Dermatologia – Acne Felina – o caso do gato Pessoa


dsc00078-gato-pessoa-lindao.JPG   O  Pessoa é uma felino sem raça definida, em torno de 3 anos de idade. Vive junto aos donos Márcia e Jailson em apartamento, embora é bem passeador, viaja junto com os donos e passeia pelo condominio, sempre junto com os proprietários. Ele já foi meu paciente quando mais jovem;  fui  eu quem o castrou. Mas, o que é comum, Márcia, nessa cirscuntância de agora, onde o Pessoa apresentou um quadro dermatológico, procurou atendimento Veterinário em uma pet shop, pois queria, também,  dar um banho no gato dela. ( Gatos não precisam de banhos, Márcia!! Salvo em situações bem especiais!) .

Diagnosticaram como sendo portador de ”fungo” ( o que fazem de diagnóstico equivocados de fungo é, já, em demasia. E quando realmente é fungo, dizem que não. Estudem colegas! Para o bem de todos!). Fiz a história clinica junto à Márcia e fui examinar o Pessoa. As lesões localizavam-se ao redor dos lábios inferiores e no queixo. Eram pustulares e na forma de “comedos” que se define como: ” Plugue de queratina e sebo ressecado, em um ducto excretor ou foliculo piloso da pele.” – referência bibliográfica – “Dermatologia dos Pequenos Animais – Muller- Kirk- Scott- .

imagem-002-acne-felina-gato-pessoa.jpg Dando continuidade ao procedimento clinico, expremi alguns comedos e pústulas e disse à Márcia: Teu gato não tem fungo, está é com acne felina. Ela achou muito interessante a expressão acne, pois achou que só acontecia essa patologia em seres humanos. Expliquei a ela que a acne felina é uma sindrome diferente da acne canina e da acne humana onde a difrença reside no fato de não estar relacionada ou confinada à adolescência, mas ocorre em gatos adultos.

A patogênese da acne felina vem do fato que os gatos limpam meticulosamente seu corpo, por meio da lambedura direta. Entretanto, esses gatos usam suas patas  dianteiras umedecidas pela saliva, para a higienização da face. Alguns gatos  têm certa dificuldade em “lavarem” seus queixos, com isso os lipidios de superficie e sujidades se acumulam levando ou predispondo à formação dos comedos. Alguns autores da dermatologia felina relatam a possibilidade de que esses gatos com acne sejam individuos seborréicos.

imagem-003-acne-felina-ii-gato-pessoa.jpg Outro dado que a literatura dermatológica cita é que acne dos felinos possa estar relacionada ou associada com o ciclo da muda do pêlo ( e os gatos nessa época de final de verão inicio de outono estão em franca muda do pêlo).  A acne tem inicio quando os pêlos  se encontram na fase da muda que se denomina telógeno ( repouso),  e os comedos se formam porque o pêlo telógeno não tem condições de empurrar o plugue queratinico, mantendo assim o foliculo piloso aberto. Segundo alguns autores as teorias etiológicas da acne felina não estão totalmente provadas, e a causa real poderá ser ainda desconhecida.

No caso do gato Pessoa os comedos e pápulas no queixo, e nos lábios inferiores, levou a foliculite supurativa onde os patógenos mais fáceis de serem encontrados são a ”pasteurella multocida”,  “estreptococcus beta-hemoliticos”  e o “staphylococcus spp. coagulase positivo”.  Tendo conhecimento da patogênese toda optei pelo seguinte tratamento: Apliquei antibiótico a base de penicilina dose única via subcutânea, procedi na limpeza do queixo com àlcool iodado para fazer o desengorduramento da pele. Depois prescrevi limpeza periódica com peróxido de benzoíla 2,5% na forma de shampoo ( não devemos usar na forma de gel, pois pode ser irritante para os gatos).

Solicitei retorno após 7 dias e as lesões já estavam “secas”. Fiz mais uma boa limpeza com álcool iodado e  pedi à Márcia que seguisse ainda com algumas limpezas com shampoo. Também a alertei que essa patologia pode recidivar, devendo limpar vez que outra o queixo do Pessoa com o peróxido de benzoíla.

Então, está ai  mais uma patologia dos felino –   publicada no site –  que rotineiramente enfrento no meu dia à dia de consultório  para ajudar tanto aos colegas quanto aos donos de gatos. Mas deixo bem claro que os donos não devem agir por conta própria quando suspeitarem de acne, pois existem outras patologias nessa área do queixo que podem nos fazer lembrar da acne e não ser ela a causa das lesões, necessitando o “olho clinico” de um profissional habiltado para se fazer o diagnóstico diferencial nos sintomas de comedos e pápulas, pois podemos, também, estar frente a abcessos, alguns dermatófilos e a demodicose – embora essa patologia é mais rara de ser encontrada nos felinos em comparação aos cães.

Afagos Pessoa! Márcia, cuida do queixo dele direitinho, hem!?

72 Comentários


Márcia
em

É um lindo esse meu gato!
Synara, o Pessoinha está bem melhor, as lesões estão secas e restam puquíssimos daqueles pontinhos pretos.
Apareceremos para colocar as vacinas em dia…
Obrigada por tudo e um abraço!

Márcia e Pessoa



synararillo
em

De nada, Márcia! Obrigada também por seres minha cliente!
Abraço.
Dra. Synara Rillo



Vera
em

Synara,

Minha gatinha chama-se Belinha, hoje com 3 anos, ela é toda branca e com pelo longo, há uma semana observo estes pontos pretos que foram se espalhando de forma agrupada pelo queixo dela.
Fui à uma veterinária da minha cidade e ela diagnosticou a acne felina, o que me levou a ter curiosidade de saber mais a respeito, e recomendou aplicação do shampoo a cada dois dias no local afetado. Fico feliz em saber que este procedimento está correto.
No momento, dois dias depois, observo que ao passar o dedo no local os pontos pretos estão duros, isto quer dizer que está secando?

Agradeço as informações encontradas no site e sua dedicação aos nossos companheiros. Um abraço Vera.



synararillo
em

Ola Vera, de nada, penso que não podemos reter o conhecimento e meu objetivo é dividir com todos a experiência que tenho depois de mais de 20 anos lidando com essa bicharada. Sim, a principio, pode ser um sinal de estar secando os comedos. Dependendo pode-se retirar esses acúmulos de sebo – se tua gata permitir o manejo. Como se fosse expremer um “cravo” e, ai, depois pincela com iodo o local. É isso!
Abraço!
Dra. Synara Rillo



Renata Pereira
em

Oi Synara,

O peróxido de benzoíla é encontrado em farmácia humana?A higienização eu posso fazer quantas vezes ao dia?Pode ser de 2 em 2 dias?Um abraço.



Synara
em

Ola Renata! Esse shampoo ( peróxido de benzoíla) é medicamento de farmácia Veterinária. Pode ser com essa frequência, sim; depois conforme for dimuindo a acne vai espaçando a frequência. Certo!
Abraço
Synara Rillo
Médica Veterinária



Flávio Fonseca
em

Oi colega. Gostei do se artigo. Aqui em Itaboraí-Rj também tive um deste caso. So que pra limpesa local eu usei própolis. Foi muito bom para bichano. E também 3 gotas de própolis diariamente por alguns meses. Um grande abraço e Felicidades do colega Fonseca



synara
em

Ola Flavio! Gracias por acessares o site! De fato, concordo contigo, o propólis é um excelente bactericida natural, tanto para ação local quanto sistêmica a longo prazo. Vez que outra lanço mão dele também! Isso ai, quanto mais natural possivel para coisas simples melhor. Valeu!
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Viviane Moreira
em

Olá Dra!
Meu marido achou a sua página na procura por saber mais sobre a acne da nossa gatinha que não acaba!!! O que me espantou, ao ler seu texto, é que no nosso caso, nosso veterinário recomendou que na nossa gatinha, Lina, passassemos a pomada Quadrihexal do laboratório hexal! Gostaria de saber sua opinião a respeito, pois alem da Lina se lamber toda, provavelmente retirando o produto, não temos tido muito sucesso, desde já agradeço!
Viviane e Lina



MARCIUS CORREA
em

Minha gatinha é mistiça e é peluda cor creme com preto e o que esta acontecendo é que mesmo eu escovando 2 a 3 vezes por semana os pelos sempre estão com aparencia de molhados, acho que a saliva dela é que esta ocasionando isto, preciso saber se alguem pode me informar porque acontece isso.
Grato



synara
em

Ola Viviane, tenta agir como expliquei no texto; espreme os comedos, e pincela com iodo. Tenta usar o shampoo peroxido de benzoila e lava somente o queixo dela com agua morna 3 x por semana. Ma saiba que a acne felina é crônica em alguns gatos, por isso a importãncia de retirarmos esses comedos ( cravos) antes que passem a fazer o pioderma em si. Dpendendo do caso lança-se mão de antiobiterapia sistêmica. Quanto pomada não acho ser válida, não. É isso que posso te orientar.



Déborah Franco
em

Synara queria que vc me ajudasse! é porque o meu gato acabou de aparecer, ele estava com 17 dias sumido! ele apareceu uns minutos antes de te enviar este e-mail. Queria saber o que faço pra cuidar dele, ele apareceu magro tá só os ossos descuidado, a pele grossa, e o que é pior todo ferido estou super preocupada em levar ele ao médico Veterinário e ele me falar que tem que sacrificá-lo. o que faço pra pelo menos amenizar a dor dele? ele está todo ferido até as patinhas, não tem mais pêlos em torno da face!os ferimento indica que foi briga com outros gatos. o que é mais desesperador é que ele naum para de miar.Espero que vc possa responder o mais rápido possível essa mensa mensagem ,beijo…



synara
em

Ola Débora! Mas você tem que levar seu gato num Veterinário! Ele poderá te ajudar, a eutanásia é você quem decide, não o profissional. Nós podemos orientá-los de que o caso é irreversivel – não estou me referindo ao teu gato em si, veja bem, mas a decisão é dos proprietários. Alimente bem ele, antes de mais nada, com alimentos palatáveis a ele. Ele está miando de estressado! deixe-o se acalmar, primeiro, o observe, veja como ele vai reagir e ai leve a um Veterinário, se for necessário. Ok? Não adianta me pedirem “urgência” nas respostas,Débora, não posso ser um “pronto socorro ” virtual aos animais! Não estou conseguindo atender a demanda das respostas em tempo hábil. Ok??
Abraço. Obrigada, mesmo assim, pela participação.
Synara Rillo
Médica Veterinária



teresinha salgado
em

Muito obrigada pela dica sobre acne felino.Tenho um gato branco lindo,mas que teve um abcesso no queixo ,que não foi detectada a causa,tomou antibiótico,mas não sarou totalmente,continua a purgar .para além diso tem umas manchas pretas,que eu presumo serem mto semelhantes às do gato pessoa.vou seguir estes conselhos e ver se vai surtir efeito.mto obrigada .
teresinha salgado



maria eugenia
em

Minha gata e mestiça de persa com vira lata, mãe persa e pai vira lata. sempre foi cuidada por veterinário porem este sofreu avc e bichana(nome da gat) ficou sem assistencia. agora há alguns meses apareceram umas “costras” que abrem e sangram. coloco agua oxigenada melhora mas logo volta. a boca também ficou infectada, inchada e uma feridinha se abriu no focinho. percebo que ela anda triste e tem dificuldade para comer. peço orientação.



synara
em

Ola Terezinha! de nada! Mas veja bem, se formou um abcesso tens que drenar! Ok?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Vterinária



synara
em

Ola Maria Eugênia! Vale um exame de sangue – hmeograma – para saber se não há alguma virose debilitante no organismo dela que possa estar predispondo essas infecções. O uso de um antibiótico por via sistêmica por uns 15 dias seria válido. Por ai.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Pris Lini
em

Olá Synara!
Tenho três gatas, e especialmente a siamesa apresenta acne felina de tempos em tempos. Achei muito interessante verificar que é justamente no início do outono que mais aparecem as lesões, como mencionado no post. Tomo muitos cuidados, limpo com frequência, mas uma das vezes que ela sofreu com a acne felina foi especialmente séria. As lesões apresentavam pus, Sissi sofria muito, tanto que perdeu peso porque sequer comia…
O tratamento que a veterinária indicou foi bem extenso, com limpezas de álcool iodado, clorexidina e o medicamento Stomorgyl. Daquela vez deu certo, mas novamente ela está com o “queixinho” cheio de pontos pretos, apesar da limpeza periódica, de ter trocado todos os comedouros para recipientes metálicos (como indicado pela veterinária) e não dar comida caseira de jeito nenhum… Que cuidados mais posso tomar para poupar minha gatinha deste problema?



synara
em

Ola Pris! Mantenha sempre o queixo limpo com shampoo de peroxidex. Não vejo causa com os pratos de plástico para a acne e sim, se fosse o caso de dermatite alérgica de contato. Esprema os “cravos” que são os comedões e pincela com iodo. Por ai.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sarah
em

Olá Synara, tenho duas gatas, a marie que tem 2 anos e a pretinha que tem 6 meses. A marie esta com acne felina, tento higienizar a área do queixo, mas ela nao deixa, e fica muito nervosa. Hoje ela está bem estranha, só fica deitada, esta brava e esta bufando para a pretinha ( que até então estavam se dando super bem). Não sei o que fazer, se é emergencial, se a levo ao veterinário por esses sintomas estranhos que ela esta tendo hoje. esta muito agressiva, quieta.
O que faço?
Muito obrigada, e seu site é excepcional!
Beijos
Sarah



synara
em

Ola Sarah! Pode ter certeza que ela está assim “bufando” pelos manejos empregados nela. Gato é bem dificil para aceitar alguns manejos. Não vejo maiores problemas com a acne dos gatos, salvo quando viram abcessos, o que não é muito comum. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ceci
em

Synara, peço orientação quanto ao meu gato que há um mês atrás sentia dor quando o pegava no colo. Depois de uns 3 dias que descobri um abcesso na barriga dele, próximo à perna direita. Esse abcesso drenou e aí ele não sentiu mais dor. Foi tratado com antibiótico e a ferida fechou. 15 dias depois, o vi lambendo o local e quando olhei tava meio aberto, mas sem dor. Percebi que há algumas “ondinhas” bem molinhas e umas partes mais duras (dá a impressão de ter sebo acumulado). Outra veterinária receitou outro antibiótico, mas não vi melhora. Como proceder?



Diana
em

Ola Dr. Synara! Estava buscando informações sobre o Peroxido de Benzoila e vim parar no seu site…pelas respostas pude perceber que a sra. é uma ótima profissional. Vc atende caes em São Paulo? Obrigada. Abraços



Synara
em

Ola Diana! Obrigada pelas palavras. Não, eu não atendo especificamente na cidade de São Paulo; o que consigo hoje como nova proposta de trabalho é a consultoria por via on-line, sistema que está sendo implantado no site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Simone
em

Oi Synara!Gostei muito das informações sobre acne. Tenho 3 gatos(todos sem raça) e tenho lutado contra a acne há uns 4 meses.No tratamento já foram usados:dexametasona(0,1%),clindamicina(2%),peroxido de benzoila(1,5%).Como não funcionou o veterináro mudou para:Peroxyderme e creme Dermolene que também não deram resultado. Se possivel me manda uma orientação, não sei mais o que fazer. Aguardo anciosa uma resposta. Obrigada.Abraços.



Synara
em

Ola Simone! Penso que meu texto está bem claro sobre a doença em si, quanto as formas de tratamento e prognóstico. Não vale toda essa trabalheira e gastos que estás tendo, não é situação “grave” gatos portarem acne. Cuidar apenas para nãolevar a um abcesso, mas se ler, insisto, com mais atenção o texto,tem até uma dica de usar iodo. Valeu?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



neusa augusta de sa
em

Boa tarde, Drª Synara Rillo. Gostaria de saber se a senhora atende via e-mail, pois estou com um amiguinho felino doente. Ficaria muito feliz se a senhora atendesse, pois não tenho condições financeiras de levá-lo ao veterinário e por amá-lo muito, desejaria saber, para realizar os procedimentos. Mui grata, Neusa-Paraiso do Tocantins-To



Terry R. de Medeiros
em

Parabéns pelo ótimo e esclarecedor artigo sobre acne felina! TERRY.



synara
em

Ola Neusa. Te respondi por e-mail e ontem recebi teu agradecimento. Que pena que não pude ajudar..Faço consultorias sem cobrar, sim. Acredito nas pessoas quando as mesmas me dizem que não tem dinheiro para buscarem atendimento para seus animais. Se elas não falam a verdade e tentam “tirar vantagem” comigo, a responsabilidade é delas perante suas próprias consciências. Quando acho por bem cobrar, cobro, sim, para orientações.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara
em

Ola Terry! Muito obrigada pelo elogio.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



marina santos
em

Oi Dra.
Meu super incrível amado gatinho sofre de acne. Ele tem um gênio forte, e “toc” por limpeza! Resgatei das ruas já grandinho e em estado lastimável há 5 anos. Sorte nossa q sobreviveu. Hj é um gatão gordo, castrado,, q vive de dieta e cheio de manias ;) Tem panico de qq outro ser humano e só confia em mim!
Sempre cuidei da acne com limpeza sa soro fisiologico (q ele a-d-o-r-a!!!) e essas loções a base de própolis. Qd sangra por coçar, um pouco de mentiolate.
Mês passado trouxe outra gatinha, castrada e 5 meses para fazer companhia, pois passo o dia fora. Foi 1 horror! Tentei tudo q existe na face da terra para adaptá-los. Mas qd ele miava sem parar, destruiu tacos do chão, choramingava, quase a matava várias vezes por dia (qt violencia!!!!),… Qd a acne surgiu de forma tão intensa, sofri dobrado. Não podia eu, a pessoa q ele confia, fazê-lo sofrer assim! Devolvi a gatinha à criadora. Fiquei chateada pois era encantadora e muito meiga, q não temia água e nem fogos de gol na copa! Meu gatão está, 5 dias depois, mais confiante e menos reclamao. Sua acne parece uma crosta seca. Tentarei o iodo q falaste. Já dei anti verme e anti pulga por garantia. Eu queria muito outra gatinha, até pq são tão levados assim pequenos! E meu gatão merece outra companhia e dividir seu amor. Mas não adianta. È filho único de mãe solteira. Rezo q aquela gatinha arrume um lar maravilhoso como ela. E como amo meu gatão! Além de bjs e braços, nessa época de jogos e pós-gatinha, acha q tem algo a mais q eu possa fazer para deixa-lo seguro de novo? Eu o amo e me senti péssima por “causar” tanto stress nele. E, claro, por devolver a outra gatinha. Fiz certo?



maria helena soares
em

Oi dra Synara.
Sou leitora assidua e também sua “cliente” (lembra do gatinho presente grego?)Ele está ótimo,graças aos seus conselhos.Tem dois anos e nos trazido muitas alegrias.Agora é a Gimogi, minha gatinha de sete anos que está com problemas.Eu pergunto:pode dar acne na barriga? ela está ha dois meses com umas lesões.A veterinária prescreveu uma pomada a base de corticóide,mas ela lambe e se recusa a usar o colar Elisabetano. Mais uma vez eu recorro à senhora.O que faço? certa de sua ajuda, enviamos um grande abraço.



synara rillo
em

Oi Marina. Alguns felinos podem apresentar esse tipo de comportamento que relatas, ou seja, esse apego excessivo ao dono e ao meio ambiente. Comportamento de gato é algo bem especial e particular. Pretendo um dia escrever um livro dando meu parecer e contando minhas experiências junto a uma longa convivência com vários deles. Acho que pode ter sido uma boa decisão tua de não ficar com a outra gatinha e proteger o teu gato, evitando um estresse que poderia trazer maiores consequências. Mas poderia , também, tentar equilibrar essa convivência. Mas terias que ter um bom respaldo no manejo comportamental dessa espécie e em particular de todo o histórico ambiental e temperamento do teu gato. Por ai. Obrigada pela participaçao no site e desculpe pela demora em responder ao comentário. São muitos e tenho que me dividir em várias funções dentro dessa proposta do site.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synara rillo
em

Oi Maria Helena. Lembrar, não lembro…são tantos comentários que leio e aprovo e outros tantos que respondo e outros tantos e-mails que envio para ajudar as pessoas. Mas, com certeza, se chamei teu gato de “presente de grego” dentro do contexto da história que na época relataste, era eu mesma!!! Esse é meu jeito sincero de ser na vida…
Quanto a esse caso agora da tua gata: Acne advém de pequenos “pontos” sebáceos que têm relação com os foliculos pilosos, formando os chamados comedos, dando origem a processos infecciosos levando a acne, que nada mais é do a contaminação bacteriana desse comedo. Como a barriga tende a ser uma área com menor quantidade de pêlos e de glândulas sebáceas como as en



synara rillo
em

como as encontradas ha região do queixo, penso não ser acne verdadeira. Pode ser um monte de coisas…teria que ter uma descrição ou foto da lesão para melhor posição e opinião. Apenas digo, que usar pomada em animais ( caes e gatos) sem ter um manejo comportamental de desvio de atenção para não lambedura da mesma, é perder tempo…Colar para evitar que lamba, depende da causa. Recomendo essa conduta quando temos certeza que a lambedura é, de fato, prejudicial para a resolução do caso. Não tenho como opinar assim…as informações são vagas demais.Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Neusa
em

Oi, preciso que me ajude, recebi um caso clinico sobre um gato de 3 anos de idade que apresentou um mal estar e diminuição de apetite, com temperatura retal de 39,5°,quando os resultados dos exames recebidos 4 dias mais tarde, ele tinha se recuperado completamente, como explicar as alterações?
Dados:
HT-61%
Hb-17,6 g/100ml
Hc-7,35×10 na dose/L
VCM-83,0fl
CHCM-28,9 g/100ml
leucócitos-12,4×10 na nove/L
Obs.: hemácias normais, leucócitos degenerados e plaquetas normais.

PS.:se puderes me ajudar, preciso p/ segunda dia 20/09,10, obrigada , Neusa



Daniela
em

Olá, preciso que me ajude,também recebi o mesmo caso clinico sobre um gato de 3 anos de idade que apresentou um mal estar e diminuição de apetite, com temperatura retal de 39,5°,quando os resultados dos exames recebidos 4 dias mais tarde, ele tinha se recuperado completamente, como explicar as alterações?
Dados:
HT-61%
Hb-17,6 g/100ml
Hc-7,35×10 na dose/L
VCM-83,0fl
CHCM-28,9 g/100ml
leucócitos-12,4×10 na nove/L
Obs.: hemácias normais, leucócitos degenerados e plaquetas normais.



Andressa
em

Olá Dr Synara.
Adotei um gatinho de uma associação de animais, assim sendo, imagino que a idade aproximada dele é de 1 ano.Logo que o adotei o castrei e tenho o levado sempre ao veterinário,porem o que acontece em minha cidade é que por ser uma cidade pequena e por haver poucos especialistas tenho que buscar auxilio sempre nos mesmos, mas como eles parecem confusos quanto ao problema do meu gatinho,fico sem saber o que faço.Ha algumas semanas tenho observado que ele apresenta pequenos “pontinhos pretos” duros na area do queixo,são poucos mas ele parece sentir dor se tocarmos nessa área também, e queria trata-lo desde já,para nao aparecer feridas,são apenas alguns pontos,mas me incomoda pensar que meu bixano possa estar com alguma doença.Posso trata-lo com esse shampoo?O que acha que devo fazer?Me disseram que era fungo tambem,porem o tratamento que me passaram para fungo de nada adiantou.Me ajude por favor Doutora.
Abraços



Synara
em

Oi Andressa. Veja bem, pelo teu relato me parece ser a acne felina. Nada com que possa te preocupar em relação a isso. Não creio que ele sinta dor. O que pode te dar essa impressão é pelo fato que os gatos não gostam de serem muito manipulados – que mexam neles com o intuito de examinar. Nem sempre é conveniente mexer ou tratar de imediato, deixe assim….Vez que outra dá uma olhada e verifica se aumentou a quantidade desses pontos pretos. Fungo te garanto que não é. Mas se quiser lavar o queixo dele com o shampoo Peroxidex, lave. Ajuda um pouco. Mas eu ainda sou da idéia de não mexer e nem estressar teu gato com manejos que não são necessários. Valeu?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Simone
em

Adorei o artigo
mas adorei mais o nome do gato: Pessoa

o cachorro do meu vizinho se chamava Cachorro

esses animais q tanto amamos……



Synara
em

Oi Simone. Pois eu também adorei o nome! A Marcia, dona dele foi muito espirituosa em dar esse nome ao gato dela…
Obrigada pela participação nos site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Regina
em

Boa tarde, Dra….
parabéns pelo seu artigo…..foi o único que esclareceu o que meu gatinho tem, realmente!!!! levei em 2 veterinários e um me falou que era fungo, a outra fez um teste dermatológico nele e não acusou fungo, mas ela tbm não soube me explicar o que ele tem primeiro mandou dar banho 1 vez por semanda, durante 8 semanas, com shampoo Micodine, depois, como o exame não detectou fungo, mandou dar Mectimac, 1/2 compr, 1 vez por dia, durante 30 dias!!!!está correto? pois agora não confio mais nela, e o shampoo, resolve passar na área do queixo? obrigada pela orientação,

Regina



Synara
em

Oi Regina. Se tu associas o meu texto ao caso do teu gato não adianta maiores tratamentos. Eu não usaria o Mectimax no teu gato e não vejo sentido com a acne felina. O shampoo usa o Peroxidex apenas quiexo dele, lava só o queixo dele. Mas tu não leu meu texto? Ali tem orientações de como lidar com a acne felina.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



claudia
em

Gostaria de parabenizá-la pela objetividade ao tratar do assunto.Tenho 17 felinos e sempre estou buscando informações sobre eles.A conclusão que cheguei é que existem pouquissimos vets que realmente sabem tratar destes seres especiais e eu sou uma pessoa de sorte pois até hoje só tive bons vets. Aqui em casa,o que diminuiu a acne felina,foi a troca de recipientes plasticos para porcelana p/ agua e aço inoxidavel para a ração.Só um deles continua com o problema:Bóris.hoje com +/- 8 anos.É um gatão(7,5kg) ainda muito traumatizado,e o que dificulta seu manuseio.Por isso fico monitorando para ver se há inflamação ou não como na semana passada.Notei tb que com a idade,a incidencia maior destas inflamaões tem aumentado, por isso pretendo voltar a usar o que utilizei durante algum tempo:Peroxydex Spherulites da Virbac 1 vez por semana.Acho que tb a alimentação pode influenciar.



Synara
em

Oi Claudia. Que bom tudo isso. É por ai mesmo o caminho. Conviver com eles em grande número ajuda nas oservações, sim. Obrigada pelas palavras.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



graci
em

Meu gato tem acne e já tentei usar o shampoo de peroxido de benzoila duas vezes. Em ambas as vezes ao inves de melhorar, piorou! Alem de ficar mais preto, parece que cria cascas, repuxando os pelos e inflama bastante. Acredito q ele tenha alergia a algum componente do shampoo. Alguma alternativa q possa me ajudar ? Estou fazendo compressas com agua morna e limpando com sabao neutro.
Agradeço qualquer ajuda.



ivani hercule
em

OLÁ, DRa. SYNARA!
EU ME CHAMO IVANI, TENHO 5 GATOS , A LADY, QUE É SIAMESA, ESTÁ COM O QUEIXO PRETO DE TANTO EU PASSAR DE TUDO, ESTÁ VERMELHO O QUEIXINHO DELA. FAZ UMA SEMANA QUE EU DESCOBRI, NO MOMENTO EU ESTOU LIMPANDO E PASSANDO O MESMO REMÉDIO, QUE É O DUXIDINA, DESCOBRI QUE ESSE REMÉDIO TEM A MESMA FÓRMULA DO MERTHIOLATE.
EU LIMPO NUM DIA, VOLTA TUDO NO OUTRO.
VC PODE ME AJUDAR?

abraços
da ivani, e a lady agradece.



Synara
em

Oi Ivani. Dá uma boa lida no texto que ali tem indicações de como tratar acne felina.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



nanci
em

Oi,Dra. meu gato o Yoshi esta com o queixo todo inchado já levei em dois veterinarios mas não adiantou o ultimo disse que é Acne Felina e receitou BENZAC AC Gel 2 vezes ao dia mas não esta adiantando pois agora esta com pus e até sangrando e ele não deixa nem tocar,você pode me ajudar?



patricia
em

ola Dra, foi diagnosticado ao meu gato acne felino. Ele tem feridas que por vezes deitam sangue, e estão sempre a deitar liquido. limpo diariamente com soro fisiológico, pois o álcool de 96 graus não fazem qualquer efeito nem a pomada. já lhe foram postas pipetas por causa de sarnas e também vacinas para outro tipo de sarnas. este problema já tem mais de um mês, melhora e torna a piorar num abrir e fechar de olhos, mas sem nunca passar. Até por cima de um olho ja ganhou. Não sei mais o que fazer. será que lavando com peroxido de benzoila, lhe fará bem? o que a Dra me aconselha?
Obrigada pela atenção.



Synara
em

Oi Patricia. Acne é comum no queixo do gato, isso que descreves é mais compativel com piodermatite supurativa de variadas causas, inclusive fúngica. O mais indicado é fazerem um exame de cultura dessa secreçao e ver se há crescimento de bactérias ou fungos e identificar qual agente para poder tratar adequadamente. No minimo o uso de antibiótico injetável ( enrofloxacina 50 mg) a cada 24 horas via subcutânea por 21 dias seguidos. Mas ficar atenta para possibilidade de fungos ( neospora , aspergillus)…Por ai…penso eu..
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lívia
em

Olá, Dr.ª Synara. Minha gata tem 1 ano de idade e há aproximadamente 4 meses surgiu algo ao redor da boca que me parece ser acne felina. Pesquisei em vários sites, e pelas fotos e sintomas descritos, é essa a doença. Vou providenciar o tratamento aconselhado pela sr.ª, mas queria tirar uma dúvida, visto que há outro problema que não sei se está relacionado com a acne. Ela tem apresentado também muita secreção nos olhos, que formam crostas duras e escuras, que persistem todos os dias, apesar de eu limpar sempre com algodão úmido. Gostaria de saber se isso pode ter relação com a acne e como devo proceder para tratar.
Parabéns pela dedicação, mantendo um blog tão esclarecedor. Grata, Lívia.



Synara
em

Oi Livia. Se tua gata for da raça Persa ou Himalaia, se tem a pelagem branca, isso é comum de se encontrar. Gato de raça tras um pacote de problema junto…Tens que me dizer que raça é a dela , se tem ou não tem raça…Mas para isso, o comum, insisto é em raça de cor branca…Mas precisaria ver os olhos dela pata te dizer maior opiniao. Nào tem relação com a acne, não. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Lívia
em

Olá, Dr.ª. Minha gata não tem raça definida; ela até que se parece com o gato Pessoa, que figurou este post. Só que ela é cinza, com peito e botinhas brancas; possui uma pelagem longa, apresentando camada dupla de pelos.
É uma pena que moro tão longe de sua cidade… Sou de um município do Rio de Janeiro, e devo então procurar um veterinário em minha cidade. Sua orientação foi muito oportuna para me direcionar e saber que devo procurar tratamento para os dois problemas que não estão ligados.
Lembro-me agora que mudei de cidade recentemente e ela vem apresentando esse quadro de secreção nos olhos desde a mesma época. É possível que seja originado por algo do novo ambiente.
Doutora, não há palavras para agradecer a ajuda.
Abraço,
Lívia.



Synara
em

Oi Livia. Certo, mas não te preocupa muito com essas secreções, é comum em gatos, muitos têm conjuntivite crônica por Clamidia ( vem portadores) e podem precipitar uma situação como essa em vários casos, estresse uma delas. Pode ser algo do ambiente também e ter um fundo alergico. Se ela está bem no geral, não vejo motivo para preocupações. Limpa sempre essas secreções e passa a pomada Epitezan Oftálmica ( farmácia humana) 2 x ao dia por uns 7 dias seguidos…Por ai…Outro colirio que podes usar – associar com a pomada é o Maxidex ( farmácia humana também). Umas 3 gotas em cada olho, 3 x ao dia, por uns 5dias e parar. Fica essa dica. Se não reagir avalia melhor, mas há gatos que ficam portadores disso…Vai observando…a evolução…Certo?
Abraço.
Synara



Cibele
em

OLá Dra. Synara! Fiquei E N C A N T A D A com seu site e com sua disponbilidade em ajudar as pessoas com seus comentários. Eu tb tive sorte em encontrar uma vet que já diagnosticou meu gato Tony com acne felina. Estou passando várias coisas e vou tentar o peroxidex shampoo e o iodo prá ver o que acontece. Minha mãe falou para que eu passasse violeta genciana, está correto isso? Tadinho, ele não deixa mais mexer direito. Ah, fiquei com uma dúvida, li toda a coluna a respeito da acne e em comentários antigos vc diz que é para espremer os comedões e nos mais recentes para não mexer neles. Então fiquei em dúvida de como devo proceder. Espremo o queixo dele para tirar os pontos pretos ou não? outro dia consegui espremer uma bolinha vermelha e saiu pus. depois disso ele não deixa mais… tb…. qta tortura… bjs e obrigada!! Cibele



Synara
em

Oi Cibele. Obrigada. Acho que a violeta genciana vai manchar tudo por ai…Olha, os pontos pretos iniciais não se deve espremer , pode passar uma escova de dente no queixo para ver se se soltam. Lavar com o peróxido benzoila 1 x por semana, ajuda. Não vejo motivo para preocupação com a acne felina, desde que não estejam fazendo abcessos que ficam doloridos ao animal. Se há pustula, com pus, o melhor é estourar e lavar bem e depois passar um iodo…1 x por semana…depois parar.
Gato não aceita muitos manejos mesmo. Se não tem muitas pústulas e apenas os pontos pretos, faça a lavagem com o shampoo e deu…Sem estresse para ele – e para ti. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Cibele S.
em

Que linda! Obrigada pela rapidez em responder! Vou aproveitar o final de semana e dar uma bela faxinada no bichano. bjs e mais uma vez super obrigada!



Cibele S.
em

Olá Synara, apenas para dizer que segui suas orientações e meu Tony já está com tudo bem sequinho, as pústulas já se romperam e agora tem um ou outro comedo apenas.
obrigada por suas orientações.
abraços!



Synara
em

Oi Cibele. Que bom! Me alegra que as minhas orientações ajudem aos bichos de vocês.
Abraço.
Synara



Cibele S.
em

Sim ajudaram muito!
Abraços!!



Cristiana
em

Oi Dra. Synara. Gostei muito de ler o seu artigo . Minha gatinha Bebel está com esses pontinhos pretos ao redor da boca e no queixinho tambem e ela tem coçado muito essa região as vezes ela provoca lesoes com as coceiras arranca o pelinho do local. Expremi uns pontinhos e vi que parece cravos sai uma massa pretinha. E isso incomoda muito ela. Será que é fungo ou acne?



Cristiana
em

Oi Dra. gostaria de saber se é normal em alguns gatos não ter pelo na região da bariguinha? Estou te perguntando isso pelo fato de minha gatinha ter o hábito de lamber muito assa região e não sei se pode ser um problema ou se isso é normal não ter pêlo nessa região . Ela é SRD por isso eu fico na duvida se é estresse ou coisa de gato.



Fernanda
em

Olá Dra Synara! Gostei muito dos seus posts. Tenho uma gatinha de 10 anos que começou com os pontinhos pretos, e eu nem sabia o que era. A vet me disse pra não me preocupar, mas ela começou a coçar demais! Voltei lá, dei 2 semanas de antibiótico e está cada vez pior! Limpo com água oxigenada e agora as bolinhas inflamadas estão estourando, sangra e fica buracos no queixo! Ela está usando o colar elisabetano, mas está muito estressada e é uma luta limpar o local! Ontem comecei a limpar com Furanil spray. Será que esses ferimentos vão secar???



Synara
em

Oi Cristiana. Mais provável acne. Dá uma boa lida no artigo que podes tu mesma avaliar se é acne. Mas não é motivo para maiores preocupações.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Medica Veterinária



Synara
em

Oi Cristiana. Geralmente os gatos têm uma boa cobertura de pêlos na região da barriga. Se há uma lambedura muito constante podemos pensar em estresse, sim.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Fernanda. Pela descrição é acne que infectou. Talvez seja indicado colher material e pedir uma cultura. Ou mudar o antibiótico…Por ai..mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Medica Veterinária



Jussara Rita
em

Bom dia, dra., a senhora é muito prestativa, mesmo quando fazemos perguntas repetitivas, rs. Minha gatina, SRD, 5 anos, é toda branca (daí veio o seu nome: Branca)está com um pontinho na lateral do focinho (narizinho) é apenas um ponto (tamanho médio)na lateral, não, sengra, não dói, não coça, pode ser tb acne? parece que não está aumentado, estou preocupada com carcinoma, já l tanta coisa e fiquei mais preocupada, por favor, se puder responder rapidamente agradeço. abçs, Jussara



Jussara Rita
em

PS: na lateral do focinho, já no pelo, e não no narizinho, achei que não ficou bem claro do jeito que havia coloquei, grata, Jussara



REGINA BALSAMO
em

Dra. Synara, li os vários comentários da Senhora e gostaria de parabenizá-la por ser tão prestativa com o pessoal e seus gatinhos de estimação. Eu tenho um cão da raça PUG, vai fazer 2 anos em setembro/2013. Está sempre apresentando tipo de acne próximo à boca e desta vez veterinária me receitou o Benzac 5%. Vou experimentar mas gostaria de deixar aqui o meu depoimento e perguntar se também trabalha com cãozinhos. obrigada Regina



Synara
em

Ola Jussara. Pela tua descriçao, não penso ser acne. Observar e se aumentar avaliar com um colega. Por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Regina. Trabalho com caes e gatos, sim. Pode ser uma”acne”, sim. Essa raça tem muitas glândulas sebáceas nessa área. Vai dar tudo certo.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária


Comente