Dermatologia: Hipercorticismo/ Ansiedade Canina – O caso do Cão!


    foto-5-cao-4-meses-editada.jpg  Esse caso que vou relatar tem como objetivo mostrar a todos que buscam conhecimento sobre as questões dermatológicas dos animais – nesse caso a espécie canina – o quanto há de complexo nessa especialidade médica tanto quanto da simplicidade de tratar tais patologias nos animais quando bem abordadas.

Esse cão da raça Shar-Pei ( raça com potencial de rinha oriunda da China) chama-se Cão, tem 1 ano e 5 meses de idade e seu proprietário é um jovem de 25 anos, o Nicolas, que mora sozinho em uma casa depois que seu pai faleceu. O Nicolas veio até mim pela indicação de uma tia da namorada dele que foi minha cliente,  o Cão era ainda um filhote;  e veio ver se eu fazia a cirurgia de entropion ( reversão das pálpebras); pois essa raça nasce com os as fendas palpebrais bem fechadas em função de toda uma anatomia de pele mais enrugada e solta ( os absurdos raciais! Que eu combato, sempre!).  Ao perceber tamanho absurdo que ele me pedia expliquei a ele que isso – a meu ver e na minha experiência – não era o correto de se fazer num cão filhote que estava em crescimento, que haviam outras condutas não invasivas por cirurgia para fazer com que essas pálbebras abrissem e não viessem a causar danos oculares ao cachorro dele. Ele ainda insistiu comigo dizendo que foi o “criador” que falou que era preciso e que outros Veterinários também optavam por esse procedimento.

Conversei muito com ele e mostrei  que se  fizessemos uma fisioterapia através de um alongamento dessas pálbebras protegendo o olho com uma pomada a base de vitamina A e metionina, várias vezes ao dia por um tempo longo, e se ele tivesse paciência para fazer isso, já que não demandava tempo, bastavam alguns minutos nessas várias vezes, o Cão iria ter os olhos bem abertos ao natural, não ficaria “mutilado” e com o globo ocular mais exposto,  que é o que ocorre quando se faz esse tipo de cirurgia. Mas vejam bem, há casos de animais adultos - não só da raça Shar-pei – que podem desenvolver essa patologia oftálmica,  sendo de eleição a conduta cirúrgica para evitar danos a estrutura ocular como um todo.

Depois que convenci o Nicolas de não fazer a cirurgia o trouxe para o desafio de se dedicar para o animal que ele decidiu ter como companhia.  Que dentro de 15 dias eu queria ver o resultado do trabalho de fisioterapia dele e,  então,  ele poderia acreditar no que eu dizia ou não. Mas que tinha que  esmerar-se nesses primeiros 15 dia de fisioterapia. Não deu outra, passado esse tempo volta o Nicola com o Cão a meu consultório. Era um sorriso aberto! Faceiro a  mostrar-me os olhos do Cão, já bem mais abertos. Vibrei com ele e o estimulei a seguir firme no propósito.  Hoje o Cão tem  os olhos perfeitos para um Shar-pei.

Com isso o Nicolas tornou-se meu cliente para seguir dando assistência pediátrica ao seu animal. O Cão fez vacinas comigo, desverminações, etc, essas coisas padrões a cuidar no cresimento de um filhote. Um dia ele foi viajar e deixou o Cão comigo, quando voltou o animal estava bem, alegre, mais educado ( condicionado) e com isso esse jovem foi adquirindo confiança no meu trabalho.

 Mas como é comum a todos os donos de cães, queria porque queria dar banho no Cão toda semana! Eu lutava contra essa idéia dele e ele alegava mau cheiro no Cão. Lá ia eu a explicar para o Nicolas tudo sobre a pele dos cães e, particularmente, sobre a pele do cão dele, as caracteristicas e potencialidades de patologias que essa raça naturalmente trás ao nascer; que pelo excesso de rugas essa pele pode ter dermatites  das dobras (”assaduras”) , que são predispostos a sindrome seborreica, a serem portadores efetivos da sarna demodécica ( desenvolverem a doença - já que esse acáro faz parte da flora da pele de qualquer cão), que quanto mais banho mais estresse emocional ao Cão e mais perda da proteção natural da lanolina ( gordura produzida pela pele dos cães), que poderiamos enfrentar infecções secundárias nessa pele como sthaphilococcus, malazessia, etc. Nada feito.  De nada adiantou meus alertas. Ele decidiu por banhos semanais. E lá foi o coitado do Cão se tornar refém da vaidade humana!

   foto-cao-seborreia-editada-jpg.jpg   Um dia fui ver a agenda – o que tinha marcado para atender -  e constava: Consulta para o Cão – Proprietário Nicolas. Já pensei: ” Vem encrenca de pele ai!” Não deu outra,  o Cão estava manifestando sindrome seborreica aguda. Sua primeira manifestação de problema dermatológico com apenas 8 meses de idade. Questionei o Nicolas como estava indo os banhos e ele disse que continuavam semanais, que o cheiro agora era pior, etc. Expliquei a ele que o cheiro estava diferente pois a pele estava engordurada ( principalmente região lombar) por sindrome seborreica o qual o cachorro dele por questão racial somado ao estresse de banhos semanais passou a desenvolver. Era, realmente,  muito evidente a seborréia no Cão,  e já trazia contaminações secundárias por sthaphilococcus,  onde isso redundava em intensos pruridos a ele. Tive que lançar mão de banhos ( agora precisando – o que denomino de banhos terapêuticos) com shampoo à base de  peróxido de benzoila – tanto para amenizar a sindrome seborreia ( que no Cão é mista – partes secas e outras oleosas da pele – a mais dificil de equilibrar com shampoos) quanto para esse principio ativo do shampoo agir também como bactericida nos piodermas que a pele dele apresentava. Não pude evitar de usar antibiticoterapia sistêmica por tempo minino de 30 dias seguidos para controlar o sthaphilococcus. Lancei mão de Vitamina “E” por 60 dias – já que em dosagens altas e por tempo prolongado atua como antiinflamatório de pele e como estimulante  das defesas orgânicas.

Tudo explicado, prescrito e deixei tudo na responsabilidade do Nicolas em agir corretamente com as condutas citadas. Pedi revisão em 15 dias. Retornou com o Cão bem melhor. Mas ao exame ainda percebia muita gordura na pele e decidi conversar com o Nicolas da necessidade de castrarmos o Cão. Quase ficou louco! Não aceitava essa ação de jeito nenhum! Eu ainda dizia a ele:  - “Eu quero castrar teu cachorro, não tu!” Pára de te projetar nesse bicho, rapaz!! E ele: - “Não mesmo, vai virar um “molenga”, quero ele bem macho!! E eu com a minha paciência a explicar para o Nicolas sobre as questões comportamentais reprodutivas instintivas dos animais, que o Cão já tinha aprendizados condicionados de ser “macho” que isso apenas o tornaria menos reativo a esse instinto em si, que tirariamos uma possibilidade de estresse emocional dele no sentido  mais amplo possivel  que esse instintivo causa aos animais que são impedidos de darem vazão segundo suas naturezas. E por tabela “dei uma aula” sobre sexualidade humana; sobre a subjetividade amorosa que há junto a esse impulso sexual nos seres humanos. O Nicolas me olhava sério e num misto de supresa por tamanha sinceridade e tranquilidade minha em abordar tal assunto. Num repente ele disse: - “Não vou castrar, não!!  Meu cachorro não!” Eu tive que ser mais sincera ainda: -”Bom, foste alertado da importância dessa conduta para melhor controle dessa sindrome dermatológica que teu bicho tem. Muito hormônio masculino ( androsterona) predispõe à alta produção de sebo na pele,  além do estresse que te expliquei. O animal é teu. Tu decides. Mas vais passar aqui,  gastando para eu tratar teu cachorro. Estou querendo cercar de todas formas as possibilidades de recidivas pois é situação crônica de pele”.  Não teve jeito,  seguiu firme na decisão dele de não castrar o Cão. Seguimos o tratamento. Tudo indo bem. Passaram 60 dias do tratamento e revisei a pele do Cão,  estava bem controlada. Prescrevi talco “pó pelotense” para colocar nas dobras de pele depois do banho e que ele alertasse os banhistas do cachorro dele dá importância de secarem bem essas regiões. Mas disse a ele: – “ Nicolas, tu segues insistindo nessas de banhos semanais por tua conta! Eu não daria, salvo em situações de tratamento dessa pele. A responsabilidade é tua! Depois não vem me “infernizar” que o Cão está sofrendo com problemas dermatológicos. E outra coisa,  pensa em castrar esse bicho!!”  Ele sorriu ( ele tem um sorriso doce e “malandro”) e disse: ” Meu cão não…” Foram-se os dois. 

  foto-21-cao-1-ano-e-5-meses-editada.jpg     Passados uns 5 meses e  sem saber noticias deles, fui olhar a agenda e constava novamente: Consulta Cão – Proprietário Nicolas.  Não tive como não pensar que havia recidivado a sindrome dermatológica. Mas o caso dessa vez era bem pior. Ao vê-los entrando no meu consultório no dia marcado para o atendimento tive um impacto ao ver o Cão. Era pele e osso, literalmente, a pele tomada por feridas. O Nicolas com ar abatido e num misto de “vergonha” frente a minha pessoa. Pois ele sabe como sou;  que trago meus clientes para a responsabilidade sobre as atitudes equivocadas que cometem com seus animais de companhia.

 foto-cao-comendo-1-ano-e-5-meses.jpg   Comecei toda uma história clinica com o Nicolas enquanto o Cão farejava  pelo consultório e ao mesmo tempo observa a pele e o corpo dele como um todo. Ele ali mesmo se coçava muito, percebi as costelas aparecendo, um eritema generalizado na pele, sendo bem saliente nas dobras e feridas sangrantes por quase todo o corpo, as patas muito inchadas e um abdômen saliente. Questionei sobre o apetite e sede dele e o Nicolas comentou que ele comia bem demais, até, parecia sempre esfomeado mas que não ganhava peso, ao contrário, vinha emagrecendo e que tomava muita água. Perguntei sobre a situação comportamental emocional do Cão, se ele estava ficando muito tempo sozinho ( o Cão já dava indicios desde pequeno de sintomas de “ansiedade de separação do proprietário” – mas era suportável a ele ainda) . Nicolas sempre foi muito vago nessas respostas para mim. Mas relatou que havia saido um dia e deixou o Cão preso em uma área externa à casa ( para ele não fazer xixi e cocô dentro de casa) e quando retornou ele tinha arrebentado uma porta de vidro e entrou para dentro de casa. Esse jovem, tem uma vida ativa – como todo jovem, evidente –  faz faculdade de Direito, tem aulas à tarde e à noite, faz luta, tem namorada, tem como hobby carrinhos de rolimã ( onde se mete em concursos), viaja muito para a serra onde tem uma casa ( embora o Cão nessas viagens vai junto) e deve, claro, sair para a “balada”. Por isso questionei com ele porque decidiu ter um animal de companhia se não tinha tempo para nada. A sua resposta foi que havia perdido o pai e ficou sozinho em uma casa grande  por isso quis ter um cão como companhia. Como todos que se sentem “sozinhos” buscou a presença de um animal sem nada entender das questões comportamentais em essência dos cães.

foto-24-cao-editada-1-ano-e-5-meses.jpg   Seguindo a história clinica questionei se por ventura ele havia procurado a orientação de outro colega antes de retornar a mim. Ele disse que não. Perguntei se, por acaso,  no local que ele mandava banhar o Cão solicitou alguma ação para amenizar as lesões de pele. Respondeu que não. Segui insistindo nas perguntas:  – “Tu não usaste corticóide por tua conta nele?? Lembras,  que bem no inicio da crise de alta produção de sebo na pele eu prescrevi predinosona por 3 dias em dose bem baixa e em dias alternados e te alertei de não usar por tua conta??” A qual ele continuava negando tudo.  Mas eu desconfiava de envolvimento de glândulas adrenais. Tomei como decisão internar o Cão para observação comportamental e reacional dele frente aquela situação dermatológica. E disse ao Nicolas que iria fazer alguns exames laboratoriais para melhor me orientar no caso. Pedi que não viesse visitar o Cão por uns dias. Que precisava dele calmo e voltado apenas ao novo ambiente dele, sem os estimulos do dono. Conforme combinado o Cão ficou comigo.

Levei-o para o pátio da minha casa ( consultório é junto ao meu endereço) e deixe-o solto. Sem fazer nada de medicações. E comecei a colocar meu olhar de observação sobre ele no decorrer de 48 horas – mas tudo muito ao natural – sem forçar nada, queria ver as reações dele. O que percebi nesse periodo: Intensa polifagia ( comia até britas que tenho em uma parte do pátio), sede em excesso não era tanto, se coçava muito - mas eu já ia desviando a atenção dele para impedir que lesasse mais a pele –  e uma ansiedade de interação social imensa! Nesse interim de 48 horas conseguiu matar dois gatinhos que eu tinha para adoção e atacou mais  4 gatos adultos que tenho. Apresentava e trazia toda a sua natureza de rinheiro à milhão!! Já comecei com comandos e descondicionamentos de comportamento dominante que apresentava. Tentou estabelecer seu potencial de dominante com meus cães,  e conseguiu , por isso tive que agir firme com ele “quebrando” essa posição social dele. Como estava em um ambiente que havia muita interação social e companhia humana quase não se coçava mais,  salvo quando ia deitar para descansar. Depois dessas 48 horas sob intensa observação e exames exclusivos de pele onde eu media ( com as mãos) o grau de sebo e a extensão das lesões decidi a quais  exames iria submetê-lo; por isso não recebeu nenhuma conduta terapêutica medicamentosa nesse periodo. Coletado sangue solicitei um hemograma, triglicerideos (para “sentir” a possibilidade de Hipotireoidismo onde leva em grande maioria dos casos a um aumento na taxa dos mesmos – embora eu não acreditava nessa hipótese-  e também com execesso de cortisol no sangue tendemos a ter aumento dos triglicerideos) , dosagem de cortisol e do ACTH.

   experimento-fotografico-site-001.jpg  Enquanto esperava os resultados dos exames comecei a agir na pele dele. Como estava uma época de frio intenso decidi por  não fazer banhos nele e também porque não queria mais estresse a ele, já bastava tudo que vinha passando. Apenas procedi com aplicações de iodo povidona como degermante nessa pele e para controle das piodermites. Não quis usar antibióticos dessa vez.  E segui com essa conduta a cada dia que passava. Além disso,  entrei com ração de alta qualidade ( niveis proteicos animais em grande quantidade) e reforçei o consumo dele, permitindo que aquela fome excessiva fosse saciada para que ele ganhassse peso pois perdeu em grau considerável estando muito magro.

Com os resultados dos exames na mão pude confirmar minha suspeita de hipercorticismo,   embora em niveis não tão altos,  mas já acima dos padrões fisiológicos. O hemograma acusava uma anemia regenerativa ( sinalizada pela presença de anisocitose   – que são tamanhos de hemácias diferentes no sangue que indica a presença de várias fases dessas células – “jovens e adultas” –  que alerta que a medula óssea está produzindo bem tais células) uma discreta neutrofilia ( comum de aparecer em quadros de excesso de cortisol sanguineo) e de resto tudo dentro dos padrões normais. Podemos ter também nos casos de hipercorticalismo uma linfopenia ( por estresse) e uma monocitose. Mas o exame do Cão não acusava, ainda. Talvez  com o decorrer do tempo onde pudessemos ter uma taxa mais alta desse cortisol no sangue viesse a desenvolver. A taxa dos triglicerídeos deu normal. Por isso temos que ter cautela em interpretar exames x sinais clinicos, a biologia não é uma ciência exata, portanto,  vale mais a experiência do profissional em fazer valer tais dados como significativos; mas a confirmação veio através dos exames pelo aumento do cortisol e baixa no ACTH.

De posse desses resultados decidi por diminuir essa taxa de cortisol no sangue bloqueando essa produção. Teria duas opções terapêuticas padrões para isso, usar o Mitotane ou o Cetoconazol. Decidi pelo Cetoconazol ( droga antifúngica que atua bloqueando a produção de cortisol) por ser menos “agressiva” no sentido de efeitos colaterias, porque induz mais rápido a hipocortisolemia, pelo quadro brando ou inicial do hipercorticalismo, além de um custo bem mais acessivel. E também por que acreditava mais em alteração na produção do cortisol por uso excessivo exógeno de corticóide. Embora o Nicolas negue isso; mas sei que é possivel dele ter comentado no local ( ou porque as pessoas – profissionais(??) – desses locais de banho perceberam as lesões de pele e alertaram ele e, talvez, usaram a “famosa injeção branquinha” que tira tudo que é coceira que são glicocorticóides ou,  até mesmo,  que ele tenha usado sem minha orientação a prednisona que prescrevi,  bem no inicio da crise seborreica do Cão, mas insisto,  ele negou sempre. Mas, às vezes,  o “olho clinico” observador do profissional vale mais e agi terapeuticamente pela minha intuição da causa de todo o processo do aumento do cortisol.

foto-cao-10-dias-pos-tratamento-009.jpg  O Cão seguiu internado e começou a receber o Cetoconazol de 12 /12 horas, onde decidi usar por 10 dias. Quanto ao tratamento da pele em si nada mais fiz do que seguir com iodo povidona, mas já diminuido sua frequência de uso e deixando o Cão mais livre para não sofrer o estresse de manejos e apostando sempre na auto recuperação que os animais possuem. Muitas vezes são os tratamentos excessivos, desde o uso de “miscelânias medicamentosas” que muitos colegas usam, até os manejos gerais do tratar o animal,  que mais perpetuam as doenças dos animais, associado, lógico, a uma angústia desesperada do dono em querer soluções imediatas e sem nada conhecer da espécie que convive com ele que são os cães e gatos. Por isso nas minhas condutas uso muito o afastar o dono do seu animal até que ele se recupere, ou então, faço uma abordagem mais ampla das questões comportamentais dos cães e gatos - como agem e reagem em suas natureza animais – tanto quanto mexo com as questões sentimentais dos proprietários ajudando-os a trabalharem em si mesmos o desapego sentimental forte que mantém com seus “bichos- filhos”.

   foto-cao-e-eu-no-findirelax-ambos-035.jpg  O Cão seguia comigo, indo muito bem em sua recuperação, já apresentava ganho de peso considerável, a polifagia  diminuindo muito e estava se adaptando bem a nova rotina de interação social, estava menos ansioso; mas seguia atacando meus gatos!! Foi um caos esse periodo dele aqui comigo, meus gatos se tornaram vitimas do lado rinheiro do Cão. Ele ficou no total 30 dias internado comigo durante todo esse tempo tive que manter minha atenção constante sobre ele e sobre meus gatos; mas meus bichos espertos como são, logo perceberam que atravessarem para os fundos da casa significava ataque certo de um bicho, e já não pulavam o portão para irem ao pátio. E óbvio, quando eu saia, por mais rápida que fosse essa minha saida,  o Cão ficava preso no canil para não existir riscos de ataque dele. Mas eu tenho um dominio total sobre ele,  quando  começava a aprontar eu  dava meu comando de voz padrão: ” Passa!!!” e ele saia de “fininho”,  orelha baixa para o canil dele.

foto-cao-10-dias-pos-tratamento-024.jpg  Passado os 10 dias de tratamento com o Cetoconazol e com a melhora evidente do quadro clinico que ele apresentava, liguei para o Nicolas vir ver o Cão e me autorizar a novas dosagens laboratoriais que queria fazer. Dessa vez  fazer um perfil hepático e renal dele, priorizando a Fosfatase Alcalina ( isoenzima que fica alterada em niveis elevados quando do excesso de cortisol no sangue), não dosei no inicio porque temos  que usar o bom senso para solicitar exames para evitar custos maiores ao dono e muitas vezes sem necessidade no momento. Mas depois desse tempo de uso do Cetoconazol quis um perfil mais amplo do estado interno do Cão, desde glicose, creatinina, uréia, ALT, etc. Pois quando estamos frente a um quadro de hipercorticismo podemos ter deficiência de outros hormônios no organismo ( entre eles: TSH, LH,HHC, FSH) que vão trazer ou podem trazer danos em vários orgãos.

foto-cao-10-dias-pos-tratamento-016.jpg  Quando o Nicolas chegou para ver o Cão abriu de novo seu sorriso faceiro e meigo; ficou numa alegria ao vê-lo, abraçava o Cão de felicidade. E dizia: “- Como ele está bem, Synara”! E eu: ” – Pois é, está ai teu cachorro, quase bom!” E começamos a conversar sobre tudo que eu tinha observado e feito no animal dele. Expliquei tudo que encontrei de alterado, tudo que fiz, como procedi, mas que tinhamos que seguir cuidando dele, que eu observava muita produção de sebo ainda e que isso era da sindrome seborreica crônica dele e não do hipercorticalismo em si, que eu estava também suspeitando da presença da sarna demodécica ativa agora,  em face do excesso de cortisol no sangue e que iria passar a usar ivermectina a partir dos novos resultados dos exames laboratorias dele que me diriam com mais clareza como estavam os sistemas hepático e renal dele, para medir, também, o grau de metabolização desses orgãos, para eu poder entrar com uma droga “potente” como a ivermectina, etc.

Ficamos quase 30 minutos à volta do Cão conversando e eu explicando tudo, fiz o Nicolas tocar na pele do Cão e medir com a mão a intensidade do sebo ainda, ele concordou que estava intenso e num repente me olhou e disse: ” – Decidi te autorizar a castrar o Cão, Synara.” Fiquei muito contente pela decisão dele e disse que procederia no outro dia com a orquiectomia ( retirada dos testisculos) no Cão. Falei que depois da castração ele mesmo poderia ver a diminuição evidente que teriamos do sebo na pele e que ele guardasse aquela sensação que teve na mão ao passá-la pelo corpo do Cão. Tudo acertado.

foto-cao-10-dias-pos-tratamento-009.jpg  Cão castrado, novos exames feitos,  conforme imaginei cortisol baixou depois de 10 dias de uso de Cetoconazol;  de resto tudo dentro dos padrões normais. Não me preocupei com a baixa excessiva que provoquei pois o organismo dele iria voltar a produzir normal depois de alguns dias. Como disse,  os exames precisam ser analisados à luz de um contexto clinico todo e não  baseando-nos apenas nos parâmetros normais ou alterados, pois envolve muitas coisas, que podem ser até variações de análises do próprio laboratório, inclusive; portanto,  a resolução dos sintomas e a volta da integridade orgânica dos animais é superior a qualquer resultado de exames.

Usei a ivermectina e percebi que a pele apresentou evolução acelerada na sua recuperação; de fato tive sucesso com a castração, e o Nicolas media a baixa do sebo junto comigo e se convenceu do que eu falava a ele sobre o potencial dos hormônios masculinos acelerarem a produção sebácea.

Depois de 30 dias comigo o Cão deu alta. Praticamente curado! Lindo! Gordo! Mais “educado”, pronto para uma nova fase junto ao Nicolas. Nesse interim que mantinha contato com ele e o Cão aqui,  conversei sobre a ansiedade de separação que o animal dele desenvolveu, que precisava mudar algumas condutas comportamentais com ele, sair mais com o Cão, provocar mais interação social, mais gasto de energia àquele cão. Ele alegou algumas dificuldades por falta de tempo;  sugeri que caminhasse mais com ele – mas longas caminhadas – não a famosa volta na quadra – mas ele disse-me que não gostava de caminhar que a atividade fisica dele é a luta; enfim, converso muito com meus clientes, crio um elo de confiança e amizade com eles,  e disse a ele que é um garoto bonito mas que eu percebi um ganho de peso nele que ele também devia investir nele, na saúde dele também, não somente na do seu animal de companhia e que ele podia aliar isso fazendo essas caminhadas tendo como companhia seu cão. Ele me disse que percebia o ganho de peso nele e que já estava controlando a alimentação, etc.

Vejam só, um problema dermatológico relativamente sério e com várias caracteristicas de cronicidade resolvido com várias ações de manejos, com equilibrio nutricional adequado e quase nada de medicações. Mas muita conversa e explicações ao proprietário de que os animais são diferentes de nós, seus donos. Consegui convencer o Nicolas de  não dar banhos no Cão, a não ser que percebessemos necessidade para manter a pele dele higienizada pela seborréia crônica, mas que se ele, realmente,  mudasse os manejos com seu animal de companhia essa situaçõa crônica da pele poderia não se manifestar de forma aguda.

Bom, hoje faço revisões no Cão e o Nicolas parece que mudou em muita coisa, pois seu bicho está a cada dia melhor, embora ele sumiu de novo, e não veio fazer a sequência das revisões que pedi. Tomara que esteja tudo bem com o Cão.

 - “ Ei, Nicolas!! Se entrares no site,  te liga, meu!! E as revisões que combinamos!?? Não põe tudo a perder!!  Já te disse que não vivo para o dinheiro!! Se não levares a sério os cuidados do teu cão teu dinheiro a mim de nada valerá, não tratarei mais dele, hem!!?? Perderei o estimulo!! Me liga, Nicolas!!

É isso, ser Veterinário envolve muita coisa!! Até ser quase um psicólogo dos donos desses animais de companhia. Respeito e simplicidade para tratar dos cães e gatos, muito estudo, muita experiência comportamental e orgânica deles e muita paciência, muita!

Atenção: Cliquem 2 x em cima das fotos para poderem ver com mais nitidez as imagens e  acompanharem a evolução da melhora do cão, principalmente as lesões de pele,  que foram mais rápidas. Assim que ele vier para a revisão publico fotos mais recentes dele mostrando toda ou quase toda sua recuperação.

Ai estão as fotos do Cão recuperado. Foram feitas dias 15/09/08.  Pêlos creceram, quase nada de oleosidade na pele, ganho bom de peso e piodermas controlados. Algumas lesões nas patas posteriores com eritema e discreto prurido. Associo ao Demodex  Canis ativo. Repeti ivermectina. E está á exatos 3 meses sem banho!!

cao-com-pelagem-recuperada-pos-3-meses-de-tratamento.jpg     pelagem-do-cao-3-meses-depois-do-tratamento.jpg  nicolas-e-cao-3-meses-pos-tratamento-023.jpg cao-3-meses-pos-tratamento-020.jpg     exames-laboratoriais-do-cao.pdf        segunda-bateria-exames-do-cao.pdf

208 Comentários


Harry Junior
em

Oi Synara!!!

Tudo bem contigo?

Por aqui bastante trabalho, empenho, dedicação e respeito aos nossos amigos caninos e felinos. Nossas conversas foram de extrema importância e o desafio segue todos os dias…. e assim caminhamos, uma vez que o conhecimento não é absoluto. Talvez esteja aí o grande lance e o grande espetáculo da vida… o de seguir caminhando, trilhando e trocando idéias. Um grande abraço pra ti !!!

Harry Rosa Junior



Patrícia
em

Oi Synara,
Gostei muito deste novo artigo. Vc, como sempre, “consertando” os bichos, né?
O “Cão” é um cachorro de sorte por vc cuidar dele pq o que mais a gente vê são veterinários entupindo os bichos de remédio e sem nenhum resultado. Fiquei com pena foi dos gatinhos..
Beijos,
Patrícia



Synara
em

Ola Junior! Bom saber-te bem! Seguimos na caminhada, aprendendo e doando conhecimento, sempre!
Abração!
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Patricia! Viu? “consertei” o teu cão Shanti da “barriga” e agora dediquei-me para o Cão “perebendo”!! Pois é, os gatinhos se foram…mas esse é o reino animal, os valores de matar e morrer são oriundos dessa natureza tão rude e simples. Mas são bichos! Agem por instintos. Mas eu também fiquei com o coração apertado, somos humanas, sentimos por essa via do amor e da compaixão.
Beijo pra ti também! Obrigada pela postagem.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marcela
em

Dra., boa noite!
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la por esse trabalho tão bonito e pela sua dedicação e paciência com os animais e seus donos. Sempre que posso dou uma espiadinha no site, e hoje resolvi escrever pra pedir um favor. Tenho um gato de 1 ano, o pequeno Caramelo e em Julho o comportamento dele mudou. Começou a se isolar dos outros gatos, parou de comer e tinha uma febre insistente que não passava com nada. Foram 3 semanas de idas e vindas ao veterinário, ele só comia deopis de tomar injeção, mas quando o efeito passava, a frebe voltava outra vez. Fizemos exame de sangue (deu tudo normal, sem sinal de nada) e o teste da Leucemia e Aids felina, que tbm deram negativo. Notei que depois disso ele voltou a comer menos e estava muito magrinho, não brincava mais com os outros gatos, vivia deitado. Semana retrasada ficou resfriado e o levei ao veterinário. Ele estava com anemia forte e ela resolveu pedir mais exames. Vou colar aqui alguns resultados:
Eritrócitos – 4,2 milhões/mm
Hemoglobina – 7,2 g/dl
Hematócrito – 20%
H.c.m – 17,14
Proteína total – 9,50Segmentados 93%
Eosinófilos – 01%
Linfócitos típicos – 02%
Ureia – 36,00
T.G.P – 47,10

Peritonite infecciosa felina – score 1

Ultra-sonografia abdominal
Rins em topografia habitual, dimensões bem aumentadas (RD 5,4cm e RE 6,0cm, em maior eixo), contornos regulares e perda de relação córtico-medular e espessamento de cortical (nefropatia). Discreta dilatação de pelve renal bilateral.

A urina dele “gruda” na caixa de areia, parece até uma cola. No momento ele está tomando Meticorten e Ampicilina, mas cada dia que passa piora mais. Por favor, peço que me dê alguma orientação, se já teve casos semelhantes, estou completamente perdida e gostaria muito de uma segunda opinião.
Desde já muuuuuuuito obrigada.
Marcela Xavier – São Paulo – SP



Synara
em

Ola Marcela! Bom, o que posso te adiantar é: febre não responsiva a antibióticos por mais de 15 dias é viral!!! Fortemente a leucemia. O fato de ter dado negativo o exame vai depender de inúmeros fatores – há os falsos negativos – depende de metodologia do laboratório, há 4 subgrupos do virus da leucemia, portanto, isso pode dificultar os resultados. Quando aos exames, não vejo anemia significativa ai e nunca devemos nos basear pelos resultados relativos( porcentagem) e sim os absolutos e não é o que cosnta nos exames. Vejo uma forte baixa dos linfócitos, isso sim! O que confirma a possiblidade de virose. Geralmente , após 4 a 6 semanas o virus da leucemia pode atingir a vias urinárias ( bexiga , principalmente) e esse pode ser o estágio que ele se encontra. Tenha calma, o legal seria rever esses exames de sangue todos, pedir valores absolutos, parar imediatamente com o meticortem!! pois está – por esse resultado do exame da serie branca do sangue – com linfopenia, a principio o meticortem vai atrapalhar!! Tens que manter um antibiótico por longo prazo ( sugiro amoxicilia + ac. clavulônico – compra em farmácia humana e da por via oral 3ml de 12/12 horas por no minimo 21 dias), seria bom entrar com interferon ( ai somente encontrarás com os veterináros essa droga diluida para ser usada em gatos)e entrar com vitaminas do complexo B e aminoácidos ( Carnabol liquido 2ml por dia – tb é de farmacia humana.) Ir estimulando o apetite com alimentos palataveis à ele, etc. Ele pode estar fazendo a fase de viremia e com isso porduzindo anticorpos, ou não. Isso não temos como saber agora. Pelo teu relato penso por ai. Te deixei orientações básicas de um tratamento de suporte para infecções virais. Mas q é virus q teu gato tem é! peritonite, realmente não creio!
Boa sorte! Obrigada pelos elogios e pela participação no site.
Grande abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marcela
em

Muito obrigada dra., fiquei muito feliz com sua resposta. Infelizmente meu gato só piorou, os rins dele estão enormes, ele não anda mais (apenas até a caixinha e parece que sente tontura, às vezes cai), não dorme, fica o tempo todo com os olhos abertos olhando pro nada e a única coisa que come e muito pouquinho às vezes é carne ou frango crus. As orelhas dele vivem caídas, deve estar sentindo muita dor. Os exames de sangue são sempre muito sofridos pra ele, dessa ultima vez mesmo, furaram o pobrezinho todo e não encontravam veia, e o sangue que saia, era muito pouco. A veterinária dele suspeita de linfoma renal, mas, pra ter certeza teria que fazer biópsia, coisa que na atual situação que ele se encontra, provavelmente não resistiria. Vou conversar com a veterinária dele sobre sua resposta, ela ontem o examinou e sugeriu até eutanásia, disse que seu estado é muito grave. Mais uma vez obrigada!
Beijos,
Marcela



Jefferson
em

Tenho um dalmata com 10 meses,com 45 dias de vida dei somente 1 vacina v8 e vermifuguei.Depois de uns tres meses vermifuguei novamente com, basken plus 40. Quando o cão tava com uns 6 meses de vida ele começou ficar com falta de ar e um latido rouco,mais não dei importancia,certa noite ele tava latindo muito,fui olhar o que era,e quando cheguei perto dele vi que ele tinha mordido um sapo e repente começou a babá muito e vomitar,lavei a boca dele e fui dormir.Notei que de uns meses pra cá,ele começou a piorar,levei ao veterinario que me disse que poderia ser estenose de traqueia,mandou dá dermacortem 20mg,que nao adiantou de nada.
Levei para outro veterinario que aplicou ancylex 4 ml,tambem nao teve resultado.
E por fim,dei por conta propria tretraciclina(8 dias), e depois de alguns dias dei aminofilina (9 dias), que nao adiantou de nada.
Apesar disso ele come bem (2 veses por dia ),e dou aminomix e de vez em quando umas gotinhas de vitagold.
Sim! todos esses medicamentos que tenho dado, sempre dei antitoxico.

Desde já fico muito agradecido,e aguardando ancioso sua resposta



ed
em

Ola Dra.fiquei muito feliz em me deparar com seu site estava buscando resposta aqui na net à pergunta “Azium é melhor que meticorten”? e olha achei o seu site.Muito Bom!! Meus parabéns pelo seu trabalho e dedicação, realmente deve passar uma tranquilidade aos proprietários dos animais com seu jeito didático de por as coisas.Atualmente estou aqui a buscar uma melhor solução de vida pra minha cachorrinha a NIKITA uma srd (pequinês?)de três anos que sofre com alergias, primeiramente controlamos as pulgas e carrapatos pois pressupôe-se que tem DAPP. Uso todos mês Frontline plus. Mas ainda continua se coçando e lambendo as patas e com feridas que aparecem, trata-se e logo desaparecem e infelizmente só para de se coçar com o uso de injeçoes de meticorten.Teve um cio há poucos dias e que só piorou a crise e de novo meticorten e agora decidi junto com o vet dela mudar para algo menos agressivo e tento AZIUM (primeira dose essa semana.Ah toma banho medicamentoso toda semana, pois se não se coça mais ainda ah e tem três meses que usa raçao de soja (royal canin). CONCLUSÂO dessa batalha:sei (agora pq ando lendo )que continuas doses de corticoides não ajudam muito minha NIKITA (claro os sintomas desaparecem , mas fica com o batimento cardiaco acelerado além de comer feito louca) pensamos agora em castrá-la ( o vet recomendou depois desse cio recente que piorou e muito suas crises , hj está em tratamento de uma inflamação que surgiu essa semana entre os dedos e que causou um abcesso e dai tá tomando doses de antibiotico (agemox)e sofrendo até melhorar e com o colar pra não coçar. vejo que minha nikita só toma remedio e remedio e os gastos tb só aumentam e nada melhora. Ah ela é muito apegada a mim, mais que a meu marido e tb muito agressiva o que muitas vezes não facilita os tratamentos. O que a sra. acha que devo fazer? procurar um vet especialista em dermatologia?falei outro dia sobre isso ao veterinario mas ele disse que o dermatologista veterinario iria fazer o mesmo que ele faz. Ando assim perdida… agradeço qualquer orientação e DESCULPE ACHO Q O TEXTO FICOU MUITOOO LONGO!!!



Patricia Benetati
em

Boa noite Dra.

Tenho uma pit bull chamada Kyara de 5 meses. Ela apresenta problemas de pele todos os anos e a levei em algumas clínicas como Hospital veterinário Sena madureira, uma clínica em Santana especializada em dermatologia e todas as vezes a Kyra melhora e depois de um certo tempo a alergia volta novamente. Ela lambe muito as patas eque ficam extremamente vermelhas e existem falhas em seu pelo agora. Ela tomou cetoconazol, um shampoo manipulado e meticortem, melhorou , porém para de tomar os remédios a alergia volta. Não sei mais o que fazer. Gostaria de saber se a Sra atende em algum lugar em São PAulo. Aguardo resposta ansiosamente. Obrigado! Patricia Benetati



synara
em

Ola Jeferson! Isso me parece “tosse dos canis”, a principio. É um vírus que pode lesar a traqueia ( inflamar) e ocorrer essas tosses roucas. Às vezes podemos ter infecção secundária por bactéria. Acho que pode ser por ai. Se não melhorar convémm um Rx de tórax, mas não creio ser algo maior, aposto mais nesse virus.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Ed! Pois veja, corticóide tem que ser bem manejado e orientado pelos Veterinários. Meticortem ( prednisona) e Azium ( dexametasona) são as classes desses corticóides e suas ações mais potentes. Em cima da tua pergunta te responderia que a dexametosna é mais potente e mais “séria” para se usar constantemente em um cão com alergias; por conseguinte os efeitos colaterias são bem mais graves ao cão. E não falo somente do aumento da sede e do apetite, falo da inibição das glândulas adrenais que, naturalmente, produzem os corticóides no corpo. Penso que deveriam fazer uma dosagem de cortisol e ver a quantas anda esses efeitos colaterais!! Alergia é complexa para se tratar e diagnosticar. Envolve inúmeros fatores, desde o comportamental do cão, o ambiental, controle de ecto parasitas, hormomal, etc. A castração vem em beneficio, sim. Se caso ela for somente atópica ( alergia de “causa desconhecida”) deves pensar em fazer um exame para detecção dos antigenos alergênicos as quais tua cachorra é sensivel, para então fazer uma “sensibilização” através de vacinas que o próprio laboratório envia ao Veterinário para aplicar no paciente. Esse laboratório é o CEPAV em São Paulo. Basta coletar sangue fazer contato com eles e enviar o material ( sangue) por sedex. Mas isso tem que ser feito por meio de um médico veterinário. Outra informação: infelizmente é caro esse exame, creio que esteja em torno de 800 à 1000 reais. Se decidires por ele, antes dosem cortisol no sangue dela e veja se está na faixa normal ou se esse bicho já não fez hiperadrecorticismo por aplicação de “meticortem” injetável. Se for, são os chamados corticóides de longa ação, onde não pode ser administrado corticoterapia antes de 3 meses, ou seja, entre uma dose e outra. Tem mais essa na tua história ai!
Quanto a opinião do colega, discordo dele, que um dermatologista agiria como ele, eu não sou especialista em nada, sou uma clinica geral que lido bem com as questões de pele dos cães e gatos, e não teria agido como ele. Pense melhor!! Ok? Creio, que te deixei subsidios para questionamentos “amplos, gerais e irrestritos”. Obrigada pela participação no site. Boa sorte.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Patricia! Não atendo em São Paulo, não. Apenas em Porto Alegre. Mas em São Paulo – capital – temos o Dr. Larson, professor da USP em dermatologia. Tente procurar por ele.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Graziela
em

olá Dra Synara, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo seu artigo, achei ótimo, pena que vc não mora na minha cidade “Pouso Alegre”, mas eu tenho parente na sua cidade… pra eu poder levar minha cadelinha pra vc acompanhá-la. gostei muito da sua dedicação no caso acima exposto. gostaria de aproveitar e fazer umas perguntas. minha cadelinha é pequinês, tem quase 6 anos, logo após uma tosa, (faço isso sempre que ocorre queda de pêlos, devido a troca que acontece todo ano), apareceram em todo o corpo dela, de modo gradativo, manchas escuras, a principio, o que surgiu foram falhas de pêlos, e com o tempo, a pele foi escurecendo no local onde havia a queda de pêlos, hj, as manchas estão em todo o corpo, mas os pêlos estão começando a crescer; ela coça o tempo todo. logo que notei o que estava acontecendo, levei ela em um veterinário, mas nada tirou da minha cabeça que ela tinha pegado aquilo no pet, quando da tosa, foi ai que a levei no pet onde fiseram a tosa, e lá um veterinário nos atendeu, disse que aquilo iria desenvolver a qquer tempo na Keit, o que aconteceu é que ela sentiu a tosa, amentando o estresse e contribuindo para tudo isso acontecer, a única coisa que ele me indicou foi banho de triatox, mas qto as manchas, não há previsão de melhora. Li algo a respeito da síndrome de cushing, gostaria de uma orientação sobre o caso da minha cadelinha e até mesmo enviar uma foto dela.
grata pela atenção
Graziela



aline
em

Oi DRA, eu também tenho um sharpei e ele esta começando a ter problemas de dermatite. Ele esta com 04 meses e a veterinaria passou para ele 40 comprimidos de itraconazol, injeção de dectomas (eu acho que esse nome) e para dar banho semanal com cloristim. lendo seu depoimento eu fiquei com medo de dar banho nele toda semana e não sei se esse tratamento seria o mais adequado. Ele também esta com assadura em baixo dos braços e já esta começando a dar bolhas, e ele já deve por duas vezes um enchaço do lado do olho, incha muito e depois de tres dias o inchaço estora e sai muito sangue e pus, a veterinaria falou que pode ser alergia. Eu não sei o que fazer com ele, eu preferia que fosse em mim, eu amo meu cachorro e não gosto de ver ele assim e eu gostaria de receber uma resposta da senhora.Eu percebir o seu amor e dedicação pela sua profissão e agradeço a Deus por existir pessoas como você. Muito obrigada!!!!



synara
em

Ola Graziela! Se quiseres mandar a foto da lesão mande. Mas pelo que descreve, toda e qualquer mancha escura “crostosa” denomina-se processo de liquenificação da pele,ou seja, são lesões com processo inflamatório crônico de variadas causas. Vale manter esses locais hidratados ( recomendo Humilac – virbac o laboratório) e em alguns caso uma pomada – se o animal não lamber – a base de dexametosona a 1% bem massageado para absorver bem. Triatox?? Acho que não é o caso!! Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marisa
em

Oi Dra, gostei muito do seu artigo.
Tenho um Schnauzer com 7 anos, de uns tempos para cá ele começou ter problemas de pele,escamação, coceiras e lamber muito entre os dedos das patas.
Ele faz suas necessidades na varanda do meu apto que é bem amplo, quase não saio com ele e qdo estou no computador ele fica com a cabeça para fora da janela, olhando a rua.
Sempre dediquei meu tempo com ele, agora estou com um negócio na internet e não tenho dado muito atenção e ele fica me puxando pela perna.
As vezes viajo e ele fica com meus filhos, arrasado …..
Hoje levei na veterinária e ela passou novamente antibióticos dizendo que ele tem alergia a pulgas, porisso ele tem problemas de pele. Não concordo com o diagnótico.

Será que meu cachorro está com ciumes e porisso está com estes problemas de pele?
Estou enfrentando alguns problemas e a depressão tem sido uma constante, isto tbem poderia estar afetando a saude do meu cachorro?
Abraços



Erika
em

Olá doutora! Adorei o artigo pois tenho um sharpei e percebi que estou fazendo mal ao meu cão a respeito dos banhos semanais! Ele tem mau cheiro , principalmente na barriga e nas juntas, além de estar empolado e se coçando, será por causa da frequência dos banhos?
Beijos e obrigada!!!
Erika.



synara
em

Ola Jeferson! Estão medicando sem buscar a causa!! Te sugiro imediatamente RX de laringe-esofago-traqueia. Se nada der de alterado, ai, podemos pensar em “tosse dos canis” que é como se denomina popularmente essa forma de tossir do cão, pois tem como causa um virus do sistema respiratórios dos cães. Por ai. Mais que isso não consigo te responder.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Marisa! Os animais não possuem sentimentos feito nós. Portanto ciúmes, raiva, depressão, inveja. etc, não faz parte do universo emocional deles. Do nosso, de seres humanos, faz. Tanto faz, que você está passando por um periodo de depressão. Quanto a somatização das doenças de pele nos animais, cães principalmente, é possivel de ocorrer, sim. Existem outras fatores predisponetes que facilitam que o estresse do cão seja “explodido” na pele, as questões das predisposições genéticas por refinamento excessivo é um deles.
Nossos animais de companhia podem perceber nossos estados emocionais oriundos dos nosso “baixo astral”, já que tendemos a mudar gestos, ficamos menos reativo e com isso não damos a atenção que o cão está condiocionado a ter do dono. Ficam com baixa interação social e com isso ficam sob forte estresse repressivo instintivo, não sentimental.Volta a caminhar com ele, será bom para você também, que está mais depressiva, mude ou volte a ter a rotina que teu cão estava condicionado a receber de ti. OK? Mas tens que tratar a pele dele ,tb.Não acho que seja alergia à pulga, se for, não tem porque usar antibióticos, salvo se tiver contaminação bacteriana fazendo piodermas. Mas na dermatite à pulga não é tão comum os piodermas associados. Enfim…
Boa sorte na vida como um todo.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Erika! Frequência semanal não é saudável para nenhum cão! Só devemos usar frequencias semanais quando temos necessidade de usar produtos a base de shampoo como tratamento para essa pele que já esteja alterada, são os chamados “banhos terapêuticos”. Mas mesmo assim tem que ser bem monitorado pelo Veterinário esse banho. O shar-pei é uma raça bem predisposta genetica e morfologicamente a apresentar dermatites que podem complicarem-se envolvendo outros agentes infecciosos. Sempre digo que cão de raça – uns mais que outros – sempre vem com um “pacote de problemas” para o dono!
Abraço. Valeu participação no site.
Synara Rillo
Médica Veterinária



fernanda freitas
em

Olá Doutora!Estou com problema sério com meu york shire, ele tem dois anos. E nesses dois anos sofre demais com uma coceira, que parece não ter fim.Já usei cetoconazol,a tal injeção branca,citada em um artigo seu,troquei ração, no forte do inverno, tirei a roupa dele(poderia ser da roupa).Perfume nem pensar! Ele lambe muito as patas,além da coceira pelo corpo, que acaba causando a queda do pêlo.Por favor me ajude. Muito Obrigada!



synara
em

Ola Fernanda! Complicado para eu fazer um diagnóstico e tratamento via virtual. Os cães dessa raça – como tantas outras – desenvolvem quadros de pruridos que podem ter várias causas. Uma delas é a atopia ( alergias de causa amplas e múltiplas). Geralmente, eles respondem bem à corticoterapia, mas tem que ser bem manejada para não causar danos maiores ainda. Somado a isso, percebo que os manejos de vida do cão urbanizado em demasia, mimado, etc. podem levar a quadros de ansiedade que predispõe a danos dermatológicos variados nos cães. É muito vasta as possibilidades de pruridos em cães. Sinto muito, mas mais que isso, realmente, me limito a ajudá-los por aqui. Penso que meus casos clinicos publicados aqui e os artigos já os ajudam bastante, vocês proprietários de cães. Quem me derá poder ajudar a todos vocês! Mas não tenho como sem ver o paciente, fazer uma boa história clinica,etc. Ok?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Beatriz
em

Oi Synara!

Antes quero parabenizá-la pelo site, estou lendo as postagens e são todas bem esclarecedoras. Ainda assim decidi escrever e pedir sua ajuda. Falo não de um mas de dois cachorros com problemas de pele.

O primeiro deles, Topa, tem 12 anos, Poodle branco, obeso, tem o problema a cinco anos. Apresenta manchas pretas espalhadas pelo corpo todo, pele e pelo extremamente oleosos, viscosidades amareladas e excesso de verrugas (estas estão espalhadas por todo o corpo de diferentes tamanhos, as maiores chegam a 2 centímetros). Coça principalmente a parte superior das patas, tem um cheiro forte, parece de condimento, embutido.

O segundo deles, Gu, 11 anos, Poodle preto, peso normal, tem o problemas a quatro anos. Apresenta vermelhidão e inchaço intenso ao redor dos olhos (perdeu os cílios e os pêlos da região), feridas com aspecto de caspa pelo corpo todo (principalmente nas costas, rabo, parte superior das patas e superior do focinho, inchaço e vermelhidão intensa também na parte inferior das patas, entre os dedos. A pele dele me parece ressecada. Tem coceira intensa e se machuca todos os dias com as unha e os dentes, deixando as áreas extremamente vermelhas. Tem cheiro forte, parece de charuto e me causa alergia.

Esgotei as opções de veterinários da cidade, os cachorros já passaram por diversos tratamentos, corticóides, anti-inflamatórios, inúmeros banhos terapeuticos e até calmantes naturais. Hoje usamos pomadas anti alérgicas nas vermelhidões, quando estas pioram um cicatrizante e também pomadas específicas para os olhos. Damos banhos semanais com o shampoo Allercalm da Virbac, secamos no secador e mantemos a tosa em dia, feita na tesoura porque o aparelho causa muita irritação. Temos um terceiro Poodle na mesma faixa de idade que não apresenta problema algum na pele, dorme com os outros e mantém os mesmos hábitos, inclusive alimentares. Se puder me indicar um caminho, agradeço a ajuda. Desde já, obrigada.

Bia



lisiane
em

em primeiro lugar parabéns pelo seu trabalho!!!tenho um casal de sharpeis e gostaria de saber se posso dar comida a eles de vez em quando eles tem 3 meses. aparentemente são sadios falta uma só vacina pra vermes das tres q tem q tomar a cada 30 dias.se puder me retorne obrigado!!!!!!!!!!!



synara
em

Ola Beatriz! Isso me faz lembrar alergia alimentar! E todas suas complicações envolvidas!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Lisiane! Eu não daria comida! Somente a ração como forma de alimento.OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



andrea
em

oi td bem? Fiquei impressionada com a sua ddicação. eu tenho uma pitbull q esta com um problema na pata desde o ano passado em fev, a dra passou fluotril 50mg e prednisona com quadriderme eu fiz o tratamento mas agora depois de um ano voltou de novo fica uma ferida na parte traseira com um furinho no meio com sangue e pus, ano passado chegou a ficar com a patinha inchada a dra nao me disse o q era. O q será essa doença? é de repente começa a comer a patinha da frente e depois aparece atras. A ferida da frente e pequena e parece um calombinho.. me ajude pois sei q a sra ama os animais.. bjijnhuss



Leonardo Ruivo
em

Achei muito interessante esse caso, e esou intrigado com um que peguei há pouco tempo de uma cachorrinha poodle de uns 15 anos começou com alopécia, depois manchas negras no dorso do tórax e abdomen, abdomen abaolado, seborréia, apatia, apetite e sede normais e agora por final começaram algumas feridas pequenas com desprendimento de pele, ela já passou por 2 veterinários q não prescreverem medicamentos e só indicaram a outros, veio parar na minha mão, desconfiei de hipotireoidismo, mas o exama de T4 livre por diálise deu normal, pedi hemograma tb, mas ainda não estou com resultado, gostaria de pedir uma ajuda para saber por que lado devo agir, sou recém formado e não tenho tanta experiência, escutava muito na faculdade q problema de pele e não sabe o que usa Meticorten (Predinisona), mas sei que não é por aí que banda toca, então gostaria de ajudar da forma certa e quem sabe chegar ao diagnóstico e cura, se puder dar opinião para q eu possa encontrar um norte ficarei muito grato!
Forte abraço,
Leonardo Ruivo



Laiz Guidine
em

Olá Dra Synara, como vai?
Estou sempre fazendo uma visitinha no seu site. Adoro e aprendo muito.Parabéns e q Nosso Pai Maior te abençoe. Aproveito para te pedir uma opinião. Tenho três York que adoram maçã e banana( Dou apenas uns pedacinhos). Nas refeições coloco também , muito pouco, pedacinhos de cenoura ou de beterraba, e pedacinhos de carne, junto com a ração. É bom pra eles?
Beijos e obrigado pela atençao.



magda
em

TENHO UMA VIRA-LATA QUE ADOTEI FAZ UNS 3 ANOS ELA SE COÇA BASTANTE SEMPRE FOI ASSIM MAIS DE UNST EMPOS PRA CA PIOROU, ELA FEZ CONSULTA COM DERMATOLOGISTA, MAIS NAO ADIANTOU NADA O QUE DEVO FAZER TEM ALGUM VETERINARO DERMATOLOGISTA BOM E QUE NAO COBRE MUITO CARO\\\\\\\\\\\\\\!!!!



synara
em

Ola Andrea! Peço tua compreensão na dificuldade que tenho em orientar sem examinar o paciente. Dermatologia é complexa por alguns aspectos. De qualquer forma obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Leonardo! Antes de mais nada é um cão muito velho! Pode haver inúmeras complicações ai. Te sugiro: ecografia abdominal para ver glandulas adrenais, rins, figado, baço,enfim uma geral. Dosa cortisol!!! Não creio em hipotireoidismo, a principio. Hemograma, dosagem de uréia, creatinina, ALT e Fosfatase Alcalina e exame de urina. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Vterinaria



synara
em

Ola Lais! Se eles comem uma ração de boa qualidade não vejo necessidade desses complementos alimentares.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Magda! Não sei onde moras para saber se conheço algum profissional para te indicar.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



carmen
em

tenho um cão que adotei depois de estar muito ferido,ele tem uns 4 meses,mais é muito guloso parece esfomeado,estando sempre com fome,come tudo que ve pela frente,rouba comida da boca dos outros cães.O que pode ser?Ja foi desvermidado.abrigada



Renata S. Dakuzaku
em

Olá Synara!
Sou de Campinas SP,procurando ìnformaçoes sobre hipercoticismo li sobre o cão do Nicolas e o resultado do tratamento. Tenho uma cadela yorkshire de 4 anos, tem apresentado problemas constantes de pele,depois de vários tratamentos com corticóides com vários veterinários; a última soube nesta semana: apareceram duas falhas de aproximadamente 5 cm de diâmetro em lados opostos do`corpo. Segundo a veterinária pode ser hipercorticismo, colhemos ontem dosagem de cortisol e t3 t4 os resultados saem em 15 dias. Caso seja positivo esse diagnóstico o tratamento pocederá da mesma forma como o do cão de Nicolas? A veterinária falou sobre o lisodren mas pelo que vi o tratamento é de alto custo, o cetoconazol trará resultados satisfatórios tanto quanto o lisodrem?
Muito obrigada pela atençao
Renata



ieda solange demski de assunção
em

minha cacela vira lata tem 4 anos e de uns meses pra cá tem tido muita coceira no pelo seguida de feridas avermelhadas…foi feito exames e a veterinaria receitou pra ela meticorten ederatopic de 12 em 12 horas só que não hove melhora e segunda a doutora disse que ela deverá tomar remedios o resto da vida dela pois só existe um tipo de injeção que poderia ser feito só que ela pode ser fatal daí melhhor não arriscar.o que voces podem me ajudar.gta ieda



Tatiana
em

Olá Synara,
Parabéns pelo seu trabalho! Tenho um poodle branco que já passou por diversos problemas: calcificações na coluna (ficando paralítico), diversas infecções,… Sempre melhorou de tudo, hoje ele anda, corre, etc. Em 2004 comecei a notar que o pêlo dele no tronco estava rarefeito e seco, ele bebia bastante água e tinha incontinência urinária. Fazendo os testes laboratoriais suspeitou-se de Hiperadrenocorticismo, o primeiro exame com ACTH deu positivo, o segundo com dexametasona (para ver se o problema era a hipófise ou adrenal), deu negativo e dentro dos valores normais, fazendo com que os veterinários decidissem não tratá-lo, nesse período comecei a tratá-lo com homeopatia: seu pelo voltou ao normal… Hoje (ele tem 9 anos) e os sintomas voltaram, o exame de cortisol deu 5,2ug/dl e ele acabou de sair de uma infecção urinária, a incontinência diminuiu mas ainda existe, nos horários das refeições ele não aguenta e solta xixi. Estou cansada pois nesses 9 anos, várias vezes achei que fosse perdê-lo. Voc~e acha que é hiperadreno mesmo? Aquele exame de 2004 deu falso negativo? Devido aos diversos problemas de saúde (coluna aos 2 anos, cirurgia de coluna aos 6 anos…)ele usou muito corticóide, isso pode ter influenciado? Ele é extremamente estressado isso influencia a taxa de cortisol no sangue?
Muito obrigada
tatiana



synara
em

Ola Carmem! Tudo indica pelo histórico dele que ele passou fome! E com isso manterá sempre essa postura/ reação de estar sempre esfoemeado, pois o cérebro dele ficou condicionado a passar por periodos de escazes alimentar e quando vê e sente cheiro de alimento vai se “atirar” para comer. Isso é o que se denomina a gula no cão. Como eles são oriundos dos lobos ( seus ancestrais) trazem nos seus códigos genéticos essa propensão instintiva de fartura alimentar assim como de forte escazes do alimento – quando não havia a caça em abundãncia na natureza. Com isso podiam passar longos periodos em estado de fome e quando tinham o alimento – caça – comiam em demasia para “garantir” suporte energético. Essa situação é bem dificil de descondicionar. Mas não é impossivel. Ele teria que ser isolado sempre ao comer e ter horários certos de alimentação. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Renata! Nem todo caso de hiperadrecorticismo segue os mesmos padrões de tratamento. Se o caso dela for por uso excessivo de corticóide, pode se fazer as glândulas adrenais dela voltarem a produzirem o corticóide, repondo-o e com o tempo ir reduzindo a dosagem que têm chance de voltarem a produção normal. Lisondrem eu não usaria! cetoconazol?? Não sei…como disse há várias causas para a Sindrome de Cushing. OK? Boa sorte.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Ieda! Dificil de opinar nesse caso. Pouco dados, pele é simples e complexo ao mesmo tempo. Sinto muito. Mas essa colega ai está meio equivocada, penso eu, nessa informação a você. Se for usar corticoide cautela e bom senso valem sempre!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Tatiana! Não creio que ele seja portador de hiperadrenocorticismo – a taxa dessa dosagem atual está em faixa normal. Veja bem, quanto aos exames laboratoriais hormonais temos que ter bom senso nos exames, na coleta, e na interpretação, pois às vezes cada laboratório usa um meio para análise. Temos que seguir todo um parâmetro na coleta, também. O ACTH deve ser analisado – ou separado do soro da amostra sanguinea em 25 minutos depois da coleta pois a meia vida dele na corrente sanguinea é curta podendo nos dar resultados falsos. É bem complexo esses exames e seus resultados. Prefiro sempre uma boa história clinica! Veja bem teu cão passou por cirurgia de coluna, essas crise de incontinência pode ter a ver. Ou não. Dificil ajudá-los assim, de longe. O estresse pode alterar o cortisol , sim. Quem sabe pensar em disturbio de hormônio sexuais – se ele não for um cão castrado, evidente. Dá para fazer várias suposições nesse caso dele. Eu trago um jeito diferente de clinicar, por isso fica complicado para mim dar opiniões mais precisas a vocês. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Edilaine Santos
em

Bom dia!
Moro no Japao e tenho uma york de 3 meses e esta com muita caspa e em alguns lugares do corpo como no peito, perto do rabo forma uma casca de cor amarelo bem claro mas a pele nao fica vermelha ja levei ao veterinario e ele nao disse nada mas so vi isso qdo cheguei do consultorio estou preocupada embora ela esteja bem comendo bem brincando se possivel me tire esta duvida.
Obrigada.
Edilaine



synara
em

Ola Edilaine! Pode ser uma seborréia, algun fungo, mais que isso me limito.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Atenilde
em

Olá Synara,boa noite.
Moro em Salvador e tenhho uma poodle de um ano.Sempre que passa pela tossa,após aproximadamente uns 10 dias ela fica com um coceita intensa especialmente na barriga e depois espalha pelo corpo. o que pode ser ?
Abraço

Atenilde



Valderez
em

Bom dia dra.
Preciso da sua ajuda.
Tenho um yorkshire de 7 anos, ganhei de uma criodora, porque é deficiente, desde peq ele em uma seborréia, o veerinario passou um shampoo, que estou cuidadndo dele, mas tem semana que melhora um pouco e agora por exemplo, aumentou muito. Existe algum comprimido ou medicamento para cuidar, além do shampoo. Por favor me ajude. Obrigada, Deus te abençoe.



Beto
em

Olá Synara,
Parabéns pelo seu trabalho postando informacoes,moro em Sao Paulo e tenho um Lhasa Apso com 4 anos ja passei por 3 veterinario e até hoje nao consegui um tratamento eficaz para coceira dele.Atualmente estou tratando com Ciclosporina 39mg doses diarias e Predinisona 5mg a cada 3 dias como ele toma banho semanal aplico pipetas de frontline mensal,segundo veterinario disse que esse tratamento é para vida toda,mas ando pesquisando e vejo que esse medicamento Predinisona tem efeito colateral ou seja resolve uma coisa e prejudica outras estou certo ? Em questao do banho,o que a Dra. recomenda? O que a Dra. acha desse tratamento ? Agradeço muito pela atencao prestada.

Beto



synara
em

Ola Atenilde! Deve ser reação alérgica à lâmina da tosa. O dia que vocês pararem com essas bobagens de tosar em excesso os cães de vocês, ele sofrerão menos!! Em todos os sentidos.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Valderez! Assim como vocês querem minha ajuda não consigo. Há vários fatores envolvidos para desencadear qualquer distúrbio de pele nos cães. Até mesmo, as “alterações comportamentais” induzidas pelas ansiedades de vocês donos, do meio ambiente, etc, etc. Não posso apenas te prescrever um shampoo e achar que tudo estará resolvido. Quem me derá poder ajudar a todos os bichos que sofrem! Mas não consigo, então, vou escrevendo artigos, postando casos clinicos, com o intuito de deixar claro que há – existe – possibilidade de menor danos aos cães e gatos aos dia de hoje. Certo? Grata pela tua participação no site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Beto! Probelmas dermatológicos está cheio por ai!! Grande parte dele de fácil resolução. Acontece que não percebo os colegas preparados ou interessados em ir mais a fundo nas causas; então ficam tentando ( como se bicho fosse um objeto e não um ser vivo que pode sofrer consequências por esse medicamentos que em muitos casos em nada resolvem – vide depoimentos de vocês que acessam meu site)controlar os sintomas; e vá!! medicações!! e vá pipetinhas caras para controlar ectoparasitas, e vá!! “estudos”(??) baseados em informativos técnicos de laboratórios que estão à espreita de cada profissional da Medicina Veterinária que se instala a cada canto desse Brasil. Quando será que a Medicina de cães e gatos vai ser levada a sério?? Acho que enquanto não houver uma revisão de valores e condutas nos profissionais e na sociedade como um todo, nunca; pois mesmo os Conselhos de Medicina Veterinária estão – de certa forma – comprometidos com um sistema todo de valores. Há profissionais dentro desses Conselhos que mantém “negócios no mundo pet”, onde a venda vale peso de ouro!! O cão e gato valem mirradas moedas! E ainda querem discutir bem estar animal. Bom, prefiro dar respostas assim à vocês que postam aqui, me trazendo esses dados de inabilidade dos colegas ( não que eu seja a melhor Veterinária do mundo, bem longe disso estou; mas tenho bom senso e conheço um pouco de cão e gato por farta convivência cotidiana com tais espécies.), pois creio que o problema dos cães e gatos e suas supostas patologias incontroláveis é o “de menos”. Tudo é por demais de simples. O ser bicho é simples. Quanto a tua pergunta: Acho que há inúmeros equivocos no tratamento do teu cachorro. Ciclosporina é droga imunosupressora! “Nossa mãe do céu”! Estão usando de tudo para coisas simples! estão dando “tiro de canhão” onde pode ser dado “tirinho de balinha de chumbo”!! Posso te dizer, muda de Veterinário, urgente! Vai na USP – ja que você é de São Paulo; ou procura pelo Dr. Larson, ai. Um bom dermatologista; me parece que atende particular e na Faculdade de Veterinária dessa instituição que falei. Ok? Grata pela participação aqui. E desculpe se não pude te ajudar. Mas de fato a virtualidade me limita. Já os ajudo no que me é possivel.
Abraço faterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lilian Zanoni
em

Olã. Também tenho um sharpei macho. E venho lamentavelmente passando por vários veterinários, várias medicações, shampoos etc…. achei e foi me indicado banhos semanais (e no início de 3 em 3 dias), quanto menos banho parece que ele mais se coça. Fiquei pensando se pode ser algo relacionado a hormonios. Estou muito muito em duvida!



Lucia Santos
em

Olá Dra, Olha suas respostas são muito esclarecedoras, quem dera os veterinários explicassem para os proprietários de maneira tão objetiva ao invés de só receitar remédios e mais remédios, tramentos, banhos e mais banhos… Minha schnauzer está em tratamento há 1 ano, desde que apresentou micros cristais na urina, desde então são: medicações, fluidoterapia, ração específica e exames, agora ela está apresentando problema de pele ( caspa ) se coça muito, a vet indicou banho terapeutico toda semana. e eu estou cheia de dúvidas, relatou que essa caspa é por causa dos problemas de saúde que ela tem. isso é possível? a medicação pode causar algum tipo de seborréia? Obrigada, pela sua atenção e pelo seu excelente trabalho.



tatiane
em

bom dia

tenho casal de sharpei eu crio, pois o filhte q vendi esta com o pescoço vermelho e entre as patas ta feio a situaçao dele , ta com alergia na pele ql medicaçao recomendada,o filhte e da minha prima!!??



Laís
em

Olá dra. Synara,
Tenho uma shar pei de 8 anos que a 3 semanas seu pêlo começou a cair, praticamente está parecida com o Cão das fotos. Estou desesperada, pois ja levei em vários veterinários que não sabem explicar o por que dessa doenca. Ja fizeram raspagem para saber se era algum tipo de sarna e nada. Ele receitou um shampoo, mas não vejo resultado nenhum. Todos aqui em casa estão triste, pois estamos fazendo de tudo pra encontrar um diagnostico e nada!!
O meu medo é que alguma coisa pior possa acontecer. Gostaria mt da sua ajuda dra. Synara, pois ao ler seu artigo ( que por sinal está mt bom!) parecia que estava descrevendo oq a minha shar pei está passando!
Se possível, espero uma resposta!



Beatriz Prado
em

Pesquisando na internet achei seu site maravilhoso,tenho uma Sharpei que eu amo de paixão e uma Basset, de uns dias p cá minha Babi(Basset) que tem 1 ano e pesa 6 quilos está com um tipo de sarna que começou na parte inferior da coxa e agora esta se alastrando pelas costas parece pequenas feridas secas esbranquiçadas a veterinaria passou fluconazol 75mg 1 vez por semana, e o sabonete Tiuran ja dei mas não ta resolvendo, não sei mas eu não confio muito na veterinaria de minhas cachorras, se quiseres que mando uma foto mandarei, desde ja agradeço Beatriz



thatiany Paes
em

Bom dia Dr.Synara lendo as respostas de alguns clientes ,resolvi fazer uma pergunta sobre meu cachorro da raça Yorkshire,ele tem 8 meses,e na pele dele esta aparecendo uma caspa,quando dou banho nele desaparece tudo,mas depois de dois dias aparece denovo eu achei que era por causa do shampoo,mudei mas mesmo assim continua,ele toma banho em casa nunca foi ao pet shop,porque minha mãe tem medo,levei na veterinária ela falou que não era nada e só esfregar a unha que sai,não acho normal isso gostaria que me respondesse sobre esse assunto,pois acho que deve ser caspa mesmo,mas como faço para terminar com esse problema?

Desde ja agradeço.



Luciana
em

Dra. Synara, boa tarde
tenho um maltês de 10meses, faz uma semana que ele começou apresentar alergia dermatológica, esta sendo medicado com meticorten 5mg,não estou vendo resultado, os olhos dele estão avermelhados e inchados e seu comportamento mudou, esta mais quieto e prostrado, me causa

muita angústia porque ele é muito manso e feliz.
Estou pensando em fazer um tratamento homeopático,qual a sua opinião?
Vou esperar sua resposta anciosa, pois ele não esta bem.
Desde já agradeço sua atenção.



rosemeire caetano
em

Dr fique imprcionada com o caso do Shar-pei.Tenho uma aqui em Salvador chama-se Ivi ela já tenhe 6 anos é muito meiga e linda ,tratada como filha mas sempre sofreu altos e baixos com a questão da pele. Neste momento ela já está a mais de dois meses coçando muito o corpo,lambe as patas em demasia já gastamos muito em remédio para ela,estamos pensando em castra-la nunca deu cria.O que devemos fazer para acabar tanta coceira?



Noêmia Leite
em

Dr. Me ajude…

Tenho uma Sharpei linda de 1 ano e 6 meses, ela como muito bem e bebe agua normal, mas ela esta com uma doença de pele que não sei o que fazer.
Os sintomas são: entre os dedos da patinha incha e fica avermelhado, na pele sai umas feridas e tenho notado perda de pelo, ela se coça muito, a alguns meses atras ela teve muitos carrapatos e ate achei que fosse isso, tomei as providencias de detetizar a minha casa e atualmente estou dando banho nela todos os sabados com sabonete “mata cura”, as vezes passo um spray roxo (não sei o nome) e uso uma pomada chamada quadriderme veterinario, mas não estou vendo resultados, pois, quando seca uma ferida outra brota emm outro lugar, alem disso tenho uma cadelinha poodle de 12 anos e tenho notado uma escamação tipo como se fosse caspa em seu pelo, mas nada de feridas ou algo semelhante ao da Aruh(a minha sharpei)…Por favor me ajude!!!Não sei o que fazer…



Lusy Ortega
em

Olá Dra. tenho um sharpei de 3 meses e meio… e ele teve um probleminha nos olhos entropio, e então levei a um vet e lá ela fez um piquezinho para levantar a pele do olho, mais optou por não fazer a cirurgia ainda, e me passou uns colirios para pingar nos olhos dele, still, zinar, lacrima e lavar sempre com soro, só que o problema é que os colirios tem que ser pingado de 2 em 2 hrs o zinar, o lacrima de 4 em 4 hrs e o sstil de 8 em 8hrs, mais infelizmente eu trabalho durante o dia e ele não deixa ninguem cuidar dele ele chega até morder, e só eu consigo fazer isso, mais só depois que volto do trabalho e de manhã… perguntei se eu poderia dar um anti inflamatório pra ele mais forte pra dar de 12 em 12 hrs pq seria um tratamento mais rapido e bem feito ja que não posso faltar o serviço pra pingar colirio nele,agora os olhos dele estão abertos e ele esta com bolinhas vermelhas nos olhos, diz a vet que é glandula e por conta disso coloquei aquele cone nele para ele não coçar os olhos, tiro o cone todos os dias para lavar e depois de uma semana eu notei que o pescoço dele esta com machucadinho vermelho na parte de baixo, parece assadura e tem um lado que fez tipo um calo, Bom conclusão a vet disse que tenho que continuar com esses colirios dos olhos e com o cone, mais agora que deu essa assadura nele eu não sei o que fazer , tem alguma pomada que eu possa passar na pele dele??? para melhorar e não deixar assar mais enquanto ele esta com o cone??? me ajude por favor!!!!!! desde ja agradeço



Denise
em

Olá Doutora!
Resolvi escrever porque vi sua preocupação com os animaizinhos e eu estou extremamente preocupada com a minha cadelinha. Eu tenho uma Schitzu de dois aninhos e ela apresenta bastante feridinhas no corpo, inclusive uma lesão bem grandinha em baixo do pescoçinho. Ela sente muita coçeira, o veterinário disse que não é sarna. Disse que é micose e receitou um shampoo de miconazol, sabonete de enxofre e loção de betametasona.Porém eu ainda não iniciei este tratamento, porque foi receitado somente hoje. Ela também toma muita agua. O que me preocupa também é que esta feridinha em baixo do pescoço, ela coça… e cada vez fica maior… queria uma pomadinha para passar em cima.. para cicatrizar… e se pudesse envolver com alguma gaze, para que ela não coçasse mais..para poder sarar..Você poderia me ajudar a descobrir o que exatamente ela tem? E se estes remédios realmente vão ajudá-la?



débora escobar
em

Olá Dr Synara!!! Admiro mto seU trabalho!! estou com um problema e gostaria de obter sua ajuda!!! Minha cachorra, há 3 semanas teve 6 filhotinhos, e há 2 dias, uma das fêmeas apresenta uma anormalidade no pescoço. É tipo um caroço, meio grande, e fica saindo sempre pus e um pouco de sangue. O caroço é avermelhado. Antes ela só se alimentava com leite na seringa pq ela tava fraquinha e ñ tinha forças p/ mamar na mãe!!! Porém, minha mãe ministrou um analgésico a ela e ela está melhor, já brinca com os irmãozinhos, consegue se alimentar sozinha, está bem espertinha cm antes mas só esse caroço msm q ñ sai. O q pode ser? tem cm ser algum tumor? No aguardo!!



filomena
em

doutora SYNARA ADOREI O SEU SITE EU NÃO SEI MAIS O QUE EU FAÇO COM O MEU CACHORRO.Ele é um poodle de 8 anos faz faz tempo mais o menos um ano que venho tratando da pele dele.Ele toma banho toda semana só que no dia seguinte ele fica muito vermelha e com coceira depois começa aparecer casquinhas pelo corpo, e fica com um mal cheiro que nem parece que tomou banho.Já dei vários remédios para ele e não adiantou nada.O que devo fazer me ajude.Eu desconfio que ele ficou assim porque antes eu dava banho nele em casa e secava com um secador normal foi depois daí que começou aparecer iss. Beijos……..



Tathi Maroco
em

Ola Dra!

Estava procurando artigos sobre dermatites na internet e encontrei seu site. Obtive alguns esclarcimentos porem ainda possuo duvidas.

Meu irmao adquiriu um filhote de SRD à 8 meses e hj ele vem sofrendo algumas descamacoes na pele junto a feridinhas vermelhas. Isso ja a um mes aproximadamente.

Ele levou-o ate minha veterinaria, pois tambem possuo 2 pinchers, aonde ela clinicou e chegou a conclusao de ser desde picadas de insetos a alergia alimentar, estresse por mudanca de local, alergia por inalacao de produtos de limpeza.

Devo ressaltar que meu irmao mora sozinho e faz faculdade de meio periodo em SC e esta em ferias em nossa cidade, Ourinhos/SP (sudoeste). Talves a mudanca de um local possa realmente deixar seu cao diferente.

Eu sou muito interessada nesses assuntos de doencas de cachorros, pois ja perdi um pincher que ficou extremamente doente com diabetes. Uma veterinaria especialista da cidade levou mais a serio o ganho de dinehiro. Entrei em depressao.

Porem, quando vi o sofrimento do cachorrinho do meu irmao: cheio de feridinhas, que se pareciam com picadas de pulgas mas nao sumiam e muita queda de pelo em regioes especificas do corpo, alem de se coçar muito, resolvi procurar ajuda.

Gostaria de uma opiniao sobre o caso que relatei porque gostei muito do tratamento do caso do animal que a Sra relatou.

Caso queira entrar em contato com meu irmao segue email: mahmaroco@hotmail.com

Obrigada,
Aguardo respostas!
Grata: Tathiane M.



Synara
em

Ola Filomena! Coceiras, dermatites, caspinhas, mau cheiro e outros são situações sintomatológicas bem amplas que pode nos levar a pensar em várias causas. Vê se esse teu poodle não está cheio de doença peridontal, por que se está, vai haver um mau cheiro que advém do ato deles se lamberem após o banho ou qualquer manejo na pelagem e penso que se tu parar de dar banho estético vai aliviar muita coisa…Não entendo porque vocês insistem em dar banho em cães com tanta freqûência!!! Isso detona esses bichos…E parecem que não querem ver com “olhos de ver”….Entendeu?
Obrigada pela participação no site.
Abraço
Synara Rillo
Médica Veteriária



Synara
em

Ola Tathi! De fato a colega que viu teu cão,está correta – em tese- já que essa forma de lesão pode ser compativel com várias causas; embora um clinico com relativa experiência possa ter condições, através de um bom exame e história clinica da origem das lesões identificar, a provável, causa. Acho que no caso dele, descartar DAP (dermatite alergica a pulga)usando um anti-pulga padrão, usar uma corticoterapia branda e de curto tempo – apenas para aliviar o prurido – e associar uma cefalexina ou enrofloxacina na possibilidade de estar com contaminação por sthaphilococcus – o que é bem possivel que esteja ocorrendo.Os antibióticos que citei não devem ser usado por menos de 21 dias em casos de pele. Certo? Uma “luzinha” ai para vocês conversarem com os colegas que atendem os bichos de vocês.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Aine
em

bom dia Dr.a!

Muito bom o seu site, meus parabéns!
eu tenho um Schnauzer que foi adotado, não sei ao cero a idade dele, mas tenho certeza que tem pelo manos 5 anos, ele foi muito mal tratado anteriormente, hj é um menbro de nossa famila… noto algumas diferenças no comportamento dele… ele não brinca, não corre, faz bastante alegria quando agente chega mas é só, como sei que os schnauzers, são cãe alegres e ativos, isso me faz pensar que ele já é idoso, é muito companheiro e carente por carinho… muito manso tb… recentemente eu tive q fazer um tratamento para pulgas… com banhos e sbonete anti pulgas…du certo… mas semana passada percebi q ele está enfestado de carrapatos… depois disso noto q ele está mais triste, não está comendo bem, não late mais pra outros cachorros… tamb´notei uma tosse nele… não é tossa canina, pq essa ele ja teve, fiz tratamento e ele melhoru, essa é bem mais rara e ele tão fica parecendo q está engasgado… também notos os olhos dele com mais secreção… não abrem totalmente, e remelando… estou preocupada com meu NUNUCO( o nemome dele é FRED, mas carinhosamente o chamamos de NUNUCO), não qro q ele sofra,,… gostaria de saber se posso usar ivermectina nele… e qual a dose… ele deve estar com uns 5 kg hj.. pois emagreceu um pko… desde já obrigada!



Nilma
em

Olá Dra. Synara! Estava aqui lendo seu depoimento sobre o sharpei, fiquei curiosa ,pois tenho 3 fêmeas , duas são douradas e uma é chocolate, as douradas estão sempre com problemas de pele, por mais que eu tenha cuidado, uso só shampoo manipulado, tenho cuidado com os produtos de limpeza em casa, mas é difícil, e dou muito carinho e atenção para todas.
Decidi castra-las pois acho que isso vai ajudar nesta questão da pele, eu li que voce usou um iodo povidona, eu gostaria de saber se posso passar nelas agora por exemplo que estão nesta fase de coceira . Obrigada pela atenção. Nilma



Synara
em

Ola Aline. Eu não faria Ivermectina no Nunuco.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Nilma. Pode…mas é importante manter sempre secas as dobras desse cães,ajuda colocar “Pó Pelotense” em todas essa dobras deles e evitar estresse, controlar parasitas externos, etc.
Abraço Fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Bhya
em

Ola Synara,Parabens pelo trabalho, bem se nota que você ama o que faz!
Estou com um problema com meu cachorro e gostaria de uma ajuda.
Sei que não e facil voce me dizer algo pela net, porem mesmo assim vou tentar.
Tenho um American Pitt Bull, de cinco anos, ele começou a apresentar os seguintes sintomas: Vermelhidao na pele, pus, e fica alto e duro como se fosse uma crosta, perca de pelo nestes locais, sangramento e ele se coça muito, come normalmente, por não ter bons profissionais veterinarios na minha cidade fico receosa de leva-lo em algum lugar, estou dando anti inflamatorio, diariamente, cheguei a comprar triatox e dilui em agua(sei que e perigoso e forte) coloquei em forma de spray nestes locais, nao houve melhora significativa..
O que poderia ser? No banho escovo ele para tirar essas crostas da pele e ele sente-se alviado.
Pode me ajudar?
O meu e-email consta no seu blog, se puder me ajude.
Obrigada.
Deus abençoe todos nos.



alinnemaia
em

assim vou tentar explicar, comprei um poodle a pouco tempo 1 semana por exato, notei que ele ta com, … como posso falar, com umas casquinhas brancas em partes do corpinho dele, nas patas, nas dobrinhas, um poquinho no fucinho, o vet. falow que era normal alguns caes novinhos teem isso, mandou passar tiuran de tres em tres dias, ele se cossa bastante as vezes se feri, da do ai vou la e fico enfergando pra ele naum se morder e machucar, queria saber se alguém ja teve algum animal assim, se pode passar algum tipow de alergia pra humano pq ultimamente esta aparecendo umas bolinhas avermelhadas no meu corpo mas acho ser de outra coisa, alergia por alguma coisa, mas sei que não é a ele!

alguém poderia me imformar quanto tempo isso demora, nossa começei agora ap assar o tiuran mas da muita dó dele…
se poder mandem a resposta por e-mail, muito obrigado…



milton
em

tenho um filhote de american pit bull,que esta 7 meses,aproximadamente a uns 2 meses percebi que uma de suas orelhas estava meio caida,o que devo fazer para esse orelha voltar ao normal e ficar igual a outra.
O esse problema e apenas uma faze e com o tempo ela vai voltar sozinha a sua posição normal.
Ah de uma coisa eu sei não é dor de ouvido pois quuando eu passo mão na orelha ele fica parado ou seja não sente dor.por favor me ajude se poder mande a resposta por e-mail,muito obrigado



guilherme
em

tenho uma sharpei de 3 meses e à 7 dia omeçou a apresentar uma deficiencia na pata esquerda (está pisando para dentro), levei ela no veterinario logo no 1° dia e ele me disse que é descalcificação me passo dois tipos de remedio; ad-til e calciotrat já estou medicando ela a 6 dias e continua do mesmo jeito levei em outro veterinario que me disse que pode demorar até 30 dias para para voltar, mas não estou muito confiante.
Me mande um e-mail respondendo se pode voltar ou ela tem chance de ficar assim.
Muito obrigado pela atenção.
Deus abençõe
Guilherme



Mi Monteiro
em

Dra. Synara

Vim pesquisar a tal síndrome e achei novamente seu site e uma história fascinante, que maravilha ver uma profissional tão dedicada e envolvida…Pensando na Babi a história me emocionol…



Alê
em

comprei um labrador a 1 semana e está acontecendo exatamente como a Alinnemaia relatou,só q no meu caso não estou usando nada…,ME AJUDE!!!

assim vou tentar explicar, comprei um poodle a pouco tempo 1 semana por exato, notei que ele ta com, … como posso falar, com umas casquinhas brancas em partes do corpinho dele, nas patas, nas dobrinhas, um poquinho no fucinho, o vet. falow que era normal alguns caes novinhos teem isso, mandou passar tiuran de tres em tres dias, ele se cossa bastante as vezes se feri, da do ai vou la e fico enfergando pra ele naum se morder e machucar, queria saber se alguém ja teve algum animal assim, se pode passar algum tipow de alergia pra humano pq ultimamente esta aparecendo umas bolinhas avermelhadas no meu corpo mas acho ser de outra coisa, alergia por alguma coisa, mas sei que não é a ele!

alguém poderia me imformar quanto tempo isso demora, nossa começei agora ap assar o tiuran mas da muita dó dele…
se poder mandem a resposta por e-mail, muito obrigado…



Alê
em

[assim vou tentar explicar, comprei um poodle a pouco tempo 1 semana por exato, notei que ele ta com, … como posso falar, com umas casquinhas brancas em partes do corpinho dele, nas patas, nas dobrinhas, um poquinho no fucinho, o vet. falow que era normal alguns caes novinhos teem isso, mandou passar tiuran de tres em tres dias, ele se cossa bastante as vezes se feri, da do ai vou la e fico enfergando pra ele naum se morder e machucar, queria saber se alguém ja teve algum animal assim, se pode passar algum tipow de alergia pra humano pq ultimamente esta aparecendo umas bolinhas avermelhadas no meu corpo mas acho ser de outra coisa, alergia por alguma coisa, mas sei que não é a ele! ]

Olá
Faço as palavras da alinnemaia as minhas…
á um semana chegou nosso filhote de labrador e depois de uns 5 dias aki em ksa começou a acontecer isso,estou muito preocupada,ele tem + ou – 60 dias…
se a Dra° poder me ajudar serei grata!!!



synara
em

Ola Bya. Pode ser tudo…são vagos esses sintomas e compativeis com inúmeras patologias de pele e outras patolgias que se refletem na derme. Além disso, pode ter envolvimento comportamental, também. Tenta usar um corticóide leve ( meticortem 5mg – 1/2 comprido, pela manha durante 7 dias) e associa um antibiótico que atinja niveis sanguineos na pele – cefalexina de 500 mg de 12/12 hora por 30 dias. Por ai. Me arrisco a dar um tratamento padrão para esses tipos de lesões. Mas se não achar a causa disso tudo, não resolverá. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Vterinária



synara
em

Ola Alinemaia. Está parecendo ser sarna…te atenta! Compra em farmácia Vterinária o produto que se chama Amitrazina ( amitraz, triatox) e dilui 1 ml para cada 2 litros de agua. Molha ele todo com esse produto ( cuidando para não cair nos olhos) e deixe ele secar à sombra. Cuide para ele não se lamber. Dê meticortem de 5 mg . 1/8 de comprimido, pela manha 3 dias..e deu. Se for sarna aliviará as coceiras e secarão as escamas. Depois de 2 semana faz outro banho.
Em ti, toma banho com sabonete a base de deltametrine e passa uma pomada de dexametasona. E veja bem, a sarna do cão não se reproduz na nossa pele, mas faz uma reação alérgica pruriginosa que leva uns 15 dias para solucionar. Lesões ao redor da barriga e braços..Por ai. Se deu certo, que bom! Se não deu , ai terás que procurar um atendimento Veterinário para nelhor avaliação.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola MIlton. Não precisa te preocupar, ele esta em fase de crescimento, é normal isso acontecer. Uma orelha fica mais empinada e a outra não. Com o tempo firma.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Guilherme. Descalcificação creio que não, mas uma discreta “má- formação”, sim. O ideal é colocar o membro na posição anatômica certa e enfaixar com tala por 3 semanas. Tive um caso de um paciente vira -lta que aconteceu isso na pata dianteira e solucionou com esse procedimento. Vale um Rx , também!
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Mi. Tu de novo! Valeu pelos elogios.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Alê. Se achas que fecha com o que a Allinemaia escreveu, leia o que respondi para ela. Mas no teu caso, tens que diferenciar de microsporum, também.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Alê
em

Dra. Synara
fiquei muito preocupada com essa coçeira dele,e a minha tmbm q começou a ficar mais intensa e antes mesmo da senhora me responder levei ele ao vet,pois tenho 2 filhos,eles não tem muito contato,eu tenho mais pq eu limpo e alimento ele,mas nem dormi a noite direito de preocupação…
É SARNA SIM…q triste q fiquei…a tempos vinha pedindo a meu marido um filhote de labrador…e quando ele por fim aceita aos pedidos da casa ele já vem com sarna…pior de tudo eu ter pego…q coisa néh,qm ve uma situação dessas até pensa q é falta de higiene minha…
bem o vet indicou TIURAN por 1 semama…vamos ver se melhora e pra mim,sabonete para toda a familia MITICOÇAN…
e esperar o resultado em até 15 dias se não melhorar…retornar

Agradeço sua atenção,volto a dar noticias…
e o blog ja está na minha lista de favoritos!!!



Alê
em

Olá
voltei pra dar noticias do meu cãozinho…
bem 2 dias de tratamento com o TIURAN,parece q a coçeira cessou um pouco,as casquinhas da barriga estão caindo,junto com o pelo dele tmbm…tadinho…a barriga está quaze pelada,tmbm perdeu pelo na cabeça no arredor das orelhas,pelas patas e bumbum…tmbm notei q as orelhas e patas parecem inchadas…
bom doutora acho q agora é seguir o tratamento e esperar.

a senhora tem alguma outra dica pra me dar?
e sobre essa pelagem caindo? demora depois pro pelo ficar 100%?

desde ja agradeço sua antenção!!!



Alê
em

oie
olha eu aki novamente enchendo kkkk
é q estou muito triste e preocupada…o vet q estava tratando o Scooby fez feriadão prolongadérrimo,volta só na outra segunda…to triste pq to cuidando dele certinho e não to vendo resultado…a coceira parece q cessou mas ele ta com a cabeça,patas e barriga sem pelos,ta horrivel tadinho…e cada vez q passo o remedio caem mais pelos…e ainda ta com a pele muito quente e vermelha…e pra completar as patas estão inchadas…to muito preocupada e com medo de perder meu cãozinho :(



synara
em

Ola Alê. Deve ser reação inflamatória ou reação farmacológica do produto. Vale um corticóide basico, e por 3 dias – ou até mesmo dose única. Por ai..
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



monica
em

Boa noite!
resolvi comentar pq eu estou precisando desabafar sobre esse enorme problema q estou tendo com meu sharpei.
Ele tem dado feridas nas costas proximo ao rabo e eu tenho feito o tratamento dele a base de antiinflamatorios e pomada como recomendado.Mas sao feridas q de uma hora pra outra se transformam em necroses horriveis.No momento ele infelizmente esta com uma dessas agora.Escrevo em lagrimas pois ja nao sei mais oq fazer pra poder acabar com isso.Tenho uma bebe de tres meses e tenho feito a asepcia dele como eu posso.Por conta de uma dessas feridas ele chegou a perder metade do rabo.chegou a dar muito bicho, larva e a vaterinaria me receitou o comprimido capstar para expulsar os bichos.Mas resolvido o problema do rabo que teve de ser amputado agora ele deu o mesmo problema mas nas costas como citei.Nao sei mais oq fazer, to desesperada.ele sofre de uma lado e eu choro do outro.E pra variar a cirurgia do olho dele teve de ser adiada ate que se resolva esses problemas na pele.Ele teve inflamaçao da glandula lacrimal e nasceram duas bolas no canto de dentro do olho.ele esta com 1 ano e essas bolas apareceram qdo ele tinha 9 meses.Eu abri os olhos dele e ja ta tendo formaçao de catarata.Nao sei nem se vai voltar a enchergar pelo menos um pouco.
Doutora me ajuda. tente por favor me fazer compreender oq que se passa com ele para q eu possa continuar cuidando mas com exito!Se quiser posso lhe enviar fotos



sara dantas
em

ola dra,synara li a sua historia logo acima,estou com uma bebezinha de shar pei que ainda irá completar 2 meese,entao apareceram embaixo do pescoço umas queimaduras que originaram pus,quando vimos desatamos a chorar levamos no veterinario e ele passou denodex uma coisa assim uma pomada,so que estou muito
preuculpada com a raça ela da muito problema?eu amo minha filha ariel e quero protege-la desses problemas e sofrimento



Sínthia da Fonseca
em

Olá Dra Synara, tenho um poodle e que de uns dias pra cá começou a se coçar mto e perder pêlo, está com a pelagem rala e em certos pontos tem uma caspinha e tbm carocinhos vermelhos. Será que é sarna? Sinto tanta peninha dele…vou levá-lo ao veterinário o mais rápido possível…
Ele vive dentro de casa e também não sei se o excesso de banho pode deixá-lo mais sensível, já que ele toma banho semanal, com shampoo e tbm sabonete antipulgas!!! Me ajude…amo mto meu cãozinho…



synara
em

Ola Monica. Como eu queria poder ajudar a todos que me pedem; mas pele é muito ampla a gama de problemas e tem , em alguns casos, relação com a raça do animal. Não perco a oportunidade de fazer uma critica oconstrutiva a todos aqueles que compram cães de raça: cuidado! As raças são oriundas de processos seletivos genéticos feitos pela mão humana. Por isso questiono: Vale a pena ter um Sharpei que já nasce predisposto a várias patologias, pelas suas caracteristicas anatômicas? Alguns nem sabem disso e os compram por beleza, vaidade, entre outras situações pessoais. Muitos não sabem que essa raça é Chinesa e tem a mesma função que o Pitt Bull, ou seja, para rinha. Deixo essas colocações como forma de alerta a ti e a todos que aqui buscam informações. Mas agora tu ja tem o bichinho e tem que cuidar dele, não é mesmo? Eu Teria que ter mais informaçõe sobre ele para me posicionar sobre a causa. Penso que deves conversar com o Veterinário que atende ele sobre sarna demodécica, seborreia, dermatite alérgica a pulgas e suas consequências secundárias, como infecção por sthaphilococcus. Vale lavar a pele dele com sabonete soapex, passar iodo no local da lesão, lançar mao de um corticóide brando ( e com monitoramento pelo profissional), usar antibiótico sistêmico ( enrofloxacina ou cefalexina) por 21 dias no minimo, fazer controle de pulgas e carrapatos. Oportunizar muito exercicio fisico para liberar energia ajuda. Por ai. Mais que isso fica dificil para te ajudar. O fato de deixar essas questões a vocês, creio que já ajudo um pouco.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



darcilene
em

oi dr, synara estou passando mesmo problena de nicola pior que minha shar-pei esta com 3 feridas com feias e grande e fundas e sem pelos nao sei mais o que fazer mi de conselho por favor estou deseperada espero uma resposta .



synara rillo
em

Oi Darcilene. Pois então, assim não consigo ajudar, faltam dados. Mas reforço que essa raça é bem problemática para pele em face de suas caracteristicas anatômicas e morfológicas. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lais
em

Ola Gostei muito da Leitura,Crio A raça e sei o quao alguns filhotes sao problematicos na pele…
vc tem msn?
me adicione
tendernesssharpei@hotmail.com



zana
em

ola, eu estou muito preocupada com meu gato, pois quando fui dar a vacina a ele (flotril)vi perto do orgão dele que tinha uma mancha vermelha, e no local nao havia pêlo… e ele sempre lambia essa parte.O que pode ser? Tem haver com a infecção que ele ja apresentava??
Por favor estou desesperada.
bjss



synara rillo
em

Oi Lais. Sei que com essa resposta que vou te deixar poderás me “julgar” como uma pessoa pretensiosa e arrogante, mas uma das minhas qualidades é a sinceridade. E além disso, sou uma defensora dos animais ( a verdadeira proteção). Se tens consciência de que essa raça traz sérios problemas de pele pelas suas caracteristicas morfológias, levando alguns desses animais a desconfortos imensos, e que isso acaba redundando em gastos enormes para os proprietários que vai desde tempo para cuidar da integridade dessa pele até aos gastos financeiros quando eles adoecem não devias compactuar com a existência delas. Não estou querendo te dizer que tens que exterminar teus cães ou os que já existem por ai. Mas parar a criação e a venda. Com o tempo essa raça deixa de existir. Como criadora da raça deves saber que tem origem chinesa e o objetivo da manipulação genética ( porque a questao racial, é, de fato, feita pela mão do homem para atender a seus interesses)do Sharpei é para a rinha. Naquele país, o objetivo primeiro foi esse. Por isso eles tem tantas pregas de pele ( soltas)no corpo, para evitar danos maiores na musculatura na hora da rinha. A vaidade humana de ter um bicho aparentemente exótico e bonitinho quando bebê, é o estimulo para que as pessoas mal informadas sobre a questão dos cães, os queiram ter. E pagam, muitas vezes, preços altos por um cão de raça. E sem saber levam junto um pacote de problemas futuros. Por isso há tanto abandono de animais por ai. E nao me digam que nao! Só nao vê quem não quer, quem não tem um coração amigo dos bichos ou quem tira interesses maiores na atual comjuntura da presença dos cães na atual sociedade. Sinto muito mas não disponho com tanta facilidade meu msn. Nada de mais, apenas gosto de manter minha privacidade. Tenho um msn profissional mas esse não é para o site onde me dedico , na medida do possivel, de todo o coração e sem cobrar nada. Ofereço consultorias, mas cobro por elas. Ai é outro ponto da minha profissão; mas me reservo sempre o direito de selecionar tais consultorias. E meu critério é bem seletivo para orientaçoes pagas.
De qualquer forma obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Vanice
em

Dra. Synara
Boa tarde!
Tenho um Shar Pei de 03 meses e temos um problema. Ele tomou apenas 01 dose das 03 necessárias e já pegou uma virose. Vomitou e teve diarréia, além disso não comia e nem bebia nada.
Levei a veterinária perto de casa e ele foi medicado e hoje já não tem nenhum desses sintomas. Foi feito uma coleta de sangue e ficou evidente que ele está com anemia e por isso estou medicando com Henolitan e Doxifin, além da Ranitidina a cada 12h e muito soro caseiro.
Porém o real motivo de estar lhe pedindo ajuda é que notei que nasceram caroços no corpo do Thor e que estão com pus. Sei que dói muito, pois quando vou pegado ele chora. Levei a veterinária e ela me disse que pode ser que seja por conta da infecção que ele teve dias atrás, que devemos primeiro tratar da infecção e que se não melhorar, ai trataremos dos caroços com um shampoo especial.
Confesso que estou receosa, pois meu lindo está com dor… O que a Sra. pode me dizer a esse respeito?

No aguardo.



elaine
em

FICO MARAVILHADA COM SUAS ANALISES TEM COMO VC ME INDICAR UM BOM COLEGA PROFISSIONAL AQUI DO RIO. BJSS



synara rillo
em

Ola Vanice. Pela teu relato tens que pensar em nódulos por injeções – se foram aplicadas, evidente – subcutaneas. Dependendo de quem aplica ( habilidade) e do veiculo ( mais ou menos oleoso, nesse sentido) do medicamento pode haver esses sintomas que relatas. A dor é o sinal mais claro, pois outras patologias ( derme) tendem a nuão doerem quando sao nodulares e com pus. Podem causar coceiras, isso sim e com isso escoriar a pele, trazendo um desconforto. Mas dor como relatas é compativel com o que coloquei acima.
Por ai..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinário



synara rillo
em

Oi Elaine. Duas postagens em posts diferentes…assim vocês me “matam”…No seborreia deixaste um relatoooo e uma ” choradeiraaa”…aqui elogios e um pedido de indicação. Olha, realmente, não conheço nenhum profissional do RJ para te indicar. Mas deve ter um monte de bons colegas por ai. Nesse imenso e maravilhoso Rio de Janeiro. Obrigada pelas participações no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



marina fernandes
em

Dra. Synara,tento ajudar animais dos “maus familiares”,que não cuidam com amor dos mesmos. Meu viznho, que tem uma pousada (veja só!) tem dois vira-latas(tombas) para serem seguranças da mesma; dá ração da pior qualidade (R$ 30,00 – 25 kg), não dá banho, carinho, deixa-os ao relento. Há dois anos, comecei a complementar a alimentação deles (que já não comiam mesmo) com Dog Chow à noite, trocar água, vermífugos, coleiras anti-pulgas, etc. Percebi que a Quinha, uma cadela de cinco anos, vivia com as orelhas feridas, e pensei que fosse o Lion (cachorro) quem a machucava, mas depois notei que ela se coçava muito. Não é sarna, pois não está caindo pelo; forma-se feridas, pois ela morde o local (perto dos peitinhos, e nas costas, próximo ao rabo. Já consegui, neste mês, que o “dono” de Quinha e Lion dividisse comigo a compra de um saco de 10 quilos do Dog Chow; sei que não é a melhor, mas entre o que ele dava e essa… Vou tentar agora que ele divida comigo uma Golden, sem corantes, pois desconfio também que possa ser o corante que esteja dando alergia à Quinha (mas vira-lata é tão resistente, né?). Gostaria de sua opinião. Agradeço, atencipadamente. Marina



suzane
em

Dra. Parabens pela dedicacao e paciencia. Tenho uma jovem schnauzer que se contaminou com carrapatos. Mesmo antes disso ja se cocava bastante na regiao da orelha. O cheiro da orelha chamava atencao. Ois bem, a cadela e bem tratada, come racao de primeira, no entanto esta empolada pelo corpo todo e cocando muitas vezes causando machucados. Ha regioes que cria casquinha. A cor da pele e avermelhada inclusive nos locais onde vemos os grafismos. Vi que ela tem mais no pescoco abaixo do queixo, nas coxas e orelha. Ela se coca muito mas nao tem mais pulgas e carrapatos. Como devo proceder? A pele fica cheia de altos ocasionados pelas placas e ela secoca muito. Obrigada.



Zaira
em

Olá Synara,
Eu sou de Salvador-Ba,comprei um Yorkshire que agora está com 6 meses de idade,faz aguns dias ele começou a ficar com o corpo todo cheio de bolinhas avermelhadas com olhinho amarelo como se fosse furunculos,isso pelo corpo inteiro e como ele se coça muito,na cabeça surgiram grandes feridas inflamadas,o meu vet disse que parece se tratar de Demodécica,mas há 2 meses ele teve uma dermatite e eu pedí um exame para detectar Dermodécica e o resultado para esta foi Negativo,penso que pode se tratar de DAPP,E vc o que acha ??



synara rillo
em

Ola Marina. Pois então, pode ser um monte de coisas, moscas faz muita ferida em ponta de orelha de cachorro. Agora, cada um sabe de si, né? Tu te “emocionou” com os cães do vizinho, mais dificil será ele tomar consciência que tem que cuidar melhor dos bichos…Cuidado que ele “sobe nas tuas costas”…E não te mete muito…cada um cada um…cada olhar cada olhar sobre o mundo..Valeu pela participação no site.



synara rillo
em

Ola Suzane. Tenta antibiótico por 21 dias ( cefalexina pode ser, ou uma enrofloxacina) e faz um tratamento bem básico com corticóide por 3 dias, apenas. Com isso alivia as coceiras e atinge a possibilidade de combater sthaphilccous de pele. Se não reagir, ou se retornarem as coceiras e lesões, partir para buscar outras causas que desencadeima essas feridas e coceiras.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Ola Zaira. Acho que não demodécica e nem DAP, acho que é impetigo ( infecção bacteriana da pele). Faz tratamento com antibiótico Eritromicina por 15 dias e entra com 1/4 de comprimido de predinisona, na parte da manha, por 3 dias seguidos. Dá banho com LIMPOL ( de cocô) , esse detergentes de cozinha , mesmo. Tira todas as secreções das pápulas que estouram e “melam” os pêlos e em cada lesão que aparecer na pele ( depois de bem limpo) pincela com iodo. Por ai..Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Yuri
em

Bom dia Dra. Synara, tenho um maltês de 07 anos, castrada, e de mais ou menos 10 meses para cá, os pelos dela começaram a cair, levei a um veterinário, fizemos vários exames, inclusive biópsia, onde acusou calvície, inclusive da contura para o rabo, ela já está bem pelada, a pele ficava oleosa, consegui controlar com o shampoo para seborréia oleosa, e ela está bem, a minha pergunta é: relamente não existe cura ? Sei que não recuperará mais os pelos perdidos, mas existe algum tratamento que faça com que pelo menos os que restaram não caiam mais ? Pois a minha preocupação é que tenho mais três cadelinhas em casa, e elas adoram tomar sol de manhã e aí fico preocupada com a falta de pelo da maltês, pois fica sem proteção na pele e aí ou privo ela do banho de sol (que acho um absurdo) ou vou ter que melá-la de protetor solar ou sei lá o que devo fazer…..
Tenho tb uma poodle média preta de 08 anos, tb castrada, que há um mês mais ou menos, ele tem se coçado muito, utilizo o shampoo da Pet Society, eliminador de odores, pois no dia seguinte ao banho, ela já está cheirando, faço a prevenção mensal com o Revolution nas 04 cadelas, não tenho problemas com pulgas tampouco carrapatos, ele toma banho semanalmente, pois dormem comigo na minha cama, mas percebi que no inicío do uso do shampoo o resultado foi bacana, mas hoje, percebo que não faz mais efeito, ele tem se coçado bastante, as vezes percebo que criam bolinha no corpo, principlamento no dorso, ela qdo filhote teve sarna que foi curada, pode ser algum resquício disto. No caso específico dela, o que devo fazer ? Prolongar o banho para quinzenal ? Trocar de shampoo ? Elas comem a ração da Hill’s Light Adult, devo trocar ? A opção por esta ração se deu pelo fato de que a maltes e outra poodle branca que tenho, tem muita acidez e ficam aquelas manchas avermelhadas no canto dos olhos e na boca, aí percebi que esta foi a única ração que conseguiu amenizar as manhas. Elas inclusive adoram tomate, mas me disseram que o tomate ou qualquer outra fruta mais ácida, pioram qualquer tipo de coceira, isto procede ? Enfim, gostaria de alguma orientação sobre os dois casos. Fico no aguardo e agradeço desde já. Regina Néspoli.



synara rillo
em

Oi Regina. Nada posso dizer sobre tuas perguntas, tem muita enrolação nas tuas colocações. Assim fica uma confusão – e vago – todas as tuas perguntas. Ainda mais em se tratando de ração e cães de raça…Sinto muito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



fatima mota
em

tenho um yorke de 7anos ele esta bebendo muita agua e urinando muito, até a noite ele tem feito xixi na sala e em grande quantidade e várias vezes durante a noite. Pesso ajuda urgente por favor.



Synara
em

Oi Fátima. Isso que esta ocorrendo com teu cão não é motivo de susto e urgência. Fica calma. O que ele apresenta são sintomas que podem ter várias origens e causas. E elas são muitas. Pode ser por uso de corticóide ( esses remedinhos para coceiras que vez que outra receitam ou vocês dão por conta), pode ser por um manejo alimentar ocasional , onde há mais sal, pode ser por um estresse dele ( polidpsia psicogênica, se denomina isso), pode ter como causa as patologias renais ( variadas).
Espere para ver como ele reage, se isso passa ou vai seguir, se tu associas com outros sintomas, se tu deu ou prescreveram um corticóide ( ai isso passa com o decorrer dos dias). Depois se for o caso procura um Veterinário, e discute com ele as possiblidades que citei, pode questionar sobre diabetes que também pode alterar o consumo de água x urina. Fica calma e observa. Por ai que posso te ajudar. Não tenho uma história clinica dele para te guiar em alguma possivel dessas situações para o motivo de tanto água que ele ingere. Apenas um conselho: Mesmo sem saber a causa não impede ele de ir tomar agua, seja a quantidade que ele quiser tomar. Isso é importante, agora. Certo? Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



FABIANO MENDONÇA
em

BOA NOITE !!! EU ESTOU ESCREVENDO PORQUE MEU CACHORRO ESTA FICANDO MUITO DOENTE ELE ESTA COM O FUSINHO CHEIO DE CATARO E OS OLHOS TAMBEM, TEM MAIS SUA PELE PASSOU A CRIA TOMORES DE PUS E ESTAO ESTORANDO E APARECENDO FERIDAS POR CAUSA DOS TOMORES. POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!! SE VCS PUDEREM



Synara
em

Oi Fabiano. Te ajudar não tem como, são muitos sintomas que se confudem. Tenta uma consulta com um Veterinário que esse será melhor caminho. Boa sorte com teu cão.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Joseane
em

Boa Tarde,
Sou simplesmente apaixonada por animais, só que há 2 anos sofro com um de meus cachorros por não conseguir um diagnóstico sequer do problema dele.
Por favor eu peço que me ajudem, não aguento mais ver ele sofrer!!!!
Só vocês divulgando o caso pra mim já é um grande feito, pois tenho certeza de que devem haver outros cães com o mesmo problema, ou então alguém que tenha conseguido solucionar e me dê uma luz sobre o que fazer…
Por favor levem o caso a sério, parece simples, sem mistério, é o que todos os veterinários acharam até começar a tratar e não ver melhora… leiam com carinho…
Bom vou contar o que acontece…
O erro começa na aquisição do filhote, eu moro em Minas Gerais e vi pela internet a venda desse filhote, o qual era de São Paulo, mas o dono conseguiu que me mandassem ele. Tá, tudo bem, quando peguei já notei que não era normal, a pele toda dele estava descascando, parecia um caspa, com umas partes mais grossinhas, mas pensei, a hora que eu der um banho melhora…
Nunca melhorou… ao contrário… ele tem 2 anos e as feridas só pioraram, já levei em todos veterinários da cidade e até os que diziam mais especialista em Belo Horizonte, já gastei horrores e até hoje nenhum me deu um diagnóstico certo sobre o caso. De primeira mão olham e pedem exame de Leishmaniose, pois as características correspondem, já fiz uns 5 todos dão negativo, aí o 2º palpite é a sarna demodécica, a qual já foi tratada diversas vezes a base de antibióticos muito fortes que causaram hemorróidas e muito sangramento no meu cachorro… sem resultados. Então as feridas nascem e ficam com um pus, aí o veterinário trata elas secam mas não curam, logo elas surgem de novo e o pelo vai caindo e sempre cheio de cascas.. as unhas quebram muito e caem, as orelhas do lado de dentro nunca tiveram pelo, a barriga sempre está com manchas vermelhas, a ponta do rabo nunca cicatriza, sempre tem feridas, o anus dele é a mesma coisa, sempre está ferido, dos olhos sempre sai muita remela e o cheiro dele é forte. Já fiz diversos exames de sangue também, que não resultam em nada…
e a lista de remédios então, é enorme…
Por último me receitaram estes:
Potenmic que é uma vitamina
Alergovet C – anti histamínico
e Chemitril pois ele estava com bronquite também
Os outros que ele já tomou foram:
Cefalexina
Injeçoes de Convenia que duram 15 dias
Proex 200mg
Cydectim
Sulfato Ferroso
Biotônico
Ivermectina
tem outros que já joguei a caixa fora e não recordo… fora os banhos com diversos produtos que os veterinários receitaram também…

O Kimba é um chow chow na cor creme, ele está tosado, já foi castrado também, eu levo ele ao veterinário desde que obtive ele, ele nasceu em 30/03/09, por favor, passem o caso adiante, deve haver mais cães com esse problema e eu tenho fé de que pode ser tratado… Outras pessoas já falaram comigo: ” se fosse eu, achava melhor sacrificar o animal”, mas isso não passa pela minha cabeça, não tem como, é só olhar nos olhos dele e ver o quanto quer viver, o quanto é querido e mesmo com problemas eu AMO ele, há pessoas que tem nojo dele, mas eu o amo muito!! Por favor levem a sério esse caso, façam diferente de todos esses veterinário que já levei, os quais pareceram pra mim não amar realmente os animais e sim preocupados mais com o dinheiro que iam receber… nenhum deles investiu realmente na cura do meu cão, eles abandonam o caso, isso me deixa muito triste!!!

Obrigada pela atenção, tem mais uma série de coisas que eu poderia contar, mas creio que vão me ajudar e então a gente conversa melhor.
Um abraço e fiquem com Deus!!!

Joseane Koch



Synara
em

Ola Josiane. Tudo que relatas não me dá condições de te ajudar. Precisaria de uma boa história clinica completa ( onde eu também faria perguntas pertinentes ao caso) e ter acesso aos exames feitos. Somente com esse relato é impossivel dar qualquer parecer…Como o caso do teu cão requer uma atenção mais especial posso te oferecer uma consultoria com um custo ( valor equivalente de uma consulta minha), onde posso me dedicar com mais afinco e atenção. Se tiveres interesse remeta e-mail que te explico como proceder para o pagamento e o custo da consultoria.
Abraço farterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Elaine
em

Uau, você não é apenas veterinária, é uma heroína, rs. Estive procurando informações sobre linfoma canino e acabei parando aqui, e fui lendo, lendo… Muito belo o modo como leva seu trabalho, você trabalha de forma muito verdadeira e digna.
Não tenho perguntas. Só procurei saber a respeito de linfoma canino, pois a cadela daqui de casa, de porte médio e 9 anos (mistura de weimaraner, labrador e pointer, castrada) manifestou. Ela está bem de um modo geral, mas às vezes fica indisposta, está um pouco magra, a respiração está um pouco difícil, aqueles sintomas típicos… Aparentemente está limitado aos gânglios, que estão bem inchados (especialmente o submandibular), mas dá pra sentir um carocinho sob um dos mamilos. Não está sendo realizada a quimioterapia por falta de dinheiro, mas a tratamos normalmente, e oferecemos o suporte necessário.
No mais, é isso… Parabéns pelo trabalho. Estou adicionando aos favoritos.



Synara
em

Ola Eliane. Obrigada pela participação no site. Que bom que vai para teus favoritos. E sorte para tua cachorra.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rafael
em

Parabens pelo site doutora……tenho uma duvida se puder me ajudar? Tenho uma sharpei e dou banho nela toda semana mas a um mês mais ou menos percebi que o pelo dela começou a cair bastante e proximo as tetas e na barriga tem umas manchas redondas avermelhadas e onde esta com bastante falha e queda dos pelos o que devo fazer? de quanto em quanto tempo devo dar banho nela? o que devo usar para dar banho? se não puder dar banho semanal o que faço para diminuir o mal cheiro já que ela fica dentro de casa? Desde já muito agradecido.



Synara
em

Oi Rafael. Mau cheiro deve ser da seborreia que ela tem. Esses bichos fedem pra caramba. Tem que ver se por baixo das pregas da pele não estão “assadas”. Saiba que seborréia é uma doença de ordem primária ou secundária a outros distúrbios orgânicos ( hipotireiodismo um deles – ainda mais nessa raça). Se for primária arrumou encrenca para toda a vida dela e tua. Vais ter que cuidar direto. Mantendo a pele limpa e sem sebo. Por meio de banhos regulados e alternando o tipo de shampo conforme a evolução do quadro seborreico. Uma boa secagem da pele. às vezes tem que ser lançada mão de antibióticos, corticóides ( com cautela o uso). Por ai…receita fechada para um cão seborreico não tem . Um shampoo que pode auxilar ( padrão) é o Peroxido de Bezoila ( Peroxidex)…Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marcelino
em

Boa dia!!!Abú é o nome do meu shar-pei de cor caramelo, ele tem apenas 1 ano, ultimamente notei nas pernas dianteira pintas pretas e ele passa o tempo todo lambendo as pernas, para piorar as pintas pretas passaram para a barriga.Estou muito preocupado e também muito triste, pois nao queria que o meu cachorro sofresse. Gostaria de saber o que ele tem? será que é problema de alergia relacionada com a umidade? por favor me ajude a resolver esse problema, eu e o Abú ficaremos muitos agradecidos com a sua ajuda. Até logo!!!! Marcelino (novoadm@yahoo.com.br)



Synara
em

Oi Marcelino. Com essa raça tu terás possiblidade de variados problemas de pele. Comprou um “pacote” de problemas junto com teu cão. Pela conformação de pele, com tendência a distúirbios endócrinos, e dependo de como vive em relação ao meio ambeinte e a interação social dele, muita coisa vai se manifestar na pele. Eles são bem propensos a dermatites gerais e seborréia. Desses pontos é que acho que começa os problemas do teu cão. Te ajudar efetivamente não tenho como, pois teria que ter toda uma hsitória clinica dele e de ambiente, entre outros dados. Te aconselho a buscar um atendiemnto Veterinário e já atacar esse problema da pele. Controla-se com banhos terapèuticos, algumas vezes antibiótico, algumas vezes corticóide ( que tem que ter cuidado com a administração à revelia), anti fúngicos, enfim, tudo vai depender de que tipo de dermatite está sofrendo agora. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Bianca
em

Boa tarde Synara,
tenho uma dog alemã chamada Minna, de pele branca e dourada (mais branca) que está com um problema de pele que já perdura por mais de mês,começou com vermelhidão nos olhos, depois secreção, inchaço, feridas e coceira. Enrigecimento, irritação, inchaço e feridas no focinho e queixo. Feridas e inchaço nos cotovelos e patas e queda de pelo.
Já passei pomadas antíbióticas, antifúngicas, antiinflamatórias (crema 6A), banhos com clorexidina e peróxido de benzoíla mas não vejo muita melhora, ah, também apliquei baytril por 10 dias, mas começou a ocorrer perda de peso, ela está muito magrinha. Ela tem 10 meses. Está tomando também um antialérgico a base de clemastina. Já não sei mais o que fazer, toda essa conduta de tratamento foi indicada por um veterinário. Gostaria que se possível, com sua experiência pudesse me dar uma luz! se tivesse como lhe enviar umas fotos dela…Obrigada.



Alexandre Rodrigues
em

Marquei a esterilização da minha Basset para essa semana e estou meio tenso! A sra pode pode me explicar? Sei que existe no mercado dois tipos de anestesia a inalatória e a venosa, sendo que a inalatória é a melhor. Uma vez que o serviço é gratuito devem usar a venosa, porém existem venosas mais modernas e outras que levaram muito pets para outro plano, ou seja, as mais antigas.
Minha Basset já sofreu muito com problemas de pele, já teve dermodécica, piodermites bacteriana e seborréica. Já tratou tudo, e agora o rapado está negativo em 3 amostras. E ela sempre após os cios tem esse sintomas por queda de imunidade e gravides psicológica…
Sendo que ela ficou com pequenas falhas de pelo e já está tratando tomando via oral a vitamina Pelo&derme e banhando com Alercalm e depois borifando Humilac em dias alternados, pois os shampoos utilizados para tratar essa enfermidade ressecaram muito a pele e os pelos dela segundo o vet que a acompanha. Para finalizar o tratamento o Vet que acompanha ela prescreveu o Frontine spray para o combate de ectoparasitas sendo que parte dessa dermatite foi provocada por picada de pulgas, e passou por via oral o Merticorten ou o genérico prednisona de 5 mg por 5 dias. A sra pode me informar se 4 dias depois da administração da última dose deste medicamento ela pode ser submetida a cirurgia? Na minha poodle pós cirurgia o falecido vet presceveu Azium com Flotril e ela ficou bem. Agora não sei se devido a esses 5 dias de corticoides ela poderá ser operada ou não?! Marquei na campanha Bicho Rio, pois não tenho condições de pagar os R$600,00
Os exames deram ok, e ela tem 2 anos e 9 meses.

Desde já grato pela sua atenção.

Um forte abraço,

Alexandre.



Carolline
em

Olá Synara, não cosegui parar de ler, porém fiquei triste de ver que ate o momento não consegui nenhum veterianrio que resolvesse o problema do meu Bruce me sharpei de 5 meses. Ele é minha loucura nunca tive uma cachorro tão carinhoso…Com 3 meses começou com tipo uma caspa a veterinária do criadouro disse que era normal e passou shampoo de cetoconazol 5% e um sprei para passar no dorso a base de corticode fiz tudo porém depois evoluiu para uma coceira onde ele e ninguém dormia com o barulho que fazia coçando. Quando peguei ele no criadouro ele tinha feito aquela cirurgia para pálpebra pois nem via que ele tinha olho. Um belo dia acordei e vi que não parava de coçar e que a pele estava inchada perto dos olhos e ele estava batendo em tudo. Resolvi levar em um vet bem conhecido aqui em BSB ele passou relixine e um outro carisssimo aqui de 100 mg perguntei se podia ser de gente pois meu outro cachorro usou o mesmo só que de gente o vet disse que tinha que ser o de uso veterinario pois não confiava em outro então nessa primeira consulta morri em 500 reais meu marido que na época estávamos arrumando para casar quase me matou pois tivemos que deixar a filmagem do casamento pois tinha que cuidar do Bruce. Comecei a observar uma leve melhora, junto com os colírios que tinha que passar a cada 2 horas, colocava ate despertador de madrugada para nada sair errado. Casei e minha lua de mel foi em NY que ganhamos de presente. Tentei trocar para ver melhora do Bruce mais não consegui. Antes de viajar levei no vet, comprei os remedio, o vet disse que teria que tomar 3 banhos por semana ate em voltar fiquei 2 semanas fora cada banho saiu por 25 reais dai imagina….tudo que tinha juntado foi embora…Viajei com o coração apertado porém tinha feito tudo que pude…para falar com minha mãe que estava com ele só pela internet. Foi quando um dia ela me ligou para dizer q o Bruce estava internado pois tinha feito cirurgia nas pálpebras pois tinha inchado muito pope causa da coceira. Fiquei maluca chorei o dia todo…..quando cheguei fui direto buscar ele no vet. Tive que pagar 900 reais da cirurgia que ainda estou pagando, mais 500 de remedio. Ele esta melhor porém não quero mais leva-ló estou gastando muitooooo uma veterianaria onde fui comprar o remdio dele pois no vet dele tinha acabado me perguntou pq eu não comprava remedio de gente pois era mais barato,ela foi um amor me deu ate a receita. No momento ele esta tomando cefalexina de 500 por 21 dias mais itraconazol de 100 2 por dia por 21 dias mais peredmisona que agora e a cada 2 dias ate acabar a cartela, banho agora estou dando 1 vez por semana pois ele estava pior com esse tanto de banho o shampoo e caríssimo cloresten. Agora ele voltou a coçar um pouco porém esta com falhas no pelo sem pelo nenhum uns buracos mesmo… Por favor me ajude não quero dar meu cachorro mais se continuar assim não vou ter condiçeoes de cuidar dele. Há ele esta no terceiro ciclo desses remedio. Se puder me ajudar, vou ficar muiitoo feliz…



Synara
em

Oi Bianca. Pelo que descreves é um quadro alérgico bem reacional o que ela apresenta na face. Quanto aos cotovelos pode ser “calo de apoio” , essas raças grandes ficam predispostas, e está infeccionando esse calo. Quda de pêlo pode ser pela cor branca e por toda a reação alérgica. Qual a região que tu moras? Tem muito moquito por ai? Tem casos de Leisimaniose?
Acho que deves usar o baytril na dose correta para ela e por um período de 30 dias sem parar. E usar um corticóide oral ( Meticorten) na dose padrão dela por uns 7 dias seguidos. Pomadas nã resolvem, os cães lambem e age muito na superficie. Penso que seja por ai a linha de raciocínio para o caso da ta cachorra. Se quiseres enviar fotos envie para o e-mail.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Alexande. Acho que deves castrar tua cachorra. Quanto a anestesia a inalatória é a melhor entre todas, pois temos uma via com oxigênio para a melhor estabilização de qualquer alteração clinica durante o transcurso da cirurgia. Mas há algumas associações de anestésico que agem bem em anestesias simples e rápidas. Vai da conduta de cada profissional. Mas confia, e castra ela. Vai realmente ajudar nas questões de pele que ela tem. Quanto ao uso do corticóide e a anestesia um não interfere com o outro. Pode fazer a castração após esses 5 dias de uso do medicamento.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Caroline. Lendo esse teu relato fui pensando o quanto vale um cão de raça! E será que vale a pena a raça Sharpei existir para alimentar esse circo corrossivo do mundo pet? Eis a questão. Temos que começar a pensar por esse ângulo também no caso do teu cão. Boa sorte com ele.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Bianca
em

Boa tarde Dra Synara,
muito obrigada pela resposta e segundo sua sugestão, enviei algumas fotos para o seu email.
ATT
Bianca



Synara
em

Oi Bianca. Quem sugeriu de me enviar as fotos foi tu e aceitei. Já vi, analisei e dei uma opinião maior sobre o caso da tua cachorra. Te remeti por e-mail.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



valeria
em

dra achei o seu site e adorei!!!!Me ajuda por favor, tenho um sharpei que tem sarna demodecica, chamada de negra. Compramos ele seme saber, mas depois quando descobrimos nao tivemos coragem de devolver. Ele ja tem onze anos e sempre evitei usar os chamados banhos de triatox, so umas 3 vezes ao longo desses anos Ele sempre teve em cima da coxa uma pequena falha que as vezes cobria mas na maioria ficava sem pelo. as vezes abria uma feridinha , mas limpava, colocava povidina e ia indo. Agora ele esta mancando da pata que esta inchada e tem chorado um pouco, levo ele pra passear e ai para. ontem dei banho de triatox. nao sei se fiz bem. devo continuar? Se ele esta com dor que remedio posso dar? como posso tratar dele ja que a patinha nao sara? Em volta da orelha esta com uma falha de pelo tambem e a orelha esta com cerume preto meio marrom e li que isso seria sinal de sarna na orelha tambem. Por favor doutora o que posso fazer? desde ja agradeco
valeria



Sirlei
em

Boa noite Dra. Synara.
Tenho uma shar pei que gostamos muito, ela esta bem mas esta noite acordei as 3 hs da madrugada com ela chorando, fui ver oque tinha, encontrei ela com os olhos inchados e todo o coro ao redor da boca tb inchados e endurecidos , fiquei apavortada pois não tinha oque fazer, oque será isso. é grave?Tens como me ajudar? Nào quero perder minha Luna.



Querle Tatiane
em

Olá Dra. Synara.
Peguei para criar um filhote vira-lata que achei na rua, ela agora esta com 9 meses, já esta vermifugada e vacinada, de uns 3 meses para cá ela vem se coçando muito, fica com feridinhas e caroços por todo o corpo, tem uma oleosidade muito grande na região lombar e fica na parte interna do corpo bastante empolado e com vermelhidão. Dou banho quase toda semana, não tenho condições de lava-la ao veterinário, mais tento cuidar dela em casa. Quando esta muito empolada dou um antialérgico (Maleato de Dexclorfeniramina) a ela três vezes ao dia durante 24h e paro, mais o mesmo não resolve praticamente nada e tento usar sabonetes e shampoos para dermatites, sarna e coceira, esqueci de falar que ela perde muito pelo o tempo todo. Desde já agradeço e se puder me dar alguma ajuda vou gostar muito. Se necessário posso enviar fotos.
Obrigada.



Luciana Melo
em

Oi, Dra Synara!
Procurando sobre lesões de pele em cães achei o seu site. Ótimo! Gostaria q existissem mais pessoas como vc! Bem… Tenho um bull terrier de 2 anos e 11 meses e vez por outra ele aparece com uma lesão cutânea. Sou de Recife e, pelo menos por aqui, não consigo arrumar um veterinário de confiança. Nunca pediram exames de sangue e olhe q, como eu disse, vez por outra ele aparece com problemas de pele. Fomos para praia dia 15/11 e ao voltar a pata dianteira de Marley começou a apresentar vermelhidão e ele a mordia e lambia. Começou a ficar gosmenta (parece um pus meio grudento). A veterinária disse q devia ser bacteria, receitou enropet (1x/dia 5 dias), maxicam, cortavance (1x/dia 7 dias) e colar elizabetano. 7 dias depois a lesão continua lá e agora passou para a pata traseira. Voltei na mesma veterinária. “Vou trabalhar com a hipotese de fungo, então”. Receitou Cetoconazol (2x/dia 20 dias) e itraconazol 280mg (2x/dia 14 dias). Tah começando a sangrar e tô cada vez mais preocupada. Gostaria e agradeceria muito a sua ajuda!
Luciana



Luciana Melo
em

Dra. Synara! Estou aqui mais um vez! Depois q li o seu site, continuei pesquisando e achei um outro q descreveu bem o que aconteceu com a pata de Marley! Copiei o conteudo do site e vou colá-lo. Tem umas fotos lah bem parecidas com a pata dele também! Se quiser posso enviar pra ti como estão as dele! O site fala sobre cistos interdigitais:
” As dermatites interdigitais compreendem: pododermatite; foliculite podal e cistos interdigitais. São doenças multifacetadas. Costumam recorrer e podem ser difíceis de diagnosticar e tratar.

Cisto interdigital é uma lesão inflamatória crônica, eritematosa de consistência firme. Pode acometer qualquer dos espaços interdigitais, mas normalmente costuma surgir no terceiro ou quarto espaço. É mais comum que acometa as patinhas da frente, porém pode também surgir nas patas traseiras. Costuma afetar cães com mais de um ano de idade e alguns autores referem à predisponência em cães de pelagem curta.
Essas lesões podem ser pruriginosas e doloridas gerando claudicação e às vezes lambedura das patas. O ato de lamber poderia também contribuir para a instalação de infecções secundária. As lesões podem ulcerar liberando conteúdo seroso e sanguinolento. Ocorrendo cronicidade, a lesão pode se tornar fibrótica e, portanto endurecida.
Os cistos podem involuir espontaneamente, crescendo e diminuindo como também podem persistir indefinidamente. Pode ocorrer linfoadenopatia local, mas geralmente o animal não irá apresentar nenhum sinal sistêmico. Não raramente poderão surgir infecções bacterianas ou fúngicas como complicação.”

Será q é isso?? O que faço?? Desde já agradeço!
Luciana



Synara
em

Oi valeria. Se ele tem o diagnóstico firmado de sarna demodécica o correto é usar o triatox para controle. Acho que deves usar, sim. Deixar as patas dele de molho no produto…Talvez usar antibiótico por 21 seguidos…para controlar essa provável contaminação bacteriana que faz inchar…inflamar…Lavar as patas com iodo povidona também ajuda.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Sirlei. Compativel com reação alergica aguda. Causas podem ser alimentares, produtos quimicos como anti pulgas e carrapaticidas, picada de insetos, etc. Fica atenta, se não desinchar leva a um Veterinário para aplicar um corticóide, um anti alergico, enfim…por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Querle. Fazer controle de pulgas, usa Enrofloxacina conforme o peso dela, por 21 dias sem parar.
Meticortem 5mg ( dá 1/4 de comprimido a cada 24 horas por 3 dias e parar. Não dar mais.) Pára um pouco com os banhos. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Luciana. Temos que pensar em algum parasita, tipo ” bicho – de – pé” – “pulga” da areia. Ou algum ácaro ( demodex??). Faz assim, dilui 4 ml do produto triatox ( Farmacia Veterinária) em 1 litro de água e coloca as patas dele de molho. 5 minutos cada pata mergulhada nessa diluição do triatox. Retirar e dar uma caminhada com ele para que não lamba essas patas. 1 aplicação por semana. Durante 3 semanas.
Comprar iodo povidona em farmácia humana e lavar as patas dele com esse iodo. O iodo usa 3 x por semana. Por ai…Quem sabe isso resolve. Se não resolver, temos que aprofundar a história clinica dele. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Luciana. Isso é uma descrição de um quadro patlogico que acomete a pele de um cão. Pode ser isso, sim e ter variadas causas, uma delas os ácaros que citei na outra postagem tua…Começamos pelo triatox…
Synara



Luciana Melo
em

Oi, Dra Synaara!! Mto obrigada pela atenção!! Olha, eu tive bicho de pé quando voltamos da praia! Nunca tinha tido, não sabia nem o que era. Minha mãe viu e tirou! A gente procurou em Marley também, mas não achamos nenhum não. Fui numa clínica pedir o raspado de pele dele e deu negativo. Bom… Vou procurar o triatox e o iodo, qualquer novidade eu posto aki! Mais uma vez, obrigada!!
Luciana



Synara
em

Oi Luciana. Raspado de pele para a sarna demodécia pode dar negativo e não isentar o cão de ser portador. Acho que deves usar por us 5 dias seguidos Meticortem ( 5mg). Dar 1/2 comprimido , por dia, durante 5 dias e parar. Lembrei disso agora, Vai aliviar a inflamação secundária nas patas
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



marilia
em

tenho um york sheri estou realizando tratamento nele desde maio/2011 até o momento não consegui a cura realizei exames de pelo e pele e constatou fungo penicilium sp os tratamentos forma com a seguintes medicamentos: cetaconazol suspe oral e shampoo, Griseoderme, imunoderme, meticortem 5mh, flotril, Lexin 300mg, mectimax, até o momento não obtive nenhum resultado, pode me ajudar.
obrigada
Marilia



Synara
em

Oi Marilia. Assim apenas com esses dados não tenho como ajudar. Dermatologia envolve variados fatores, desde clinicos, como interpretar exames, situações hormonais, alergicas, ambientais, comportamentais, etc e etc. Acho que esse fungo não é problema…pode ser achado comum na pele de um cão…Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



leo
em

ola synara, fiquei muito feliz em achar esse site, pois percebi q vc trata muito bem os animais. Quero estar mantendo contato com vc, pois tenho 3 caes em casa, sendo um deles uma filhote, a Canela de 3 meses, ela é uma mistura de Mastin Napolitano com Pit Bull. A Canela começou a apresentar alguns sintomas de problemas na pele. estou fazendo um acompanhamento no vet. mas ate hj nao pude fazer algum exame nela, pois qndo a levei ela tinha tomado banho com esses sabonetes para controle de fungos , bactérias, pulgas… amanha, quarta feira dia 21/11/2011 ,vou levá-la ao vet. para fazer os exames e saber o q ela tem na pele. qndo a levei para a segunda vacina, ela apresentava uma ferida com a borda avermelhada e em relevo e alguns caroços, na regiao do abdômen. o vet. me indicou q desse banho nela com sabao de glicerina ou anti bactericida. Qndo dei o banho nela nao utilizei o sabao recomendado, apenas o shampoo para caes. semanas mais tarde, em diversas partes do corpo dela, começaram a cair pêlos. nas áreas em q caem os pêlos dela, esta descascando, e tem feridas de cor amarela e vermelha. Não sei o q ela tem, amanha vou levá-lá ao vet. te mando essa mensagem para q possamos estar mantendo contato, pois essa matéria do sharpei foi bastante esclarecedora. Estou tbm dando potenay pra ela, pra fortalecer o sistema imunológico, pois ela esta na fase das primeiras vacinas, e aqui em casa ela fica solta no jardim, e aqui em brasília estamos em época de chuva, e ela gosta muito de brincar na grama. No segundo mês dela, colocava todas as noites um tapete em cima da placa de borracha onde ela dorme, pra ficar mais confortável, e acredito q isso pode ter influenciado nesse problema, já não uso mais o tapete, apenas a placa de borracha. Enfim Synara, muito bom esse contato com vc, e te mando outra mensagem com notícias da Canela. Muito obrigado pela sua disponilidade e Deus te abençõe muito por isso.



leo
em

percebi tbm q no pescoço da Canela ate a parte debaixo da boca tem áreas com muitos pontos vermelhos e a perda de pêlo. muito obrigado mais uma vez. e tbm estou percebendo, não sei se é impressão minha , mas acho q ela está perdendo peso, amanha vou pesá la e saber isso. O q vc acha de remédios caseiros, como os banhos de alecrim ou fumo ?!
Léo



Synara
em

Oi Leo. Que bom que gostaste do site. Leva ela ao Veterinário e podemos manter contato, sim se precisares. Quanto aos remedios caseiros não tenho dados sobre eles, pois nunca lancei mão deles.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carolina
em

Olá Synara! Tenho uma lhasa apso de 4 anos, e ela já apresentou quadro de seborréia canina. Chegou a apresentar feridas, a pele bem oleosa mesmo, coçava muito o queixo. Então foi tratada e curada. Há um mês ela foi castrada, e voltou a se coçar no queixo, e no ouvido, bastante, então o vet entrou com o Meticorten por 7 dias, e estou a dar banhos com um xampu receitado por ele. Ela continua se coçando no queixo, pinguei Otomax e o ouvido ela parou de coçar. Mas está lambendo muito as patas (já melhorou), e ouvi dizer que passar talco mentolado de humanos melhora essa coceira. É verdade? Existem talcos apropriados para isso? Pois tenho medo de ela lamber e se intoxicar. Grata, Carolina.
PS.: antes ela ficava muito sozinha, e o vet havia me dito que ela poderia lamber as patas por stress. Mas agora ela já não fica muito sozinha, melhorou mas continua lambendo as patas.



Synara
em

Ola Carolina. Não aconselho o uso de talco, eles podem aspirar esse pó e ainda mais mentolado que traz uma sensaçào de “frescor”, mas os cães não têm uma consciência como a nossa e não entendem algumas reações corporais , sem conseguir ter um auto controle, portanto esse “frescor”pode ser para ela uma ardência e ela vir a se coçar mais. Acho que além de seborréia ela pode ter Atopia ( alergia por múltilpos fatores ) e essa seborréia ser secundária a esse quadro alérgico. Tem que ter um empenho muito grande tanto do profissional quanto dos donos para controlar todo e qualquer problema de pele. Envolve desde a doença de pele em si, ambiente, comportamento do cão, situaçoes emocionais dos donos, alimentação, frequencias de banhos e tosas, etc. Tem que ser avaliado como um todo os casos de dermatites. Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Querle Tatiane
em

Olá drª Synara, Muito obrigado pela resposta, sempre estou acompanhando seu blog, ele nos ajuda muito. Agradeço por ainda existirem profissionais como a senhora.
Obrigado.
Att: Querle Tatiane.



Synara
em

Oi Querle. De nada…E obrigada pelos elogios, só me fazem persistir nesse objetivo.
Abraço.
Synara



leo
em

obrigado doutora. levei a canela ao vet. e ela ja esta bem melhor. o pelo nasceu ela encorpou bem e a coceira parou. ta no periodo final da cicatrizacao. o vet. deu um anti alergico pra ela, receitou 2 remedios, q depois posto o nome pois nao me lembro agora. e banho com shampoo a base de clorexidine, ou um outro q se chama. e estou dando uma racao melhor pra ela , pra fortalecer mais o sistema imunologico. micodine. a gente mantem contato doutora . brigado !



leo
em

corrigindo: o nome do outro shampoo é micodine. valeu !



Synara
em

Oi Léo. De nada…Boa sorte, vai dar tudo certo com o tratamento prescrito pelo colega. Usa esse shampoo, sim.
Abraço.
Synara



Luciana Melo
em

Boa tarde, Dra. Synara!! Mais uma vez eu agradeço pela atenção e parabenizo pela sua presteza e disposição em ajudar os outros! Deixei alguns comentários sobre o meu bull terrier Marley, que tava com inflamações nas interdigitais (26 de novembro). Até cheguei a comprar o triatox que você recomendou, mas fiquei com medo de colocar porque tinham muitas contraindicações. Dei o meticortem e usei o colar elizabetano. Ele melhorou. No ano novo fui pra praia novamente e dei banho nele todos os dias com peroxydex(sei que eh ruim , mas tinha q fazê-lo pq ia fazer exercícios com ele no mar e, por sinal, ele adora o mar!!). Percebi q a areia ficava depositada no meio das digitais dele e, acho q por conta disso, começou a irritar. Ao retornar ao apartamento fiz a limpeza com soro e algodão e coloquei rifocina durante 4 dias. Usei o colar elizabetano de novo pq senão ele labia as patas. Tudo cicatrizou! Será que o que acontece é apenas que a areia depositada irrita e ele depois que lambe causa contaminação com a saliva?? Espero que seja simple assim!! ;)

Beijos e que em 2012 você alcance tudo que almeja!

Luciana



Roberta
em

Olá Boa noite, tenho uma cocker americana de aproximadamente 10 anos, e a 2 ela esta comigo. Encontrei ela na rua e desde então ela me adotou. Desde de que peguei ela na rua sempre até hoje venho tratando de um probela de pele que ela tem, e nenhum vet soube me dizer o que é…ja fizemos todos os exames possíveis e nada!! É como se criasse vairas crostinhas pequenas parece ceborréia quando coça saem coisas parecidas com caspas….e as vrruguinhas dela vem aumentando de quantidade….dou remédios certinho mas não adianta….minha filhinha se coça muito, na verdade eu queria saber porque tantas verrugas??? obrigado.



Thais Schwarz
em

Bom dia doutora! queria muito a sua ajuda.. meu cachorro esta muito doente.. ja levei em tres veterinarios cada um fala uma coisa.. receita os medicamentos e ele nao melhora! Ele está cheio de caroços pelo corpo e ta com uma feridas nas patas, o saco dele esta bem inxado, ele n anda direito, só fica deitado, ele esta um pouco inxado! Ele toma muita agua e esta comendo pelo menos! Meu tio passo aquele butox na casa e nele tbm, eu acredito q possa ser alergia ao medicamento ou ele esta intoxicado, ai depois ele foi e deu uma injeção nele pra carrapato axo sem eu saber novamente e axo q fez mal p ele! nao sei se é isso, queria sua ajuda, pois n sei mais o que fazer! estou dando um antialergico e dipirona..

Desde já obrigada!



Thais Schwarz
em

meu aplico um remedio que parece q eh cetomax ou zetomax.. axo q foi 120mg algo assim!



rodrigo
em

Boa tarde, li e adorei tudo q vc escreveu sobre o sharpei, tenho uma de 3 meses, quando peguei ela estava com vermes, mas apos a segunda vacina e o vermifugo eliminou isso, vi uma significante perca de peso dpois do vermifugo, mas ja esta voltando a ficar “patola” estav louko pra dar 2 até 3 banhos nela semanais pois ela dorme dentro de casa, mas dpois que li seu depoimento não quero mais, estou bem preocupado pois ela a é muito ativa brinca com minha filha direto, corre e faz a festa e nessas acho que ela deve ter sido pega por formigas, pois estava com umas marquinhas vermelhas na parte da barriga e do pescoço, mas ja estão sumindo, tenho umas duvidas que gostaria de esclarecer: vc poderia me indicar algum veterinário (a) aki em curitiba.
se existe uma idade certa ou mes do ano para a troca de pelos e se consigo perceber isso aparentalmente?
lavando em casa poderia me indicar um shampoo + indicado para sharpeis.
se possivel me responder tbm no e-mail, muito obrigado



Rose Lopes
em

Ola Drª boa noite!Tenho um Lhasa apso de 1 ano e 9 meses e vi hoje que as patas dele esta com umas partes avermelhadas como se fosse sangrar e isso apareceu em todas patas!O que pode ser isso? seria alguma micose que ele possa ter contraído no pet shop?ou algo do gênero?To preocupada o que vc me indicaria?bjuss



Synara
em

Ou Luciana. Se lermos bula ficamos louco e não tomamos nada. O mesmo vale para os cães. Com a dose correta a amitrazina não traz danos. Mas se teu cão reagiu com teus procedimentos, é possivel que tenha sido algo que o incomodava, sim. Pelo que descreves ele fazia um auto higienização ( comum e natural nos cães e gatos), após os banhos de mar , areia , etc. Não creio que a saliva contaminou ( ela até ajuda) , mas sim que ele “assou” por tanto lamber. Se melhorou…beleza! Então, achaste a causa. Fico contente! Pode ser simples assim, sim!
Um ano repleto de paz para ti.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Roberta. Verrugas geralmente são de ordem viral e benignas. Soma-se a idade dela. Quanto as casquinhas, pode ser muita coisa…Não tenho como te dar uma ajuda efetiva. Vai controlando dá forma que dá… Não sei nem que TODOS exames são esses também. Por ai, mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Rodrigo. Não conheço profissional de Curitiba para te indicar. Em tese, começam a perder de forma fisiológica meados de março para um preparo para o inverno, e depois meados de fim de agosto para uma pelagem menos densa para enfrentar o calor. Mas outros tantos fatores existem para esse padrão mecanismo fisiológico da troca do pêlo, até mesmo horas luz que recebe ( luz artificial mesmo, de lâmpadas). Fico contente que vais dar uma freada na frequência dos banhos… Não existe um shampoo mais indicado para sharpeis. O que tens que cuidar são as assaduras das dobras da pele, para alguns casos, pó pelotense, nessas dobras. Mas em pouca quantidade…
Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Rose. Bah, pode ser um monte de coisa, apenas com esse teu relato não tenho como dizer algo…Tem que ser feita uma boa história clinica com ele para se começar pensar nas causas…Mas que as tosas ralam com o esses peludos ralam…Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sandi
em

Olá, Synara!
Li todo o seu relato, pois adotei uma sharpei que teve prolapso retal. Foi muito difícil toda a recuperação, porque além de tudo ela era adulta e não era minha. Hoje, ela está muito bem, os problemas de pele, também, estão sob controle. Ao contrário do que você sugere, ela toma banho semanalmente (moro em apto e dorme comigo). Toma banho terapêutico a cada 15 dias. Foi recomendação do veterinário porque eu não conseguia equilibrar o pelo.
Abraço,
Sandi.



Synara
em

Oi Sandi. Essa questão do banho requer mudança de muitos conceitos em relação aos cães, uma delas o fato de pessoas dormirem com seus cães na cama ou com eles no quarto , e seus cheiros naturais que são muitas vezes não aceitáveis ao nossos padrões olfativos. Eu, particularmente, não dormiria com um cão sobre a mesma cama. No mesmo quarto ou peça da casa, sim. Mas ai eu cedo para o cão, ou seja,vou aceitá-lo em suas caracteristicas naturais de bciho e não ao contrário, submetendo eles a banhos e outras perfumarias. Mas isso é escolha pessoal e ponto de vista particular. Respeito o teu. Quanto aos banhos terapêuticos tem raças que se faz necessária essa abordagem. Mas cada profissional encara um tratamento dermatológico como compreende… O Cão ( da foto do caso clinico) tomou banhos sequenciais por um tempo x depois conseguimos equilibrar a vida dele por variados aspectos sendo esse banho muitas vezes bem mais espaçado. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Carina
em

Ola, Doutora tenho um sharpei de 3 meses, vi que ele estava se conçando muito e levei no veterinário. Ele disse que era sarna passou um remédio e pediu p eu dar banho toda semana com um shampo p sarna, vão fazer 4 semanas q dou banhos e parece estar pior. Toda vez que levo ele p passear ele volta bem cansado e salta umas bolinhas vermelhas na pele toda, e começa a se coçar muito. Aqui ta bem quente, n sei se o calor piora a situação.
Uso agua sanitária p lavar o lugar onde ele faz as necessidade e passo na casa toda todos os dias.



Silvia Monteiro
em

Ola ,Synara adorei seu trabalho com os animais pena que nem todos veterinarios são assim,estou com um problemão adotei uma cocher Vitoria que foi diagnosticada com sarna demodecica quando ela tina dois anos linda apos uma semana comecou a cair pelos se coçar muito e a pele vermelha levei ao veterinario que aplicou injecoes de mectmax semanais banho com clorexidine e indicou a castracão feito tudo ela melhorou um pouco e fui levando dava crise sempre os mesmos medicamentos da ultima vez começou com o meticorten 20mg 1 vez ao dia por dez dias e cefalexina 500mg 12/12 por 10 dias e ela nao melhora ela esta semelhante ao cachorro da foto totamente sem pelo sem apetite e se coçando muito agora to dando allerdog plus es 1 vez ao dia e cydectin a cada 7 dias e banho estou dando a cada 15 dias com shampoo neutro pois a veterinaria disse para nao dar banho pois isso abaixa mais a imunidade dela mas o cheiro dela é muito forte se puder me dar uma dica e o que voce fez para crescer novamente o pelo do cachorro e se estou no caminho certo me ajude por favor moro em sorocaba sp.



Synara
em

Oi Carina. Pode não ser sarna, ou pode ser, mas penso que se ele está recebendo produto que combata o ácaro da sarna, possa não ser sarna. Ou estar complicada com outra situação de pele. Sugiro banhos com peroxidex ( peroxido de benzoila). Antes dar um bom banho com água fria e um sabonete neutro. Verificar se não tem pulgas, ver se ele não deita em gramas, enfim, são várias as causas que podem levar um cão a ter cocoeiras. Ainda mais essa raça…Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Silvia. Dermatologia é tão simples quanto complexa em face de muitos fatores que envolvem, principalmente os efeitos secundários da doença dermatológica em si, dos efeitos colaterias dos medicamentos que são aplicados, e do próprio comportamento do animal. Sem ter uma melhor avaliacão do quadro dela, de alguns exames e de fotos, fica dificil de te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



wellen
em

oi synara!
gostei de conhecer como você trabalha, pois tenho uma fêmea de raça pit bull e está apresentando sintomas de sarna, levei a veterinaria dela e estou tratando já a dois dias. Quero muito que o tratamento dê certo…
abraços



anneliran rocha leite
em

Tenho um Coke de cor preta do sexo mascolino, atualmente ele estar soltando uma secreção pelo reto que estar dificil de aguentar o mal cheiro,levei ao veterinario ele passou antibiotico e uma vitamina C,não obtive melhoras .Não sei mais o que fazer o veterinario disse que ele estava com a doença do carrapato fiz o tratamento bem direitinho, ele come bem é alegre,aparenremente não tem nada mais ninguém comsegue ficar perto pelo mal cheiro que vem dele e da secreção que ele deixa ao sentar. Você poderia me ajudar,estou precisando de uma orientação.



Synara
em

Oi Wellen. Tomara de dê certo…então! Obrigada pela participaçao no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Anneliran. Bueno, doença do carrapato não causa isso de mau cheiro anal. Os cães tem naturalmente uma secreção que é produzida por dois “sacos anais” que estào localizados bem na saida do reto – anus. Pode estar ïmpactado – repleto – e precisa ser esvaziado e se está inflamado o tratamento pode ser uma aplicaçao local de um medicamento que contenha associaçào de anti inflamatório com antibiótico a base de gentamicina. Tem um produto que se usa para otite em caes ( Otogen, otomax, ect) que pode ser aplicado via retal. Terão que segurar ele bem, amarrar a boca para ele nao morder, e colocar a biqueira da pomada no anus dele – enfiar mesmo – e dar uma espremida com a pomada lá para dentro. Fala com algum colega e pede também uma aplicaçao dose úncia de antibiótico que se chama Shotapen. Por via subcutânea esse antibiótico deve ser aplicado e conforme o peso dele. Fica essa dica. Boa sorte. Será que o colega nào sabe da existencia dessa glandula em cães?? Tomara que ele saiba espremer…O cheiro é algo insuportável mesmo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Eulália
em

Olá Synara eu gostei muito da dedicação e do carinho que vc trata a profissào e foi isso que me levou a te escrever. Eu tenho uma dálmata de 7 anos que apareceu do dia para noite com uma “mancha” avermelhada e sem pelos no cotovelo. Como essa raça tem muito problema de pele passei nebacetin acreditando resolver. Não aumentou nem diminuiu. Também nào coçava nem doia. Em duas semanas surgiram bolas como se fossem abcessos. Levei a um veterinário que diagnosticou higroma. Passou um zntiflamatório (maxcam) e o nebacetin. Com o uso do medicamento essas bolsas estouraram saindo um líquido claro como água e só!!!
O tratamento com o antiglamatório foi extendido e realizado uma citologia para ver se tinha bactérias. O exame ficou pronto e deu uma boa cota de células inflamatórias e sim bactérias. A veterinária passou marbopet e disse que isso curaria.
Com 6 dias eu vejo uma melhora mas ainda existem as bolsas com líquido e quando ela faz o passeio na rua voltam vermelhas e inchadas. A veterinária agora quer voltar a um antiflamatório (previcox) pois o diagnóstico de higroma foi cancelado.
Na verdade me sinto perdida e desesperada!!!!Me ajuda por favor!!!???
obrigada



Synara
em

Oi Eulália. Pelo que descreves penso, em um primeiro momento em higroma mesmo. Mas podemos pensar em algo mais “profundo” e ser uma inflamação da articulação do cotovelo ( sinovite). Mas para diferenciar uma situação de outra realmente eu precisaria estar vendo a lesão. O fato de quando ela passeia e volta inchado é o que me faz pensar nessa possibilidade de sinovite, já que a movimentação da articulação do cotovelo, pode precipitar que colete mais liquido.
Penso que deviam ao invés dos anti inflmatórios que estão usando, deviam lançar mão de corticóide local – infiltração e até mesmo sistêmicos ( por via oral ou injetável). Por ai…mais que isso me limito realmente. Conversa com quem está a atendendo dessa possibilidade de um sinovite articular.
Tenta não caminhar com ela por uns 10 dias, deixar ela mais em repouso e ao mesmo tempo fazer uma proteção nesse cotovelo com faixa e uma boa camada de algodão embebido em pomada de arnica. para evitar todo atrito nessa área. Se ela arrancar essa proteção, use colar elisebetano por esses 10 dias. Há casos que a colocação de um dreno ( abrir essa bolsa externa que enche de liquido e colocar um dreno), ajuda muito. Depois proceder como escrevi acima : enfaixar com pomada de arnica.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lusa
em

Olá,tenho um shar-pei fez 3 meses hoje e desde 01 de março esta fazendo tratamento para umas coceiras que ele tem,começa como uma picadinha de mosquito, vermelhinha,a medida ele coça até ficar com as marcas das unhas e sangrar, ja levei duas vezes na veterinária esta tomando corticóide mas as coceiras estão voltando,o que devo fazer?



Cyntia
em

olá Dra.

Tenho um schauzer médio branco de quase 2 anos, de uns 3 meses para cá ele não fica mais branco. Na região do bigote, e todos as patas estão ficando cores escuras quase marrom, eu acredito que seja a baba dele que esteja causando isso. Por favor me ajuda, obrigado.



Tiago
em

Oi Synara?
To achando que é você que vai me dar a luz de como ajudar a Marla(labradora)!rs
Olha eu nunca vi tanto carrapato como estou vendo lá em casa e na nossa cachorra Marla. Parece que nunca cuidamos dela que ela é largada que não limpamos o quintal. Mas Synara é muito já estou a uma semana limpando o quintal as paredes com cloro, butox, criolina, remédio…tudo e quando acordo no outro dia olho para o chão e paredes!! aparece outros e o pior… a MARLA esta entupida de carrapatos limpamos ela mais no outro dia tem mais e mais já aplicamos front-line e outros mais não adianta muito, estamos em guerra lá em casa. O quintal sei que não tem jeito, temos que continuar a limpar e limpar ate matar todos. Mas o que esta rasgando meu coração é ver a Marla assim. Ela chega esta magra de tanto que estão sugando ela. Então hoje pesquisando li um pouco sobre Ivermectina o que acha é uma boa????
Estou ate pensando em raspar todo o pelo dela, ate estancarmos esta PESTE… ele vai ficar igual a um demônio raspada masss…
Desde já obrigado pela atenção



Rosimeire Lima
em

Olá Dra Synara!
Lendo esse artigo sobre o Cão fiquei ardentemente ter o privilégio de levar meu Buda para ser atendido pela Senhora. Meu Shar pei está com 5 meses e está com dermatites que já levei a 2 veterinários e nada. Já fiz tratamento com 2 pomadas uma delas a quadriderme (2 tubos) e os ematomas só alastraram. Hoje levei-o ao um segundo Profissional, mas ele nem exames nos prescreveu, apenas disse que pode ser alergia a pulga e receitou Frontline, já encomendei e devo começar o tratamento essa semana. Estou usando o shampoo Allerdog, comecei a smn passada em dias alternados, percebi que as caspas estão mais escassa, mas sua pele apresenta manchas avermelhadas, os pelos estão caindo e depois do banho aparece umas bolinhas vermelhas. Estou desesperada, pois pensei que teria uma solução hj para ele, mas nao consegui. O que preciso fazer diante do que descrevi? Moro em Sto André SP.
Muito obrigada pela sua existência, pois seus clientes são privilegiados por a terem como Veterinária de seus cães. Ai como eu queria que fosse do Buda, como eu queria.



Synara
em

Oi Lusa. Bah, pode ser vários fatores envolvidos, desde fungos e bactérias. Talvez agir por ai também, além de corticóide, que devem ficar atentos em seu uso deliberado em face da pouca idade. Por ai, mais que isso me limito…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Cyntia. Sabe qual a solução para isso? Aceitação! Cães de pelagem branca que se auto higienizam com mais intensidade nas regiões das patas e limpam a boca com a lingua ficam com essas manchas escuras pela acidez da saliva , digamos assim. No mercado pet vão te indicar vários produtos, mas até hoje não vi nenhum funcionar com a devida eficácia. Aceite ele asssim….
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Tiago. Pela tua descrição acho que deves chamar uma empresa especializada para fazer um trabalho mais eficiente no combate ao carrapato do ambiente. Saiba que se tiver entulhos, sobras de construções, mata muito fechada, capim alto ( moita) madeiras, piso de madeira, fica bem mais “complicado” essa limpeza. Tem que dar uma geral mesmo!
Quanto a Marla dê banhos com Amitrazina ( amitraz, triatox). Dilua 4ml para cada litro de água, e faça uma quantidade do produto que ela possa ser molhada por inteiro ( proteger olhos). Um banho a cada 15 dias até haver um efeito e controle do ambiente. Esse produto também pode ser usado no meio ambiente. Passar um pano bem olhado por toda a casa – piso e paredes. Quem for passar é legal usar luvas. Para a Marla não tem efeitos colaterias maiores, salvo uma discreta sonolência- se houver. Deixe que ela seque com o produto no corpo. Mas bem longe do sol!
Não acho que a ivermetina deva ser usada e nem tampouco ela ser tosada. O bom é o carrapato morrer quando em contato com a pele e pêlo do animal tendo algum carrapaticida agindo nessa pele e pêlo, amitraz por exemplo. Se usares a ivermectina, o carrapato vai ter que picar ela para morrer e ela passa a ter risco de contrair as doenças do carrapato, onde eles transmitem os parasoitas quando estão sugando sangue dela. Eles precisam ficar grudados nela e sugando o sangue por 48 horas para transmitirem os parasitas.
Talvez eles já tenham até feito isso…Mas tomara que ela faça auto imunidade a esses parasitas. O que pode ocorrer.
Por ai, te oriento. Boa sorte! Dê noticias se funcionou a dica.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Rosimeire. Essa raça vem com grande predisposição a variadas dermatopatias. Pode ter vários fatores envolvidos nessa pele. Sugiro que use antibióticos ( enrofloxacina) por via oral ( veja dose na bula) por 21 dias seguidos. Dar banho com sahmpoo a base de Cetoconazol . Antes de usar o shampoo dar um bom banho com água fria e sabão de glicerina para tirar bem a sujidade dos pêlos, depois passar o shampoo em todo corpo dele, massageando bem e deixando agir por 10 minutos ( deixa ele ensaboado por esse tempo) depois enxaguar com água fria e secar apenas com toalha. Dar um banho 1 x por semana por 4 semanas.
Pode ajudar esses procedimentos. Caso contrario, deves investigar melhor a causa disso tudo…Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rosimeire
em

Bom dia Dra Synara!

Muito obrigada por me responder, estou dando banho no Buda 1 vez por semana com Allerdog e usando o sabonete de glicerina, vou comprar o remédio e começar o tratamento essa semana mesmo. E já marquei uma consulta com Derma aqui na minha cidade.Vamos ver se dará certo. Muito obrigada mesmo. Deus a abençõe!
Rosimeire Lima



Synara
em

Oi Rosimere. De nada…!
Abraço.
Synara



liliam
em

Oi Synara,

Estou te escrevendo do Rio Grande do Sul para pedir tua ajuda. Os cães do meu pai, dois boxers, estão com muita coceira, e emagreceram muito. Um deles ficou um dia inteiro sem se levantar de tão fraco, e tem um pouco de sangramento no nariz e engressou as juntas das patas. Agora eles estão tomando antibióticos por meio de injeções.
eles gostam de comer apenas pão com leite. O veterinário disse que é pneumonia, mas eu desconfio que não. tens alguma sugestão?
abraço.



Synara
em

Oi Liliam. São poucos dados para eu te dizer qualquer coisa de mais especifica…Mas se os dois estão se coçando pode ser algo parasitário…Pneumonia em principio não tem nada a ver com coceiras…Mais que isso me limito…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Camila Gerdes Gyuricza
em

Ola! Tenho uma Basset de 8 anos que foi diagnosticada com hiperadrenocorticismo gerado pela hipofise ha duas semanas. Começamos o tratamento com Lisodren, porem ela esta vomitando muito e bem abatida.
Ela nao perdeu a fome e sede excessivas, portanto acho que ainda nao abaixou o cortisol. Vc acredita que o Cetoconazol daria certo? Tem menos efeitos colaterais?

Obrigada!!



Synara
em

Oi Camila. O cetoconazol é também preconizado para esses casos, mas nem todos os cães respondem bem. O Mitotane (lysodren) é uma medicação muito forte, quase uma quimioterapia na acepção do termo. Nessa doença tudo tem ser muito bem monitorado no animal, eletrólitos ( pelos vomitos), hemograma, muitas vezes tem que ser associado junto o proprio corticóide, etc, etc e etc…Não é fácil de controlar essa doença e não basta apenas usar o Lysodren sem um monitoramento mais amplo do estado geral dela…Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



valeria
em

Olá Synara!
Tenho um Sharpei que está com 7 meses. Aos 2 meses começou com crises epiléticas. O veterinário passou gardenal. Aos 3 meses ele começou com uma coceira e em seguida começaram a aparecer feridas, de forma idêntica ao caso do sharpei aqui mencionado. Resumindo, o “GORDO”(nome dele) erstá da mesma forma que o cão aqui demonstrado. Ele só não emagreceu. Come de tudo o que vê pela frente, pedra, chapinha, plastico e tudo o que não pode. Se alimenta muito bem. O quintal é grande e ele passeia muito. Levei num outro veterinário que passou predinisona, vitamina E e banhos todos os dias com um shampoo. Resumindo ele tem piorado a pele bastante . Ela aplicou nele por 4 semanas uma injeção para combater a coceira, carrapatos, pulgas(que ele nunca teve). Acho que GORDO piorou. O que você acha?



DEBORAH
em

Bom dia Synara, tenho um Shar pei de 11 meses e esta na terceira crise de dermatite dele, coitado do meu cachorro não sei o que fazer com ele já levei em duas das melhores clinicas veterinarias e nada, banho terapeutico 02 vezes por semana, antibioticos, pelo e derme, hemato sei lah o que, estou querendo trata-lo por conta propria mas não sei bem o que fazer? Me parece que os veterinários aki não conhece da raça apenas fala que essa raça tem problema de pele. O que me indica?



Marcia
em

Olá Dra.
Minha gata está com caspas no pêlo e se coça muito. Está perdendo muito pêlo também.
A veterinária receitou banho com cetaconazol semanal. A caspa diminuiu, mas a coceira não pára. Posso dar a ela Alergovet para aliviar a coceira? Tenho dúvidas ,já que, ela tem diagnóstico renal. Essa medicação é agressiva para rins e fígado?

Agradeço sua atenção, um abraço,
Márcia.



ALESSANDRA
em

ola synara, como vai? tb tenho um sharpei macho de 9 meses que ja nao sei mais o que fazer. fico triste pois sao os mesmo sintomas do cao, e começo a perceber que vai ser p vida inteira. o problema é que ele tem vezes que ele fica hororroso, por exemplo qd minha mae viajou e ficou muito tempo fora ele ficou muito feio, e o vet dele tb falou que ele ficou deprimido e associou junto a uma tal de malassezia, rs. ai a cosia ficou feia demais, nao gosto de ficar dando remedios para ele direto pois sei que pode gerar outros problemas, mas fazer o que ne, ele tomou cefalex, 21 dias e meticorten 10 dias para nao se coçar, mas é so parar c o metic, que volta a coceira parece que ele esta no modo automatico., rs. voltei a dar o metic, de acordo com o vet pois ele ainda este com o pelo falhado, esta crescendo, se nao vai dar falhas novamente. pode me dar uma luz? rs estou passando polvidina como vi no seu artigo, ainda tem umas bolinhas parece picada de mosquito mas sei que nao é, e começa assim. me da umas dicas por favor, acha que é hora de fazer exames pois nao fiz ainda pois o vet ta relutando mas acho que vou dar ultimato nele,. rsr bjs



Synara
em

Oi Marcia. Acho que deves conversar com a Veterinária que atende ela. Talvez um corticoide injetável seja mais adequado para controle dessas coceiras. E ver se a causa é por fungo mesmo, visto que o shampoo receitado é para controle de doenças fúngicas….Por ai…posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Alessandra. Bah, essa raça é bem complicada….pele é o foco!! Dicas: manter ele sempre limpo ( lavar inicialmente 2 x por semana – durante 4 semanas – com sabão de glicerina. Depois dessas 4 semanas fazendo 2 banhos por semana, passar a dar banho uma vez por semana, por tempo indeterminado. Tem que ter a pele sempre limpa.
Passar a dar o meticortem a cada 72 horas perfazendo um total de 5 tomadas com iontervalo de 72 horas entre um comprimido e outro. E parar o meticortem.
Dar complexo B ( 1 comprimido ao dia) por 3 meses.
Acrescentar na ração dele 100 gramas de carne moida misturada na raçao. Semi cozida a carne.
fazer muito exercicio fisico com ele durante o dia para gasto de energia…
Por ai…essas são as dicas primárias que podem ajudar esse sharpei.
Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



camila
em

Olá dr. obrigada pela resposta, hoje levei o sharpei novamente em outro veterinario, e esse sim fez uma raspagem na pele, mas falou que não é nenhum tipo de sarna, ele esta desconfiando que possa ser uma alergia a ração, fizemos um exame de sangue e vou aguardar o resultado agora.Obrigada



FERNANDA
em

Ola Dr., tenho uma sharpei de 8 meses, ela tambem esta com alguns problemas de pele, levei no vet e ela me falou que ra fungos entao com um tratamento com cetoconozol soulucao oral de 12/12 horas passasr spray micolytic 2x ao dia e dar banho somente 1x ao mes com cloresten antifungico, e ja fazem 2 meses que estou com o tratamento, ja melhorou bastante o pelo dela, agora parei de dar o cetoconozol, estou somente com o spray e o sahmpoo mas parece que ainda nao esta 100% boa, tem algo a mais que eu possa fazer?E como faço para previnir que o pelo dela nao venha mais a ficar falhado assim?Obrigada!!



Iry Souza
em

Olá Dra. fico feliz ao ver que sempre responde os pedidos de socorro, o que é bem comum aqui.
O meu é mais um, tenho uma Shar=pei de 5 anos, moravamos no RJ mas há 3 anos nos mudamos para Manaus, no primeiro ano que chegamos a Kuki sofreu demais com o calor, vivia deitada no quarto com o ar ligado, mas dei banhos demais achando que estava ajudando, então começou aparecer uma marca na pele, como se fosse pequenas verrugas, bom o veterinário disse que era calosidade normal, entao as pernas dela começaram inchar, levei a outro profissional o mesmo disse que era fungo e passou tratar, com cetoconazol, não havendo melhora ela começou tomar banho com shampoo manipulado, logo desenvolveu oleosidade demais, então fui aconselhada a castra-la, castrei e mudei de vet, a nova queria me bater pq ela estava naquele estado, inchada e oleosa, deixei a maluca pra lá, e fui em busca de outro, me indicaram o dr. Socrates, quando cheguei lá ele disse: Minha filha não sei o que é isso, mas nunca foi fungo,indicou uma dermatologista bem conceituada da cidade e aplicou corticoide. Bom, lá fui eu mais que depressa marcar uma nova consulta, na clinica a dra. Roseane fez tudo ao seu alcance, raspou a pele da bebe fez exames de sangue, contagem de horm6onio, passou no cardiologista, mas voltei a estaca zero. Nào sei mais o que fazer com a Myuki, não é fungo, as pernas incham e retém líquido, se ela coça machuca, agora vive no meticortem, omega3 e hidratante, há, dificilmente toma banho, a oleosidade melhorou. Me ajude, se eu puder mandar uma foto para a senhora.



Claudemir Lago
em

Olá Dra.
o meu pai tem uma cadela (pastor alemão), deve ter +/- uns 10 anos. Ela apresentou manchas escuras nas pernas traseiras com perda dos pelos e um pouco nas costas, mais na parte traseira, que coça muito.
O veterinário tratou ela, melhorou uns 90%, recuperou a pelagem, mas agora começou tudo novamente. tratamos novamente mas desta vez não resolveu. Não sei dizer agora que remédio foi aplicado (comprimido e injeção).
Poderia indicar algum remédio para este caso?
Grato
Claudemir Lago



Synara
em

Oi Camila.
De nada…
Synara



Synara
em

Oi Fernanda. Mas se está melhorando é bom. Prevençao envolve um monte de fatores: ambientais ( controle de pulgas, carrapatos), espaço para gastar energia , uma raçao com boa proteina, banhos com saboes neutros para rertirar o execesso de gordura das dobras, secar bem essas dobras da pele e se der poe um pouco de talco. nessas dobras. Por ai, posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Iry. Para poder te ajudar eu precisaria de dados, fotos, resultados de exames, e uma história clinica compelta e ampla. Portanto, se quiseres posso te oferecer uma consultoria on-line. Basta me mandar e-mail. Mas para particulazar tem custo.
Veja bem, estou sendo bem sincera, quando posso dar umas dicas e orientações aqui pelos comentários, sempre dou. Mas com essa tua história apenas não vi como te ajudar por aqui.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica veterinária



Synara
em

Ola Claudemir. Nao tenho como apenas indicar um remédio, volta e conversa com o colega e reavaliam o retorno da dermatopatia. Fica a dica.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



wmaira Eloi
em

Boa tarde Dr. Synara

Meu nome e Wmaira Eloi, e estou te escrevendo pq estou desesperada com a situação atual da minha cadela.
Como no artigo acima, minha cadelinha e um filhotinho da raça Sharpei.
Ela nasceu no dia 19/02/2013 e esta comigo desde o dia 12/04/2013.
Ela esta com todas as vacinas e vermífugos em dia, quando veio do canil, ela se alimentava de uma ração chamada CIBAU( porem resolvemos mudar para uma outra marca devido ao forte cheiro da mesma, mas não abrimos mao da qualidade, estamos dando a ela ração de qualidade).
Porem na semana em que fiz esta na mudança na alimentação por volta da data do dia 14/05, ela teve uma reação muito estranha após o banho.
Sua pele encheu de machas vermelhas e algumas bolinhas com um liquido de cor amarela(elas estouram e davam mau cheiro).
Após estes relatos, a situação atual dela e muitíssimo parecida(quase idêntica) a descrita em seu artigo acima.
Nesta data, levei para um veterinário que indicou banho 2x por semana (já que a pele estava com mau cheiro e gordurosa)com um shampoo “CLORESTEN” E UM SABONETE TIURAN”, ambos aplicar massagear e deixar agir por 10 minutos.(processo repeti ate a data presente sem muitos resultados), nesta data tb, foi feito exames de sangue e um tal “raspado”, que segundo o medico esta tudo ok.
Porem devido a não melhora, fui indicada a usar antibióticos(amoxicilina0 e antialérgicos.
Ainda assim sem resultados aparentes(ela continua com os mesmos sintomas).
O medico pediu um exame que se chama “Biopsia COM PUNCH”E UM DERMATOHISTOPATOLOGICO, porem devido ao valor não o fia ainda.
Ela continua tomando os antibióticos.
Enfim, o que vc me aconselha a fazer, já que eu identifiquei na sua historia com “Nicolas e seu filhote”, a mesma situação.
Cetaconazol, Talco, Iodo???
O que fazer para amenizar o sofrimento dela, me ajuda por favor!

Att

Wmaira Eloi



RODRIGO
em

tenho um sharpey femea to com ela faz 2 anos aos 6 meses de idade levavoas ela a praia depois de alguns dias ele veio a apresentar esses sintomas na pele como coceiras feridas dei alguns banhos com shanpoo anti alergicos nao melhorou muito comecei a passar hipoglos nas feridas nao eram muitas mais melhorou depois de algum tempo la pelo 1 ano e meio o pelo dela estava excelente estavamos ate admirado, mas agora completando 2 anos de vida nos cruzamos ela e quando ela veio pra casa dei um banho nela depois percebi q ela estava se coçando demais disse pra minha esposa parece q esta começando tudo de novo depois de duas semanas dei outro banho porque estava com mal cheiro pioro as coceiras e notei q ela esta estressada, estou pensando em param com os banhos e começar a passear com ela de manha e a noite para ver se melhora pois nao quaro dar nada de remedio pois ela pode estar gravida, so q tem mais um porem adquirimos um filhote de pug faz um mes sera q isso pode estar deixando ela estressada sendo q ela ja tinha uma companheira uma poodle desde ja agradeço



Synara
em

Ola WMaira. Pelo teu relato é uma infecáo bacteriana possivelmente causada por estafilococcus…Somado a um quadro alergico, penso eu, visto que os sintomas das lesões começaram depois de um banho…Te ajudar a valer nao tenho como, visto ser a dermatologia um area que envolve muitas causas…Mas que essa raça é complicada para o quesito pele…isso é!
Talvez devam mudar o antibiótico ( sugiro da classe da enrofloxcinas ou cefalexinas). Biópsia a principio nao acho que vai ser esclarecedor…a possibilidade dar reaçao inflamatória na biópisa é quase certa…e isso clinicamente me parece claro.
Por ai. Desculpa a demora pela resposta. Mas me viro como posso para dar uma atençao a todos que aqui postam.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica veterinária



Synara
em

Ola Rodrigo. Essa raça tem muita possibilidade de várias manifestaçoes dermatológicas. Só por esse fato de cruzamento já precipita tudo. Castraçao é o ideal para contribuir para esses alteraçoes de pele. E pensa bem, tu vai tirar cria dela e deixar que essa predisposiçao se manifeste nos filhotes?? Stop, com essa raça!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



gilceneia
em

ola dr. vi seu trabalho e dedicacao p com os caos, venho por meio deste comentario alhe perguntar tenho uma cadela (raça nao definida)pois aparecu umas verugas nos dois cotovelos na cor preta eram pequenas e pude obsevar que cresceram, pis agora ela vive lambendo parece ate que vai estourar, tambem pude perceber que parece que estao espalhando so na area do cotovelo, o que pode ser. ela tem umporte grande e tem 5 anos..aguardo resposta dedes ja muito obrigada!


Comente