Prostatite Canina – O Caso do cão Baco (com fotos da “castração”)


 fabio-baco-e-liebe-032.jpg   O Baco é um cão da raça Bichon Frisé que está com 6 anos de idade. Seus proprietários são a Karina e o Fábio. São meus clientes com o Baco desde que ele era filhotão. O cão deles sempre teve todos os cuidados e zelos possiveis. Como todo Bichon,  apresentou desde jovem problemas de pele, mas sempre conseguimos controlar bem essas crises alérgicas dele sem maiores artificios terapêuticos.  Isso se deve aos cuidados que a Karina sempre teve com seu cão. Ao minimo sintoma de qualquer coisa que ele apresentava ela me ligava e, se fosse o caso,  marcavamos uma consulta, com isso o Baco nunca teve maiores doenças. Minhas intervenções com ele eram simples:  retirei um berne, controle das alergias, vacinações anuais,  retirada de cistos sebáceos, algumas crises de ansiedade onde lambia em excesso as patas, uma conjuntivite, retirada de “bicho de pé” que adquiriu na praia, eczema escrotal, uma balanopostite ( inflamação do pênis e prepúcio – geralmente tem como causa traumatismo), limpeza de tártaros e não mais que isso, num periodo de 6 anos de vida.

Pois semana retrasada a Karina  ligou-me para perguntar-me se devia administrar um vermifugo para o Baco, pois ele estava com dificuldade para defecar;  e que depois do esforço que ele fazia para isso saia uma fezes amolecidas. Fiz algumas perguntas sobre essa dificuldade em defecar e, baseada em suas respostas,  disse que não era verminose e, sim,  uma forte possibilidade de estarmos frente a um tenesmo ( dificuldade para defecar associada com dor) e que podia estar associado a problema prostático no cão.  Acalmei-a e disse que deviamos marcar uma consulta para avaliar melhor tudo,  e que precisava ser submetido a um toque retal.  Embora estando com 6 anos de idade pela descrição do tenesmo pensei de imediato em prostáta. Geralmente atendo cães com sindrome prostática com idade de 8 à 9 anos; mas a faixa etária – segundo a literatura – dos cães acometidos começa a partir dos 5 anos de idade. Portanto, o Baco manisfestou mais cedo esse quadro.

No dia da consulta veio o Fábio com ele; como é de costume do Baco sempre que chega ele dá uma volta pelo jardim e marca território com urina; o que para mim isso é muito bom quando meus pacientes fazem isso, aliás, sempre estimulo e peço aos donos que logo que cheguem ao consultório larguem seus animais no chão, justamente para que eles façam esse elo de comunicação ambiental através das excreções, pois com isso já posso observar como estão as fezes e urinas dos meus pacientes. Observei de cara uma andadura do Baco mais “encurvada” e com as patas posteriores mais abertas  – pela dor abdominal da prostatite e hiperplasia da glândula que acompanha esse quadro inflamatório/infeccioso –  e quando ele urinou eliminou um jato sem força e com sangue ( hematúria).. Disse ao Fábio: “ É prostáta!” O Fábio ficou surpreso e comentou: ” Nossa, Synara, assim de cara!!” e riu. Eu respondi: “Pois então, são anos e anos vendo isso, meu amigo; e são sintomas bem clássicos. Mas vamos ao exame clinico.

baco-sendo-examinado-por-mim.jpg  Medi temperatural retal e não apresentava quadro febril – poderia ter tido antes pois o quadro era de uma prostatite. Fiz palpação abdominal e percebi uma “massa” arrendondada na região da bacia indicando a hiperplasia. Parti para o toque retal e encontrei a prostáta muito inchada e o Baco manifestou uma dor intensa quando toquei nela,  a ponto de emitir jatos de urina, segui no toque e encontrei bordas lisas, o que me indicou que era quadro mais agudo e não crônico na prostáta e, praticamente, descartei possibilidade de câncer prostático.

ecografia-baco-035.jpg  Solicitei uma ecografia abdominal para vermos a dimensão da glândula ( ao toque achei que podia ter mais de 3 cm de aumento) e todas as caracteristicas que pudesse ter a imagem da mesma. E queria investigar a bexiga, pois achava que havia uma cistite junto, pois ao toque abdominal percebi paredes vesicais espessas demais. Marcamos a eco para o outro dia.

Vejam bem, poderia ter solicitado os exames padrões citados pela literatura, mas sempre vou defender a tese de que o clinico deve colocar a sua experiência clinica acima da teoria, cada caso é um caso, cada paciente é um paciente, cada sintoma que o animal apresenta é que nos indicará quais os exames  serão mais fidedignos no momento. E quanto menos estresse de manejos aos animais melhor!! Como repito sempre: ” Os animais nao têm consciência e auto controle sobre suas reações comportamentais, portanto, quanto menos os manejarmos com exames melhor!” Tenho um outro caso aqui publicado sobre próstata ( sindrome  prostática) onde o paciente foi subemtido a hemograma e perfil bioquimico.

 eco-no-baco-002.jpg  Optei apenas pela ecografia porque as imagens da próstata e da bexiga seriam confirmadoras de processos infecciosos e/ou hiperplásico,  já que pelos exames de palpação abdominal e retal as caracteristicas que encontrei ( vale muito essa experiência do toque com as mão!),  também,  me apontavam tais situações clinicas. Não achei importante , como disse, seguir “ao pé da letra” os exames todos para esse caso, portanto,  não pedi hemograma ( onde poderia encontrar uma leucocitose e uma neutrofilia – ou não!)  e nem exame de urina (onde poderia encontrar numerosos glóbulos brancos e  hemácias).  Evidente que uma cultura bacteriana ajudaria um pouco, mas ao mesmo tempo temos que saber que há antibióticos especificos que atuam no parênquima prostático pela dificuldade de difusão nessa glândula, então optei por um desses antibióticos que é o Trimetropim + sulfamidas;  às vezes, temos que lançar mão da associação de outros deles ( eritromicina, ácido nalidíxico, ácido pipemídico) usando a cada 15 dias um deles. Mas no caso do Baco optei, por enquanto, apenas usar a Sulfa que já combate a infecção urinária.

Ecografia feita e tudo confirmado: aumento prostático e prostatite. Paredes da bexiga espessadas, compativel com cistite. Rins bem.   laudo-baco-dra-synara.doc

   baco-anestesiado-para-castracao-018.jpg   De posse do exame conclusivo partimos para o tratamento de eleição para qualquer etiologia de hiperplasia prostática: Orquiectomia ( castração). O Baco foi castrado com sucesso. Cirurgia tranquila e com pronta recuperação. Foi embora no mesmo dia, pois considero essa cirurgia como ambulatorial. Dentro de 3 meses será feita nova ecografia para acompanhar a involução da glândula. Seguirá com antibióticos por 21 dias e associei um anti-inflamatório básico, que logo tive que retirar em face de uma gastrite que apresentou pelo uso desse fármaco. Hoje está tomando medicação para corrigir o dano gástrico e  passa bem.

Fotos da orquiectomia do Baco. Em sequência: 

imagem-camara-foto-013.jpg   imagem-camara-foto-014.jpg  imagem-camara-foto-015.jpg

imagem-camara-foto-016.jpg    imagem-camara-foto-017.jpg  imagem-camara-foto-019.jpg

95 Comentários


karina
em

Sinara,
deu peninha dele lendo a reportagem =(
Porém ele está em boas mãos !!

Karina



Fábio Ribeiro
em

Synara, obrigado…
Por resolver este problema e os anteriores… gostaria de agradecer também a paciência, a firmeza e a competência que sempre teve com a gente. Muitas vezes os humanos complicam um pouco, ainda bem que no nosso caso é um pouco, né? Afinal optamos pelo bem estar do animal, nem que isso desconsidere a beleza, mas o que importa pra nós mesmo é a saúde de nossos companheiros caninos.
O Baco se recupera bem, e com certeza ele agradece muito a ti, especialmente na hora de fazer cocô… hehehe!!

Da familia do Baco, um beijo e obrigado pela atenção.

Fábio



Synara
em

Ola karina! A gente sente peninha deles, sim! Mas agora ele esta ai, curado!
Abraço, guria!
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Fábio! De nada amigo…! Obrigada pelo carinho nas palavras.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Mary Cléa Hutner Scandolara
em

A minha cachorrinha teve cinomose e ficou com sequelas , eu estava fazendo duas sessões de acupuntura por semana e parecia que tudo iria bem. Recuperou os movimentos da patinha traseira mas uma cistite atacou de maneira surpreendente e infelizmente precisei mandar fazer eutanásia. Agora, que já passou uns dias eu começo a refletir e saber o porquê disto. Ela fez todos os exames de sangue, de urina e ultra-som e as paredes estavam espessadas. Gostaria de saber a probabilidade do medicamento citoneurim 5000 ter contribuído para uma lesão renal ou isto aconteceu por falta de imunidade mesmo. Ela estava até com o peso normal.A barriguinha estava inchada e ela gritava para urinar e encontrei pedaços pequenos de sangue na urina. Tinha muita sede e febres intermitentes. Estou arrasada porque era uma menina muito querida e estará sempre em meu coração. Que Deus abençoe todas as pessoas que estão me ajudando a passar por momentos tão difíceis . Obrigada pela atenção ……………..Mary (curitiba)



geraldo
em

Synara, minha familia esta bastante preocupada com nosso cão, pois ele apresenta um quadro muito parecido com o do Baco.
moro em uma cidade pequena e temos poucos recursos em veterinaria, gostaria de poder conversar por telefone para tirar duvidas e receber alguns esclarecimentos, fico grato se me atender, por gentileza confirme um horario par que eu possa telefonar.
Att.
Geraldo
Itapema – SC



synara
em

Ola Mary! Olha, o citoneurim não contribui para isso, não. Se tinha cinomose o mais provavel é baixa imunidade. Mas nunca vi e nem li relato de cistite grave a esse ponto associado com cinomose. Obrigada pelo comentário no site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Geraldo! Não tenho conseguido dar conta de responder em tempo hábil todos os comentários, são muitos e outros nem são postados por aqui, caem direto no e-mail. Na medida do possivel tento responder a todos, mas acontece isso, como agora, estou a te responder quase 30 dias depois. Quando querem falar comigo, tentem ligar no horário entre 12 e 13 horas, geralmente, posso atender nesse horario o telefone. Mas minha agenda é muito flexivel, não tenho como dizer um horário certo. Ok?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Mary Cléa Hutner Scandolara
em

Olha doutora infelizmente a minha cachorrinha ficou muito mal e tive que tomar a triste decisão de fazer eutanásia ……….ela sofria muito e depois eu perguntei melhor para a veterinária e disse que não tinha mais chances para ela que sofria muito. Só estou contando isto porque achei que fosse cistite mas na verdade atacou o cérebro e cada vez ela estava sofrendo mais. Um abração e parabéns pelo seu blog. Mary (curitiba).



synara
em

Ola Mary! Pois é, cinomose quando atinge o sistema nervoso central complica muito! Fizeste um ato de compaixão ao optar pela eutanásia.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Raquel Brito
em

olá doutora.
Gostaria de entender o que causa o inchaço no baço do cachorro, ao ponto de ter que ser feito uma cirurgia.
Como funciona? Quais são as chances de tudo dar certo e o tempo de recuperação.



synara
em

Ola Raquel! Esplenomegalia que é o termo correto de aumento do baço, geralmente, tem como causa doenças causadas pelo carrapato – Erliqhiose ou Babesia. Não vejo caso para cirurgia ai, hem?? OK? Façam um hemograma!Ajudará a elucidar o caso. Geralmente essas doenças levam a quadros de anemia. Pede para medirem o que se denomina reticulócitos junto com o hemograma. Já de deixei uma luz ai! OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



GABRIELA
em

OLA DOUTORA , ME CHAMO GABRIELA E TENHO UM CACHORRO Q AMO MUITO E QUERO SALVAR!ELE CORRE, ANDA NORMAL , APRESENTA O MINIMO DE SECREÇÃO NOS OLHOS E NARIZ SECO!dESCOBRI A 3 DIAS Q ESTA COM SINOMOSE , ESTOU DANDO CINOGLOBULIN E DEI TB PENTABIOTICO , E UMA SEMENTE CHAMADA GENGIROBA Q DIZEM SER MUITO BOA P CINOMOSE POIS É NATURAL.GOSTARIA DE SABER OQ DEVO FAZER P SALVA-LO JA Q A CINOMOSE AINDA NAO ATINGIU O SISTEMA NERVOSO DELE!
pOR FAVOR ME EXPLIQUE EM DETALHES , NOMES DE REMEDIOS , QUANTIDADE DE INTERVALOS DE ORAS Q POSSO DAR E COMO FAZER PARA NAO DEIXAR PEGAR NO CEREBRO DELE!OBRIGADA ESPERO URGENTE SUA RESPOSTA E Q DEUS TE ILUMINE!
PENSEI EM DAR CITONEURIN INJETAVEL!



Joseni
em

Dr. Synara, desculpe-me por esta postagem, pois ela não tem nada a ver com o assunto aqui discutido, mas, não encontrando nenhuma postagem sobre o que vou relatar, resolvi escrever assim mesmo. Minha pinscher tem 1 ano e 6 meses. De repente amanheceu com o olho esquerdo meio azulado. Sei que está enxergando, mas quando ela fica contra a luz dá para ver que o olho está um pouco opaco. Não possui nenhuma ferida e nem secreção. Ela é uma cadela muito ativa, feliz e brincalhona. Está se alimentando bem e e suas fezes e urina estão normais. Gostaria de saber se pode ser grave. Não quero que ela fique cega! Se puder me ajudar…

Um abraço



synara
em

Ola Gabriela! O que me pedes por aqui é muito, desculpe, mas meu tempo é curto por demais! O que posso te dizer que assim q der postarei um artigo sobre cinomose, OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Joseni! O que posso te dizer é que pelo que descreves pode ser um edema corneal por trauma, catarata não penso, pois é um cão jovem demais. Outra possibilidade é lesão por virus da adenovirose. Porcure assim que puder um Veterinário para que ele faça uma exame oftalmico no teu cão. Mais que isso me limito.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



ana
em

TENHO UM AMIGO QUE A CACHORRA DELE GANHOU 3 FILHOTES E UM DELES APRESENTA UMA PEQUENA LESÃO NO PENIS, INFLAMAÇÃO E INCHAÇO , OBUMBUM TAMBÉM TEM INFLAMAÇÃO, POR ESSE MOTIVO ELE ESTÁ ANDANDO TORTINHO E PERCEBI QUE ELE SENTE DOR . O PROBLEMA É QUE ELE TEM + OU MENOS 20 DIAS O QUE EU POSSO FAZER PRA AJUDAR , VC SABE SE ELE PODE TOMAR OU PODEMOS PASSAR ALGUM REMÉDIO PRA MELHORAR.
ESTOU NMORRENDO DE PENA DELE
OBRIGADA



synara
em

Ola Ana! Bem, lave as regiões afetadas com agua e sabão de gliecerina e depois passe alguma pomada que seja à base de um anti-inflamatorio e antibióticos. Talvez ajude.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



mirian pinto
em

Gostaria de saber a dosagem indicada para aplicar citoneurin 5000 injetavel em um cão com 15 kg . Quero usar esse medicamento como auxiliar no tratamento NEUROLOGICO o cão tem 13 anos . por favor quero saber se posso dar uma ampola em dias alternados



Georgia
em

Olá,
Achei muito interssante este post do teu blog, tenho um cão cocker que começou com tenesmo há dois dias e estou suspeitando de prostatite (apesar de ele ter apenas 2 anos). Vou fazer alguns exames hematológicos e bioquímicos, mais a ecografia.
O que me preocupa, são os proprietários que acreditam que tu darás uma consulta “on-line” apenas por estar divulgando um caso clínico que foi importante na tua vida profissional e que foi compartilhado publicamente através do teu site.
Peço desculpas pelo desabafo e agradeço as informações que encontrei no teu relato, me ajudram a tomar uma decisão quanto aos exames solicitados.
Muito sucesso pra ti.
Abraços,
Georgia Freitas da Silva
Médica Veterinária



Claudia
em

Olá Synara,
Estou com uma séria dúvida… há 2 meses adotei de amigo veterinario uma SRD de 1,5 ano que fora abandonada. 15 dias depois, ela apresentou os 1º sintomas de cinomose e a levei para tratamento. Hoje aparentemente ela se recuperou, ganhou peso e não apresenta sequelas. Mas tenho medo de trazê-la de volta e esta doença se desenvolver lentamente no futuro e/ou transmitir para meu outro cachorro (um cocker de 5 anos, que ja trato de ceratoconjutivite seca), nos trazendo mais dor e sofrimento. Enfim, queria uma opinião imune sobre como é o desenvolvimento desta doença e se meu medo tem fundamento. Meu amigo está cuidando e se dispos a encontrar um novo lar para ela.
Agradeço a atenção e parabenizo pelas informações prestadas.
Claudia



Synara
em

Ola Miriam! Informação assim básica feito dicionário ou compêndio meu site não se propõe. Ok? Obrigada pela participação.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Luciane
em

Synara,minha poodle está em tratamento a qse 20 dias,a levei na veterinária e feito exame de sangue e ultrasson,constatou-se a doença do carrapato e o baço estava muito inchado.Durante 5 dias,ela ia todos os dias na clínica p/ tomar uma injeção de antibiótico e depois terminou o tratamento em casa,com mais uma cartela de antibiótico oral….se passou qse 20 dias e ela ainda tem febre,tristeza,não come a ração q tanto amava(só carne bovina crua)e estou dando dipirona c amoxilina por conta própria…deu anemia no exame e a dra. n passou nada p anemia,estou dando fígado bovino….ela está tão triste,me ajude!!!Obrigada e bjs….
luciane….



sayuri
em

eu tenho uma cachorrinha da rassa pity bu e hoje dei peito de frango e ela so tem um mes e ta com dificudade para defeca qual remedio dou pra ela mim ajude.



silvana
em

poodle com cocker.Faz três meses que apareceu um caroço no pênis do meu cachorro, parecia uma couve flor, coçava muito,e ele lambia sempre. Apareceu mais caroços iguais ao outro;levei-o ao veterinário que ñ soube responder, receitou uma pomada e um comprimido anti-inflamatório estamos no terceiro dia e o quadro dele é o mesmo.coceira forte,nos caroços tem pus. Estamos todos estressados,me ajude por favor e obrigada.



synara
em

Ola Sayuri. Óleo mineral vai ajudar..1 ml por via oral.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Silvana. Pode ser um tumor venéreo de origem viral que se denomina “tumor de Stirck”. O tratamento de eleição é quimioterápico a base de VINCRISTINA. Procure um Veterinário que tenha conhecimento de causa e discute com ele essa possibilidade, já que o tratamento é por via envovenosa e exige acompanhamento. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Andrea
em

Olá Dra.
Tenho um fox pauslistinha q a uns 2 meses atras contraiu cinomose, tratei com dirona e injeções de dexagil, ele se curou voltou ao q era de ontem pra tenho notado ele triste sem apetite com tremores será q essa maldita doença voltou??
ainda não o vacinei de uma vz q ja teve a doença não me preocupei não achei q voltasse.. mas ela repete dps de curada uma vez??
obrigada
Andrea



gustavo pedroso silva
em

synara minha cadela penny esta em tratamnento a 40 dias esta com colite come pouca quantidade de comida raçao de vez em qdo a uns dias atras urinava bem mas com secreçao tipo clara de ovo mas a vet disse pela restencia baixa e estar proximo do cio porem ontem a noite percebi q ela urinava em pquena quantidade varias xx e com dor hj ela urinou pus levei a vet ela receitou floraxin 1/2 comp diario por 6 dias ha 6dias era aplicado sulf ferroso e tomava soro qdo ela parava de comer isso tem cura estou desesperada ela e tudo pra mim minha companheirona dorme comigo nao saberia viver sem ela perdoe-me pela invasão me ajude por favor mil bjos fica com Deus ANA PAULA ah ela nao teve febre nem hum dia bjo



synara
em

Ola Andrea. Pode ser que sim, pede um hemograma para o Veterinário. Se esse tremores não tem a ver com quadro febril pode ser de ordem neurologica. Lesões que o virus da cinomose faz ,também.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



gustavo pedroso silva
em

oi synara sou eu de novo minha penny em outra msn que te mandei falei pouco perdao por estar tao nervosa e que esta sendo dificil para mim.vou relatar desde o cmeço.ha 40 dias atras minha penny fez xixi na cama coisa q ela nunca fez 2 dias depois ela se recusava comer levei na vet.ela relatou o segte dor abdominal provavel colitee problema estomacal dao hidrox.de alum amoxilina 250 mg por 5 dias piorou o estomago dado frademicins de 600 em tres doses e alimentaçao sopa batida carne moida cozida disse estar com o figado tambem atacado deu cimetidina meio comp diario no entanto ela foi perdendo peso e foi uma corrida quase todo dia na vet.recuperada um pouco(ela pesava 6500kg qdo adoeceu)pesou 5500kg hoje com 5800 ontem a noite foi como relatei no anterior fez xixi varias xx sentia forte dor e ficava com o rabinho tenso qdo sentia as dores era pouca urina varias vezes e como demorava pra fazer levei ela na vet pois hoje ela urinou pus deu floxacin 50 mg pordia por 6 dias tenho medo dela morrer ela e minha paixão desculpeme por falar tudo de novo e que eu estava nervosa e nao relatei fatos que eu considero importante obrigado bjos ana paula



Synara
em

Ola Gustavo. Isso pode estar indicando cálculo na bexiga! Devem fazer uma ecografia urgente ou uma laparatomia exploratória e abrir a bexiga para ver se há calculo (s). O melhor é fazer uma ecografia antes, pois é facil de identificar pois os calculos são radiopacos e aparecem com facilidade. Pode ser microcálculos ( “areia”); ai, depois, a melhor conduta é cirúrgica. Recomendo darem um anti-inflamatório ( Ketofen 5 mg, por exemplo, da linha Veterinária) 1 comprimido a cada 24 horas por 3 dias e usar Bactrim suspensão, dar 5 ml de 12/12 horas. Providenciar, insisto uma ecografia. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sidineia
em

Olá, tenho uma cachorrinha linguiça de 12 anos que foi atropelada, e ficou em estado de choque não quebrou nada. Estou dando citoneurin 5000 – porém acabei dando um comprimido inteiro ao inves de metade. qual reação pode dar? Grata



Danielle Queiroga
em

Olá Dr.Synara, eu do tenho um Pit bull de 4 anos, ele estar com todos os mesmos sintomas citados acima. Bem estou em dúvidas em que devo fazer, minha Prima também é medica veterinária. Devo pedir a ela que também faça esse exame de eco???
Por favor me responda.
Obrigada por aliviar as dores do Baco, seu trabalho é lindo…



synara
em

Ola Sidineia. Fica tranquila nao vai acontecer nada, apenas aquilo que nao for aproveitado pelo organismo será eliminado pela urina. Obvio que estou me referindo ao medicamento citado.
Abraco fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Danielle. Veja bem, com essa idade é bem improvável que seja prostata o problema do teu cao.Talvez um processo de retencao fecal, gases. Tu deu cdirecionado aomida, ossos, sobras de churrasco, etc? Podemos pensar num quadro de dor sem haver relacao com prostata. Muitas vezes uma boa história clinica com o dono do animal associado a um exame clminico direcionado com os sintomas evita exames que sao caros e estressam os animais. O bom senso deve prevalecer sempre. Tenta um luftal gotas para ele ( 30 gotas de 8/8 horas por 48 horas inicais) e um nujol ( 10 ml 1 x ao dia – cuidando para administrar para nao fazer falsa via e ir para o pulmao, pois é um óleo. ). Tudo por via oral. Se for apenas um tenesmo por causas que citei pode resolver…Certo?
Abraco fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Vera Pauleti
em

Olá Synara
estou muito preocupada com meu cao da raça poodle e tem 13 anos ja tem uns 6 meses que eu corro com ele nos veterinarios e ninguem acerta, ele um dia come morrendo de fome e no outro fica tentando vomitar e defeca sangue e secreção um vet deu varios tipos de vermifugo dizendo ser giardia outro falou que era a idade e nao tinha o que fazer ate falou que poderia ser doença do carrapato e medicou com doxaciclina e ele vomitou tudo nem fez o ttmento, vai e volta ele piora eu imaginei que ele poderia estar com colite pois minha vo tem e eu achei os sintomas parecidos como trabalho na area da saude conversando com um medico que adora animais falou pra que desse prednisolona em dose subclinica dou 2mg ao dia é o vem salvando ele todo esse tempo mas mesmo assim nao é todos os dias que ele ta bom é dia sim dia nao tirei a ração por ser fibrosa dou arroz com carne sem gordura ou peito de frango nesse momento ele ta amoado nao quer comer e fica fazendo força pra vomitar dei 8 gotas de bromoprida e 8 dimeticona e logo ai defecou sangue com muco ja fui em 3 vet moro numa cidade pequena e nao tem nenhuma clinica com ultrassom so para ter uma ideia usei meu decimo terceiro com ele o que a vet mandava eu fazia mas nada adiantou so a prednisona ele é o meu velhinho mas eu nao posso deixa-lo assim me de uma luz quando eu percebo que ele nao esta evacuando dou oleo mineral trabalho em farmacia num posto de saude um pouquinho de remedio eu entendo mas para gente mas pra cachorro… nao sei se posso dar buscopan?? me ajude.



Greice
em

Olá,

Dra. meu cachorro , um sheep dog, de 9 anos apresentou uma protatite, fizemos um ultra, vimos o resultado e no dia seguinte já fizemos a castração, porém a Vet. me informou que só em 2 ou 3 meses ele terá alivio nos sintomas… no dia seguinte a cirurgia ele tirou os pontos …não sei o q faço com tantas ??? Estou perdida no aguardo dos sintomas, fico pessíma em ver a castração aberta estou lavando com soro e sabão hospitalar e usando SAFY-GEL(uso humano)ele come apenas o q dou na boca dele(caldo de carne e frango)e frutas,ração dificilmente ele esta comendo. Outro fato q esta me tirando o sono é o resultado do exame: prostatite/inicio de neoplasia (o q quer dizer? é câncer), outro fato nas pesquisas que fiz, o uso de antibíoticos é prolongado e a Vet. passou por 5 dias, na primeira Cons.ele estava com febre,fez a castração e 5 dd de flotril de 12/12…Estamos sem dormir todos estão sofrendo…nem de casa estou saindo. Mesmo q a resposta demore entenderei, mas te passo muita vibração boa e um grande abraço pela dedicação prestada a todos nós ” Pais e Filhotes”
Fique com Deus e São Francisco



synara rillo
em

Oi Vera.
Pode ser uma colite, sim. Pode ser um tumor de estomago e/ou intestinal. Realmente, nesse caso o ideal seriam exames como ecografia e um perfil de hemograma completo. Pode ser prostata hipertrofiada. As possiblidades são variadas em face da idade dele. Se ele melhora com a prednisolona é uma pista de algo inflamatório ( até mesmo pela presença de algum tumor…). Buscopan nao te aconselho, nao. Ele pode ter alguma reação a esse medicamento. Entra com Bactrim ( 5ml de 12/12 horas por 15 dias). Mais que isso me limito, mesmo! Mesmo que eu tenha boa vontade em ajudar vocês por meio do site, alguns casos somente examinando ou submetendo a exames para elucidação dos mesmos.

Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Andreia
em

Olá Dra. Synara, boa tarde !!
Tenho um cão de 16 anos que há algum tempo notei um caroço menor um pouco que um grão de bico no saco escrotal abaixo dos testículos. Ele fica visível num dos lados inferiores do saco escrotal. Já mostrei a minha veterinária ela falou que é normal. Na sua opinião o que seria isto? Agora estou mais preocupada porque na pele que reveste o saco escrotal justamente na parte inferior que fica em contato com o chão quando ele deita e justamente onde se encontra este grão começou a sangrar um pouquinho e soltar a pele. Falei com ela novamente me disse que é dermatite e prescreveu pomada. Por favor qual seria sua opinião? Muito obrigada.



jhonatam
em

qual a dose q dou de citoneurin para mue cao pity buoo ele ta com cineomose



juscineia
em

boa tarde dra. nosso rotweiller fez exames e deu positivo para erquiliose , estamos dando o dxy 400 e aparentemente o hemograma melhrou, mas a parte neurologica foi afetada , pois não consegue quase ficar em pé e teve cegueira subita , anda em circulos ,gostaria de saber qual remedio para a parte neurologica pois ele sofre muito



lizandra osorio
em

minha pincher 0 esta com a doença do carrapato, mais ja estou tratando ela. esta com 3 meses,hoje percebi que a barriga dela esta inchada, acho que é o baço e o figado! o que eu posso fazer



Synara
em

Oi Lizandra. Te aconselho a fazer uma ecografia abdominal e verificar o aumento – se é baço alterado ou figado…Mais que isso não tenho como te ajudar efetivamente…Obrigada pela particpação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Pedroball
em

Por favor,por deus me ajudem,meu fox paulistinha esta afetado neurol,pupila dilatada, magro,fragueza.Esta no hosp tomando dioxiciclina.Esta no 3º dia e houve uma pequena melhora.Pergunto,ele vai melhorar?O que faço para ajudar mais? Ele vai ter sequelas? EM NOME DE DEUS ME RESPONDAM. OBRIGADO



Synara
em

Ola Pedro. Tomara que melhore…Mas calma…Conversa com o Veterinário, procurem bem as possíveis causas dos sintomas e confia. Mais que isso não tenho como te ajudar…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Pedroball
em

Drª Muito obrigado pela resposta.Te pergunto a deixará sequela em relacão ao diagnóstico erquiliose dada pela veterinária?
QUE O DEUS todo poderoso te abencoe toda sua VIDA. PEDRO



Synara
em

Oi Pedro, se for erlichia não…
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elba Maria de Queiroz
em

Olá Drª! Li o caso do Baco e tenho um cachorro da raça Dálmata que está com dificuldade pra defecar há poucos dias. As fezes estavam com sangue, administrei ANCILEX há 3 dias. As fezes não tem mais sangue, mas ele continua fazendo força para fazer cocô, embora não como antes do vermífugo. Será que é prostatite? Ele só tem 3 anos, completou no início desse mês. Sim, administrei o ANCILEX, por recomendação do veterinário. Mas lendo o caso do Baco, comparei com o do Logan. Ele não é castrado. E com a castração resolve o problema? Obrigada!



Synara
em

Ola Elba. Veja bem, os sintomas de tenesmo ( dificuldade para defecar) não quer dizer que seja problema de prostáta. Ele é UM dos vários outros sinais clinicos de uma hiperplasia prostática. Além disso, o teu cão não tem idade para ter esse quadro de aumento da próstata. Pensa se não foi dado algum osso ( sobra de churrasco ou outros tipos) por esses dias atrás. Ou senão teve chance dele ir em algum lixo e pegar ossos…As vezes eles trituram tais ossos, engolem, esses pedacinhos de ossos vão para o intestino, fazem uma impactação fecal – fezes ficam duras – e com o esforço da defecação ou por pequenas lesões no reto pode ter sangramento. Acho que podemos pensar nisso…
Administra óleo mineral ( farmácia humana) por via oral para ele. Uns 10 ml por dia durante 3 dias. Esse óleo por não ser absorvido pelo intestino funciona apenas como um lubrificante e faz com as fezes desçam para o reto e saiam mais facilmente. Por ai, acho eu. Prostatite, não.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Bruno Carvalho
em

Dra. Synara ! Parabéns pelo excelente trabalho comunitário no blog !
Tenho um cão da raça Chow-chow de 10 anos. Há cerca de 2-4 anos ele apresenta um pequeno caroço na base do pênis, que começou como um pequeno machucado, sem sangramento, apenas com vermelhidão, e depois cicatrizado,mas com aumento do tecido em volta. Isto nunca incomodou o animal, que é muito ativo e feliz. Há dois dias minha veterinária ao examiná-lo, finalmente notou o pequeno caroço e indicou uma biopsia do mesmo. Isto é mesmo necessário ? Existe algum risco associado ao procedimento, em virtude da idade do cão ?
Desde já imensamente agradecido,
Bruno



Synara
em

Oi Bruno. Se a lesão aumentou temos que ficar alerta. Mas eu costumo usar o bom senso, se a ferida esta estacionada, o animal bem, sem dificuldade para urinar, e com essa idade, por hora eu deixaria assim. E vai acompanhando a evolução dessa lesão. Bom senso…prevalece sempre. Daqui a pocuo é biópsia…cirurgia…uma área delicada ( sensivel) e começa o fuzue emcima do teu cão. Penso, assim. Se quiseres me envie foto da lesão pelo e-mail. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Denise
em

Olá Doutora,
minha cachorrinha poddle de 7 anos esta com essa doança do carrapato, esta em uma clinica faz 4 dias, e devido a anemia profunda que essa doança causou ela fez uma transfusão de sangue segunda-feira, agora esta se recuperando, e amanhã vão fazer um exame de sangue para ver se esta tudo bem, mas o baço dela esta maior que o dobro do tamanho e o veterinario disse que só vai resolver o problema tirando o baço, queria perguntar se essa operação de retirada é perigosa, e se não corre risco de vida? estamos mto preocupados, pois amamos muito ela e queremos muito que ela se recupere rapido. Me ajuda, por favor. obrigada



Synara
em

Oi Denise. Se a causa é doença hemodinãmica ( anemais e outras) a retirada do baço pode ser uma forma de controle. Riscos são inerentes a conduta cirúrgica em si, acho que se o profissional for dedicado tudo tende a correr bem. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fernanda Rosa
em

Olá Drª! Tenho uma cachorro que não sabemos a raça, mas se parece com uma mistura de labrador.
Ocorre que a mais de 15 dias os olhos tem estado como se estivesse com conjutivite, mas fiquei sabendo que pode ser leptospirose. Isso procede o que devo fazer? Queria saber se posso dar eritromicina humana e se é a mesma coisa para animal? Obrigada!



Fernanda Rosa
em

completando a pergunta acima….
Achei a cachorra perdida na rua e fiquei com dó de estar na chuva e frio e por esta razão trouxe ela, ela nunca ficou doente,mas a mais ou menos 15 dias esta com os olhos assim, come pouco e fica muito triste amoada pelos cantos, pensei ser o cio, mas não percebi sangue em nenhum lugar e nenhuma alteração assim. Estou preocupada limpo os olhos com agua boricada todos os dias. Mas não vejo melhora. Aguardo resposta obrigada!



Synara
em

Oi Fernanda. Somente esse sintoma não é suficiente para diagnosticar Leptospirose, te informaram mal. Tenta usar colirio Maxitrol ( 5 gotas 4 x ao dia por 7 dias). Antes limpe bem com água boricada as secreções oculares e depois coloque o colirio. É de farmácia humana.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Fernanda. Pode ser uma cinomose, então…Aplica o colirio conforme te indiquei e uma Benzetacil ( de 1:200), embaixo do couro ( não faz no músculo), vai doer, a aplicação nela, portanto amarre a boca dela para evitar risco de ela morder. Com esses medicamentos damos um suporte básico para alguma infecção que ela possa estar tendo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



CRISTIANE
em

ola synara, li sua matéria e tenho passado por uma situação parecida,eu tenho um pincher que completou 1 ano de idade em dezembro e o mesmo desde quando entrou na puberdade encontra-se com o penis exposto, o tempo inteiro, e acabou lesionando a lateral bem na ponta ,levei ele no veterinario, alias em dois veterinario já,tratamos a lesao com antibiotico e antinflamatório, resolveu em relaçao à ferida ele ficou bom, mais nao obtive exito em relaçao ao penis voltar ao normal como quando ele era filhote, fizemos o exame de sangue e nada foi constatado, mais acho que ele sente dor, pois anda meio encurvado e chora bastante, diante da avaliação foi indicado a castração dele, mais ainda assim ele nao deu 100% de certeza de que vai resolver, voce ja viu algum caso assim? acha que a castração pode resolver o meu caso? desde já agradeço sua compreensão.



Hozana Lima
em

Ola Synara, acabei de te achar pelo google, tenho uma poodle de 3 anos e anda com dores abdominais, levei-a a um veterinário que falou que poderiam ser gases, e passou uma ultrassom, na qual foi feita e foi detectada esplenomegalia leve, levei de volta ao veterinário que a solicitou e ele ja havia fechado, liguei pra ele e li o laudo e ele me falou que o aumento do baço não é tão grave e mandou eu administrar nela 5 gotas de luftal 3x ao dia… Pois trata-se de gases, mas ela tem respirado um pouco com dificuldade e quando a pegamos no colo ela chora muito, estou morrendo de dó…Por favor me ajuda… Hozana Lima



Synara
em

Oi Hozana. Pode ser gases, sim. Mas teria que ter uma história clinica , comportamental e ambiental dela para poder te dizer algo mais preciso sobre isso. O baço aumentado, pode ser apenas um achado acidental na ecografia e , de fato, como o colega disse, não ser preocupante.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Hozana Lima
em

Oi Synara,agradeço pela atenção….Depois de uma bateria de enxame, tais com ultrassom, eletrocárdiograma, e radiografia, foi detectado uma bronco pneumonia, e ela ja está sendo medicada, mas estou com medo pois estou grávida de 7 meses, será que pode ser contagioso a mim e ao meu bebê…Por favor me ajuda



Synara
em

Oi Hozana. Se for pneumonia bacteriana ou viral espécie especifica ( de cão para cão) nao tem risco algum para ti. Fica tranquila. Qualquer coisa estou por aqui para tentar ajudá-los no que posso.
Abraço.
Synara



Hozana Lima
em

Oi Synara, depois de um parecer cardiológico, um hemograma completo, uma ultrassom, uma radiografia, descobrimos que o problema da Mel, nada mais é do que problemas de coluna…Ela está tomando Maxicam 0,5 mg 1 ao dia e está bem melhor,agradeço pela atenção…

Hozana



Synara
em

Oi Hozana. Precisaram de todos esse exames para chegar a um diagnostico?? Onde está o bom e velho exame clinico?? Quando relataste que era pneumonia fiquei pensando que não fosse, por que pneumonia é muito raro o animal gritar de dor, ao contrário, se recolhe e há sinais clinicos bem especificos. Por isso digo acima : e o bom exame clinico associado a uma boa anamnese? Mas o que vale é que agora acharam a causa e ela está respondendo ao tratamento. Boa sorte, e obrigada pelo retorno.
Abraço.
Synara



Elizabeth
em

Olá Dra Synara
Estou escrevendo para relatar a minha experiência. Tenho um bichon frissé que fez 17 anos em dezembro passado. Sempre dei todas as vacinas,levei periodicamente ao veterinário, passeava duas vezes ao dia. Até os 14 anos ele subia e descia escada, corria e enxergava. Mas a partir dessa idade ele foi envelhecendo muito rápido. Infelizmente há cerca de 4 meses foi identificado um tumor num dos rins. Essa semana outro tumor agora no baço. A gente fica arrasada, embora entenda que ele viveu bastante, não ter muito a fazer é desesperador!
Para aqueles que estão lendo, deixo minha sugestão: tenham um bom veterinario e levem seu cãozinho periodicamente; deem ração de qualidade; deem todas as vacinas e o mais importante muito amor. Esse é o maior amigo que vc pode ter na vida.
Beijos Elizabeth



Synara
em

Ola Elisabeth. Obrigada pela tua participaçao no site e depoimento.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



ana paula
em

Ola Dra Syonara gostaria muito de sua ajuda meu nome e ana paula etenho um cachorro de 3meses,ele amanheceu todo empolado com o olho enchado e se coçando muito queria saber que remedio eu posso dar pra ele pois e apenas um filhote ainda eu so vou levar ele na veterinaria no dia 22/03 pra tomar a ultima dose da vacina se vc poder me ajudar eu te agradeço desde ja fique com Deus.A ele pesa 3.800.



Adriana
em

Olá dr. Sinara,Meu cão tem 11 anos e de uns dias pra cá,apresentou uma grande bola do lado do penis,o penis tbm estava inchado,dei amoxicilina 500 mg e o inchaço do penis sumiu,mas a bola não…Ele não está se alimentando a 3 dias,só bebe água de coco…Ele urina em muita quantidade e reparei que sua urina está bem amarelada.Não sei o que fazer pois estou com minha situação financeira ruim…Peço ajuda,ele está ficando fraco e não faz mais coco tbm.Obrigada pela atenção!!!



Adriana
em

Esqueci de falar que ele não é castrado…E tbm a 4 dias qd fez coco,teve dificuldades e evacuou mole e bem pouquinho…hoje dei pra ele 15 gotas de remedio para colicas e dores abdominais…Pois qd toco na barriga dele ele geme de dor…está com inchaço abdominal…Desculpa o incomodo,Obrigada.



Synara
em

Oi Ana Paula. Sem ver o animal não tenho como te indicar nada, além disso ele é muito novo, qualquer medicação tem que ser bem elaborada frente ao quadro clinico.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Adriana. Pode ser hérnia inguinal ou um tumor. Pela idade dele temos que pensar nisso, tanto quanto pelo sintomas que relatas. Se for um dos dois casos a conduta terá que ser cirúrgica. Mais que isso me limito em te ajudar. Mas já te deixei alguma pista. Conversa bem com um colega sobre essas possibilidades.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



maricelia
em

boa tarde dra.synara, tenho uma cadela de 7 anos muito forte,so que estava c os olhos vermelhos comprei um colirio e estava colocando melhorou um pouco,dai a uns 10 dias atraz notei que tremia o corpo,fiquei apavorada,como moro no interior não tem clinica,chamei o veterinario local,ele disse ser cinomose mondou aplicar 5 ingeções,ai ela deu pneumonia estou dando a dois dias bactrin e citoneurin comprimidos duas vezes ao dia,melhorou a diarreia esta comendo bem,so que hoje esta tremendo o corpo todo,estou com medo tem aver com os remedios?por fovor me ajuda!!tem que ser rapido se não vou perder minha amiga que amo tanto!!Deus nos ajuda.



Synara
em

Ola Maricelia. Pela urgência, imagino que já tenhas procurado novamente o Veterinário. Esse tremor pode ter várias causas, desde febre – que na cinomose pode ser intermitente, ou seja, períodos estávies na termoregulação do corpo e outros com febre – até algum quadro de dor. Não sei quais injeções foram dadas, às vezes, são possiveis de deixar alguma dor no local de aplicação ( muscular e ou subcutânea) e ser a causa desses tremores. Uma hipótese apenas.
Dos medicamentos que está tomando, dependendo da dose, evidente, não acho que seja a causa dos tremores. Mas o importante é que ela esteja comendo, e está pelo teu relato. Agora, é observar a evoluão do quadro todo. Certo?
Nem sempre consigo responder nessa urgência de vocês. Portanto, espero que tudo tenha se resolvido da melhor forma possivel.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Maria Aparecida T. Vilela
em

Li com toda ateção o caso do cão Baco ao qual foi constatado Prostatiti Canina. Informo que tenho uma femea Pitbull que teve os mesmos sintomas do Baco, foi feito uma ultrass…e nada constatou. Retornei uma semana depois ao hosp. pois ela nao evacuava e entao fizeram um raiox..ao qual foi constantado muito acumulo de fezes e me informaram que a lavagem nao resolveria o problema, somente cirúrgico o qual foi feita no dia30/3/2012, foi tudo bem, ela teve alta no dia 02/4/2012 e esta tomando Flagyl400mg, Eurotrat tabs200mg, Lactulona Xarope… alimentação pastosa. e a mesma evacuou no dia 3 a noite cor preta e até hoje dia 8/4/2012 nao evacuou mais…levei-a hoje pela manha no hosp. dobraram a medida do Lactulona e me disseram se nao resolver iriam fazer lavagem no dia 9/4 dia marcado para retirada dos pontos…e se for necessário operar novamente…POR FAVOR ME AJUDE. minha cachorra continua alegre porém fazendo xixi atoda hora de pouquinho.ela tem 6 anos…



Synara
em

Oi Maria Aparecida. O que ela teve não tem nada a ver com o caso do cão Baco aqui publicado. Essa patologia é exclusiva de machos. Pelo teu relato ela teve impactação fecal. Fecalomas. Acho que deviam parar com a lactulona por uns dias, e esperar que ela comece a evacuar normal. Apenas com comida pastosa demora mais a formar fezes. Acho que dar yogurte com farelo de trigo vai ajudar a que ela volte a ter motilidade intestinal, e comece a dar carne moida com arroz integral. Não estou vendo tua cachorra, mas se ela está animada acho que deviam esperar mais para já fazerem lavagem… Por ai. Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Tania
em

Dra Synara
Boa Noite
Tenho um coker macho de 14 anos que de algum tempo pra ca esta com as patas trazeiras fracas. Ele caia mas em seguida se levantava, mas hoje percebi que ele esta com muita dificultdade para se levantar, depois que se levanta ele caminha normalmente mas cai de novo. Nao tenho recursos para levalo ao veterinatio. Peço sua ajuda.
Obrigada
Tania



Livia
em

Olá Dra, tenho uma vira latinha(7,5kg) que vai fazer 18 anos agora em outubro, ela esta bem pela idade,porém tem dificuldade para defecar e chora após comer chegando a vomitar, ela tinha uma hérnia abdominal bem grande e foi diagnosticado que esses sintomas eram por causa da hernia, então em novembro de 2011 ela fez a cirurgia e já castrou, mas no dia em que peguei ela da cirurgia percebi do lado contrario a hernia um volume parecendo um inchaço, apos novas consultas foi dedectada outra hernia inguinal, então fez outra cirurgia agora em abril de 2012, ela recuperou bem e aparentemente não tem mais hernia da barriga dela, mas ela ainda esta chorando após comer e com dificuldade para defecar, já levei em vários veterinários e niguem resolve, por favor me ajude, ela toma ranitidina 1x ao dia, e toma buscopam e luftal quando tem dor mas não apresenta melhora nem na hora que toma medicação, só melhora após vomitar, de resto ela esta bem, come bem. arroz com frango moido sem nenhum tempero. por favor me ajude pois só me falam que é da idade e que estou no lucro dela ainda estar viva.



Synara
em

Oi Livia. Acho que deves verficar a condição dentária dela, ver se existe possibilidade de um dente com raiz exposta, outro é fazer um RX de tórax para avaliar o tamnho do coração ( pode estar diltado na idade dela) e se estiver muito dilatdo pode comprimir tarqueia e alterar posição do esogafo. Ou ter uma aleração de megaesofago…Temos que também pensar por…
Não sei como foi feita a cirurgia inguinal ( será que não era perianal) e com isso, por cicatrização trazer difuldade para defecar…
Talvez seja melhor parar com o Buscupan…e Sugiro um Rx de abdomen também para ver se ficou tudo ok depois da cirurgia…isso seria interessante de avaliar, até para ver se não há quadro obstrutivo em duodeno..algum tumor…suposições.
Dá Oleo mineral ( NUJOL) – tem em farmácia humana, ele não é absorvido pelo organismo, apenas passa pelo trato digestivo e intestinal, facilitando que as fezes escorregume sem ela fazer tanto esforço na hora de fazer cocô…
Por ai posso te ajudar baseada no teu relato…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Anna Colomba
em

Bom dia Dra, meu nome e Anna tenho um fox paulistinha de 12 anos e meio, a oito meses me mudei para Italia e o trouxe comigo do Brasil pois ele e muito apegado e o veterinario havia me dito que se o deixa-se ele morreria e jamais iria me perdoar se isso acontece-se com meu filho, bom a uma semana ele apresentou vomito e prostracao no dia seguinte ele apresentou dificuldades de urinar e defecar sem dizer que ele nao conseguia segurar o xixi levei no veterinario aqui e ele me receitou Xeden 50mg um comprimido e Ypozane 7,5 mg mas meio comprimido, ele fez o exame e disse que era prostite mas que tb tinha chances muito remotas de ser cancer, enfim hj estamos no decimo comprimido ele esta bem come e bebe agua normal e tb faz as necessidades sem dificuldades voltou a ser nosso caozinho amado, mas minha duvida e essa quanto tempo e preciso de uso de medicamento para a prostata diminuir de tamanho? pode ser cancer?como isso pode aconteceu em um cao castrado? ele a castrado faz uns 3 anos.
Agradeço demais a ajuda!!!
Deus te abençoe
Anna



Synara
em

Oi Anna. Foi feito uma ecografia para ver se tem alteração prostática? Qual a medida dessa prostata?? Sem esses dados não tenho como me posicionar a respeito…Em tese, cão castrado, não apresenta hipertrofia da prostata…Pode ter sido uma dor de coluna…e que comprimiu nervos que irrigam a bexiga…e touxe quadro de dor…No que entendi dos medicamentos ele tomou um anti inflamatório e um hormônio…Para saber se é cancer tem que ter ecografia abdominal…Enfim, mais que isso e sem os dados que citei acima, me limito em te dizer algo mais…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Estela Fasciani
em

Boa noite Dra. Synara Rillo!

Tenho uma cadela de 14 anos, e ela tem 2 nódulos no baço. A veterinária perto de minha casa acha bom operar porque diz que pode estourar e ela pode ter hemorragia e morrer.
Só que ela também tem problema cardíaco avançado e toma remédio para adrenal.
Gostaria da opinião de mais uma veterinária se devo ou não operar.
muito obrigada desde já, pela atenção.
abraço.



Synara
em

Ola Estela. Na minha opinião nao deves operar. Primeiro por que é comum esses nódulos em baço e em sua maioria são benignos. Não concordo com a colega que possa estourar. Preserva a tua cachorra, ela já tem 14 anos. Qualquer cirurgia pode colocar ela em risco. Só devemos operar em casos onde a vida do animal depende estritamente da conduta cirurgica para sobreviver. Me refiro a cães idosos.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Simone
em

Synara boa noite,

Tenho um cachorro de 4 anos de idade Cocker Spaniel, ele é castrado, e percebi que ele esta com alguns sintomas dos posts assima e gostaria da sua orientação. A dois dias ele esta com dificuldades para fazer coco, se encurva como fosse sair alguma coisa, mais sai umas fezes mole e as vezes só agua. Dei um remedio para dor mais nao adiatou, agora ele nao esta comendo nada e quase nao toma agua, esta com dificuldades para fazer xixi tambem, e so fica se lambendo e lampendo a pata, vejo no rostinho dele dor, vou leva-lo no vet, mais gostaria da sua opniao tambem, Ele teve uma crise de hernia de disco a 4 meses atras e ele tomou tramal e um outro antiflamatorio, posso dar isso pra ele pra ajudar? Desde ja agradeço a ajuda. um abraço
Simone



Synara
em

Oi Simone. Não creio que com essa idade e castrado a causa dessa dificuldade em defecar seja por causa de aumento de prostata. Há inumeras outras situaçoes que podem levar a esse tipo de situação. Se ele tem alguma dor ( lesão) de coluna até pode estar fazendo um quadro agudo de dor e com isso estar com dificuldade de defecar e urinar(??).
Avaliar se ele não comeu muito osso…fazer uma boa palpaçao intestinal ou até mesmo uma ecografia abdominal para ver o por quê desses sintomas que ele apresenta. Te oriento por ai. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



carla
em

Ola…estou no mesmo caso de muitos. Resgatei um cão da rua, ele é porte grande.Estava com “bicheira” no pescoço, atras da orelha, peguei e levei para casa, para cuidar do ferimento.Mas começaram a aparecer mais coisas,e uma delas é a dificuldade em fazer xixi e defecar, no inicio as fezes estavam de cor verde bem escura e pastosa, agora de uma cor alaranjada.Apliquei 3 dias de soro, pois nos 2 primeiros dias ele vomitava muito e ja não se alimentava. Em 500ml de soro associava bromoprida, hiplex b, triaxton, ranitidina e antitoxico.Ele bem q se animou, hoje ja esta comendo sozinho, mas percebi q sua bolsa escrotal esta inchando e tem fortes dores para urinar e defecar tb. Pelo q li em suas postagens, seria uma prostatite canina.Gostaria de saber se a solução do problema esta na castração mesmo.Agradeço desde ja.



carla
em

Outra duvida…tenho 17 caes da raça yorkshire, gostaria de saber como faço controle da giardia?



Valéria Santos
em

Olá Synara

em busca de uma respostas as minhas insistentes perguntas, encontrei seu blog e me atrave a lhe contar a minha história. no Dias das Mães de 2007 dei de presente para minha mãe,uma senhora de 76 anos, um linda cadela da raça ChowChow, doce, meia, amável, companheira, alegre e muito muito protetora, ocorre que a umas cinco semanas temos passadospor dias de angustia constantes, pis ela tem tomado água acima do normal, não quer se alimentar, teve febre, uma ou duas vezes, anda tristonha, patas dianteiras enxadas, dificuldade para levantar e o mais assustador um bexiga muito, muito dilatada e grande,que esta comprimindo o estomago, intestino e pulmão,pois ela tem dificuldade para respirar, sem exagero o veretinário ecografista que fez um exame nela ficou impresionado disse se nos que em anos de experiencia jamais viu uma bexiga tão grande. Já a levamos em veterinarios fizeram exames e exames, disseram não saber ao certo o que ela tem, que pode ser disturbio enzimatico ormonal, figado, mas nada conclusivo. se possível me oriente quanto ao que pode ser uma provável causa para que assim possa levantar o questionamento para os veterinários invesigarem. obrigada



Synara
em

OlaValéria. Se tua cachorra nao é castrada, e com esses sintomas clinicos mais essa suposta bexiga enorme ( que mesmo sem estar vendo a imagem da ecografia seria algo surpreendente…pois se ela nao está urinando estaria morta…). Meu palpite que essa “massa”na ecografia pode ser os cornos uterinos com piometra. Ai, é abrir urgente, entrar com soroterapia e antibióticos de suporte. Posso estar errada, mas questiona essa possibilidade com eles. Por ai posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Tuany
em

Boa noite, adorei a página e como muitos estou com uma dúvida, meu cachorro é um coocker tem 6 anos e não é castrado, nunca cruzou, hoje percebi que ele tinha uma bolinha bem pequena ao lado do buraquinho do penis, na pele mesmos, era coisa tipo uma cabecinha de formiga, eu mexi e saiu, parecia casquinha de machucado, porém, com isso acabei verificando que tem uma bolinha interna próxima, uma bolinha dura que se desloca um pouco, o cão não sente dor a precionar a bolinha, não está inflamado e nem machucado, mas eu fiquei preocupada com a bolinha, ela é pequena do tamanho da metade de um caroço de feijão, fiquei preocupada, será que você conseguiria me ajudar.
Grata desde já.



Synara
em

Oi Tuany. Por ora, observar se evolui ou não. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Maria Belmira Ramalho Torres
em

O Nome Do Meu Caõzinho é Thiler , ele vai fazer dia 10 de Julho 13 anos …é poodle tóy

fazem 20 dias que eu o levei no veterinario , fez hemograma completo exames de fezes , ultrassom ….e nada de só muitos gazez .
Pediram uma endocopia, pois o veterinario não sabe dizer o que ele tem ….Pior que aqui em Taquaritinga , oos veterinaris não tem nenhum equipamento , vou ter que leva-lo em Ribeirão Preto ….100 klm longe e ja estou sem dinheiro ….me ajudem ….belmira



Synara
em

Ola Maria Belmira. Se for apenas gases, com todos os exames em dia, deves usar luftal para ajudar ele eliminar esses puns. E verificar que tipo de alimento pode estar causando “fermentação” nele…Além disso ele é velho…o sistema digestivo dele fica mais lento…Por ai posso te ajudar no momento. E já se passaram trinta dias da tua postagem, não sei como ele está nesse momento com os gases…Estou com muito trabalho e tenho atrasado as respostas do site…mas estou aqui tentando botar tudo em dia e deixar uma palavra para quem posta. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Davidson
em

Olá Dr. Synara tenho 2 cães 1 macho Lhasa E 1 fêmea poodle que acabou de sair da fase de sangramento . Ambos estão sentindo dores nas genitálias , ela “grita” só de encostarmos , e ele chorou A NOITE TODA lambendo o pênis e parece que a dor é muito grande . Mesmo desempregado e sem poder pagar vou ter que arranjar um dinheiro para levá los em algum colega seu aqui em BH pois nem os vizinhos dormiram esta noite . O que poderia ser ?

P.S : Piorou MUITO depois do banho de ontem .



Synara
em

Ola Davidson. Bah, separa esse bichos! É cio…vão se machucar sem chegar o momento certo da cruza. Castra os dois assim que der.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária


Comente