Obstrução urinária – O caso do gato “Canalha”.


imagens-do-gato-canalha-e-abobora-e-outros-006.jpgimagens-do-gato-canalha-e-abobora-e-outros-005.jpg  O Canalha é um dos gatos mais dóceis que conheço por temperamento felino em essência. Tenho no meu grupo social um filho dele, um gato macho, que atesta esse temperamento hereditário nos gatos; o Zama, meu gato,   é exatamente  o temperamento do Canalha, pai dele.

Seu proprietário é o Cleo, que tem mais uma gata que mora com eles, a Mimosa, essa com temperamento mais “rueiro”, mais ferina. Por uma situação de reforma de casa, troca de apartamento, mudanças fortes nos hábitos do Canalha, o deixou sob estressse. Com isso manifestou uma retenção urinária que acabou gerando uma situação de emergência clinica para ele. Atendo o Canalha desde jovem e nunca ele teve uma crise dessas. Hoje ele está com 7 anos.

 imagens-do-gato-canalha-e-abobora-e-outros-008.jpg Pois semana passada o Cleo liga para marcar hora-urgente para o Canalha que estava com sintomas evidente de obstrução urinária: dor, apatia e tentativas nulas de micção na bandeja sanitária. Quando começou a relatar-me os sintomas do gato  e toda a história clinica, percebi muita dor nos olhos do Canalha – pupilas dilatadas e olhar fixo. O tirei da caixa de transporte e fui direto examinar o abdômen dele,  fazer palpação e,  de fato,  encontro uma bexiga super distendida, e ele todo contraido pela dor.

Falei da situação emergencial que ele apresentava,  que havia um quadro obstrutivo urinário sem sabermos a causa ainda, mas que eu precisava agir naquele momento baseada na obstrução do fluxo urinário e do restabelecimento do mesmo.

Com isso,  o Canalha ficou internado comigo e,  de imediato,  sedei-o ( tendo o maior cuidado nesse protocolo de sedação em face da forte possibilidade de quadro renal agudo junto. Tem-se que ficar muito atento a isso), puncionei vaso, coloquei solução de ringer lactato – já prevendo e repondo equilibrio eletrolitico - pela grau de distenção da bexiga e seus danos que vêem junto; fiz coleta de sangue para exame bioquimico renal e fiz exame do pênis –  pois muitos gatos acabam ferindo-se pela lambedura excessiva nessa região como “forma de alivio da dor” que causa a obstrução  - não tinha maiores edemas, nada. Fiz uma compressão leve da bexiga e expus o pênis para ver  se havia propulsão de jato urinário,  e não respondeu. Estava obstruido, mesmo. Fui passar sonda e me deparei com tensão nas paredes da uretra onde a sonda não avançava mais. Retirei a sonda e decidi por massagem peniana para tentar extrair algum muco ( tampões orgânicos). Depois voltei a passar sonda novamente, mas continuava a apresentar resistência,  e foi então,  que optei por lavagem para tentativa de desobustrução mecânica para deslocar ou dissolver algum desses possiveis tampões. Fiz isso. Logo após , procedi com compressão externa da bexiga e não emitia fluxo de urina, ainda. Como percebi a bexiga muito distentida e tensionada na sua musculatura, mesmo tendo usado um agente fármaco anestésico para relaxar a musculatura lisa como um todo, decidi por uma cistocentese ( punção por agulha direto na bexiga) para alivio da pressão sobre a vesicula urinária e,  também,  para exame de urina com cultura, para saber se havia causa infecciosa primária na obstrução vesical. Tudo isso feito ; mandei urina e sangue para laboratório pedindo um perfil bioquimico padrão para verificar funcionamento normal ou não desses órgãos; e voltei a fazer nova compressão na bexiga do Canalha, dessa vez com ela menos tensionada, já que por punção retirei 30ml de urina. Mais duas compressões forçadas e saiu jato urinário. Toda bexiga vazia.

imagens-do-gato-canalha-e-abobora-e-outros-013.jpg  O Canalha permaneceu no soro até chegarem os resultados dos exames para ver se teria que acrescentar algo ao soro, algum soluto em especial que estivesse em desequilibrio forte pela evidente e grave distensão vesical. Procedi com medicações de suporte básico para o quadro todo: antibiótico pelas manipulações com sondas e anti-inflamatório, apenas isso, a principio.

De posse dos exames na mão pude ver que estava em situação de azotemia pós-renal leve, com niveis alterados de creatinina, uréia e fosfóro. O potássio estava bem. Fiquem sempre atentos ao potássio em quadros de obstrução vesical em felinos,  pois há retenção desse soluto na urina,  e isso passa a ser muito emergencial, pois o ion potássio age nas fibras musculares cardiacas e uma hiper concentração de potásso na ccorrente sanguinea e,  por sua vez, fora das células do músculo do coração, pode levar à quadros de arrtimias cardicas que pode redundar em uma parada cardíaca. Por isso, o primeiro passo na conduta de desobstrução urinária em gatos é o restabelecimento do fluxo urinário – seja por que via for -e a administração de fluidos IV para restabelecimento da calemia ( potássio). Quando o potássio apresenta-se alto demais podemos colocar bicarbonato de  sódio no soro desses animais para corrigir esses desequilibrios desse ion.

    imagens-do-gato-canalha-e-abobora-e-outros-011.jpg  Quando ao ion potássio devemos ficar atentos, também, após a desobstrução e a hidratação do gato,  pois podemos baixar demais esse ion. Quando baixa esse ion o gato fica com aspecto de fraqueza tornando-se letárgico e com verdadeira fraqueza muscular. Esse o sinal clinico de hipocaliemia no gato.

Com essa retenção da urina pode  haver refluxão,  fazendo uma pressão contra – retrógrada -aos ureteres e aos rins. Esse é seu cárater emergencial, além da dor que o gato sente.

Quanto ao hemograma dele,  apenas,  sinalizou-me uma desidratação pelo hematócrito muito alto. Na verdade, o quadro clinico renal do Canalha era bem inicial ainda, pois os procedimentos terapêuticos frente a essa situação dos gatos vai variar conforme a extensão dos danos renais.

laudo-laborvet-bioquimica-renal-do-canalha-exame-ii.pdf

 O Canalha apenas precisou dessas correções básicas para trazer de volta o equilibrio renal dele. O resultado da cultura da urina deu negativo, ou seja, não era de causa infecciosa bacteriana o quadro de uretrite que ele apresentou, ou não estava com contaminações secundárias, podemos ver por esse ângulo, também,  essa ausência de crescimento de microrganismos na urina dele. Tudo isso era positivo para o total restabelecimento do Canalha.

Pós desobstrução ele apresentou algumas distonias musculares vesicais e uretrais pelo tempo e gravidade da distensão da parede da bexiga, onde a ação neurológica desses orgãos – bexiga , ureteres e uretra – pode ficar comprometida, temos que ficar atentos a isso, também. Com o uso de medicamentos apropiados reverti essa situação. Usei drogas parassimpaticomimeticas e relaxantes musculares diazepinicos ( esfincteres relaxar) e leve compressão manual por 3 dias.

laudo-laborvet-hemo-do-canalha.pdf

 Hoje o Canalha passa bem. Está de alta. Urinando bem, comendo bem, mais dessestressado, sem dúvida, pela mudança dos hábitos de forma abrupta e  longa, e pela ausência das dores fisicas ocasionadas pela obstrução.

O Cleo decidiu deixá-lo comigo até segunda feira, agora. Para poder receber o Canalha com a casa já toda organizada. Mudanças feitas. A Mimosa, a outra gata do Cleo, está lá, junto a ele, em meio a confusão da organização da reforma!

Com esse breve relato desse caso clinico em felinos quero deixar a mensagem que tudo pode fluir mais simples e sem muito pavor sobre os animais. Mas não esquecendo nunca que eles podem adoecer pela ” mão do homem”. Temos que entender os hábitos de espécie de nossos animais de companhia, para evitarmos estresses desnecessário.  

Manejos adequados conforme a evolução do quadro clinico do animal, essa é a grande dica! E muito conhecimento teórico sobre fisiologia e farmacologia. Temos que estudar, nós Médicos, e muito! Lidamos com vida. É muita responsabilidade.

Até o próximo caso clinico.

78 Comentários


Gata Lili
em

que bom que o canalha ficou bem! adorei seu blog! virei sempre por aqui, para ler seus posts esclarecedores!

miaaauuu…



JUAREZ MACHADO DE FARIAS
em

Olá, Synara! Parabéns mais uma vez pelo belo espaço virtual a serviço de uma relação fraterna com os animais.

Nossa questão é saber qual o percentual de magnésio adequado nas rações para felinos, a fim de prevenir formação de cálculos.

Nosso gato SIVUCA recentemente foi submetido a uma desobstrução de cálculos, já estava há mais de um dia sem urinar. Achava-se muito abatido. Se demorássemos mais um dia, talvez morresse.

UM ABRAÇO E OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!



synara
em

Ola gata lili! Obrigada. É verdade o Canalha amanhã dará alta. Está em perfeitas condições de novo. Miauuu para você, também.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Juarez! Pois olha, não mais que 0,1% de magnésio nas rações.
Mas veja bem, não é só o magnésio em execesso que predispõe a situações de obstrução urinária felina e a formação de cálculos em si, outros agentes e manejos ambientais que envolvam estresse aos gatos pdem desencadear a Sindrome Urulógica Felina.Quem bom saber que teu gato está bem pós obstrução!
Abraço grande!
Synara Rillo
Médica Veterinária



vera
em

Olá Dra Synara,

Ontem gostaria de ter postado algo aqui, mas problemas de conexão não me deixaram escrever.

Bem, adoraria ter o Canalha em casa!!Que lindo…Meu Tom, se tivesse ficado conosco seria assim, igualzinho…saudades à parte, tenho sempre uma dúvida, meu gato Matisse teve problemas urinários tbém, e só foram sanados com diagnóstico e mudança da ração para Royal Canin urinário.

Tenho 5 femeas que nunca tiveram qquer problema(se alimentando e vivendo no mesmo ambiente que Matisse) poderíamos dizer que os machos são mais propensos a estas “retenções urinárias” e que seu estado de Stress se manifesta desta forma? Isto além dos problemas “patológicos concretos” digamos assim.

Será que ha algo comprovado neste sentido?

Percebo que os machos são mais apegados ao dono, mais quietos, “na deles”, menos brincalhoes….e muito mais dóceis….Os meus foram assim sempre!!!Logo, será que são mais sensíveis tbém ao ambiente, ao manejo?

Muito agradável acompanhar sua dedicação e amor, compreensão como um todo,para animais(e humanos tbém….)…e muito melhor, dividindo com seus leitores e clientes, este aprendizado de anos em convívio com pequenos animais.

Abraços
Vera



JUAREZ MACHADO DE FARIAS
em

Obrigado, prezada Synara, pela resposta!!!

É de fato uma maravilha este blog pois tu tratas com seriedade teus leitores, além do que escreves com desenvoltura.

Hoje, minha esposa Silvia contatou com algumas empresas que fabricam rações e perguntou-lhes quais os percentuais de magnésio, pois os mesmos não constam nas embalagens, o que entendo ser um atropelo ao Código de Defesa do Consumidor.

E O PIOR: ANTE A PERGUNTA DA CONSUMIDORA, VÁRIAS NEGARAM-SE A INFORMAR, EM ALEGAÇÃO DE QUE ERA SEGREDO DE FÓRMULA OU ALGO PARECIDO. Um exemplo disso é a empresa PURINA.

Achamos, enfim, um absurdo essa falta de respeito com os animais.

UM ABRAÇO!!!



Sérgio
em

Dra. Synara,

Parabéns pela sua afeição e cuidados com os animais,li sobre o Canalha, mesma situação de um gato meu que acabou morrendo no último dia 11 (muito triste isso).Por fim, a partir desse dia passei a não mais alimentar meus gatos com rações, e sim com comidas que preparamos em casa; segundo os veterinários que atenderam meu gato, a ração causa esses problemas nos felinos.Como podem lançar rações que com o passar do tempo causam problemas de saúde aos animais.
Peço orientação, por favor

Sem mais, agradeço e parabéns novamente pelo excelente trabalho.



synara
em

Ola Vera! Sim, essa de sabermos que o estresse – manejos estressantes ao comportamento felino são forte indutores da Sindrome Urológia Felina é comprovada.Mais do que a ração, até.
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Juarez! De nada, tchê! Mas veja, o mercado de rações para cães e gatos é uma “mina de ouro” para o economia do mundo pet; e o que existe de empresas que têm apenas o “nome” e não a seriedade nas exigências nutricionais da composição das mesmas! Queres um exemplo? Têm empresas que compram milho mofado para conter nas rações para gatos – onde, além disso,o milho não deve ser o ingrediente principal nas rações dos felinos – e é o que mais se lê nas composições; essa aflatoxina que há no milho mofado é potente causadora de hepatite em gatos. Mas convém dizer isso?? Não, é uma cadeia de vendas, “de empurra-empurra” nesse universo chamado mundo pet; onde até os médicos veterinários estão envolvidos nessa venda induzida, sem critérios técnicos sérios!
Mas relaxa quanto a questão do magnésio, nesse quesito as rações no geral seguem um padrão, sim. E não esqueça, não é somente o magnésio que induz o cálculo urinário! Obstrução dos gatos é uma Sindrome Urológica dos Felinos. Tem um artigo sobre ela aqui. Leia que talvez entenda melhor tudo isso.Mas deixo um recado aqui: As rações para gatos precisam ser encaradas com mais conhecimento da espécie que a vai consumir! Em grande parte essas rações são ruins, mesmos, nas suas composições! Tem uma ração que gosto e indico para meus pacientes felinos e os meus gatos consomem, também. Iams Adult Feline – Eukanuba. E não ganho absolutamente nada com isso, em dizer qual empresa esta trazendo seriedade na fabricação das rações. O que é verdadeiro tem que ser dito, elogiado, e apenas essa minha intenção em dizer qual produto é sério.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Juliana Coelho
em

Boa tarde Dra.Synara. Parabéns novamente pelo sucesso no caso. Bom, gostaria muito da sua opinião a respeito da fixação de sonda uretral por no máximo 48 hs em felinos acometidos de SUF.
Um grande abraço
Juliana Coelho



vera
em

Boa noite Synara.

Até que enfim alguém diz com todas as letras qual ração vem trazendo melhor qualidade para nossos felinos.
Não sei se a encontrarei por aqui, acho que é Argentina(se não engano, já ouvi falar), mas vou tentar encontrar.
Acho que meus bichanos merecem o melhor cuidado possível (dentro do que temos acesso aqui e do meu bolso(risos)).
obrigada mais uma vez pela atenção a nós que estamos sempre de olho em seus ensinamentos.

Boa semana!
Vera



synara
em

Ola Sérgio! Não é o mais indicado alimentar gatos com outro alimento que não seja as rações, por piores que possam ser no sentido de qualidade proteica, há ali vitaminas que são de fundamental importância para a vida dos gatos. A tiamina é uma dela! Atenção! E esses colegas que te disseram isso, devem rever seus estudos sobre obstrução urinária em gatos! Há outras causas, nem sempre a alimentar é a principal. Se é que hoje em dia ela tenha algum papel na manifestação da doença. Ok? Obrigada pelos elogios.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Vera! O que é bom tem que ser valorizado e dito sem medo do comprometimento. Até agora essa ração é de qualidade nutricional muito boa aos felinos, esperamos que os fabricantes não caiam na vala comum do mercantilismo e ganho desenfreado e continuem com essa qualidade. Ela é americana, na verdade, mas é produzida em laboratório argentino para exportação no Brasil. Por ai.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Dra. Juliana! Veja bem o cateter de espera é bem controverso nesses casos, evidente que ele previne uma nova obstrução uretral imediata, facilita que saibamos a quantas anda o fluxo urinário, mas pode levar a quadros de infecção urinária, e à danos irritativos na uretra e bexiga. Uso em casos graves de hematúria e uremia,nos casos de dificil procedimento de desobstrução, quando o fluxo uirnário é fino e/ou curto, quanto temos grandes quantidades de debris após várias irrigações vesicais e, às vezes, em casos de disfunção do musculo detrusor da bexiga secundária à forte distenção vesical. E esse é o tempo que devemos deixar, por 24 à 48 horas. Mas tão somente nesses casos que te citei. Certo?
Obrigada pelos elogios.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinaria



Chris
em

Oi Synara

Amei você! “Ah se todos fossem iguais a você que maravilha seria viver…”

Pena vc estar longe…

já tive inúmeros casos de SUF e os vets não ficaram atentos a muita coisa q vc falou.

não produzem mais a Iams aqui no Brasil, você tem outras marcas pra indicar?

Tenho usado a linha Max da Total sem nenhum problema urinário, sei que não é super premium, mas não tenho como bancar somente uma super premium.

Se quiser saber mais sobre meus felinos amados, meu site é http://www.quatropatinhas.com.br

beijos



Chris
em

As rações tem uma grande influência sim, pois em meu lar felino nas vezes que a situação de grana apertou muito eu tive que misturar uma ração de combate junto à Max, pois todas as vezes que precisei fazer isso tive inúmeros casos de obstrução em machos.

Eram uns 4 por semana.

Hoje uso exclusivamente a Max e nunca mais nenhum e entupiu.

beijos
Chris



synara
em

Ola Cris! Obrigada pelos elogios. Quanto aos teus comentários: encontra-se a Iams Eukanuba no Brasil, sim. Talvez não haja distribuidor na tua região. Quanto a tua observação sobre as rações precipitarem cálculos aos gatos, a principio, não concordo, por uma visão técnica e experiência. Mas há raçoões e rações no mercado. Hoje se sabe que há outros fatores bem mais significativos para a obstrução em gatos, nem sempre é por cálculos e nem sempre os cálculos surgem apenas pelo excesso de magnésio. Mas vale toda e qualquer observação de vocês sobre seus animais. Se me sobrar um tempo um dia acesso teu site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária.



Chris
em

Oi Synara

no meu caso foram sim causados por estruvita (o veterinário analisou no microscópio).

E estritamente relacionados à introdução de rações inferiores, em 2 semanas começaram os problemas.

Com a suspensão em 1 mês tudo normalizou.

A distribuição da Iams está péssima aqui no RJ e em SP e em muitos locais. Amigas que usavam paravam de usar, trocaram pela Royal, Premier, Proplan, Equilibrio, K&S ou a Natural da Guabi.

abe me dizer se alguma dessas não é tão boa como pensamos?

beijos
Chris



synara
em

Ola Cris! OK. Mas veja bem, não são as rações em si que precipitam os cálculos, salvo se elas realmente não são sérias e decidem colocar magnésio como complemento na composição, já que não precisa, pois esse mineral é encontrado na carne, peixes, cereias, etc. Os calculos de estruvita são formados a partir do magnésio, fosfato e amônia. Esses são os constituintes minerais dos cálculos de estruvita. Mas não podemos afirmar que somente o excesso de magnésio causa o cálculo. Referentes as rações como precipitadores de cálculos é o fator alimento SECO, onde haverá alta concentração urinária o que pode precipitar a formação das “pedras”; mas tem que haver uma predisposição do gato em si para isso. Ademais nunca podemos afirmar que o alimento seco somente é a causa, já que 60% dos casos de obstrução são de origem idiopática ( causa desconhecida).
Ração para gatos boa é aquela que possuem baixa quantidade de cereiais! Os gatos são carnivoros!! Precisam de proteina animal em maior quantidade e não é o que se vê nas rações hoje em dia. São feitas com muito mais proteina de origem vegetal do que animal. Essas rações podemos considerar péssimas ao gatos. Milho, soja, arroz….deveria conter em niveis minimos!! Quanto a qulaidade das rações que citas, procure fazer essa observação. Leia os ingredientes e o que vem em primeiro lugar na lista é o que tem em maior quantidade. Muitas começam com milho…Mas também como vamos acreditar na empresa…é dificil isso. Por isso, por ter conhecimento através de um colega que é doutor em nutrição animal e que conheceu a dinâmica da produção da Iams e por ver nos meus gatos a qualidade das fezes, brilho no pêlo e nunca tiveram doenças, são saudáveis é que recomendo tal ração. Meus gatos são livres – liberdade vigiada – são submetidos a baixo estresse como um todo, todos castrados, sobem em árvore, caçam roedores, têm seu grupo social em equilibrio populacional, vivem como bichos em essência até onde é possivel nesse mundo urbanizado, evidente. Isso é um fator preponderante à saúde dos felinos como um todo. Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



PILLAR
em

Oi!
Achei seu blog no google procurando alguma medicação pr meu gatinho…
Ele tá passando por esse mesmo problema, só que onde eu moro não existem veterinarios competentes!!Já levei o bixinho em uma medica, mas ela não me mandou fazer exame, não me contou o que eu poderia dar pra ele comer pra melhorar, não disse simplesmente nada! Agora que vim me situar mais um pouco, lendo esse post que vc escreveu!!

to tão desesperada!!

queria tanto que ele ficasse bom!!

A unica coisa que ela fez foi receitar uns comprimidos, que não conseguia de jeito nenhum dar a ele…
ai um rapaz que me vendeu o remedio me deu a sugestão de dar umas duas injeções, já que ele não aceitava os comprimidos…
Nem isso aquela incompetente falou!!

Queria tanto que alguem me ajudasse…
=(

Tô muito triste e morta de pena do meu bixinho!!
Espero que vc possa me ajudar!!
Deus te abençoe!



synara
em

Ola Pilar! Infelizmente não tenho como ajudar-te além do que ja fiz postando esse caso clinico. Pois é, tem gente com tudo que é grau de conhecimento técnico por ai na M. Veterinária. Muitos estão deixando a desejar, sim. Não estudam, não se interessam pela profissão. Vocês que acessam meu site e fazem comentários são os testemunhas do que falo em defesa da minha profissão.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sinthia
em

Olá Synara, achei o seu blog procurando uma solução pra minha gata Aurora,que faz hoje 6 dias q sofreu uma ovário histerectomia, mas q desenvolveu uma infecção no corte tem uns 3 dias, estou cuidando dela em casa.O veterinário q a operou receitou antibiótico(amoxicilina), anti-inflamatorio,vitamina(benormal) e limpar o local com agua oxigenada de 2 a 3 vezes ao dia para o pós- operatório, mas o problema é q de meia em meia hora já tá todo sujo de pus outra vez, então eu limpo com soro pra não usar a agua oxigenada tantas vezes, mas isso já tem tres dias e a infecção não some! e ele não me receita mais nada pra q ela melhore,fala só pra eu continuar limpando o local e tendo os mesmos cuidados, mas agora já ta até saindo sangue e eu já to desesperada! Tô com medo q o veterianrio tenha q abrir a sutura. Não sai tanto sangue quanto pus, mas só o fato de ta infeccionado já me preocupa muito, pq msm com as vitaminas hoje ela já não quis comer, e so tomou agua quando eu dei na seringa.E ta ficando cada vez mais fraca. =/
Será q existe mais alguma coisa q eu possa fazer pra q ela melhore? Espero q vc possa me ajudar, pq eu to com muito medo de perder ela.

Um abraço.
Sinthia



synara
em

Ola Sinthia! Ai, ai, te liga ai, se a gata está até rejeitando agua e comida tem complicação ai! Pode ser rejeição de fio ou cirurgia que contaminou internamente. Eu sugiro um hemograma urgente para ver se há infecção verdadeira e uma dosagem de creatinina. Penso que deviam abrir novamente!! inspecionar cavidade abdominal e fechar todas as camadas com nylon cirurgico, pois se ele usou cat -gut ( tipo de fio) é bem comum fazer rejeição. Está ai uma luz para vc. Sorte!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gisele Larc
em

Estou traumatizada, nem dá para escrever muito, acho q estou meio em estado de choque. Deixaram uma TV mal colocada e ela caiu em cima da NEFERTITE, minha gatinha, ai, Deus. A TV enorme, amassou minha gata, ela não resistiu, estou calada, não quero saber de conversar com ninguém, encontrei esse blog, pesquisando sobre gatos na NET e como vi, q gostam de gatos e podem bem aquilatar o que estou sentindo com o que aconteceu com a Nefertite. Nem consegui chorar, fiquei parada, lembro dos olhos vivos e inteligentes dela, do genio danadinho, das bofetadas que gostava de dar, das corridinhas pela escada. Ela gostava de ficar olhando a rua da janela do quarto e adorava andar pendurada em mim, meu coração está, simplesmente, estraçalhado, bjs



synara
em

Ola Gisele! Que pena! Fatalidades ocorrem! E nos chocam, sim; principalmente quando não somos preparados espiritualmente para elas e para as perdas que a vida nos reserva em todos os sentidos. Desejo que Deus te alivie logo esse dor no coração. Mas posso te garantir, tudo na vida passa! E ela segue seu rumo ao particular de cada um.
Abraço fraterno
Synara Rillo



daniela zarzecki
em

ola drSynara!
meu gato um himalaia de quatro anos chamado yury esta com obstruçao urinaria recorente ; isso ja ocorreu tres vezes mas dessa vez acho que ele nao resistira deixei ele no veterinario agora para fazer o esvaziamento da bexiga estou desssesperada de ver ele sofrer….
o doutor falou ese caso ele melhore em fazer uma cirurgia para retirada do penis ele disse q e como se fosse ¨uma troca de sexo¨; isso reamente ajuda ?
desde ja obrigada por ter esse site de esclarecimentos .



Synara
em

Ola Daniela! Geralmente infecções e inflamações recorrentes da bexiga em gatos tem muito a ver com o estresse ambiental em que o gato vive; outros casos são bem multifatoriais. É muito comum haver espasmo de uretra no gato macho – as fêmeas ficam mais susceptiveis a cistites inflamatórias ou intersticial – o que faz com ele faça retenção de urina na bexiga por dor interferindo essa retenção, conforme tamanho da bexiga, na ação do musculo que controla o esfincter urinário; impedindo que o gato urine. Diazepam em doses bem calculadas para não sedar o gato é um bom coadjuvante nesses casos. Mas indo mais em direção a tua pergunta em si: Há casos, sim que o último recurso passa a ser a amputação de pênis para que o gato possa ter uma aberura maior do canal uretral evitando de forma um pouco mais segura que venha a ter recidivas de obstrução. O mais comum é ter que fazer amputação depois de muitos manejos de sondagem uretral em felinos. Os colegas tem que ficarem bema tentos a isso, são as chamadas doenças iatrogênicas, onde nós mesmos como profissionais atuantes podemos oportunizar aos animais, seja por inabiladade de técnica ou por tentativas de “zelo” excessivo. Bicho é simples. Vale mais manejos comportamentais que reduzam o estresse, muita paciência que os bichos se recuperam. Mas enfim , Daniela posso te responder assim tua pergunta. Mas quero te deixar claro uma coisa: Amputação peniana para melhor eliminação de urina – “abrir” mais o canal da uretra – nada tem de relacionado com troca de sexo. O gato será macho da especie felina, sem a parte externa da uretra onde envolve da mesma forma o pênis e sistema reprodutivo por sua vez. Alem disso, os gatos são castrados precocemente – e devem ser para a boa relação com a espécie humana em termos de animais de companhia – o que nada envolve de estimulo neurológico para ficarem receptivos a cópula através e por meio da produção dos hormônios andrógenos existentes nos machos. É bom esclarecer bem as coisas, não é mesmo?? Daqui a pouco vai se fortificar esse termo ” troca de sexo em gatos “cura” uretrite em gatos. Não é por ai! Mas cabe ao profissional que te atendeu te esclarecer isso. Cabe a nós isso, aos Médicos Veterinários que cuidam dos bichos de vocês. Obrigada pela participação no site.
Abraço faterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



shirley riccio
em

Lendo os depoimentos e as respostas da médica veterinária Synara Rillo, fico mais comformada com a morte do meu tufinho(um gato lindo, aparentemente vendia saúde, de repente apresentou um obstrução urinária, ele nasceu em apartamento, nunca foi a rua e era muito estressado, não compreendia por que, pois recebia carinho e amor sempre. Quando começou os sintomas eu não sabia, então encaminhei a veterinária, na primeira vez passou a sonda e ele melhorou, depois de 30 dias voltou tudo, só que mais forte, até as fezes trancou,não conseguiram mais passar a sonda, foi feita a opção de uma punção, porém precizava de anestesia, ele não resistiu e morreu. Até hoje choro a morte de meu tufinho, já fez um ano e meio e não consigo esquecê-lo.
Abraços aqueles que estão passando por esta situação… sei que é horrível



MARLENE BENTO
em

Carlos Drumond de Andrade em uns dos seus poemas disse: “Quando eu morrer, morre comigo uma certa forma de ver…” É isso, você Dra. Synara, tem uma certa forma de ver!… : talento natural + trabalho árduo + perseverança + … só pode resultar em sucesso profissional, ou diria, sucesso pessoal?

Adorei seu Blog ele traz muita informação, sem contar que é uma “delícia” de ler: você escreve com muita clareza e habilidade, parabéns, isto é um dom.

Me permita, contar-lhe o caso clínico da minha Gata Persa de 9 anos, Mel. Esta com os dois rins comprometidos com insuficiencia renal, por ignorância minha e do seu veterinário: “que nunca me alertou sobre os cuidados que se deve ter com a predisposição genética que o gato persa tem de ter cistos no rim.Era só fazer um check up todo ano, com exames de sangue e ultrasson, para saber os níveis de creatinina/uréia e a evolução dos cistos.
Ela foi ficando quietinha, com muita sede, vômitos e magrinha. Levei-a no veterinário, ele pediu examesde sangue/ultra sonografia (9 anos de atraso) e foi constatado: Rim com total perda de arquitetura, com grandes áreas císticas, taxa de uréia 87,5 e creatinina de 1.6; por sorte ela ainda não esta com anemia.
Com o stress dos exames e visitas ao veterinário ela esta com azotemia, esta urinando 2 vezes ao dia, perdendo o apetite e recusando beber água.
Dra. Synara, me ajude a “ver” uma esperança de vida para a minha companheirinha.
Obrigada



neusa
em

Dra.Synira,a encontrei por pesquisar no google,que maravilhosa profissional,veste a camisa,abraça a profissão com amor e responsabilidade, muito raro hoje em dia PARABENS .Tenho meu gatinho NANAU de 2 anos que submeteu a sondagem por 2 vezes pois nao estava urinando por 2 dias,fiquei pasma de ver a quantidade de cristaes expelidos,mas o que me preocupa e que ele nao consegue segurar a urina ta com medicações ….sera que demora muito voltar ao normal,… nao venço trocar fraldas,acredito que foi estres e a ração a causa do problema,pois tenho outro gato macho querendo mais atenção se colocando a frente em tudo…amos os dois e dou carinho.. os dois sao mestiços….um forte abraço…fiquei sua fã…



synara
em

Ola Marelene. Obrigada pelos elogios. Por problemas de conexão de alguns e-mails do site o teu entrou esse mes no lote de aprovação. Creio que ja teve algum desfecho sobre o caso da tua gata, mas saiba que a IRC por rins cisticos com felinos na idade da tua gata são situações bemc omplicadas..Sinto muito , mas penso que não poderia te ajudar na situação que relatou dela.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Neusa. Obrigada pelos elogios. Veja bem, 12 a 24 horas após desobstrução da bexiga pode ocorrer uma diurese ( quantidade aumentada no volume de urina); pode ser essa a causa dessa “incontinência” que relatas. Ficar atenta para desitratação…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Renata
em

Olá estava precisando muito de uma resposta ;espero que possas me ajudar! Bom meu gato esta passando por esse problema urinario, ele ficou 4 dias internado e agora esta em casa, mas ele ainda não consegui urinar sozinho tenho que comprimir a bexiga dele 2 vezes por turno! mas to preocupada com o tempo de recuperção pois ja vai fazer 1 semana! Gostaria de saber se demora muito p/ a bexiga voltar a funcionar sozinha? quanto temp mais ou menos?
Bjaõ



synara rillo
em

Oi Renata. Dificil precisar, pois atonia de bexiga é complicadinha…se for atonia. Existem medicaçoes que podem ser usadas para amenizar isso. Conversa com o Veterinário dele, pois na conduta de desobstrução vários manejos podem ser usados e tudo depende do que foi feito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sueli Ramos
em

Olá Dra. Synara, achei seu site pesquisando sobre a uretrectomia ou penetectomia, procedimento ao qual meu gato, Zé Bunitinho, srd, quase 3 anos, vai passar amanhã pela manhã, então, essa postagem é mais um desabafo.
Há cerca de um mês ele apresentou obstrução urinária, foi internado, ficou com sonda por quase uma semana e melhorou. Hoje a obstrução voltou, ele estava sofrendo muito (a gente conhece pelo olharzinho, pelo jeitinho, né? Além disso ele estava trêmulo). Conversei com o vet, que recomendou a cirurgia, pois ele acredita que o problema vai voltar, fazendo com q ele sofra sempre, e podendo piorar a cada vez. Mesmo com dor no coração, aceitei a sugestão. Tudo que quero é vê-lo bem,sem dor, sem sofrimento. E se sem o pênis for melhor, assim será. Já perdi um gato, o Vampeta, com essa triste doença, não quero correr o risco novamente. E não há como dar Eukanuba ou Royal Canin, como o vet propôs, pois tenho 7 “crianças” que amo muito aqui. Minhas finanças não suportam um gasto desses, por mais que eu queira.
Parabéns pelo site, já o adicionei aos meus favoritos.
PS – depois escrevo de novo falando sobre o resultado da cirurgia do meu Bunitinho.
Abraço,
Sueli



synara rillo
em

Oi Sueli.

Boa sorte para teu gato. Essa é uma alternativa, sim. Mas cada caso um caso, cada situação uma situação, para optarmos pelas alternativas clinico-cirúrgicas para nossos animais. Valeu pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Henrique
em

Boa noite doutora!

Encontrei seu blog depois de muitas horas de pesquisa e leitura. Está acontecendo o mesmo com meu gato. Ele já foi em 2 veterinários, ficou em tratamento uma semana com sonda, soro e medicamentos. Voltou pra casa hoje mas não consegue urinar. Apenas goteja quando eu comprimo a bexiga dele.

Devo procurar um terceiro veterinário? Lendo o relato do caso do Canalha, me parece que foi resolvido. Como resolver?

Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog. Ótimo conteúdo!



Synara
em

Oi Henrique.
Acho que deves aventar com quem atendeu teu gato a possibilidade de usar um diazepinico ( diazepam ) para relaxar a musculatura vesical. Cuidado ao apertar a bexiga muito cheia, pois há casos de rompimento da mesma.
Mais ou menos por ai…Dúvidas escreva, que assim que puder respondo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



andrea
em

dra synara,estou precesando de uma ajuda p minha gata esta com hepatite e nao quer comer a comida de saquinho que se chasma renal to dando frango batido pois com a outra vomita so be be agua sozinha.os brancos tao fininho que da do .desde ja agradeco aguardo sua dica.obs e oremedio ursacol ele baba demais e cospe. precisa tomar por 20 dias o que faco p ele aceitalo. abraco e obrigada.



Josiane
em

Olá Doutora!
Boa-noite!
Primeiramente gostaria parabenizar sua sensibilidade…faltam profissionais assim no mercado.
Também estou passando com o meu gatinho uma situação parecida… já faz uma semana que ele está com dificuldades para urinar. Percebo que senti muita dor ao tentar e quando consegue sai pouco…estamos tratando com prednisona,diazepam, e baytril… tentamos colocar sonda mas arrancou assim que passou o efeito da anestesia… com a sua experiência, poderia me dizer se existe algum tratamento alternativo para o caso dele? Massagem por exemplo…Fico muito aflita, pois vejo que está sofrendo… muito obrigada,
Josiane



Synara
em

Oi Andrea. Como eu queria poder ajudar a todos vocês donos de animais a eles em especial; mas assim, somente com esses dados fica humanamente impossivel para mim…Mas desejo que tua gata melhore…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elaine
em

Oi Dra.,estava procurando informações na internet pois perdi meu gato recentemente,ele teve uma parada cardíaca.Inicialmente o problema foi por não conseguir urinar,exatamente como o caso relatado.Mas quando levamos ao vet. pela primeira vez,foi feito somente exame de urina,o hemograma só foi feito na terceira internação quando o quadro clínico dele já estava bem avançado.Depois do falecimento dele,com o resultado do hemograma em mãos,o vet. nos comunicou que o rim e o fígado dele não estavam funcionando.Por conta disso,tenho duas dúvidas:se o hemograma tivesse sido feito desde o início,teria evitado essa tragédia?A parada cardíaca foi em decorrência do não funcionamento dos rins?Sem contar que tudo isso se passou em apenas 9 dias.
Abraços e parabéns pelo trabalho,pelo amor que tem pelos peludinhos.



Synara
em

Oi Eliane. Quando um gato está com dificuldades para urinar o primeiro e primordial atendimento é ver se há obstrução uretral e tentar aliviar essa obstrução por meio de sonda ou massagens penianas. Sempre é uma situação emergencial. Se os rins pararam, é por que ele fez Insuficiência Pré- Renal Aguda, possivel de ocorrer se o gato não consegue eliminar a urina. O hemograma seria secundário a desobstrução, assim como a dosagem da bioquimica renal teria que ser feita para avaliar o comprometimento renal. Por ai. Mas agora é esquecer tudo isso e tocar a vida para frente. Se por ventura tu tiver outro gato fica já sabendo que quando os gatos tem dificuldade para urinar a situação é delicada e a primeira providência é agir para fazer com que o animal volte a urinar ou eliminar a urina, seja até mesmo por uma punção dessa bexiga repleta. Sinto muito pela perda dele. Sei o quanto nos dói perder um bicho que gostamos e convivemos. Mas passa. O tempo cura todas essas dores das perdas.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Kalina
em

Meu gato apresentou obstrução urinária, passamos a sonda, e só na segunda vez que foi passada a sonda e depois do uso de um sedante, foi que ele conseguiu urinar, desconfio que talvez tenha havido um relaxamento da musculatura com o sedativo, pois, ele não reagiu a primeira passada de sonda. Está tomando antibiótico com muita dificuldade, já liguei para o vet. dele para pedir exames de sangue e radiológicos para sabermos a real situação dele. O vet, falou também que a bexiga dele é muito alta, que ela deveria localizar-se mais embaixo. Isso poderia influir em alguma coisa neste caso? Que outros procedimentos posso tomar? O que vc acha de alimentação caseira ao invés de ração, claro que toda a comida seria feita especialmente para o animal. Abraços e obrigada pela ajuda!



Synara
em

Ola Kalina. O importante que é seja restabelecida a saida natural da urina pela bexiga. Sim, o sedativo ajuda a que haja relaxamento do esfincter como dos músculos detrusores da bexiaga. Não vejo necessidade de RX, quanto a exames te sugiro o de urina ( EQU) para verificação de presença de cristais e se possam ser de oxalato ou estruvita esses cristais, que quando precipitados podem causar obstrução da uretra. Mas há outras causas para a obstrução urinária em gatos, como tampão mucoso na ureta, ph da urina,etc..No exame de sangue o que pode “ajudar” é medir creatinina para ver se está tudo bem com a função renal dele como CONSEQUÊNCIA DA OSBTRUÇÃO E NÃO A CAUSA. Não acho que a posição da bexiga seja causa…e não influi. Quanto ao antibiótico se ele está tomando por via oral, passa a dar injetável ( levanta a pele logo atrás das costelas e aplica ( via subcutãnea). Pode ser Enrofloxacina ( 1 ml 1 x ao dia por 10 dias). A comida caseira terá que ser bem balanceada…Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinára



maria do socorro s salvador
em

essa niote o meu gato passou amal muito mal com bastante dór na barriga levei ao veterinário a veterinária dectou que ele tava com abtrução urinaria o que vem a ser isso por favor mim a jude tirando minhas dúvida obrigado



Synara
em

Ola Maria do Socorro. Leia com atenção o texto publicado no caso clinico postado que vais entender.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



lizete k weiller
em

site ótmo, Deus te abençõe por se dedicar á nos esclarecer. meu gatão , o vesgo passou pela cirurgia de retirada da bexiga,, saio uma quantidade enorme de calculos, e areia; foi até fotografado.voltou p casa á 4 dias,todos os dias vai p clinica p receber soro e remédios. seu amtibiótico foi mudado pois ele apresentou infecção, e estava resistente ao ant. anterior.O q me causa desconforto é ve-lo com a respiração curta o tempo todo, como uma mulher em processo de parto, ele só comeu ontem carne moida crua, os outros dias dei de seringa carne batida no liuidificador. por que essa respiração? a recuperação é mesmo demorada. seria melhor p ele ficar mais tempo em casa e menos na clinica? por favor me responda. tenho 6 gatos, todos q peguei na rua, o vesgo é um siberiano q apareceu muito nagro robamdo comida, como era muito boemio castrei e ele ficou gordão e muito caseiro.vc sabe de casos de verdadeira recuperação após essa cirurgia? muitissimo obrigada. liz



Synara
em

Oi Lizete. Essa respiração curta pode ser dor. Recuperação em 4 dias é pouco tempo, sim. Ficar em casa ou na clinica vai depender do estresse dele, do teu bolso para pagar, do tempo que tu tens para cuidar dele. Acho que devem dar um anti inflamtório para ele. Pergunta se ele está recebendo. Mas espera mais tempo…ele tende a se recuperar.. Ele precisa estar urinando também…se atentar para isso…bexiga cheia faz essa descnforto da respiração…E saiba: ele não fez a retirada da bexiga, senão estava morto – bexiga não se tira, se opera. Abriram a bexiga e retiraram os cálculos, e depois fecharam a bexiga ( suturaram). Certo? Fé e boa sorte. Vai dar tudo certo com ele.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Renato Rodrigues da Silva
em

Dra Synara, bom dia

Tenho um gato há 11 anos, o Teimoso, que desde que tinha meses de idade foi castrado. Porém, nunca aceitou ração para gatos castrados, pois era viciado em Whiskas.

Meses atrás, apresentou problemas urinários. Fez-se de tudo, mas não teve jeito: extração do pênis e da uretra, resultando na emasculação do animal, além de um dieta estrita na base da ração renal.

Porém, a veterinária do Teimoso, em que pese ser muito competente e atenciosa, praticamente o desenganou. Apesar de muito resistente (em tudo, sempre fez jus ao nome…), ela nos diz que Teimoso não irá muito longe, o que provoca choros nam minha filha, mais nova que Teimoso inclusive (imagine !) que da última vez chegou até a ficar doente ao ouvir isso. Essa é a opinião da veterinária dele. Mas, na sua opinião, e pela experiência que tem, qual é em média a sobrevida de um animal que passou por tal procedimento cirúrgico ?

Teimoso leva uma vida tranquila, não vai pra rua, pois não deixamos, e é extremamente carinhoso e inteligente. Depois que teve a extração do pênis, já teve duas recidivas dos sintonas. Logo adivinhamos que se tratava disso pois ele fica inquieto, vomita, começa a querer urinar em lugares incomuns e, nestas duas recidivas, urina com sangue. A solução tem sido a aplicação de antibióticos e antinflamatórios.

E, nestas duas recidivas, uma foi quando viajamos um final de semana e Teimoso ficou sozinho (estresse ?), de forma que quando voltamos ele apresentava o quadro novamente. A outra, nesta semana, talvez tenha sido minha culpa: com pena, dei uma pedaço do churrasco (estava salgado) que ele me implorava (alimentação inadequada ?); um ou dois dias depois disso, lá estava o bicho com os sintomas.

Muito obrigado e sucesso

Renato



Synara
em

Oi Renato. O primeiro ponto é verificar se ele tem infecção urinária ( bexiga) e tentar controlar isso com antibióticos e anti inflamatório. Isso é possível em face desse procedimento todo, pois o orificio urinário pós cirurgia fica mais aberto, permitindo essas infecções recorrentes. Aconselho um exame de urina (EQU) para verificar como está “funcionando” todo o sitema urinário dele, desde os rins. Esse exame dá um bom perfil. Não creio que o churrasco foi a causa…o estresse até pode. Quanto à sobrevida de um animal com essa cirurgia vai depender desse controle de infecções e avaliação renal. Certo? Mas se ele é “teimoso” vence essa. Confia.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



MARIO ANDRADE
em

PREZADA DRA.SYNARA

TIVE UM GATO, DE 7 ANOS APROXIMADAMENTE ( O LOIRINHO ), QUE APRESENTOU UM QUADRO DE COAGULO DENTRO DA BEXIGA, FUNÇÕES RENAIS PARALISADAS QUE DEPOIS VOLTOU A FUNCIONAR, E O COAGULO DESAPARECEU, FIGADO BOM, OS NIVEIS DE UREIA E DEMAIS RESTABELECERAM. MAS O GATO NÃO CONSEGUIA URINAR, O CANAL DE SEU ORGÃO FICOU COM CRISTAIS E OBSTRUIDO, SEGUNDO O VETERINARIO, E AI SUGERIU QUE FOSSE EXTRAIDO SEU PENIS PARA MELHOR ELIMINAÇÃO DA URINA. FIZERAM A CIRURGIA, ME ASSUSTEI, POIS O CORTE FOU MUITO GRANDE E O GATO NÃO SUPORTOU E FALECEU! GOSTARIA DE SABER SE ESSE PROCEDIMENTO FOI CORRETO, E SE ESSE CORTE ENORME, REALMENTE DEVERIA OCORRER, POIS O VETERINARIO HAVIA ME DITO QUE SERIA SIMPLES, E O LOIRINHO SOBREVIVERIA BEM, SE POSSIVEL GOSTARIA DE UMA FOTO DE ALGUM GATO COM A CIRURGIA PÓS EXTRAÇÃO DO PENIS, ACHO QUE OS VETERINARISO AQUI ERRARAM FEIO, E TUDO ISSO POR CAUSA DE RAÇÃO ALIMENTAR ( SEGUNDO OS MEDICOS ). CONTO COM SUA RESPOSTA, ABRAÇO,OBRIGADO! MARIO – VINHEDO – 19 – 3876 0045



Synara
em

Oi Mario. Não tenho avaliar os procedimentos feitos baseada apenas em teu relato. Acho que esse caso clinico de obstrução urinária em gatos, é algo muitas vezes emergencial como conduta de desobstrução para estabelecer um fluxo urinário que seja compativel com vida. Cada caso um caso…Não me atreveria julgar nada e nem a ninguém….Quem errou, se erraram, quem disse o quê..Não tem como isso. Esssa de rações serem as causadores desses problema em gatos, apenas pode se um das variadas causa dessa obsrução. Tem outras …a discussão é longa sobre esse fato…Pobre do Lorinho, mas se foi…Pega outro gato para ti e esqueça o que passou. Alguém aprenderá com todos os aconteciemtnos. Ou não… Or ai. Relaxa. Buscar tanta explicação não trazer teu gato de volta. Pensa.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Camila
em

Bom dia Dra. Synara!
Tenho um gato, o Kiko, castrado, de 5 anos de idade, que a quase 2 meses vem apresentando dificuldade pra urinar. No início ele ficava lambendo o pênis frequentemente, eu pensei que fosse algum “distúrbio” comportamental, já que a três meses ele começou a tomar gardenal devido ao fato de ele ser epilético.
No dia 18 de setembro ele tentou urinar por várias vezes no prato de areia e não conseguiu. Na oitava tentativa ele urinou. Levei o Kiko no veterinário imediatamente e ele disse que o problema era cálculos na bexiga e no canal da uretra, mas que não havia obstrução total, que a bexiga dele estava vazia e que apenas tomando antibiótico e comendo Urinary Feline (Royal Canin) ele melhoraria. Tomou duotril por 10 dias. O Kiko melhorou um pouco, urinava mas demorava de 3 a 5 minutos no pratinho de areia para conseguir, e em seguida lambia o pênis.
Levei no veterinário novamente. Ele modificou o tratamento. Receitou dois antibióticos: norfloxacino (12 em 12 horas) e ampicilina (8 em 8 horas).
O kiko continuou do mesmo jeito. Voltei no verterinário. Ele passou a sonda no gato e colheu a urina dele. Fez o exame e disse que está tudo normal no exame dele, a única coisa anormal encontrada foi “areia” na urina. Disse para continuar com a mesma medicação e continuar comendo a Urinary. Três dias depois o Kiko novamente demorou 5 minutos no pratinho de areia e fez pouco xixi. Levei no veterinario, ele passou novamente a sonda e disse que se ele não melhorar agora a solução é a cirurgia de amputação do pênis…
Bom, fazem 3 dias hj que o kiko foi ao veterinario pela última vez, além dos antibióticos ele está tomando agora Dermacortem a cada 12 horas. No primeiro dia ele urinou com 35 segundos, ontem e hj ele levou 50 segundos… Estou com receio de que ele possa piorar… Gostaria de ter a sua opinião quanto ao tratamento que o kiko está fazendo (ele está tomando antibiótico a pelo menos 30 dias direto). Será que diante desse quadro, é realmente necessária a cirurgia? Afinal ele ainda não chegou a ter uma obstrução total… Apesar que fico sempre de olho e não deixo o quadro avançar. As vezes penso em levá-lo em outro medico para ter uma segunda opinião… as vezes penso q pode ser algum problema renal e não cálculos como o veterinário disse… Fico muito confusa.

Obs.: a dois anos o Kiko come a ração Cat Chow (a Ambientes internos e a de Carne). A aproximadamente 3 meses eu passei a comprar outra linha da ração, a Cat Chow vida saudável.

Desde já agradeço sua atenção!

Forte abraço!

Camila



Synara
em

Oi Camila. Acho que fazer a retirada do pênis com esses sintomas que ele apresenta é um procedimento bem precipitado.
Penso que deves pensar em usar um diazepinico em dose bem baixa apenas para provocar um maior relaxamento do esfincter uretral. Dá para ele por uns 3 dias. E dar carne crua junto com a ração. Seguir com o meticortem conforme prescrito. Acho que por ai. Pode dar diazepam 5mg ( dar 1/ 8 de comprimido pela manha). Pode potencializar um sono nele, apenas. Acho que essa dicas ajudam. Problema renal ele não tem, tudo tende a ser a Sindrome Urológica Felina. Cuidar o estresse com ele. Isso ajuda a precipiar crises. E controla tua ansiedade.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Mileid
em

Ola dra.Synara tudo bem?QueDeus lhe abencoe por dedicar seu tempo em nos explicar algo tao complicado!Bom vou contar o que tem acontecido com meu gatinho Lilinho de 4 anos.No dia 30/9 ele apresentou dificuldade em urinar levamos no vet.e foi feita a amputacao do penis ele ficou com a sonda durante 35 dias!nossa qur dias dificeis,nao bastando isso,no dia 29/11 apresentou os sintomas citados no caso do canalha,desta vez o vet passou a sonda pela barriga,teria que ficar mais um med com o colar e tudo!mas dia 11/12 ele conseguiu arrancar a sonda!!!nao tive coragem de voltar no vet,aqui em casa todos estao muito tristes com o sofrimento do lilinho e nao qurem que eu leve o gato no vet novamente se caso ele iniciar novamente com os sintomas…Vc me aconselharia algo?obriga e fique com Deus sempre!



Synara
em

Ola Mileid! Comigo tudo bem. Obrigada pelo desejo da benção. Bom, não sei se entendi direito, mas se o colega teve como a primeira conduta a amputação do pênis penso que se precipitou. Primeiro se tenta massagem peniana, com o animal sedado, já que facilita o relaxamento do esfincter da bexiga, se não há eliminação do jato urinário se passa a sonda uretral, se a bexiga está muito repleta e dificulta a colocação da mesma se faz uma punção ( cistocentese) da bexiga com o intuito de esvaziar e não deixar o animal entrar em crise urêmica. Às vezes uma ecografia ajuda a definir os tamanhos dos cálculos para que ai possamos analisar se é caso de abrir a bexiga e retirar esses cálculos. Achei longo demais o tempo de sonda…realmente não entendi qual foi a conduta toda…Ele está conseguindo urinar sem sonda?? Em tese, a amputação facilita ( não que seja a conduta primeira como me referi acima), já que foi feita, a passagem da urina, pois não tem mais a uretra para obstruir…Se ele não está conseguindo urinar pode ter havido comprometimento do músculo detrusor da bexiga…Preciso saber se ele está urinando sem a sonda agora, para poder entender tudo isso. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Karrie Chan
em

Olá!
Gostaria de saber se um gato vive bem sem o pênis.
Tenho um gatinho de 3 anos, persa e de nome Kuro.
Ele ficou obstruido e devido as varias tentativas de retiradas das pedrinhas com a sonda seu pênis necrosou.:( e assim teve que fazer a retirada. Fora que teve que reconstruir o canal urinário tambem.
Seu figado ficou fragilizado, mas agora está se recuperando e vai ter alta no fim de semana.
Ele vai ter que comer royal canin urinary para sempre segundo a veterinária. Antes comia Cat Show para bola de pelos e trato urinario.
Segundo a veterinaria ele vai ficar com continência urinaria por um tempo e usando frauda para não sujar a casa.
Sofreu bastante o meu gatinho.
Ele pode realmente viver bem sem o pênis ou vai ter problemas pelo resto da vida?
Obrigada.
Karrie



Synara
em

Ola Karrie. Pode ter uma boa qualidade de vida sim ,sem o pênis, se for bem cuidado, proteger a bexiga para infecções recorrentes ( a uretra fica curta com a extirpação do pênis) …Por ai. Quanto a comer a ração por toda a vida dele vai da posição de cada profissional.
Boa sorte com o Kuro.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



sabrina
em

Olá, Dr. Synara. Meu gatinho de 2 anos e 5 meses
apresentou no dia 14 sintomas de obstrução uretral. Levei-o ao Vet e ele ficou internado para fazer uma lavagem vesical. Foi constatado muita areia na urina. No dia seguinte, ele já estava urinando e ganhou alta pq na clínica ele não estava comendo e estava arredio, já que apesar de castrado, ele é um gato de vida livre; mora na minha casa, mas adora rua… Estou com ele em observação, separado dos outros e ele está tomando Baytril 15 mg 1 vez ao dia, Predsim 0,5 ml de 12/12 hs e dipirona de 8/8 hs. Ele está bebendo água, ás vezes e comendo só quando eu estou perto e fico lhe oferecendo (pastosa royal canin), mas mesmo assim, bem pouco. Está super dengoso, mas está espertinho. o que me preocupa é que hj é o terceiro dia que ele está comigo em casa e ainda está com incontinência e sanguinho. A vet me disse que isso era normal e que era para observar os torrôes na caixa de areia. As vezes sai bem pouquinho, as vezes sai mais. isso é normal? Devo voltar com ele a clínica? Desde já agradeço a sua atenção e gostaria de dizer que; como apaixonada por animais e covarde demais para ter sido vet, fico muito feliz qd vejo profissionais que não endureceram, que amam nossos amiguinhos e são solidários tb a dor de seus “tutores”. Um grande Abç
Sabrina



Valéria
em

Olá, Dra Synara.

Resolvi postar um caso porque fiquei muito feliz pelo seu Blog e comovida pela sua atenção, dedicação e profissionalismo.
Eu tenho um gato de raça persa Assolan de 3 anos de idade com 2.850 kg. Em novembro de 2011, ele apresentou dificuldades de urinar e quando levei imediatamente ao veterinário, ele não precisou ser sondado, pois urinou normalmente durante o exame clínico. A médica veterinária receitou o Norflagen e em dois dias ele já estava totalmente recuperado e passou a se alimentar da ração Urinary. No entanto, agora em março, a obstrução voltou. Ele teve que ficar com a sonda durante 2 dias e fez soroterapia durante 5 dias de internação, tomou antibiótico (Cefalexina – Rilexine 75) e antinflamatório injetável. A urina estava bastante avermelhada (com sangue). Ele fez os exames de urinálise, urinocultura, rins, alt, creatinina, hemograma e ultrasson. No exame de ultrason, os rins, fígado estavam normais, não foi encontrado cálculos ou microcálculos, mas a bexiga está bastante espessa – inflamada e a causa para a obstrução foram os tampões causados por essa infecção bem avançada. Descartada a hipótese dos cálculos, fiquei aguardando o resultado da urinocultura. Ele voltou para a casa (pesando 2.350 kg), a urina passou a ficar da cor amarela escura sem sangue, só que o problema é que ele ainda não esvazia toda a bexiga, estou dando água para ele duas vezes ao dia (80 ml), ministrando o Rilexine 75 2xdia, antiflamatório injetável a cada 7-10 dias e ração urinary molhada e seca. A minha surpresa foi o resultado da urinocultura, foi encontrada a bactéria a Proteus sp e todos os antibióticos testados (Gentamicina; Cefalotina; Cefoxitina; Ceftriaxona; Norfloxacina;Nitrofurantoína; Ampicilina; Amoxilina + ác. clavulânico; Ciprofloxacina; Sulfa/trimetropim) são resistentes a ela. E mais crítico ainda é que todos os laboratórios de Fortaleza que fazem o exame de urinocultura em animais, usam esse mesmo kit de antibióticos, a veterinária que faz a análise ainda disse que esse exame não pode ser feito fora do estado porque a bactéria morre. Então o que faço? O antibiótico que ele está tomando não foi testado (Cefalexina), ele está melhor, mas tenho receio de só estar mascarando a infecção e a bactéria se tornando mais resistente. Em suma, existe a possibilidade de eu fazer este exame fora da minha cidade (Fortaleza) e de fato descobrir qual o antibiótico que pode combater essa bactéria? Esse exame não pode ser feito em laboratório comum (humano)?
Agradeço desde já a sua atenção.



Synara
em

Ola Sabrina. Em tese, tudo o que o colega te falou procede frente ao quadro clinico do teu gato. È comum essa “incontinência” quando se faz sondagem urinária. Terás que observar se não vai haver recidiva dessa obstrução. Por ai…Vai dar tudo certo com ele, creia.
Desculpa pela demora em te responder mas estava com outros compromissos profissionais que me afastaram por uns dias do trabalho com o site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Valéria. Pois é, estranho, geralmente, o proteus é combatido pela gentamicina e até mesmo por derivados da penicilina ( cefalexina uma delas). Esses Kits podem ter falhas, por isso te oriento que siga com a cefalexina , visto que ele apresenta melhora. Uma dica: para um melhor relaxamento do esfincter vesical conversa com quem está o atendendo para usarem diazepam em dose baixa e por via oral, por 3 dias seguidos. Pode ajudar…Não sei se seria indicado uma nova urocultura em face dele já estar com antibiótico em uso . Mas se quiseres pode ser feito em laboratório humano , sim; sugiro que o uso de antibiótico seja não menos do que 15 dias direto. Essa a ajuda que posso te dar por hora. Qualquer coisa posta novamente que te oriento. Mas aposto que o diazepam será bem vindo…
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fúlvia
em

Olá Dra Synara,boa noite!!

Eu tenho um gato que peguei na rua e estou com ele vai fazer dois anos em setembro desse ano,não sei sua idade porque ele já era adulto.Sei que ele já foi castrado,pelo jeito já teve dono,mas de alguma forma foi parar na rua.No dia 13-02-12 ele caiu da cama enquanto brincava,teve uma compressão na coluna e ficou internado quase um mes.No hospital,o médico começou o tratamento com acupuntura e remédios pra dor.O problema é que ele não fazia xixi sozinho,nem coco.Então aos poucos ele começou a fazer xixi sozinho.Consegui trazê-lo pra casa e começamos com sessões de fisioterapia e continuamos com acupuntura.Ele começou a fazer xixi sozinho,mas parou.Hoje em dia estou dando o remédio manipulado “Betanecol” 5mg por dia.A primeira vez que eu dei,ele ia fazer xixi de 10 em 10 minutos até que esvaziou sua bexiga e ele não fez mais.Continuei no dia seguinte,mas ele continua relutando em fazer xixi.Parece que fica com medo da caixinha,fica procurando outro lugar.Estou super preocupada,não sei mais o que fazer.Estou dando pysilium e lactulona pra ajudar nas fezes.Estou dando mais saches wiskas pra ele ficar com fezes mais moles.Olha tá difícil viu.Gostaria de uma opinião.

Obrigada. Boa Noite.



Synara
em

Ola Fúlvia. Acho que se derem um relaxante muscular ( diazepam) pode ajudar no ato da eliminação de urina. Todo dano medular exige uma santa paciência! Quem sabe por essa retenção de urina ele não fez uma “cistite”??? Conversa com os colegas para pensarem em usar antibióticos também. Sugiro o uso de ” oleo mineral” ( nujol) por via oral, pois passa pelo sistema gastro intestinal sem ser absorvido, e com isso facilita que as fezes fiquem lubrificadas com o óleo e que passem pelo trato intestinal dele. A lactulona pode causar diarréia….e penso que não seja por ai…. Pois por compressão da medula a inervação dessas áreas de defecação e urina ficam compremetidas. Por ai posso te ajudar em face do teu relato. Boa sorte e paciência.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fúlvia
em

Olá Synara, bom dia!

Eu já tentei dar óleo de peixe pra ele,mas ele começou a vomitar (acho que foi por causa de uma alteração no fígado e como ele ficou muito tempo internado,ele tomou muito remédio pra dor e antibiótico,então pode ter prejudicado o estomago dele)eu levei ele pra fazer exame de sangue porque achei que ele estava muito quieto e deu uma alteração no fígado, parece que algo sobre ult 157 (não sei direito),mas o medico disse que não está muito alto.Já estou dando silimarina pra ele e ele está ótimo.Ele está muito bem,está andando bem,come feito um leão e bebe bastante água,até voltou a brincar com o irmãozinho dele o Chilino.Acho que é um trauma da caixa de areia.Eu vou conversar novamente com o médico e ver se ele acha melhor continuar com acupuntura,porque quando ele caiu, a bexiga dele estava cheia e acredita-se que distendeu a bexiga.Quando ela está cheia,fica um caroço do lado direito da barriga dele sabe,aí eu aperto e depois diminui.Aprendi a apertar vendo a fisioterapeuta,mas tenho medo e não quero fazer isso pra sempre,tem que ser natural né.Vou ver também a possibilidade de fazer um exame de urina.Eu agradeço a atenção e te parabenizo pelo seu trabalho.Muito obrigado de coração. Bom trabalho.



Synara
em

Oi Fúlvia. O importante é que hoje ele está bem. Acho, ainda, que o uso do diazepam para relxamento do esfincter vesical seja uma boa pedida…até que ele recupere. Boa sorte, tudo dará certo.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinaria



Naiara Santana
em

oi,gostaria de saber s tem como eu ajudar meu gato a fazer xixi,trouxe ainda pouco do vet ele tá com problema urinário grave mais não tenho condições financeiras para deixa-lo na clinica ele ficou internado por seis dias apresentou melhora estava respondendo aos procedimentos,ae de repente voltou a não urinar,a não comer a Dra. teve q esvaziar a bexiga dele por q já não estava respondendo mais…Enfim têm como fazer esta obstrução em casa?se souber d algum remédio caseiro por favor me ajude …obrigado



Mara
em

Tive um lindo gatinho chamado Odin, que faleceu logo após a cirurgia de limpeza da bexiga. prometi pra mim não cuidar mais de gatos no entanto me surge um lindo gato de rua machucado, sofrendo e não pude fechar os olhos. O gato medroso e arisco tornou-se um amor de amigo e logo agora que eu estava me recuperando da perda do meu Odin. O Kit (gato de rua) me leva ao terror do passado, pois está com dificuldades para urinar e de imediato levei-o a clinica veterinária e foi feita ultra som e pude ver uma camada apavorante de cristais na bexiga do lindo Kit que está tomando: Amoxicilina ml de 12/12h,Baytril 1 vez ao dia,dipirona 6 gotas, calmante e colocar uma tampinha de dissol na água do bebedouro 1 vez ao dia por 1 semana(não recomendado para gatos obesos) Obs. Ajuda dissolver cálculos. E comerá royal canin urinary por 3 meses pra ver se muda o quadro. Obs. O Kit tem 7 kg. O nome da clínica é C.A.T para gatos e a médica é a Drª Sheila que é super cuidadosa. Ainda bem que Deus colocou no mundo gente que ama cuidar daqueles que pedem socorro pelo olhar. Pelo que li aqui você Synara é uma delas. Gratíssima pela ajuda, pois nem todos podem pagar por um tratamento caro e umas dicas podem aliviar a dor de quem está morrendo sem esperanças de socorro.



Daiany
em

Oi meu gato ficou com problema de urinar levei ele ao veterinário e colocaram uma sonda nele só que os veterinários trouxeram ele de volta pra casa no mesmo dia e hoje no terceiro dia com ele em casa ele ainda não conseguiu fazer xixi pela sonda ele não come não bebe e só fica deitado e dá pra perceber que ele está com dor ele não deveria ficar internado para os veterinários drenarem a urina dele e deixa-lo no soro?
Por favor me ajuda estou desesperada eu morro se acontecer alguma coisa com meu gato a unica coisa que eu quero é que ele melhore o ruim é que não tenho condições financeiras pra pagar tudo que ele precisa mais até agora eu tenho feito de tudo você acha que eu devo levar ele a um outro veterinário?
Será que você pode me indicar um eu moro em São Paulo São Bernardo do Campo por favor estou desesperada mesmo eu nem consigo dormir de noite pensando nele outra coisa ele está vomitando direto e soltando uma espuma pela boca.Estou muito preocupada mesmo por favor me ajude.



Synara
em

Oi Naiara. Estou com as respostas dos comentários aqui do site muito atrasadas, portanto, nao pude te ajudar. Como está ele agora? Se quiseres retorne ao comentário.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Mara. Obrigada pelas palavras. Vai dar tudo certo com teu gato.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Daiany. estou com os comentários atrasados do site, e nao sei como está teu gato nesse momento. Fiquei portanto mais limitada em te ajudar. Se quiseres retorne com o comentário.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ellen
em

Meu gatinho de 1 ano e meio fez ontem uma cirurgia para retirada de cálculos na bexiga, recebeu alta no mesmo dia mais ele está até agora com incontinência urinaria. Isso é normal? obrigado



Synara
em

Ola Ellen. É comum essa incontinencia nas 48 horas seguintes, até tudo se estabilizar. Mas tem que acompnhar de perto tudo isso.
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



Teomar
em

Oi Dra. Synara,
Estou aqui emocionada com tantos relatos e tão parecidos com a minha situação. Já tive gatos na infância e eles comiam comida caseira, andavam pela rua e quando ficavam com algum desconforto minha mãe dava remédio caseiro e eles saravam. Há um ano apareceu em nossas vidas um anjinho traquino que de início achávamos que era fêmea e depois descobrimos que era macho, o nome dele é Rony (o amigo do Harry Potter),rsrs. Bom ele começou com esse quadro de ficar na caixa de areia um tempão até conseguir urinar, Seguindo a linha de minha mãe comecei a dar chá de cana de macaco e ele melhorou. Mas na verdade só retardou os sintomas dos problemas urinários. Um dia cheguei em casa e encontrei tudo sujo de sangue, me desesperei pensei que a bexiga dele tivesse estourado. Levei ao vet onde ele desobstruiu e voltamos para casa. No dia seguinte fizemos ultrassom onde foram achados cálculos na bexiga. Piorou o quadro a ponto de achar que ia morrer, levamos ao vet já com a linguinha de fora. Ficou internado por 3 dias, onde a médica disse que teríamos que operar. O meu desespero aumentou pois não tenho condições de fazer essa cirurgia, já gastamos em torno de R$800,00. Enfim resolvi trazer de volta para casa. Ele já está há dez das tomando Amoxicilina * Clavulanato, tomou maxicam por 3 dias e comendo a ração urinary da Royal. Hoje está bem, mas sei que não está bom. Faz muito xixi, mas ainda fica um tempo na caixinha. Desculpe ter me alongado tanto, mas tenho tanto medo de que volte a ter problemas de novo e não quero deixá-lo morrer sem atendimento. A minha esperança é que com a ração por 3 meses ele consiga eliminar os cálculos e ficar bom novamente. Qual o seu parecer? Existe uma outra opção mais em conta para a ração da Royal? Ele não aceita a ração seca, tenho que comprar o sachê da úmida e misturar. Abçs e aguardo uma resposta



Teomar
em

Ah e para aqueles que relataram incontinência o Rony teve por dois dias depois voltou ao normal.



Simone
em

Synara, Estamos com um filhote persa que apresenta o mesmo problema, ele tem problemas de desenvolvimento, e isso acarretou em muitas complicações. A ultima delas que estamos enfrentando é a obstrução do canal da uretra, como a principio não sabíamos exatamente qual era o problema e como ele estava muito mal, optamos por uma cirurgia e descobrimos que o canal é tão pequeno que não passa nenhum cateter, ele se recupera bem mas ainda precisamos fazer a punção com agulha para retirar a urina duas vezes ao dia, você conhece algum tratamento alternativo? Agradeço qualquer ajuda que possibilite salvar a vida desse pequeno. Obrigada!


Comente