. Animal velho como essa tua cachorra, com esses sintomas todos, é coisa relacionada ao coração. Insuficiência renal comprometida, hidratação ( não sei em que grau)para controle de creatinina, deve-se controlar para não fazer edema. Insuficiência cardiaca de ambas as cavidades do coração. Por ai.
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



maria
em

Dra.boa noite,agradeçida por responder.Realmente o meu poodle de 15 anos e 9 meses, que castrei e te falei dos problemas que estava,esta otimo.a biopsia nao deu nada foi benigna,agora como ele estava de um jeito que eu pensava ser neurologico foi dor na coluna,bico de papagaio,agora esta na acupuntura e bem melhor dormi bem pra idade dele ,esta bem feliz,continuo dando amor e carinho pois esta cego e surdo +++muito feliz.Um forte abraço ,que Deus te abençoe.



maria
em

Ha Dra.esqueçi de escrever ele passeia 3 vezes ao dia ,e adora uma rua,abraço.



Catia
em

Ola DrA . Obrigada por sua resposta,mas infelizmente minha Tifinha faleceu. Caiu de repente e colocou uma espuma pelo nariz e pela boquinha. Obrigada por sua atenção.



Synara
em

Ola Maria. Não precisa agradecer. Que bom que ele segue firme! Fique com Deus, também.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Catia. Pois é, mas vivum bem essa cachorra. 16 anos é um idade avançada demais, até, para a espécie canina. Tudo de bom para ti.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Di Velloso
em

Foi por acaso que encontrei seu site e, depois que um técnico conseguiu perder os “meus favoritos”, fiquei sem contato com voce, não lembrava como havia achado voce.
Bem, por acaso novamente te achei e venho agradecer a prestimosa atenção que teve em responder às minhas dúvidas, isso em abril de 2009. Não sei se pelo fato de ter perdido seu contato por causa do técnico ou, uma defesa própria do inconsciente para não lembrar do ocorrido com minhas filhinhas gatas. Bem, vim agradecer como disse e te desejo muita sorte, luz e paz… um grande abç. Di Velloso



Camila
em

Oi Dra. Synara,
Tenho uma cachorrinha poodle de 11 anos, há algum tempo ela tem tido repetidas vezes otite no ouvido esquerdo. Desta última vez, o ouvido não doía, não tinha cheiro, mas saia um secreção escura de dentro dele. Passei 15 dias usando otoguard, ao final do tratamento a secreção parou, mas desde então ela fica o tempo todo com a cabeça inclinada para esquerda. Há 7 dias estou dando um comprimido de prednisona por dia e há 6 dias ela tomou uma injeção de convenia, apesar disso, nenhuma melhora na inclinação da cabeça. De acordo com a prescrição da médica devo usar 10 dias de prednisona, dar um intervalo de 10 dias e depois usar mais 10 dias. Já fiz até raio-x da coluna e dos ouvidos, mas o exame não identificou nada. O que eu acho mais estranho é ela não sentir dor alguma no ouvido inclusive, ela dormi com a cabeça do lado esquerdo para o chão. Fora isso, ela está comendo bem, brinca, evacua, só para subir no sofá é que percebo que ela tem alguma dificuldade em virtude da cabeça está inclinada para o lado.
Grata,
Camila



elizandra
em

EU GOSTEI
PARBENS



odeliania
em

A minha cachorrinha tem 4 meses ta com um caroso duro na bariga perto do mamilo tem tres dia que apareceu eu achava que era por cauda da engesão mas não desapareçe o que eu faço to com medo de ser cânçer?



Vivian Dias
em

Olá Dra. Synara, meu poodle está com 16 anos e apresenta os mesmos sintomas do cão de um colega que postou uma dúvida aqui em 20 de abril, o Marcus Moraes. Apresenta desequilibrio, a cabeça inclinada pra esquerda, os olhos que ficam sempre indo da direita pra esquerda sem parar e vomito. O veterinário realmente o diagnosticou conforme sua resposta, um problema neurológico, uma possível lesão tumoral. Para este caso você indicou eutanásia, a minha grande dúvida é, ele sentindo dor, está sofrendo?? esta é a última coisa que gostaria que ele passase, você pode me ajudar? está se portando assim faz 3 dias.



Vivian Dias
em

Me desculpe Dra. mas tenho outra dúvida, ele pode melhorar? terá qualidade de vida? está sem apitite, ele vai parar de vomitar? ai, estou com muita dó dele, lhe peço, me ajude, por favor esclareça minha dúvidas…



synara
em

Ola Di. Muito obrigada pelas palavras escritas aqui.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Camila. Pelo teu relato onde usaste 15 dias de Otoguard, tua cachorra pode ter tido uma reação, ou efeito colateral, melhor dizendo, pelo próprio uso do produto, já que o mesmo tem em sua formulação SULFATO DE TOBRAMICINA, um antibiótico classificado na categoria de aminoglicosideos, onde os mesmos são ( dependendo da dose e frequência) potencialmente OTOTÓXICOS, ou seja, podem lesar o sistema auditivo. Como já fizeram Rx de ouvido, e nada encontraram, isso pode reforçar a minha suspeita da origem do problema da inclinação da cabeça dela: Lesão de ouvido médio. Até por que, tua cachorra não apresenta dor, desconforto ou outro sintoma que não a cabeça inclinada. Não vejo necessidade de antibióticos, embora ela tenha tomada Convenia ( cefalosporina) que tem ação prolongada ( em torno de 14 dias de ação sistêmica). Quanto a prednisolona ajudará…Há casos em que as lesões são irreversiveis, outros, em dias ou meses pode haver recuperação. Por ai…Boa sorte com ela e vou torcer que ela se recupere.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Elizandra. Que bom que gostaste, obrigada.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Odeliana. Bom, com essa idade , penso que ela deve ter recebido alguma vacina para proteção dos doenças virais; se recebeu esse caroço pode ser pela aplicação da injeção; se for, tende a desaparecer com o tempo.Cancer não acho ser provável…Certo?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Viviam. Veja bem, se eu indiquei eutanásia para um questionamento de um caso neurológico similar ao que teu cão apresenta, creia, que o fiz não pelos sintomas em si, mas pela idade do cão, possivelmente. Se há todos esses sintomas que relatas, dor não seria a palavra exata para teu cão, mas um desconforto, evidente que sim , já que o cão apresenta até vômitos. Bah..16 anos…não temos muito o que esperar e fazer para um cão com danos neurológicos,Viviam. Além disso, é bem complicado cuidar de um cão assim, afora os custos todos que pode envolver qualquer tentativa de tratamento. Nesses casos, eu, particularmente, acho que a eutanásia baseada no snetimento compaixão é o melhor a fazer pelos animais…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Camila
em

~Dra. Synara,

Muito obrigada pela sua atenção e por ajudar tantos proprietários que ficam nas mãos de profissionais pouco competentes. Levei a minha cachorrinha a vários veterinários e nenhum deles levantou a hipótese da lesão ter sido causada pelo próprio medicamento. Após dez dias usando prednisona levei minha cachorrinha a outro veterinário que recomendou injeções de Dexametasona, depois de duas injeções percebi que a minha cachorra não estava reagindo bem, bebia muita água, fazia muito xixi e parecia cansada o tempo todo e o veterinário ainda disse que provavelmente ela iria precisar tomar outra caixa. Eu parei o tratamento com a Dexa e não voltei mais a esse veterinário. Minha cachorra tem a pressão alta, controlada com Lotensin numa dosagem baixa – eu avisei ao veterinária que recomendou a Dexa – para encurtar a história, a pressão da minha cachorra foi para as alturas, estou há duas semanas usando Lotensin, Furosemida, Anlodipina e levando-a para medir a pressão dia sim, dia não… a pressão já baixou, mas ainda não voltou ao normal.

Obrigada mais uma vez pelo seu tempo e a sua atenção!



synara
em

Ola Camila. De nada. Boa sorte por ai.
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



Alysson
em

ola doutora meu cao é um poodle ele tem 15 anos de ums dias pra ca ele começoua a nao conseguir defecar levamos ao veterinario e ele fez exames de sangue td perfeito so os leucocitos q estavao um pouco acima do normal ele fez um ultrason para ver o intestino bem nao tinha nada teve auta e veio para cara com a seguinte receita mei frasquinho de biovicirin e ela deu uma raçao da marca royal canin digestive low fat.
bem nos 3 primeiros dias o cachorro ficou bom as fezes dele comecou a ficar mais solidas mais depois disso ele comecou a perder peso e a diarreia q ele estava vopltou pior so defeca agua com sangue ele nao esta se alimentando nao come nada e esta perdendo pesso rapido eu como farmaceutico hj comprei um soro de rehidratacao oral e comecei a dar para ele o cachorro esta mole como se estivece morto e esta saindo uma secrecao brando do fucinho como se fosse catarro bem nao sei oq fazer pois acho q ele nao passa desta noite pelo delibitacao dele e pelo fato d nao estar comendo nada vou continuar com o soro e gostaria de uma opiniao.

desde ja agradeço..



Roger
em

Ola doutora, tenho uma Lhasa, e lea é um pouco fresquinha para comer, ela come Royal Canin mas só quando misturamos um pouco daquela ração de lata Royal canin Intestinal com a ração seca.Isto faz mal para o cão? Para mim e minha esposa é bom pois assim não temos que inventar o que, para ela comer.
Tenho dificuldades quanto a duvidas veterinarias pois moramos em Munich Alemanha.
Muito Obrigado!



synara
em

Ola Alysson. Pois então, sinto muito, mas pela tua descrição final acho que é morte iminente, sim. As causas desse quadro podem ser múltiplas em face da idade dele, desde um tumor de prostata ate um de origem intestinal. Pode ser um dano renal, também. Enfim, podemos alencar várias hipóteses. Mas veja bem, teu cão é – ou era – velho. Cumpriu bem seu ciclo de vida. Isso já vale muito para um dono de cão, não é mesmo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Roger. Mal, em tese , não faz…Mas se tu deixá-la 48 horas sem comer , apenas com agua, e oferecer a ração seca após esse periodo, a possibilidad dela comer somente isso será grande. Mas vocês não podem ceder. Os cães não tem compreensão ( raciocinio lógico e cognitivo feito nós humanos), são guiados pelos instintos e condicionamentos. A principio vão comer tão somente aquilo que os apetecem, e comida em lata é mais palatável para eles. Dar ração seca é melhor para a saúde deles aos dias de hoje. Mas temos que avaliar a qualidade de uma ração seca , da mesma forma. Há muita porcaria a base de milho e soja por ai, e essas são péssimas aos cães, já que os mesmos são essencialmente carnivoros – ou semi carnivoros – pela evolução junto ao social do homem. Tenta dar uma ração seca que contenha mais proteina de origem animal. Por ai..de resto é mimo aos cães; controlem essa tendência que todos temos de dar mimos aos cães. Eles são bichos e devem ser respeitados e vistos como tal. Boa sorte e persistência nos manejos adequados para tua cachorra.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



MARIANA
em

TENHO UMA GATA QUE NUNCA CRUZOU SEMPRE QUE ENTRA NO CIU DOU INJEÇÃO AGORA APARECEU UNS NODULOS TENHO MEDO DE OPERAR NÃO PELA RETIRADA DOS NODULOS MAS É QUE EM SEGUIDA TENHO QUE CASTRALA PARA PARAR A INJEÇÃO ELA JÁ TEM 8 ANOS. O VET. FALOU QUE A RISCO PELA IDADE DELA O QUE FAÇO?
É VERDADE QUE MESMO RETIRANDO O NODULO APARECEM OUTROS.



Aline
em

Boa Tarde Drª Synara,

Veja se pode me ajudar, tenho uma York de 3 anos, ela sempre foi muito ativa, esperta, ..mais de pouco tempo pra cá , notei que ela não estava se alimentando, eu chegava do serviço e ela nem tinha tocado na ração, certo dia encontrei na minha sala sinais de vômitos, ( água meia espumosa, as vezes verdinha as vezes escurinha), e uma forte diarreia escura.Pois bem, levei em um primeiro veterinário no qual suspeitou que fosse infecção intestinal, fez várias aplicações nela e passou alguns remédios, fiz tudo conforme ele sugeriu, nos dias seguintes, ela continuou comendo pouquissímo, e forçando esse vômito meio aguado e pouco escurecido, ficando fraca, e perdendo peso – voltei ao mesmo veteronário, ele novamente deu várias aplicações nela, e nada, resolvi leva-la em outro veterinário aqui em BSB, um hospital para cães, no mesmo dia fizeram o exame de sangue, o foi diagnosticado a doença do carrapato, não sei lhe explicar muito bem , mais o índice de plaqueta,( acho que é isto) estava a 15, sendo o normal seria de 55, ou seja ela teve que fazer transfusão de sangue, no mesmo dia já teve que internar, voltei no outro dia esla estava muito melhor, com cor na língua, e gengiva que dias atrás estavam super brancas, sem sangue…, Outro detalhe, lhe fizeram o ultrasson, e descobriram um corpo estranho no estômago dela, fizeram a cirugia e tiraram um bolo de pêlos duro (dela mesmo), pois como seu Pêlo é muito liso, acredito que ela se lambia e engeria. Sempre que ia visita-la, achava ela muito ativa , esperta como era antes, Ficou 7 dias internada, tomou soro na veia, remédio para a infecção, estômago, vômito que ela tinha..nesta quarta feira, ela recebeu alta, troquei a ração que ela comia (Premier)para Royal Canin, estava já se alimentando muito bem, mais esses dois dias, as fezes dela estão saindo moles demais, pastosas.., e tentou forçar vômitos mais nada saiu. Tenho medo que os problemas dela possam voltar? acha possível?
Os exames dela agora deram tudo normal, naõ tem mais infecção, orgões internos todos normais, …gastei um dinheiro que não estava nem esperando por tudo isso, R$4200.00

O que pode ser doutora, já fico apavorada

Obrigada,

Aline
aline_monfer@hotmail.com



marcia ferraz
em

Bom dia doutora. Meu poodle Nick tem 5 anos, fiz um ultrassom e descobri que ele tem um testiculo interno perto da bexiga. A veterinaria diz que quer opera-lo. Seria necessario? Desde já, obrigada.



katia dias
em

boa noite doutora,estou aqui muito triste pois meu cãozinho que amava muito morreu no dia l7(sexta)e estou chateada porque não sei ao certo do que ele morreu ele tinha 9 anos raça boxer e começou a uns 8 ou 9 meses, ele começou do nada a ter convulsões ele teve a primeira vez levei a veterinária e ela disse que era apenas para observa-lo se voltasse a acontecer que ela iria passar remédio,mas não deu mais até o mês passado ele teve mas umas 3 vezes ai ela receitou gardenal 1 comp a cada 12 horas,só que ele começou a ficar apático,sonolento, não latir,e teve uma vez que ele ficou desorientado a gente chamava e le parecia que não ouvia, continuou andando,andando até cair, ai eu chamei a médica ela veio examinou, e disse que era uma pré convulsão, mas que os outros sintomas era por causa do gardenal, mas que no dia 22 ela iria pedir alguns exames,só que ele foi ficando cada vez mais estranho e com muita dificuldade para se levantar e os quadris quando ele se levantada parecia estar pesado,e de repente ele começou a beber muita agua, mas muita mesmo e urinar muito também e suas fezes estavam escuras e numa quantidade menor que antes pois ele antes evacuava 2 ou 3 vezes por dia, e no final só 1 vez e como disse antes escura,quando foi sexta ele estava agoniado, ele não parava quieto, andava de um lado para o outro ai do nada ele chegou perto de mim ficou meu olhando com a respiração acelerada e agoniado só deu tempo de segura-lo para nao cair no chão, ai ele ficou com o olhar parado,ficou com a lingua roxa e parou de respirar, liguei rapidamente para a médica quando ela chegou disse que ele tinha morrido, e que ele poderia ter um tumor no cerebro e que a raça dele pode morrer de repente mesmo, só que não me conformo pela resposta que ela me deu, eu sempre cuidei dele direitinho,eu acho que ela deveria ter pedido exames antes,eu não sei o que pensar apenas confiei no que ela me dizia (obs: antes do gardenal ele tinha convulsão mas depois das crises ele voltava a brincar, correr,latir,ele era muito ativo, arteiro mesmo, e um detalhe ele nunca deixou de se alimentar, mesmo com a dificuldade de se levantar ele se esforçava e ia até o pratinho, quando não eu colocava pertinho dele e ele comi deitado mesmo, baseado nisto o que a sra. acha que ele teve?



valquiria
em

Ola Synara, li o que escreveu sobre o Skol, achie lindo, tenho uma cadelinha de 10a nos e ela (e eu) esta começando a sobre os elfeitos da idade com um problema cardiaco que ja esta tomando o pulmão tb, sei que eles não duram com nos humanos, mas é muito triste ver um serzinho que te deu tanta alegria na vida ficar nesse estado, confesso qque as vezes é desesperador tamanho o meu amor por ela.
Obrigada por deixar eu desabafar o nó que esta na minha garganta, pela minha impotencia diante da VIDA!

valquiria



naif
em

Tinha um lindo poodle (KIKO) que ia fazer 12 anos, eu amava tanto ele que fico pesquisando pra saber do que ele morreu, de uns meses pra cá ele emagreceu e tinha de vez em quando um chorinho (gemidinho) quando tava deitado e depois começou a ter umas crises de tosse e parecia que estava engasgado e dava uma ansia, dei umas injeções de antibiotico e deu uma melhoradinha mas logo voltou de novo, e sempre mais a noite , foi até uma noite ele apareceu com o pescoço esticado e não sentava nem deitava, fiquei com ele até as 4 da manha, fui deitar um pouco pois ele saiu de perto de min, de manha ele estava morto e tinha um pouco de agua limpa perto da boca dele, acredito que deva ter saido dele. o que vcs acha que pode ter sido. Obrigado se puder me responder.
obs. ele fazia caminhada comigo sem problemas e tava preferindo mais comida do que ração, mas comia tbm raçao, tinha emagrecido um pouco nos ultimos tempos. Felicidades a todos, por que pra min vai demorar um pouco.



synara rillo
em

Ola Valquiria. É dificil mesmo, ver um bicho da gente sofrendo. Mas tenta tratar o dano cardiaco ( se for Insuficiência) e dá mais qualidade de vida para ela. Com essas doenças, se não forem em fase terminal, pode-se controlar com medicações.
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Ola Naif. Pois é, dificil precisar, mas se houve muito emagrecimento em curto espaço de tempo, podemos pensar em algum cancer – em qualquer órgão – que leva perda de peso e pode levar a quadro de dor ( talvez as explicações para os gemidinhos); pode ter sido um colapso pulmonar também, esse pescoço estiicado pode ter sido uma dor muita intensa. Não encana, agora já foi. Ele não vai voltar mesmo que tu possas chegar perto da causa mortis dele. E 12 anos? Pensa? Descansou o bichinho…É da vida e assuma esse fato sem dar muita dimensão emocional para ti mesma. Senão fica na “ciranda” da perda e quem se “perde” é tu. Te compreendo, mas sai dessa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carlos
em

Olá, antes demais parabéns pelo site. O que me traz aqui é uma preocupação com o meu cão, nesta última semana começou a fazer alguma diarreia, não que seja sempre, mas alguma vezes, a principio não me preocupei muito, mas há 2 dias atrás começou a perder o equilíbrio, tendo tendência a tomar para o seu lado esquerdo, assim como mantendo a cabeça inclinada para esse lado, de notar que o cão é um rafeiro de 14 anos. Ouvi falar de problemas neurológicos ou problemas no ouvido, alguma ideia?

Obrigado,
Carlos Oliveira



Barbara
em

ola dra, tenho um pastor de 6 meses,levei ele ao hospital medotista,fiz exames de sague ,urina e fezes e tirei rx, ele esta bem, mas ele come pouco ração mais o menos uns 200 gr por dia e muito pouco, ate comida caseira ele come muito pouco pela estrutura dele, pois esta em fase de crescimento, por favor o que eu faço, ração que dou e equilibrium

Deus te abençoe

Barbara



synara rillo
em

Oi Carlos. Pode ter envolvimento neurológico central (cérebro) ou periférico, sim. Pela idade, um quadro de diarreia, tens que pensar em algum dano renal, da mesma forma. Podemos aventar algum distúrbio circulatório cerebral ( arterioesclerose),também. Sugiro fazer um perfil bioquimico: hemograma, creatinina e glicose. E um exame de urina. Todos eles vão te dar uma pista se há algum dano na filtração renal. Mais ou menos por ai..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Oi Barbara. Falta de apetite ou apetite “caprichoso” tem várias causas, desde orgânica até comportamental. Fica dificl assim para eu opinar sobre a causa possivel.Faltam dados clinicos. Pode ser uma virose…(???). Certo?
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



ivone maciel dos reis leal
em

tenho uma cachorra c/ 10 anos têm diabetes e toma isulina humana de 8 a 10 unidades por dia notei q de 3 meses pra ela emagreceu,é possível q não precise mais de insulina?



Synara
em

Ola Ivone. Não necessariamente. Esse emagrecimento pode ter outras causas, além do diabetes e seu equilibrio com a insulina. Tens que conversar com o Veterinário que atende ela e fazer uma geral nela. Pensar quem sabe em Insuficiência Renal, fazer um exame de urina, hemograma, dosar creatinina. Uma eco para ver como esta o pancreas, rins e figado. Por ai. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fernanda melo
em

Doutora bom dia,meu nome e fernanda melo tinha 2 podlles e agora tenho uma so pois ontem morreu a july 13 anos e meio,estou sem dormir por imaginar q a morte dela pode ter sido a ausencia da minha mae que esta em las vegas cuidando da minha sobrinha q acabara de nascer!A July sempre foi muito saudavel e de uma hora para outra apresentou muita tosse,parecia q estava engasgada e respirava muito ofegante!para o nosso desespero ela passou a noite mal,levamos ao veterinario e ele comentou q podia ser sopro,mandou fazer um eletro depois de 2 dias,mas na manha seguinte levamos na veterinaria dela,onde rla diagnosticou dor na garganta por causa do tempo seco!voltamos c ela pra casa a noite ela comecou a tremer evacuou saiu sangue da sua boquinha e morreu!a lingua roxa doutora era frequente!o q pode realmente ter acontecido?obrigada por se preocupar com os problemas alheios!!vc e abencoada!muito grata 23/12/2010 abraco!!



Synara
em

Oi Fernanda. Penso que pela idade, sintomas relatados deve ter sido uma Insuficência cardica que pode levar a quadros de tosse e dispnéia ( falta de ar). Não associo a saida da tua mae a morte dela. Os animais tendem a compensarem de melhor forma algum problema orgânico, além disso eles não “reclamam” como nós humanos que temos a capacidade de consciência e da linguagem por meio da fala. Penso que ela morreu em virtude desse probelam cardiaco. É possivel de ocorrer. E 13 anos é bem velha para um cão da raça Poodle. Cumpriu o ciclo de vida dela. Toca a vida para frente, Fernanda, chorar pelo passado e remoe-lo, principalmente, não traz bons resultados emocionais/sentimentais para ti.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fernanda melo
em

Obrigada por ser tao solicita competente e amavel!!!Deus te abencoe!



Alexandra
em

Doutora, meu gatinho Papito 3 anos, sofreu uma queda a uma semana e precisará passar por um cirurgia chamada colocefalectomia, a cirurgia foi adiada a primeira vez pq o gato apresentava edemas, depois devido a insuficiencia renal aguda. Já gastei uma fortuna com exames de sangue e ultrassom e ele teve alta sem fazer a cirurgia. tenho q ministrar a cada duas horas: ração hills ad, ampicilina, dorless, dipirona, prelone, petprazol e lactulona. Insisto para fazermos a cirurgia logo pois ele está sofrendo demais mas o vet se recusa e faz exames e mais exames, estou desesperada.

Obrigada e parabéns pelo site.



Synara
em

Oi Alexandra. Pelo que entendo seria: ele teve fratura ou luxação da cabeça do femur, é isso? Edemas por Ins renal aguda…fica confuso para mim, precisaria de mais dados. Na minha opinião tem medicação demais por ai…Tenta ouvir a opiniãoo de outro coelga ai onde moras para ver a situação..Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



cristovam
em

prezada doutora tenho uma pincher de 1 ano e meio e ela está frebil e gemendo muito e defecando sangue e parece meio sonza mas continua comendo só esta apatica não consegue andar direito .



cristovam
em

me desculpe não me atentei que o espaço era só para comentaios mas achei muito legal e útil



Synara
em

Oi Cristovam. Obrigada pelos elogios.
Abraço
Synara Rillo



Gláucia
em

Gostaria de saber se Fluidoterapia em gatos é a mesma coisa que soro subcutaneo???



Synara
em

Oi Gláucia. Fluidoterapia é a terapêutica ( medicamento) relacionado a reposição de liquidos e eletrólitos perdidos por vomitos, diarreia, entre tantos outros fatores. A via em animais pode ser endovenosa ou subcutânea, portanto, na tua pergunta, diria que é a mesma coisa…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



fer
em

Ola Doutora,amei sua forma de esclarecimento para nós ,leigos no assunto doença de animais,mas, amamos nossos bichinhos como se fossem nossos filhos….
Bom,estou com minha cachorra de 9 anos de idade com problemas renais,taxa de ureia em 160 ,nosso veterinario passa em minha casa 2 vezes ao dia e esta a tratando com soro e diuretico,mas o que me deixa preocupada é que fazem 8 dias que ela nao se alimenta,se recusa a comer ate peito de frango ….minha duvida é a seguinte,quanto tempo mais ela vai aguentar sem comer?confio em meu veterinario,mas estou angustiada por nao saber mais o que fazer para ver ela comendo novamente….
aguardo resposta
abraços
FER



Synara
em

Oi Fer. É preciso ter outros exames associados para terem a dimensão e a origem dessa IR. Há casos de Insuficiência Cardíaca que podem comprometer os rins elevando a taxa de uréia. Conveniente medir, creatinina, ALT, Fósforo e fazer um hemograma para ver se há anemia por deficiência do hormônio eritropoetina que é produzido em nivel renal…Um Rx de tórax e uma ecografia abdominal….Complexo demais para te dizer algo. Sem fazer essa avaliação miníma não tenho como te dizer muita coisa. O apetite vai demorar enquanto não houver uma estabilização mais ampla disso tudo…É preciso saber a causa dessa IR e o grau de compremetimento no organismo como um todo. Apenas o soro e o diurético não serã suficientes, embora importantes nessa situação…Mais que isso me limito, mesmo, em te ajudar. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gustavo
em

Ola Dr, estava correndo as paginas sobre informações de alguns sintomas que minha cachorra esta tendo e achei seu blog, então resolvi lhe escrever. A minha cachorra e uma Pudle de 12 anos de idade, desde nova ela apresentava problemas cardiacos, que eram tratados com fenobarbital e hidroclorotiazida, mais este final de semana ela comecou a ficar esquisita, uivando muito e com muita dispineia e taquipineia,a levei no veterinario e ele disse que ela estava com edema pulmonar e como lhe disse insuficiencia respiratoria e motilidade do estomago aumentada, receitou furosemida inj associados com um corticoide, 2 doses de 4 em 4 h, porem noite passada a crise aumentou, fazendo com que ela tivesse varias crises de convulsão, defecando sem parar e parece que um lado dela, o direito esta meio sem resposta, por favor me ajude, estou correndo atraz de tudo para salvar a vida dela, aguardo resposta



Synara
em

Oi Gustavo. Fica dificil eu te ajudar nesse caso, se há uma insuficiência cardíca, e com esse quadro que estás relatando, e com as medicações que ela está usando ( que me parecem adequadas para um primeiro momento). Talvez está havendo dano cerebral, ai complica bastante. E ela é velhinha…Deve estar cumprindo o ciclo de vida dela. Tenta ver por esse aspecto e se for o caso tenha compaixão dela. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Cristina Sousa
em

Suas orientações e considerações são feitas de forma firme, mas extremamente doce.Permita-me fazer-lhe uma consulta. Há 5 anos adotei um cão com 2 meses de vida. Estava ferido fisica e emocionalmente, abandonado por seres(des)humanos cruéis, numa estrada.Cuidei dele e hoje ele é um lindo SRD, com plo brilhante cobrindo seu corpo com quase 20kgs!Castrei-o quando tinha um ano.Ele se alimenta de ração e, esporadicamente,de alguns alimentos não específicos a animais: frango desfiado, carne moída( sem qq sal ou tempero), queijo branco, maçã, pequenos cubinhos de torrada. Ontem percebi que ele estava com dificuldade de subir no sofá. Observei que não pulava para me abraçar e parti para uma clínica vet mais próxima. Lá, foi constatado que ele tinha temperatura corporal de 39.9 e estava com o abdomen sensível ao toque.Feito um exame de sangue, recebi o resultado em duas horas: tudo estava bem, exceto o aumento dos neutrófilos e a taxa de uréia( 48), sem aumento de creatinina.Foi-lhe receitado Buscopan composto por 3 dias e antibiórico por 7 dias. Caso não apresente melhoras, serão realizados exames de ultrasom e RX. Estudei um pouco de Medicina, mas não concluí o curso, mas leio muito sobre muitas patologias humanas e animais. Embora o médico tenha, de alguma forma, me tranquilizado, confesso que estou preocupada. Somos apenas eu e meu amigo nesta vida e nos amamos muito. Por sua atenção a todos os q aqui postaram suas dúvidas, me senti impelida a consultá-la, sem querer colocar em cheque qq procedimento feito pela profissional q me atendeu.Minha pergunta: está descartada uma IR, se a creatinina está normal? Poderia haver algo errado com o fígado de meu amiginho?Ele está se alimentando muito bem, ingerindo água,urinando e defecando normalmente. Também se mostrou brincalhão, mas não muito. Afinal, chegamos tarde e estressados da clinica.Ele tomou o primeiro comprimido de Baytril,à noite, após ter jantado ração, mas vomitou 15 minutos depois. O vet( esta foi nossa primeira consulta nesta clinica)recomendou suspender alimentação e a medicação por hoje e só recomeçar amanhã de manhã. Não quero imaginar que meu amiguinho tnha qq coisa mais séria. Estou torcendo que seja uma leve infecção urinária ou algo relacionado à alimentação( talvez o tipo de ração e a ingestão dos alimentos de que lhe falei). Ajude-me, por favor, com alguma opinião a respeito. Meu camaradinha dorme agora aos meus pés, mas eu estou em vigília. Por amor!. Abraços



Synara
em

Oi Cristina. Não acho que teu cão amigo tenha algo relacionado aos rins e muito menos Insuficiência Renal. Creatinina normal, uréia não é padrão ( e ele nem tem sintomas relacionado ao aumento da mesma) para medir grau de funcionamento renal pois pode ter relação pós-prandial ( alimentação e seu tempo de consumo). A temperatura estava normal para um cão que foi “manuseado” ( não considero essa temperatura com esse histórico como febre e nem hipertermia – para mim é normal no caso do teu cão). Neutrófilos aumentados?? Não sei a quantas para te dizer se é normal ou não…Figado?? Acho que não…Penso que houve zelo em demasia do colega. Toda a descrição – que é no que devemos nos basear em primeiro lugar – que tu fizeste do quadro reativo dele ao subir no sofá e ao tentar pular em ti é de um quadro de dor. Ponto. Aonde está localizada essa dor? Eis a questão a ser pensada, antes de sair medicando e fazendo exames sem racionalização. Tanto pode ter sido gases ( mas ai depende da alimentação ingerida 12 horas antes e adiante – ossos de couro digerível, palitinhos de couro, etc e etc) quanto uma dor de coluna vertebral. Addômem tenso é comum em cão que está sob tensão de ser examinado. Ele tenso, tu tensa …Muita coisa se altera sem ser nada de maior ou relacionado ao caso do sintoma apresentado. Acho que foi um quadro simples de dor. Vale observar e ver se essa situação se repete ou se ele fica mais quieto, se resguardando. Se persistir vale um bom exame CLINICO da coluna vertebral e suas adjacências (articulações outras e ligamentares) para depois, quem sabe, solicitar um RX de coluna. Aposto – se for o caso – em lesão tóraco-lombar. Mas ele é novo ainda para ter alguma espondilose ou outra lesão. Mas?? Por hora é deixá-lo quieto e observá-lo sem muito foco de atenção. Procura observá-lo sutilmente… Pode saber: muito manejo e exames muita doença iatrogênica. Atenção! “Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém. Muito menos a um cão”. Certo? Logo ele estará bem. Creia. Afagos no senhor cão…
Abraço fraterno em ti.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Melissa
em

Olá Dra, encontramos aqui alguma esperança para pelo menos amenizar a nossa angústia. Temos um poodle com 17 anos, super saudável e brincalhão até uns 15 dias atrás, primeiro começou com o que parecia “tosse”, levamos ao veterinário que informou se tratar de inflamação na garganta,receitou alguns medicamentos… dois dias depois a tosse se tornou falta de ar, ficou internado no veterinário por quatro dias, ontem fomos visitá-lo e nos informaram que ele está com infecção no pulmão, pneumonia, água no pulmão e com um possível tumor no rim, está respirando com muita dificuldade, não late, não quer comer, nem beber, não consegue ficar em pé, só vemos as lágrimas escorrendo nos seus olhos, passamos a noite todo ao seu lado, colocando água e comida batida no liquidificador por intermédio de uma seringa.
Estamos desesperados com o seu sofrimento mas não temos coragem de sacrificá-lo, existe alguma maneira de amenizar esse sofrimento?



Synara
em

Oi Melissa. Pelos sintomas é Insuficiência Cardiaca. Associado a idade dele, acho que é por ai. Tem que usar duiréticos, medicação especifica para o coração e rezar. Porque com essa idade é situação grave para ele. Eu faria eutanásia num animal nessas condições. Mas?? Cada um pensa de forma particular frente a um sofrimento sem sentido e com causas irreversíveis.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



LUDIMILIA
em

OLA DOTORA TENHO UMA YORKSHIRE COM 6 MESES E NUNCA GOSTOU DE COMER RAÇAO ERA MESMO UM SACRIFIÇIO DAR COMIDA PRA ELA SO QUE ESSA SEMANA FICOU PIOR ELA DEIXOU DE VEZ DE COMER EU DOU A RAÇAO DA ROYAL PROPRIA PRA RAÇA LEVEI ELA NA VETERINARIA ELA SO DISSE QUE ELA ESTA BEM E QUE ESSA RAÇA É ASIM MESMO PRA EU INSISTIR PRA ELA COMER AGORA ESTOU DANDO FARINHA LACTA É A UNICA COISA QUE ELA COME



Synara
em

Oi Ludimilia. Se não come ração come outra coisa? Se não come ração e nem mais nada. Ai está sem apetite. E deve ser examinada para isso. Se tu da outra comida qualquer para ela , e ela aceitar é mal condiconada. Basta deixar 48 horas sem comer nada. Mas sem pena mesmo!! Sem uma casquinha de pão, que seja! Apenas água a vontade. Volta a comer ração logo, logo. Mas se tu mimar com comida e outras frescuras, vai te incomodar com essa cachorra para o resto da vida dela…Compra uma ração mais comum para ela, também. Uma pedigree raças pequenas. Sai mais barato e eles gostam mais. Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária
Abraço



Vanessa Leonardo
em

doutora:.
tenho um pincher de 11 anos, chamado totó… de uns tempos p cá ele vem apresentando lesão no figado, e vem tomando glicopan pet a mais de 4 meses, uma lesao antiga no tgo sumiu mes passado, agora apareceu uma no tgp… agora ele vem apresentando muittaaaaa falta de ar, parece aquelas crises de asma q nós humanos temos, foi feito raio x do pulmao e coração e ultrassonografia do figado q mostra q ele esta bem grande, mas no pulmao e coração nao tem nada… estamos desesperadas pq nao sabemos mais oq fazer, acho q estamos perdendo ele. Será q não existe algum outro medicamento??? pq com o glicopan ao inves de cair ta subindo o tgp q ja ta com 464.. por favor me responda, o totó é o amor da nossa vida e estamos sofrendo muito vendo ele assim. Obrigada!



Synara
em

Oi Vanessa. Pelo teu relato é uma hepatite a valer. Se realmente não tem nada no coração e pulmão, essa suposta dificuldade de respirar se dá pelo aumento hepático. Não é com o glicopan que vão ajudar. Precisa de outros exames ( Glicose, ureia, exame de urina, etc) e um tratamento mais eficaz.Mas com essa idade não é fácil. E tem que avaliar se é um aumento hepático por si só ou se há algum tumor. Por ai. Mais que isso me limito em te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carolina Oliveira
em

Doutora, que lindo!
…e ao mesmo tempo, que dor! Que angústia suprema!



Áurea Rosângela da Rosa
em

Nossa é lindo. Emoção de arrepiar. Estou encantada. Srta.Rô Poetisa



Synara
em

Oi Carolina. Obrigada. Foi uma dor grande , sim , mas como te falei no e-mail eu passava por uma fase dificil na minha vida pessoal e profissional ( vide conflito com o mundo pet). Mas veja bem, angústia suprema, não! Angústia é um dos sentimentos desvastadores em nós – humanos. Temos que sair dela sempre que surge. Eu, nessa época, sai pela via da poesia…escrevendo. Ou lendo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Srta. Rô Poetisa. Muito obrigada!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Paula
em

Olá.
Vou relatar meu caso:
Desde 03/02 tenho observado que os olhos da minha cadelinha, lili, (tamanho 1, 2Kg, mistura de poodle e pinsher, 9 meses de idade) está com uma coloração cinzenta+azulada. Ontem(06/02) levei ao veterinário e foi feito teste de glicemia e hemograma, pois se suspeitava de diabete. O exame não foi feito em jejum e a glicemia deu 139. Hoje(07/02) retornei para fazer mais 1 vez a glicemia, desta vez em jejum, e o resultado deu 97. O hemograma deu que as hemaceas e plaquetas estavam muito baixas e q ela estava com a doença do carrapato. E foi feito também exame para descobrir se poderia ser calasar. Só q o resultado da calasar só saí dia 13/02 e estou bastante preocupada.
Por enquanto o veterinário passou um remédio de ferro e doxifin 50mg.
Ela estava com otite desde 20/01/2012, mas foi medicada com Otoguard e a princípio já está boa.
Vou descrever os sintomas da Lili:
- come muito e bebe bastante água;
- está com desanimo, passa praticamente o tempo todo deitada.
- os olhos estão acinzentado, azulado. tipo embaçado. Parece algo parecido com catarata.

Estou muito preocupada com os olhos dela. Calasar? Diabete?
Poderia me dar alguma orientação? Se precisar de mais alguma informação meu email é pollygt@bol.com.br

Desde já agradeço,
Paula



Synara
em

Oi Paula. Diabetes com essa idade é bem improvável. Acho que pelo teu relato é adenovirose, ou hepatite infecciosa canina. Essa opacidade de cornea pode ceder , mas devem usar tratamentos especificos para o olho e dar um suporte básica a viroses. Conversa com o Veterinário sobre isso, procura no google sobre hepatite infecciosa canina e leia. Não vou te explicar tudo por aqui por que ficará muito extenso e meu tempo é curto para atender a todos. Mas já te deixei uma boa pista. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária


Comente