A “guerra” das rações.


FILMES EM ZIMBROS 015 Com esse trabalho no site, com meu primeiro livro editado ( onde abordo o tema rações), com as consultorias que presto, nas minhas consultas presenciais, em conversas banais sobre meus cães e gatos sempre sou questionada sobre o quesito ração. Recebi – e recebo – muitos elogios sobre a beleza e saúde dos meus animais, sobre o brilho de suas pelagens densas, sem falhas e nem mau cheiros ( afora, evidente, o cheiro natural de cada espécie), seus dentes sadios e suas vivacidades. Meus animais tem viço, não tenho como negar isso. E ao perceberem isso é comum me perguntarem qual ração que ofereço a eles. Assim como é comum o questionamento que recebo de qual é, segundo minha opinião, a melhor ração. Sempre respondo assim: ” Nessa guerra das rações não me meto!”

Sou Médica Veterinária, não comerciante. Aqueles que entram nessa guerra sem sentido, de saber qual a melhor ração, de cairem na conversa de um vendedor técnico, de que tal ração é melhor que outra, de que determinada ração tem componentes que previnem isso e aquilo nos cães e gatos, está ultrapassando o papel de Médico Veterinário e dando ênfase mais as vendas ( são poucos os estabelecimentos de colegas que não associam vendas. Ou estou errada?) do que a saúde geral dos seus pacientes. Cão ou gato saudável é aquele que consegue viver com sua liberdade instintiva sendo exercitada na medida do possivel, e que passa por um bom condicionamento ingestivo recebendo uma ração equilibrada – com niveis adequados de proteína animal ( mais do que proteina vegetal – pois são essencialmente carnívoros como espécies), algum carbohidrato, sais minerais e vitaminas. Ponto.

Todo o resto é balela comercial incidindo sobre os donos de animais. Vendem ração de tudo que é marca, tipo, composição, para raças especificas, para amenizar odores fecais, para evitar bolas de pêlos ( no caso dos felinos), , ração enlatada, etc, onde tudo isso acaba refletindo num custo elevado e na ingestão de alguns produtos que não são necessários ao organismo dessas espécies. Eu não caio nessa. Eu analiso meus pacientes por toda suas histórias de vida ambiental e comportamental. E pelas condições financeiras dos donos também. Geralmente recomendo as rações padrões, ensino a um condicionamento ingestivo condizente com o estilo de vida do dono e do cão/gato, sugiro complementos alimentares naturais com nivel proteico e gordura animal, onde também são condicionados a isso, cada um a seu estilo, idade e necessidade fisiológica.

O que precisa ser feito é isso que coloquei acima: ajudar um dono de cão ou gato a condicionar seu animal a comer bem no sentido de ingestão correta da ração e manejar com muito controle e bom senso os complementos alimentares – já que esses são, geralmente, mais atrativos aos animais – para que não interfiram com a ingesta da refeição principal. A marca da ração? É o que menos importa! As de gondola de supermercado e as tradiconais suprem bem as necessidades nutriconais dessas espécies.
Os colegas devem parar, pensar, analisar e exercer mais a Medicina Veterinária coerente com a qualidade de vida que essas espécies necessitam. Ração top, premium, super premium não são necessariamente sinônimo de maior saúde e bem estar fisico. Apenas enche mais os bolsos dos jalecos. Ou não? Não vamos negar essa realidade! Muita coisa precisa ser encarada de frente nesse poderoso universo comercial de atendimento aos cães e gatos…
E sabem por que meus bichos são belos e saudáveis? Por que os respeito como animais que são, dou liberdade instintiva monitorada, não vivem confinados, não passam por estresse desnecessários, possuem muita interação sócio ambiental e são bem condicionados no quesito comer ração e seus devidos complementos alimentares. Qual a marca da ração deles? Cat Chow para os gatos e Champ para meu cão. Por que essas marcas? Por que são padrões e baratas. E os organismos deles me sinalizam que estão bem nutridos. Quando achar por bem mudar, mudo a marca. Por ora comem essas. Ganho alguma coisa por dizer qual ração meus animais comem? Nada! Absolutamente nada! Não tenho patrocinio de nada e nem de ninguém. Apenas me revelo em verdade. E os bolsos do meu jaleco minguam…Mas os bichos estando bem, bem estou.

Até o próximo artigo.

6 Comentários


sueli halfen
em

Synara,a CatChow dá para gatos que já tiveram cálcuro renal? bjs de POA



vera
em

Olá Synara, Quanto tempo!!!!

Que bom vc expor claramente a ração que oferece aos seus felinos.
Nossa, aprendo tanto com vc, seu site orientador, etc.

Meus felinos da mesma forma são lindos, pelagem maravilhosa(fóra uma que é dada aos fungos vez por outra), e de uns 5 anos pra cá venho oferecendo Aapenas Cat Chow e Sabor& Vida, alterno entre estas. A sabor vida parece mais “molhadinha”, com maior grau de umidade, e em pacotes de 10 kgs (tenho 7 felinos e sai mais barato) vem em pacotes individuais de 1 kg, facilitando o uso .

Creio que os demais ingredientes que oferecemos saõ sobreforma importantes, like: Carinho, repeito, liberdade de ir e vir onde querem (vigiada dentro do possivel), etc….

Muito bom ver nossos companheiros bichos bem tratados.

Bjos
Vera



Rangel
em

Synara, parece filhotes também vale o que vc postou acima? Estou dando uma ração premium especial para o meu golden, é bem carinha, mas me falaram que ajuda muito a vir com saúde e pelagem bonita.



Regina Warlet
em

Synara, tenho um Cocker Spaniel Inglês, carmelo, com 01 (um) ano e (1/2) meio de idade, flor de especial que só falta falar, de nome XIRÚ. Todos os dias escova os dentes, lava o focinho e penteia o pêlo. Odeia qualquer tipo de ração e quando come é umedecida com água morna. Olha dentro dos nossos olhos como pessoa, ensinamos a tocar nos objetos para sentir o toque – além a da boca e patas – atende a vários comandos desde pequeno, escolhe seus brinquedos para jogar, adora pessoas, crianças, cavalos,gatos e passarinhos. É super amoroso e a toda hora gosta de dar presentes, sejam fraldas ou seu travesseiro. Adora viajar e pula dentro do carro esperando o cinto de segurança e fica sério igual a um capincho!! (rsrsrs..). Adora todas as frutas, legumes crús ou cozidos, peixe e frango. Possui um defeito: desde filhote comeu Pedigree Equilíbrio Natural. Agora que passou a fase de filhote piorou o paladar! Nenhuma serve! penso que são os cheiros! Nem eu comeria. Certa vêz ele esteve vomitando quando filhote então fiz uma sopa sem sal com peito de frango. Resumo da ópera! Hoje só come a ação se misturo comida (sem sal ou açúcar). Misturo um pouco de Monelo Premiu com Dog Chow. Acho que devo dar um só tipo mas noto que ele gosta de rações coloridas. Quanto menor o tamanho melhor pois mastiga feito uma lady! Nunca vi um cão tão delicado. É difícil para comer, só na minha mão! Se deixo o prato em sua frente, vira o focinho e não come!!! Água bebe muito e quando vamos passear levamos sempre duas garrafas se no verão com cubos de gelo ele adora água gelada e mastigar pequenos pedacinhos de gelo. Sempre está com as vacinas em dia (todas!!!). Moramos em uma casa triplex e no inverno quando ele ainda era filhote,dormia no sótão, ventava muito resolvi trazê-lo para o andar do meio – os quartos – e aí foi ficando, ficando e hoje, dorme em nosso quarto ao lado de nossa cama e levanta à noite e vai ver meu esposo e depois a mim ou vice-versa. Acordamos com ele nos cheirando!
Descobri que cães roncam, sonham, choram nos sonhos e um dia destes acordamos assustados com ele uivando!!!! Pesquisamos na internet e até hoje não entendemos direito porque ocorreu isto pois ele é muito amado por nós dois. Não temos filhos. Já ocorreu novamente pela segunda vêz tal situação. Saberia explicar por qual razão ocorre isto?
Bem na verdade, este e-mail é para dizer que teu site é fora de série e que também temos um adorável mascote que ADORAMOS E QUE É CASA CHEIA!!! Porto Alegre – RS – Zona Sul



Arthur
em

Eu jamais dou ou darei qualquer ração aos meus cães, se ração fosse bom eu temperava e comia … acho apenas muito cômodo, facilita, mas nunca direi que é bom pra cachorro …



Synara
em

Ola Arthur. Tens razão por alguns aspectos…Obrigada pela participaçao no site,
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária


Comente