Haemobartonella Felis – Anemia Infecciosa Felina


mathiasvero091.jpgEsse gato simpático ai da foto é o Fumaça, um SRD, macho castrado,  de 5 anos de idade,  que vive em um grupo social com mais duas gatas, a Verônica sua dona,  e o namorado dela,  o Evandro, figuras muito simpáticas e legais eles.
Ele é um gato bem cuidado, bem alimentado e sem maiores estresses ambientais. Um mês e meio atrás, mais ou menos, Verônica me liga me dizendo que não estava achando o Fumaça bem, que ele andava quieto demais, sempre deitado e que reagia pouco ao habitual da rotina deles. Questionei se ainda mantinha o apetite, ela disse-me que sim, mas que estava comendo menos do que era seu costume. Marcamos uma consulta para o dia seguinte.

Quando coloquei o Fumaça na mesa de atendimento, de cara percebi um emagrecimento muito evidente, até por que ele é um gato de porte grande, fazendo essa perda de peso se tornar aparente. Estava bem menos reativo aos manejos clínicos, o que não era de costume dele, ja que sempre “bufava” e dava-me uns “tapas” quando precisava atendê-lo.

De cara fui examinar os olhos, fiz um fundo de olho e percebi vasos retinais claros ( anemia) e a conjuntiva, junto com a esclera, estavam com ictericia ( amarelão). Palpei linfonodos submandibulares e os percebi com discreto aumento. Fiz auscultação cardíaca e percebi taquicardia com murmúrio hêmico e impulso apical aumentado. Fiz palpação abdominal e percebi esplenomegalia ( baço aumentando de tamanho).

De cara falei para a Verônica que estávamos frente a um  quadro subagudo de anemia e que a causa poderia ser de origem parasitária, sendo a Haemobartonella a mais provável,  e a mais comum de encontrarmos nos gatos.

Procedemos coleta de sangue da veia jugular para exame de hemograma geral juntamente com contagem de reticulócitos, para que pudéssemos saber se era uma anemia arregenerativa ( com comprometimento da medula óssea) ou regenerativa que é a comum de encontrarmos em casos de hemólise ( destruição das hemáceas por parasitas ou hemorragias).

Coletei sangue periférico para fazer lâmina para ver se encontrava o parasita, mas não encontrei. Como esse parasita tem uma natureza cíclica sua ausência no esfregaço de sangue não nos afirma que o gato não está portando tal microorganismo. Portanto podemos nos defrontar com o falso negativo no exame de esfregaço corado.

Por via das dúvidas, por haver uma perda de peso acentuada, também optei em medir a glicose sanguinea, já que o diabetes pode ser precipitador da anemia infecciosa em gatos portadores de Haemobartonella como também coletei urina para um EQU. Tanto a glicose quanto o exame de urina deram dentro de padrões aceitáveis.

Como vocês poderão ver no exame laboratorial que anexei aqui, ele fez uma anemia moderada à leve, com hematócrito em 22%  e indicando regenerativa.

Com a soma dos sintomas mais exame do hemograma, mais história de parasitismo por pulga, um dos vetores da Haemobartonella, fechei o diagnóstico como Anemia Infecciosa por Haemobartonella Felis.

Esse parasita intra eritrocitário pode ser trasnmitido por transfusão sanguinea ou vetores como a pulga. Gatos podem ser portadores e servem como reservatório da infecção.

Esse parasita por ser um comensal  em felinos saudáveis,  pode causar doença aguda quando os mesmos entram em situações múltiplas de estresse ou quando são portadores sintomáticos do virus da Leucemia Felina, diabetes, entre outros.

Os gatos machos não castrados que têm acesso à rua são bem susceptíveis de  desenvolverem essa doença, em face dos vários embates que se envolvem, onde na luta podem ser contaminados.

Quanto ao tratamento empregado do gato Fumaça, em face dos resultados hematológicos e dos seus sinais clinicos foi apenas com antibiótico a base de doxiciclina , por via oral, na dosagem de 10 mg por kg de peso, de 12/12 horas por 15 dias consecutivos. O ideal seriam 21 dias, mas optei por esse tempo em face das dificuldades que ele começou a apresentar para receber o comprimido;  e sugeri também a mudança da ração para uma com maior quantidade de proteina animal e de alto valor biológico para recuperação do seu quadro geral e ganho de peso.

Mas hoje o Fumaça está bem, recuperado e saudável. Embora o esteja esperando para uma nova coleta de sangue que costumo fazer  40 à 60 dias pós-sintomas. Vamos lá, Verônica! Traga o Fumaça de uma vez para a revisão dele!

Os gatos aos dias de hoje são espécie bem fáceis de adoecerem, por possuirem vários agentes infecciosos espécie-especifica , mas, principalmente por viverem em situações de muito estresse, por que do contrário, são espécie com grande capacidade de compensação orgânica, muitos desenvolvendo anticorpos a essas inúmeras doenças.

laborvet-exames-fumaca.pdf

116 Comentários


Verônica
em

fumaça…que lindo !
semana que vem levo ele aí !!! estou em salvador !!!!



Synara
em

Ok, Verônica! Estarei te esperando e ao Fumaça também!

Abração!

Dra. Synara



Karina
em

Olá!
Pesquisando na internet, pois meu gato recém adotado, 2 anos, está com o diagnóstido feito pelo veterinário hj de anemia causada por protozoário provavelmente transmitido por pulgas e carrapatos, da época que ele viveu nas ruas, encontrei esse site. Ele foi internado hj para transfusão sanguinea e antibióticos sem previsão de volta para casa. Fui informada que sua recuperação depende muito da reação dele ao tratamento. Gostaria muito de saber se os gatos com esse problema comumente se recuperam e se essa doença é transmitida para outros gatos, pois tenho uma gata fêmea tbm castrada em casa, anterior a ele.
Se puder me passar essas informações ficarei muito grata.



sonia
em

Oi meu gato faleceu dessa doença!!sofri demais o ciotadinho era lindo demais…ele era bem grande e robusto da mesma cor do gato acima e seu nome era Sebastian!e tinha um ano de vida e deixou muita saudades!!!



Iolanda Dreschers
em

Olá!
O meu PETA tem a mesma cara do FUMAÇA, e está com o mesmo problema, levei-o ao veterinário, ela acha que ele tem uma doença que é tranmitida por carrapatos, só que não temos carrapato por aqui, nem pulgas, estou com dificuldade para alimenta-lo, falta total de apetite, triste, tão triste que já estou trite igual, o meu bichinho tem dez anos e me acompanha como se fosse um cachorrinho, mas agora fica só me olhando sem entender nada, desanimado… Estou dando antibiotico, foram já 2 injetaveis, hoje é o 3º dia do tratamento. Esse é um desabafo… Iolanda.



Cátia
em

Eu estou procurando na NET sobre a Anemia Arregenerativa,pois o meu cão está com está doença.Por enquanto não consegui nada que pudesse me esclarecer,mas resolvi enviar está mensagem afim de obter um esclarecimento.Desde já agradeço.Atenciosamente.Cátia



Lenison
em

Gostaria de saber se essa doença pode ser transmitida para pessoas. Tem uma amiga minha que teve esse problemas com o gato dela e ela está preocupada se essa doença pode passar para o filho dela.

Desde já agradeço.



almir
em

ESSA DOENÇA E´MALDITA MESMO, LEVOU MEU GATINHO, O “ALGODAO”, LINDO E FOFO COMO UM GRANDE CHUMAÇO DE ALGODAO, ERA UM BEBE BRINCALHAO E LINDO. O TRATAMENTO TEM QUE SER FEIRO DE IMEDIATO, COM TODAS AS MEDICAÇOES DE SUPORTE, E VITAMINAS DE SUPLEMENTO, SENAO, O BICHINHO NAO RESISTE.
DOENÇA MALDITA E MISERAVEL, EU E MINHA NAMORADA ESTAMOS SOFRENDO MUITO, COMO SE FOSSE UM ENTE QUERIDO DA FAMILIA QUE TIVESSE SIDO PERDIDO.
TODO CUIDADO E´POUCO, FIQUEM ESPERTOS COM AS MEDICAÇOES, QUE SAO CARAS, VERIFIQUEM SE ESTA MESMO SENDO MINISTRADO OS REMEDIOS. CUIDADO E MUITO BOA SORTE PARA QUEM ESTA COM O BICHINHO COM ESTE PROBLEMA.QUE ESTA DOENÇA VA PROS QUINTOS DOS INFERNOS E SE DESINTEGRE.TENHO DITO E DESABAFADO.



synararillo
em

Ola Karina! Se bem tratados e com procediemntos corretos os gatos tendem a se recuperar, sim. Nas minhas casuistas se os pacientes chegam a tempo hábil de serem tratados, sem maiores comprometimentos dos outros orgãos, recuperam-se bem. Os gatos portadores da anemia por hemobartonella tendem a serem reservatórios da infecção e qd sobre estresse podem adoecer. É mais dificil passar para outro gato, salvo, por serem portadores assintomáticos, passarem através de um arranhão para outro…mas é raríssimo isso de acontecer; a literatura quase nem cita esse forma de contagio. OK?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synararillo
em

Ola Sonia! Sinto muito pela perda do teu bichinho, mas é da vida também as perdas, podemos, embora doam, tirar aprendizados delas. Que Deus te amenize logo esse dor no coração.
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synararillo
em

Ola Cátia! Anemia arregenerativa não uma doença em si, mas uma forma de anemia, onde significa que a medula óssea não está produzindo células sanguineas com todo seu potencial. Várias doenças podem ser causadoras desse tipo de anemia, apenas como exemplo, a Insuficiência renal crônica, entre inúmeras outras. Conversa bem com Veterinário que diagnosticou isso que ele pode buscar essas causas todas. Certo?
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synararillo
em

Ola Lenison! Não passa não, é uma doença espécie especifica, sou seja, somente dos felinos!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



synararillo
em

Ola Almir! Aqui vale tudo no meu site! Desbafos, mágoas, dores pelas perdas dos seus bichinhos; te compreendo e me solidarizo com essa perda! Luz de Deus para acalmar teu coração e o da tua esposa!
Abraço.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Taise
em

Oi, estou enfrentando este problema com meu gato, não sei mais o que fazer já tentei de tudo antibiótico, suplemento alimentar (eu tenho que dar de 1/2 em 1/2 hora um pouco, pois já não come mais sozinho) e até soroterapia 3x por dia subcutâneo. mas a cada dia ele está mais debelitado. Não consegue mais se levantar direito e agora não consegue mais controlar sua diurese. estou muito triste desculpa o desabafo mas não estou vendo saída..



Betania
em

Olá, tenho uma gatinha de 2 anos e cerca de dois meses, só come forçada e emagreceu bastante, já levei em varios veterinários, atualmente está fazendo tratamento com antibióticos. Ela sente febre e só dorme, fiz heomograma (haemobartonella), RX do tórax e V. Felina e V. Leocemia, tudo negativo e agora afetou o sistema neurológico, tem convulções, nâo aguenta levantar e não enxerga…Estou com o coração partido, não suporto vê-la sofrer tanto…



Claudia Lage
em

olá dra Synara,
estou passando por este problema com
o meu gato,Francisquinho. Ele mudou de casa e entrou em depressão. Parou de comer, ficou prostrado, muito estranho, uma vez que ele é um gato muito ativo.
No mesmo dia que parou de comer levei-o ao veterinário que fez um exame de sangue e detectou anemia. Hematócrito 22,3. Foi diagnosticado como Haemobartonella e já começou tratamento com doxiciclina, já no segunda dose houve alteração no seu estado geral, passou a comer um pouquinho, e saiu da cama. Está mais ativo. Estou contente em ter encontrado seu site com os casos relatados acima que tem me ajudado a entender esta doença perceber a sua gravidade. Agora é continuar atentamente o tratamento e cuidar muito bem dele nos próximos 20 dias…
o que vai dar um trabalhão…heheheh.
Ainda não inventaram este remédio injetável?Mas, vale muito a pena!!!
Obrigada, Claudia.



Claudia Lage
em

Dra Synara,
gostaria ede aproveitar e pedir uma informação sobre esta doença, Haemobartonella.
Quero saber se há possibilidade de contágio de humanos, uma vez que o Francisquinho é um bocado indócil quanto contrariado e tenho levado muitos arranhões quando vou dar o antibiótico.
Obrigada, Cláudia.



Jucélia Souto
em

Olá Doutora,

Estou sofrendo muito com persa, a Betânia.Ela tem uma gengivite severa e levei-a para fazer uma limpeza de tártaro. Na volta para casa percebi que ela estava tristinha e não comia. Chorava e andava atrás de mim como uma sombra. Voltei ao consultório e fizemos um exame de sangue que detectou Theileriidae sp, Haemobartonela Felis. Estou preocupada pois ela pesava 4k e agora só está com 1,2k. Hoje estou no décimo dia do tratamento e ela ainda não reagiu a contento. Estamos tratando com doxiciclina injetável uma vez por semana, também estou dando xantinon, energy pet e um suplemento vitamínico nutra life. Será que devo fazer transfusão de sangue? Quanto tempo ela levará para reagir ao tratamento? Notei uma discreta melhora hoje, 30h depois que foi ministrada a segunda dose do remédio. Por favor me ajude! Ela está sendo acompanhada por exelentes profissionais, mas que nunca tinham tratado esta doença horrorosa. Não estou preparada para perdê-la, uma vez que há 6 anos ela é minha inseparável companheira. Também há a filha dela, a Rebeca, que vive conosco e é muito saudável. Existe perigo de ela ter sido infectada no parto? Parabéns pelo site. É muito solidário partilhar nossa dor com pessoas igualmente desesperadas… Desde já agradeço!



André
em

Estou tratando uma gata com anemia, cujo laboratorio em pesquisa de hematozoarios identificou a presença de Cytauxzonn felis, eu suspeitava de Haemobartonella felis, pelo historico de pulgas, porém a babesia felis é da mesma familia do cytauxzonn, qual outro diferencial importante alem da lamina, ja que este é muito parecido microscopicamente, os sintomas são os mesmos.posso descartar Haemobartonella?
Hemacias 1,51/hemoglobina2,4/Volume globular 10,7/plaquetas 325.000/Leucocitos 29.200



odilia sardinha
em

Por favor, estou passando uma dificuldade em relação ao meu maravilhoso gato de nome LULU.Ele é macho não castrado e nunca em toda sua vidinha de sete anos de idade jamais saiu na rua e nunca teve carrapato e pulgas pois sempre o mative com frontline gatos e meu ambiente limpo e saudável,ou seja, meu quarto, ele é um gato muito, pesa por volta de oito quilos,e desde a semana passada ele começou a passar muito mal,a vomitar muito, inclusive com sangue e também com diarréia,levei-o imediatamente à médica veterinária, a qual pediu exames e constou que está com HAEMOBARTONELLA FELIS, ela passou o tratamento de doxiciclina oral,mas como ele começou ela passou para oxicitetraciclina injetável subcutânea, só que apesar dele ter parado de vomitar começou a ter febre de quarenta graus e meio e a veterinária passou o meticorten para cortar a febre porém a febre não está cedendo e ele não come há dois dias,estou mantendo ele no soro oral,pois não quis interná-lo, pois ele se estressa demais qdo sai de casa e fica pior,e também estou mantendo ele com o suplemento vitamínico vitaminthe da virbac e a vitamina para gatos nutriful e mesmo assim ele não quer voltar a comer,questionei com a veterinária sobre o meticorten não estar abaixando sua febre e ela me disse que os gatos são muitos sensíveis aos antitérmicos como a dipirona pois podem causar intoxicação e até matar e que a única solução para abaixar a febre será através de antiflamatórios e mesmo assim alguns,já estou ficando desesperado pois meu gatinho é como um filho para mim e não sei o que fazer mais por ele.Será que essa injeção de oxitetraciclina estará fazendo mais mal a ele do que bem,será que não há mais nada para baixar sua febre,pois ele está ardendo em febre e eu nem estou dormindo mais de preocupação e ele é tudo para mim.Preciso de uma orientação médico-veterinário(a)o mais breve possível.ME AJUDE,POR FAVOR.Obrigada.



renato
em

sou veterinario, tenho 2 pacientes com essa doença critica de dificil diagnostico e tratamento, vale um alerta para o controle de ectoparasitas mensal, mesmo que seu animal nao tenha o costume de sair,ainda é a forma mais certa de prevensão.



Geni
em

Pois é gente,estava procurando entendr melhor a doença do meu gatinho, e me deparei com vários casos igual ao dele,ele começou a emagrecer de uma forma tal que me assustou,sendo ele sempre tão gordinho.Chamei a veterinária e foi diagnosticado uma anemia profunda.Agora ele esta sendo medicado com antibiótico e mais um suplemento vitaminico.Eu estou bem esperançosa de que ele vai superar tudo isto.O nome dele é Piggy,tem 10 anos, e vai ficar curado se Deus quiser. Um abraço Dra Synara Rillo



Nana
em

Oi gente, estou muito triste também pois o meu gatinho, que vai fazer 5 meses, era esperto e brincalhão, de repente ficou muito paradinho e com o coco mole. Levei-o ao vt e pediram um exame de sangue onde constatou-se anemia grave, com taxa de hematocutos 7%. Foi encaminhado para transfusão de sangue e está sendo tratado com antibiótico e vitamina. Ainda não diagnosticaram a causa da anemia, mas quero muito que ele fique bom logo…



renata
em

Me ajude, por favor, preciso de uma luz e alguma esperança…tenho uma linda gatinha de um ano e meio e há 1 semana ela começou a se isolar em cima do armário,estranhei pq ela sempre se relacionou muito, notei que estava comendo muito pouco e comia areia da caixa.Levei a veterinária que fez ultrasonografia e exame de sangue e me disse que ela estaria com leucemia pq estava só com 700 leucócitos, embora o teste elisa tenha dado negativo, ela apresenta febre e as mucosas bem claras, mas ela não acredita muito que seja hemobartonela pq não deu no exame de sangue, de qualquer modo entrou com medicamentos para levantar a imunidade, abrir apetite, vitaminas e o antibiótico doxiciclina e me disse que esse já seria o tratamento para hemobartonela. Estou desesperada e choro todos os dias de ver minha gatinha sem a alegria de costume, quero fazer até o impossível para salvá-la e estou muito preocupada pq tenho outras 2 gatinhas com 3 meses de idade. Se for hemobartonela existe possibilidade dela sair dessa e ficar curada? Obrigada Renata.



Luciana
em

Boa noite Dra!
Minha cachorrinha (York – 3,6kg) está com Erlichia e Babesia, foi receitado Doxiciclina (20mg de 12h em 12h), Predinisona (2,5mg de 12h/12h) e Omeprazol(3mg, 24h/24h) , porém observei que após iniciar o tratamento ela tinha mta tontura,caia com mta frequencia e principalmente tinha mtos espasmos bem semelhantes a convulsão, pois sempre após o espasmo ela caia no chão. No 3ºdia do tratamento, ela começou a vomitar a comida e também a medicação..
Hoje por pena, parei de dar a medicação, e só dei o omeprazol. E por incrivel que pareça, estava mais feliz, brincalhona, não teve nenhum espasmos,nem tremores, nem vomitos! Pode ser a medicação? Existe um outro remedio q possa substituir o Doxiciclina (pois acredito que ele seja o principal “vilão” destas reações)
Muito obrigada
Luciana



Plinio
em

Olá Gente!
Estou procurando algumas informações sobre essa hemobartonela. Achei tudo sobre os sintomas, mas nada sobre o que ela suporta (temperatura,umidade, etc…). Acho que ela é um protozoário. Se for, resiste em local seco? Abraços. plinio



Lucia Regina Nogueira
em

Dra.Synara, boa tarde, espero que a senhora me dê uma luz, pois irei mudar de vet. e gostaria de ir com um pouco mais de base.Tenho uma gatinha de 9 anos, que teve (?) pancreatite e hoje só come Royal Renal e sachê.Como apresenta períodos de vômitos está sempre em revisão no vet.Agora, foi diagnosticada uma HemaBartonella (?) e estou com muito medo de entrar com o Doxy e perder a minha gatinha como perdi em fevereiro a outra.Até hoje choro por ela.Me ajude por favor.O Hemograma está assim:
Hemacias 10.520.000 (5.000.000 a 10.000.000)
Hematócrito 47 + ( 24 a 45)
Hemoglobina 16,6 ( 8,0 a 16)
VGM 45,0 ( 39, a 55, )
Leucocitos 5.800 ( 5.500 a 19.500)
Linfocitos 406 – (1.500 a 7000)
Monocitos 58 – (100 a 850)
Eosinofilos 2.436 + (100 a 1500)
Proteinas 8,0 ( 6, a 8,8)
Plaquetas 277.000 (300.000 a 800.000)
Ureia 44,8 + (15, a 40,)
creatinina 1,9 + ( ,50 a 1,50)
Ela passou por um stress grande devido a morte da Mel e mudança de residencia em março, realizo periodicamente ultra, pois ela tem o pancreas com leve aumento,2 areas hipoecoicas compativel com hiperplasia,processo inflamatorio focal ou neoplasia.Quando eu a adotei ela tinha rinotraqueite e fez um longo tratamento a base de antibióticos. Dra.Synara, o que devo fazer? Abraços, Lucia



Mariana
em

Dra Synara, hoje perdi meu gato Madruguinha de 1 ano e 10 meses. a barriga estava enorme, terrivel. o diagnostico inicial do vet foi errado, hepatite por causa da cor amarelada, eu creio. hoje q ele morreu descobri com outro vet q era Hemobartonelose, e ja tem duas gatas com os mesmos sintomas. ele passou o tratamento com Doxiciclina, torça pela gente. se Deus quiser vai dar certo. mas eu estou hiper preocupada…
parabéns pelo site.



jane
em

Estou com esse mesmo problema com minha gata, foi feito o hemograma nela, onde indicou baixa imunidade, e o veterinario disse q é devido a Haemobartonella, fiquei muito preocupada então ele pediu outros exames so para comprovar realmente, enfim to gastando muito com ela, dando vitaminas, e principalmente um remedio q combate esta praga q se chama doxitrat, estou notando uma diferença pois, ela não estava comendo , ja ta comendo pouquinho, passou 2 dias sem defecar,pela manha ja fez, e vou hoje comprar umas vitaminas que passou para ela cal d mix e glicopan, espero esta ajudando com o nome desses remedios para vcs, e se deus quizer minha gatinha vai se recuperar e desejo q todos q estiverem doentes tambem fiquem bons.



marta alves de araujo
em

BOA NOITE,DRA.MINHA GATINHA FOI DIAGNOSTICADA COMO ANEMIA ARREGENERATIVA PERCEBI SUA APATIA LOGO APÓS TER RECEBIDO A SEGUNDA DOSE DA VACINA V.4. A MESMA TEVE UM QUADRO DE DIARRÉIA QUE FOI TRATADO COM TRISSULFIM E LOGO APÓS COMEÇOU A LAMBER PAREDES E REJUNTES DE AZULEJOS,PAROU DE COMER E TEVE DIFICULDADES PARA ENGOLIR.LEVEI-A AO VETERINÁRIO E O MESMO A TRATOU COMO INFECÇÃO DE GARGANTA E MEDICOU COM AMOXICILINA O QUE A DEIXOU DERRUBADA.PERCEBI QUE TINHA ALGO ERRADO POIS NÃO VI MELHORAS PARA O QUADRO.PROCUREI UM HOSPITAL VET.24 HORAS E DE IMEDIATO FIZERAM UMA TRANSFUSÃO POIS ESTAVA COM 9 DE HEMATÓCRITO E EXAME POSITIVO PARA MYCOPLASMA.APÓS TRANSFUSÃO TEVE UM QUADRO DE 17,DEPOIS DE 13 E AGORA ESTÁ EM 11 DE HEMATÓCRITO E RETICULÓCITOS EM O DURANTE TODAS AS CONTAGENS.TOMOU POR 27 DIAS A DOXICICLINA E JÁ NÃO ACUSA O MYCOPLASMA. ESTOU COM SOLICITAÇÃO PARA O EXAME DE MEDULA E PCR PARA FELV,PORÉM NÃO QUERO ESTRESSAR MINHA GATINHA POIS HÁ UM JEJUM DE 8 HORAS E ELA JÁ NÃO COME DIREITO,O LABORATÓRIO É MUITO DISTANTE E ACHO QUE CORRO O RISCO DE AGRAVAR O SEU QUADRO.O EXAME FEITO PARA FIV/FELV EM LABORATÓRIO DEU NEGATIVO È POSSIVEL QUE HAJA ALTERAÇÃO DO RESULTADO FAZENDO O DE MEDULA?ISSO AJUDARIA NO TRATAMENTO? CUIDEI DESTA GATINHA DURANTE 5 ANOS NA ÁREA COMUM DO CONDOMÍNIO ONDE MOREI,POIS NÃO ACOSTUMOU NO APARTAMENTO E HÁ TRÊS MESES ESTOU EM UMA CASA E A LEVEI PARA ME LIVRAR DAS MULTAS QUE RECEBI DO SÍNDICO POR CUIDAR DELA NA ÁREA COMUM.ESTÁVAMOS TÃO FELIZES E NÃO ACHO JUSTO QUE ESTEJA COM ESSA DOENÇA. POR FAVOR,ME DÊ UMA LUZ,QUANTO AO TRATAMENTO.NO MOMENTO FOI SUSPENSO O ANTIBIÓTICO E NO AGUARDO SE DEVO FAZER OU NÃO O EXAME DE MEDULA.ESTÁ TOMANDO NUTRIFULL E COMPLEXO B E ESTÁ ATIVA,BRINCA,JÁ COME MELHOR. TENHO COMIGO TRêS FILHOTES DELA QUE ESTÃO COM DOIS ANOS E SEMPRE ESTIVERAM NO AMBIENTE INTERNO.UM DELES FOI O DOADOR NA TRANSFUSÃO FEITA EM 08.08.09. ME AJUDE A SALVAR A MINHA PRINCESA.MUITO OBRIGADA,MARTA



Regina carvalho
em

Tenho um gato que tem leucemia felina e por um problema de stress(?) fez um quadro de febre, apatia e levamos ao veterinário.Foi diagnosticado HemaBartonella. E fará uso de Doxiclina. Ele toma regularmente vitamanas para aumento de sua imunidade. Ele foi adotado bebê e contraiu a leucemia pois meu marido adotou um gatinmho que veio contaminado. Eu tinha 6 gatos e dois já morreram de leucemia, com um quadro imuno-respiratório e falta total de apetite até falência total.O que achei muito estranho foi que apesar de ele nunca ter feito isto, começou a comer areia da caixa. Como li acima alguns animais manifestaram este mesmo sintoma de comer areia, lamber parede. Por que isto acontece? Como foi repetino e eu estava com viagem marcada meu marido levou-o ao veterinário e esqueceu de perguntar isto.
Por favor me responda e ajude-nos a entender e ajudá-lo de alguma forma.



João Carlos
em

É prezada colega..parece que vc arranjou um problemão..rsrs..uma legião de desesperados.
Haemobartonella ao meu ver não é tão fácil de resolver como foi com o seu paciente.

Tenho tipo muita dificuldade de recuperar animais infectados, tanto com diagnóstico precoce e claro com os avançados.

A grande dificuldade é conseguir dar sequência ao medicamento por via oral, e pior não havendo medicamento próprio para felino por via injetável.

Pela quantidade de pessoas pedindo ajuda, creio que a grande maioria não teve a sorte do fumaça.
Notei também que temos poucos trabalhos efetivos de resultados de tratamentos em nossa literatura e poucos colegas especialistas em tratamentos de felinos.

Gostaria muito de saber se vc tem mais casos além desse maravilhoso que expôs. E se possível que doxi tem usado, pois tentei de todas..tanto da cepav, como humana.

Obrigado e parabéns pela forma clara que escreve sem perder a técnica.



Synara
em

Ola Regina.
Vou te responder de forma objetiva como foi tua pergunta: Frente a vários quadros virais que os felinos ficam sujeitos pelas suas caracteristicas de gato urbanizado, onde temos mais estresse ambiental, como um todo, para o comportamento natural de um felino e com isso os levando a perder imunidade e auto defesa orgãnica, podemos, portanto, nos confrotar com lesões cerebrais inflamatórias em várias das viroses dos gatos domesticos, sendo muito comum na PIF ( Peritonite infecciosa Felina), na leucemia , também , entre outras.) Quando baixa a resistência de um gato, vem viroses e outros parasitas à mil!! Em tese, é por isso, ok? Bem resumidinho para você entender.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Gizelle
em

ola entrei na internet pra pesquizar, sobre essa doença meu gato apresentou fraqueza dificuldade de respirar, falta de apetite, e marelão no corpo todo, levei no veterinaria e levei um susto apos os exames, deu anemia profunda infecção no figado fizemos ecografia e o diagnostico ficou em duvida dessa doença hemobartonela, estou esperando o exame pra confirmal, gostaria de saber um pouco mais sobre isso, como tenho um filho de 7 anos fico preocupado se ele pode pegar e tbm gostaria de saber se meu gatinho querido q tanto amamos vai melhor
obrigado.



rubens jordao
em

Ola a todos. Ja perdi um gato queridissimo com esta maldita doenca, fui fundo pesquisando , me informando perguntando. E uma doença tratavel. Existe doxi injetavel. Se o gato vomitar durante o tratamento com doxi oral, tente ministrar junto com alimento ou apos dar alimento (se preciso alimentar na marra). Se continuar vomitando, de doxi injetavel ou entao injeçao de plasil ou ranitidina. Ja tratei varios gatos com isto e salvei todos. E preciso muita dedicaçao do dono, muito empenho e principalmente muito amor ao bichinho.



Synara
em

Ola Gisele. A descrição da doença em si, está no texto , leia com atenção. Mas de fato, uma anemia profunda associada a outros sintomas e medidas laboratoriais, podemos trazer como possibilidade a Anemia Infecciosa Felina – hemobartonella. Se está com hematócrito ( dado do hemograma) baixo demais, vale uma transfusão de sangue para melhorar condições fisica do teu gato e tentar chegar o mais próximo possivel do diagnóstico, em face da multiplicidade de fatores envolvidos nas doenças felinas. Quanto ao teu filho, ou qualquer um de vocês, “pegar” a doença, não ocorre. São doenças exclusivas da ESPÉCIE. Certo?
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Rubens. Obrigadaa pela tua participação. Mas sempre tenha em mente que não é padrão nenhum protocolo medicamentoso para as doenças em geral. Há suas particularidades múltiplas. O que funcionou para teu gato, não é padrão a todos. Mas concordo que a doxicilina injetável possa ser a melhor via para administrar esse medicamento , entre tantos outros, em face da sutileza de manejo aos gatos. Ainda mais doentes.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Hevanessa
em

Olá Dra. Syanara. Infelizmente perdi meu gatinho ontem devido, possivelmente, à essa doença… Fiquei arrasada… Tenho outros gatinhos e estou submetendo todos à exames para saber se está tudo ok. Gostaria de saber se entre os sintomas pode acontecer a descoloração do pêlo, devido à anemia. Obrigada.



Camila
em

Olá Dra. Syanara!

Tenho uma gatinha mestiça de siamês com 2 anos, e que há cerca de 8 meses começou a apresentar sintomas de Hemobartonelose. Fizemos exames de FIV/FELV e deu negativo. Tratamos com a doxiciclina e ela ficou melhor. Em menos de um mês, adoeceu novamente, desta vez ficou pior. Fizemos a transfusão e ela melhorou novamente. Agora, há cerca de um mês, começou a adoecer novamente, e seu hematócrito chegou a 5%. Já fizemos 3 semanas de doxi e estamos dando o hemolitan há um mês e ela não parece reagir. Só fica deitada! Gosta de deitar no tanque e no box molhado! Temos medo de fazer transfusão novamente, pois dizem que a segunda vez é mto perigoso. Qual é a sua opinião?
Tenho um filho de 7 anos, que é apaixonado por ela, temos feito de tudo para curá-la, mas está difícil! Ah, tenho outra gata que convive com ela e não apresenta nenhum sintoma, pelo contrário, só está engordando com a ração importada que compramos!

Obrigada!

Camila



maria zenisse
em

Oi
Tenho uma gata de 9 anos que tem hemobartonella há vários anos.
No início do ano ela parou de comer,levei-a na vet.Na função renal deu creatinina aumentada (a vet disse que é ins.renal cronica )e hemobartonella.Está,desde então,usando r.canin renal ,usou 21 dias doxitrat e faço soro subcutaneo duas vezes por dia desde aquela época.Um mes depois se recuperou,porém um mes depois voltou a hemobartonella,agora fez ,de novo,um mes de doxi,mas sua recuperação está sendo mais lenta.Parece que não curou da hemob.,semana que vem vai ser revisada.Dra. Synara, é a IRC que faz voltar a hemobartonella?Será que ela vai ir a óbito porcausa da hemob. antes de seus ris pararem de funcionar? abraço



bruna
em

Ola! achei o seu site muito bom, está de parabéns. Por esse motivo escrevo com a esperança de uma resposta p/ o problema do meu gato. Ele fez 4 anos, e desde então apresentou falta de apetite, dorme mais do q o normal, ás vezes ele tem febre, as “bochechas” aumentão de tamanho, os olhos lacrimejam e tambem se tornou muito triste. Já levei ao verterinario, e o diagnostico foi secreçao no pulmão. Portanto ele estar tomando amoxilina de 250mg/ 5ml em 12h por 7 dias, mas no 1º dia ele vomitou. Estou esperando o exame de sangue p/ outro diagnostico. Enquanto isso preciso de orientações. Por favor ajude-nos, pois ñ suporto ficar sem saber como ajudar o meu amigão do qual amo tanto.

atenciosamente: Bruna Love.



Evelyn
em

Olá Dra. Parabens pelo site. Estou aqui pqe minha gatinha, Duquesa, está com sintomas bem parecidos com o do Fumaça… Emagreceu muito! Está quase pele e osso, nao tem as reaçoes qe costumava ter, nao mia, nao brinca, nao vai à caixinha de areia, tá totalmente abatida.. Já levei ao vet. ela passou Flotril e Profenid.. mas ela é mto intolerante a remedios, nao gosta de tomar, mas isso é o de menos, pqe dou um jeito… O problema é que ela nao consegue mais comer e isso ta me deixando preocupada, trocamos o liquido por injeçao pra ela nao cuspir o remedio, mas acho que nao ta adiantando pqe ela nao melhora.. =/ as vezes ela belisca um pouquinho de fígado, mas fora isso… nada… o que eu faço ? Amanha levarei em outro vet, mas e se nao resolver?? =( Abraços..



Andrea Santos
em

Oi, meu gato tem 11 meses é um Red Point Siamese, pesa quase seis quilos, de uns 02 meses para cá começou a miar direto, levamos no vet e ele pediu um hemograma, deu quase tudo normal com exceção de um leve aumento nos leucocitos e das plaquetas que deu 20.000. Repetiram o hemograma deu 70.000 plaquetas e pediram outro que deu 19.000 plaquetas. Diagnosticaram com essa doença? Está correto esse diagnostico? Ele não perdeu peso, não perdeu a fome mas ficou um pouco tristinho. Medicaram por 15 dias com Doxiciclina por 15 dias de 12/12, ontem terminou e colheremos mias um exame e só deu 79.000 plaquetas e disseram para continuar com mais 15 dias de doxiciclina, isso está correto? Obrigada!!!!



MARINA C. SANTOS
em

Olá a todos! Busco mais informações para o tratamento da anemia infecciosa felina. A uma semana o meu gatão siamês Titico de 5 anos,mudou o comportamento,ficou triste, prostrado. Levei ao vt. e o Titico estava c/ 40º de febre. Feito medicação injetável + hemograma; constatou-se hemobartonelose. Que coisa maldita!
Vet passou doxitrat de 24/24h, como notei que ele não reagia,mudou p/ de 12 em 12h. + profenid (pq a febre não cedia), hoje a febre cedeu mas o bichinho não come. Agora surgiu uma lesão na pele que ele fica lambendo (petéquia??).Tenho pesquisado sobre esta doença pq percebo pouco conhecimento dos profissionais. É muito triste ver o nosso bichinho sofrer. Me ajudem!



dayse helena carvalho martins
em

Estou também passando por este problema. Meu gato acusou leucemia felina, mas não soube detalhes.Está tratando com amoxilina, dermacorten,transamin. Ficou alguns dias no soro e antibiótico na clínica. Apesar de tudo, o sangramento dimuniu, mas persiste. Será que deveria mudar o antibiótico.
Fico solidária com todos que passam com o mesmo problema, abçs .dayse.



Sandra Regina
em

olá Dra. Minha gata (Pandora) tem 6 anos, e recentemente (menos de 30 dias) foi diagnosticada com diabetes. Está sendo tratada com insulina, porém, cada vez que a levo ao veterinário para medir a glicemia, ela fica estressadíssima! Penso em medir a glicemia dela em casa, (ela não gosta de sair de casa de jeito nenhum) mas não sei se os aparelhos que medem glicemia em humanos podem ser usados em felinos (como o Accu-check Active por exemplo). Como faço? posso espetar o aparelho direto na patinha dela pra colher o sangue? O veterinário colhe o sangue dela com agulha e seringa, mas só ao amarrar a borrachinha na patinha dela, ela fica desesperada pra fugir, e com o estress, a taxa de glicemia sempre dá muito alta (acima de 560), fica difícil de saber se essa glicemia é real.
Você pode me ajudar por favor? Dizendo se tem como usar o aparelho direto nela ou se há uma forma mais simples de medir a gliceminha da minha Pandorinha?
Desde já, agradeço sua atenção.
Um abraço…
Sandra



DANIELA
em

Oi,pessoal! Preciso de ajuda. Meu gato de 6 anos estava tratando esporotricose e começou a emagrecer muito. Levei no vet, ele ficou no soro, fez exame de sangue e por estar com as plaquetas bem baixas(22 invés de 300) ele fez uma transfusão de sangue. Passou 10 dias muito bem, comendo, mas agora está mole de novo, comendo através de seringa, aquela reforce ou add. Ele está tomando doxy,alcort e hemocare, mas está cada dia pior. Qual será a causa desta anemia? Leucemia felina? DEvo mudar de vet ou pedir algum exame além do hemograma? Sou do Rio de caos, por favor me ajudem.



Regina Faustino de moura
em

ola Dra.Synara, que lindo seu blog,qto esclarecedor foi para mim,!Estou com uma gatinha com diagnostico de hbartonella felis,ja foi feita a transfusao de sangue pois ela estava muito malzinha, so que ja completou 1 m~es e a bichinha ainda esta muito triste .sem apetite, esta tomando meta cell 0.5 ml ao dia parei com a doxy que fizemos uso 21 dias, estou com muito medo de perde-la,devo leva-la para outra consulta ao veterinario??posso dar uma outra vitamina por conta propria para ver se ela come +, obrigada agradeço se puder responder Regina SP/SP



Synara
em

Ola Regina. Sugiro que seja colocada uma sonda esofágica para alimentação forçada. E deviam usar um corticóide pois se é uma anemia infecciosa não parasitária – ou até mesmo a parasitária – ajudaria um pouco. Gatos quando adoecem é bem dificil faze-los a voltar comer por conta própria, especialmente em casos de anemia. Com a sonda vocês estariam dando um bom suporte alimentar para uma tentativa de recuperação efetiva. Se tiveres interesse depois da sonda remeto para ti uma receita para dar pela sonda, com maior condições de ntutrição forçada. Penso por ai.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Marcos
em

Olá à todos, parabéns pelo site drª, também estou atravessando o mesmo problema dos demais com a minha gata siamesa “Silvia”, o xodó da casa, já com dez anos começou com perda de apetite, achamos que por causa do tártaro em 2 de seus dentes que acabaram inflamando a gengiva e dificultando a mastigação, mas daí levamos ao veterinário que coletou sangue p/ exame e o diagnóstico veio p/ anemia profunda e o sangue contaminado c/ mycoplasma h…Hoje ela veio da internação p/ transfusão e aplicação de soro + antibiótico p/ combater o parasita. Tá meio desnorteada a coitadinha, tenta comer alguma coisa mas os dentes ainda incomodam, então estou dando daquele sachet bem moidinho na seringa p/ ela, e está indo bem, até já arriscou beliscar uns biscoitinhos (ração) mais sólidos. Amanhã devo levá-la p/ mais uma sessão de vitaminas, antibióticos e talvez transfusão.A vale lembrar que o vet. optou pela transfusão pois foi feito um 2º exame, que indicava um aumento de leucócitos (células de defesa do sangue..acho que é isso?)daí acreditar que ela tem alguma chance..Tomara, ficamos na torcida!!Um abraço..



Synara
em

Ola Marcos. Obrigada. Boa sorte com a Silvia, vamos torcer para ela reagir.
Obrigada pela participação no site.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Sharon
em

Olá, Synara.
A poucos dias peguei um gatinho da rua, acho que ele tem 3 meses. Apareceu uma falha na cabeça dele e levei ao veterinário, foi diagnosticado como tendo anemia, sarna demodecica e sarna auricular. Gastei uma nota preta para fazer exames de sangue, raspado de pele, consulta, compra de remédios para a sarna auricular (Natalene + Epiotic) e o Merico veterinário disse que o tratamento para a sarna demodecica e para a namia fica num preço absurdo… não tive condições de pagar o resto do tratamento, estou aplicando por conta própria na lesão (só uma) de sarna demodecica uma solução de triatox 0,04ml p/ 10 ml de agua, primeiro lavo o lugar com shampoo de peroxido de benzoíla e depois passo com algodão o triatox diluido, estou fazendo isso de 3 em 3 dias e nos intervalos passando o Natalene na lesão já que ele tem efeito sobre o Demodex sp. e tbm em tempo alternado passando uma solução de triatox fraco. Para a anemia estou cortando um comprimido de sulfato ferroso de 106 ml em 8 partes e dando uma de manhã e outra a noite junto com um suplemento alimentar multivitaminico que tenho aqui em casa, dou tbm carne vermelha crua e figado…. aos pedacinhos…
Por favor o que posso melhorar no tratamento dele já que não tenho condições de pagar mais uma nota preta no tratamento da demodexica e anemia?
Por favor me ajude…



eliana
em

olá dr. minha gata esta com essa doença há 2 semanas ela foi examinada mas não foi possivel coleta de sangue ja que ela estava muito fraca e desitradata ficou por 2 semanas fazendo fluidoterapia e medicação há 1 semana conseguimos fazer o exame de sangue e foi diagnosticado hemobartonella felis,, elaesta com sonda toma doxiciclina 12 em 12 horas, apevitin,sucrafilm e ranitidina, mas a vaet não passou nada alem disso, qual a ração que devo dar a ela tendo em vista que ela esta com sonda e a alimentação deve eser bem liquida tenho dado papainha da nestle pois foi o que a vete indicou
por favor me ajude



Lourdes monteiro
em

olá Dra Synara,estou escrevendo pra falar tbém de minha gatinha Safira uma linda Himalaio toda branquinha, peluda,fofa feito um capucho de algodão,um olho azul e o outro mel, meiga e dócil,era feliz e brincalhona.
Agora ela tem 5 anos de vida.Começou a ficar triste,perder o apetite,só queria ficar deitada e perdendo peso a olhos vistos.
Levei ao veterinario,depois de alguns exames,veio o maldito resultado…Anemia, HEMOBARTONELLA,até então não tinha ouvido falar nessa doença,mas ela está sendo tratada com doxifin 50mg e nutrifull cat,já percebo uma melhora significativa em seu estado geral,na proxima semana temos retorno de consulta e novo hemograma,tenho fé em Deus que minha princesinha sairá dessa,ainda me pergunto onde ela foi arranjar essa doença se meu apartamento é um ambiente tão limpo e sem infestação de pulgas, já que não tenho outros animais em casa.obrigado pelas informações e tudo que li aqui me foi impotante.
Lourdes/ Fortaleza Ce 05/04/2011



Robertha
em

Olá Dra , meu gato está com a gengiva , nariz ,orelha e outra partes do corpo amarelas, ela tá trite , bem queto e quase não come. Você tem ideia do que possa ser ? Obrigado



Synara
em

Oi Robertha. São sintomas relacionados a destruição de hemácias ( anemia felina infecciosa ou não) e /ou a sintomas hepatobiliares em principio. Terá que haver exames mais precisos para identificar a causa e tratar teu gato. Mais que isso me limito em te ajudar. Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Vterinária



nathalia scerni
em

À Dra. Synara Rillo e a seus queridos donos de gatos: Tive, até uns dois anos atrás, oportunidade de cuidar de um gatil q chegou a ter 117 bichinhos. Durante os quase 15 anos em q trabalhei,vi que o jeito mais rápido e prático de determinar a hemobartonela era ver a cor da urina, que ficava amarronzada como Povidine. Qto mais escura, pior a situação. Não é sangue “vivo”, vermelho; é sangue processado: se passarmos um pano branco nessa urina deixando secar, a mancha não sai, como ferrugem. Muitas vezes, as pessoas não têm condições de verificar isso, pq os bichinhos fazem na terra do quintal. Como o gatil era fora de mão, eu dava doxiciclina (a humana é mais barata) imediatamente, antes de chegar ao veterinário, pois o diagnóstico nos exames não é afetado por essa dose de emergência – enquanto, por um lado, a hemobartonelose è rápida e fatal, o tratamento com doxi é rápido e eficaz. Quanto ao Sulfato Ferroso, pode piorar a desidratação, pois em muitos indivíduos (incl. em gente) pode dar diarréia. Com a urina escura constatada, NUNCA aconteceu, comigo, q o diagnóstico não fosse hemobartonela.Nos casos de vômito por causa da irritação ao engolir um comprimido cortado, eu dava a dose dissolvida na hora em leite, de pref. leite em pó diluído em soro fisiológico, ou dava Doxi veterinário líquido; ou ainda a Dimeticona (Plasil). Existe Plasil injetável. É necessário ficar uma pessoa de prontidão, pq o gato pode vomitar o remédio mesmo passadas umas duas horas. É bem compreensível chamar essa doença de maldita – mas,com a medicação adequada, a aura de difícil começa a desaparecer para sempre. Fiquei muito feliz ao conhecer este site. Felicidades aos gatinhos e esperança real para seus guardiões, é o que desejo.



Synara
em

Oi Nathalia. Tem lógica tua observação sobre a cor da urina e a presença de Hemobartonella, já que é um parasita que causa a destruição das hemácias que vão pigmentar a urina ( hemoglobinúria) – é mais ou menos isso que tu descreveu na cor. Valeu pelas dicas que vieram por meio da tua experiência e vivência com tantos animais, no caso gatos, que tu cuidou. Meus parabéns pelo teu desprendimento em cuidar de tantos…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Ariadne
em

Meu gato de 13 anos, diabético e recebendo insulina 2x por dia, recentemente ficou com diarréia e sem apetite, emagreceu muito; foi internado c/alimentação forçada, soro, antibióticos, se recuperou. Meço a glicose nas veias das orelhinhas com agulha de injeção bem fina e com aparelho e fitas Accu Chek; é caro, mas funciona. No Rio de Janeiro, procurem a Clínica Gatos e Gatos, especialista só em felinos, em Botafogo, da Dra. Heloísa Justen. Boa sorte, amigos!



Synara
em

Oi Ariadne. Fizeste uma excelente indicação da profissional Heloisa Justen. Eu apoio e recomendo também. Cariocas, atenção a Heloisa Justen sabe muito de gatos! Eu estudo, pesquiso muito no livro dela ( um livro técnico que ele escreveu – para profissionais estudarem.).
Boa sorte a teu gato também.
Abraço fraterno.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Camila
em

Olá Drª Synara!
Gostaria de saber mais informações sobre os sintomas da doença e sua recuperação, pois meu gato Didy está com plaquetas baixas (115,3 . 10³/mm³), e com OBS no exame de sangue de trombocitopenia e eosinopenia. Ele está tomando antibiótico de doxiciclina(1 comprimido ao dia em duas doses),assim como o Fumaça, e tbm antiinflamatório Ketofen (5 mg – 1 comprimido ao dia), além das vitaminas Hematus e Emagripet. Antes dele ir ao veterinário, estava todo contraído, com o rabo entre as pernas. Mas o que ainda me preocupa é que ele fica prostrado(mais à noite) e de vez em quando reclama, como se estivesse com dor, meio que tentasse miar, mas sai roco. Ele fez tbm ultrassom pesquisando linfoma, mas graças a Deus não foi descoberto. Foi encontrado areia na bexiga, que pode ser uma cistite (conforme disse o vet), apesar de estar urinando bem; e gordura no fígado. Há uns 4 anos ele teve cálculo na uretra e foi desobstruída através de sonda com sucesso. Já perdeu um pouco de peso, mas está se alimentando bem. O tratamento foi iniciado dia 22/09.
Desde já agradeço sua atenção e carinho, pois me encontro apreensiva quanto ao prognóstico.
Muito obrigada,
Camila.



flavio
em

Dra. Synara, levei minha gata siamesa de 4 anos pra castrar em um mutirão aqui em PoA e após o vet. me chamou dizendo que a gata estava com Haemobartonella, pois na cirurgia ele notou uma coloração amarelada na “gordurinha” do corpo dela que seria ictericia.Tambem disse não ter notado nenhum outra sinal de doença. Perguntou se ela se alimentava e tinha contato com outros gatos, relatei que hospedei ela por 12 dias entre final de julho e inicio de agosto e que da volta da hospedagem até o diagnóstico(25/09) ela passou por 3 cios seguidos com 5 ou 6 dias de intervalo entre eles(stress?) e que ela nunca tem pulgas ou contato com outros gatos. O Dr. receitou Doxi meio comp. por 21 dias e deu uma injeção de increvigor(?). No 4º dia ela já estava bem e comendo normalmente. No sexto vomitou o doxi, dei plasil injetável 0.5 ml subcutaneo(orientação do vet. de plantão) e 1 hora depois novamente o doxi e ela vomitou de novo. Ela esta saudável, comendo, ativa, não tem sinas visíveis de icterícia mas tem a mucosa bem pálida. Parece que o remédio é que faz mal a ela. Pergunto: É possivel diagnosticar esta doença sem exame de sangue, apenas pela cor da gordura? A anemia poderia ser puro stress do confinamento na pet-shop(12 dias) mais 3 cios consecutivos? Ele conseguiria notar na cirurgia algum tipo de comprometimento dos orgãos se ouvesse(aumento do baço)? pergunto tudo isso pois não consigo contatar com o médico e o outro veterinário da clinica não quer interferir no tratamento que o colega estabeleceu. Até o vet. voltar não quero ficar de braços cruzados. Fico com a impressão que se parar a medicação ela fica bem e que o diagnóstico pode ter sido precipitado.
Obrigado,
Flávio



Synara
em

Oi Camila. Teu gato tem um conjunto de sintomas que deve ser bem avaliado…As plaquetas não baixam apenas na Anemia Infecciosa Felina… Acho que essa dor dele possa ter a ver mais com a questão urinária..Por ai. Para saber mais sobre e recuperação soobre essa doença especifica, vai no texto que postei e lê , acho que dei um panorama bom sobre a doença.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Flávio Eu penso que é por ai, mesmo, diagnóstico precipitado. Por meio do Epiplon essa membrana que reveste os órgãos abdominais ( gordurinha) – que é o que acho que o colega se referiu – não podemos afirmar que um animal está com ictericia, ela se mostra mais nas mucosas e se no plasma ( exame de sangue). Esse diagnóstico de Hemobartonella é mais fácil, fidedigno, por meio de hemogramas e outros exames. Confinamento, cio, crastação, tudo soma para ter dado uma estressada nela. Acho que ela vomita pela doxi. Eu pararia. Tu descreve em principio que ela está bem de saúde, comendo e tudo..Não vejo motivo de preocupação com essa doença. Penso assim e te explico dessa forma.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



claudia
em

Estou muito triste. Estou aqui ao lado do meu amigo e filhinho Mitzi, que em breve vai me deixar. Não posso fazer nada. Anemia profunda detectada em exame de sangue. Já há quatro dias não come nada, desde que fez o exame; só bebe água. Sua boca está quase roxa. Tive a infelicidade de estar em um lugar onde não há bons veterinários. Abraços a todos e rezem para que ele não sofra mais. Obrigada e desculpem o desabafo.



Synara
em

Oi Claudia. Não deixa esse gato morrer a mingua!! Te controla e segue para frente. A vida continua igualzinha, a mesma de sempre, depois que perdemos nossos bichos de estimação. Menos apego e menos dor para ti. Força.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Kátia
em

Dra. Synara, minha gatinha NINA, está com plaquetas baixas (171.000) Hemobartonella. O veterinário deu duas opções de tratamento: A primeira com uso Oral Dioxifin 50 e Glicopan Gotas. E a segunda opção com uso interno TERRALON LA (aplicação de 0,4ml, por via intramuscular a cada 4 dias, durante 24 dias) e MAXICAM (0,4 ml, por via subcutanea, a cada aplicação de Terralon). Optamos pela segunda opção, pois temos medo dela engasgar com os comprimidos.Ela já tomou 2 doses dessa injeção,hoje vai para 3ª. O que preocupa é que 1 dia após a vacina ela fica mole, quentinha e não come e nem faz as necessidades e fica assim por 2 dias. E quando melhora já tá no dia de tomar a outra injeção. É normal ter esses sintomas? Me ajude dra. Outra dúvida, ela pode ficar com enemia?Devemos dar algum remédio para anemia?
Grata.
Kátia



Synara
em

Oi kátia. Esse mal estar pós aplicação da injeção pode ser em face de dor. é uma injeção oleosa…Eu acho que deve ser feito um bom hemograma e avaliar melhor essa tua gata…Apenas pelas plaquetas dizer que é hemobartonellla é arriscado…Mas??
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



dinara godoi
em

Olá…
Dr,por gostaria que me respondesse com certa urgencia, tenho um cãozinho com 3 anos há mais de 10 dias se alimenta só com minha ajuda já levei duas vezes no veterinário , mas não está ajudando muito , vomita e está bem desanimadinho, perdeu bastante peso, o que não é normal pois ele é um cachorro super ativo, o que faço , o que pode ser…muito obrigada



Cláudia
em

Há cinco dias encontrei a minha gatinha com 3 anos e 10 meses (que está na minha mãe
), muito magra, muito prostrada e com as gengivas brancas. Como parecia estar fria e sem apetite coloquei-lhe um saco de água quente e passei a alimentá-la na boca e a dar-lhe vitaminas anima-strath. Alternei com uma latinha de mousse de vitela húmida porque notei que não gostava das papas e que vomitou. Após esta tentativa também vomitou. Fez um cócó normal mas contendo parasitas.Dei-lhe meio comprimido de caniquantel julgando que eram os parasitas que se estavam a alimentar por ela e a causar-lhe a anemia. Pensei dar-lhe antibiótico (amoxiciclina, que era o que tinha)mas não o fiz com receio de causar-lhe mais vómitos, afectar-lhe o fígado ou poder destruir-lhe mais os glóbulos vermelhos e baixar mais a temperatura. Estou com muitas dificuldades económicas e por isso não pude levá-la ao veterinário. Até fui comprar-lhe carne crua para ver se a ajudava na anemia ou se ela gostava. Vira a cara, não quer comer, geme e não reage. Não sei como ajudá-la. Há forma de a salvar adoptando um tratamento generalizado, ou seja,que não a prejudique e que possa destruir as possíveis causas deste problema?



Synara
em

Oi Claudia. Infelizmente precisará de um hemograma e ver se ha anemia e ver em que grau está e sua provavel origem ( causa). Mais que isso me limito…Boa sorte.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



ROSANE CORRÊA FERREIRA
em

Tenho larga experiência com a doxiciclina injetável em felinos, domésticos ou não e posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que sua administração causa uma febrícula suficiente para levar a uma inapetência que, se não for bem orientada, leva o animal, já debilitado, a óbito. Cuidado tb com a dobradinha doxi-antiinflamatório!!!! Então, prefiro, na maioria das vezes,optar por doses baixas e mais frequentes e, preferencialmente, por via oral. Soroterapia via oral e alimentação forçada sempre oral tb. Salvaríamos mto mais gatos se ensinássemos a seus proprietários a tratá-los em casa. Já sabemos que 80 pct das enfermidades dos felinos podem ser resolvidas na paz de seus próprios lares. O que mais mata nossos queridos gatos é a famigerada gaiolinha da internação e todo o stress que ela representa. Boa sorte e consciência a todos!



Synara
em

Ola Rosane. Postada tua observação e concordo contigo, mas sempre ressalvando que cada caso um caso, muitos manejos com gatos fica difiicl para o dono. Mas, em tese, é por ai, mesmo!
Obrigada pela participação no site.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Stefano
em

ola synara, estou com esse quadro com a minha gatinha de 10 anos o veterinario disse ser Haemobartonella, eu estava viajando essa semana passada e ela ficou sem comer nem beber nada por 5 dias ela estaja gemendo e respirando mal,segundo meu pai que estava em casa mais nada fez… mais quando cheguei e vi ja levei ela pro vet. estava com esse quadro alem de n beber nem comer com desinteria “cagando agua” que vi quando cheguei. ela foi pro vet esta tomando soro e alguns antibioticos, ainda n esta comendo. ja tem 4 dias de tratamento. ela parou de gemer deu uma engordada a anemia deu uma mudada mais ainda n come nem bebe agua
e pocha eu estou sem dinheiro para continuar o tratamento dela internada.
minha pergunta e e viavel fazer o tratamento em casa?
mesmo sem vc ver o animal e possivel que ela tenha chances de sobreviver?
eu ato arasado viajei estou sem dinheiro e meu bicho teve isso logo agora. me pegou na hora errada! e eu amo ela. n sei o que fazer



Paulinha
em

Dra. a minha gatinha pela segunda vez está com problemas nos olhos. Ela começa com o olho baixo e aos poucos vai clareando como se ela fosse ficar cega.Comecei hoje a passar 2 colírios que da outra vez deu certo. Fizemos na primeira vez um exame e o resultado foi plaquetas baixas (171.000). O veterinário deu duas opções de tratamento: A primeira com uso Oral Dioxifin 50 e Glicopan Gotas. E a segunda opção com uso interno TERRALON LA (aplicação de 0,4ml, por via intramuscular a cada 4 dias, durante 24 dias) e MAXICAM (0,4 ml, por via subcutanea, a cada aplicação de Terralon). Optamos pela segunda opção, pois tivemos medo dela engasgar com os comprimidos.A bichinha sofreu muito com as injeções, ficava mole e com febre. Gostaria de saber se o problema nos olhos tem a ver com as plaquetas e qual o alimento que posso dar a ela para evitar esses problemas. Desde já agradeço pela atenção.



Synara
em

Ola Stefano. Acho que o melhor seria ela permanecer sob cuidados Veterinários. Mas compreendo a tua falta de grana. O importante é controlar essa anemia, ver a origem dessa anemia ( dosar reticulócitos), e acho imporatnte tambme nessa idade e pelos sintomas relatados atentar para Insuficiência Renal. Um exame de urina seria bem interessante de ser feito.
Infelizmente me limito me te ajudar mais efetivamete, no minimo teria que ter acesso aos resultados dos exames e quais exames feitos para tentar opinar de forma mais precisa.
Desculpa pela demora me responder, mas estava com outros compromissos profissionais que me exigiram tempo, onde tive que deixar o site um pouco para trás.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Paulinha. Não estou vendo os olhos dela para ser mais precisa na orientação. Mas se é a palbebra inferior ( terceira pálbebra dos gatos) pode indicar alguma disfunção orgânica ou algo local ( conjuntivite, dano corneal, etc), onde essa membrana sobe para agir como proteção.
O fato das plaquetas terem dado um pouco baixas o colega pode ter pensado em hemobartonella, por isso essa opção do tratamento dele. Eu, particularmente, não faria injetável, justamente por uma grande dor que o animal sente com esse tipo de antibiótico injetável. O que procede na tua informação. O importante é terem, também, um hemograma e ver se há anemia e se ela caracteriza anemia por hemólise, e fazer uma contagem de reticulócitos nessa hemograma para diferenciar de anemia de outra causa.
Se ela está se alimentando bem acho que vocês podem seguir observando esse olho…Há casos em que essa situação que descreves do olho estar associado a uma verminose….Bom, por ai posso te dizer alguma coisa sobre teu relato.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Andreza
em

Olá Dra., tenho um gatinho de dois anos, o Mingau e infelizmente foi diagnosticado anemia felina, o caso dele é bem grave, ele já foi duas vezes para a Veterinária, na primeira o exame dele apontou apenas 14% e na segunda 9%, a médica me disse para esperar pelo pior, mas ele se recuperou mais ou menos e ainda está vivo, mas fraco, não consegue respirar direito, já está em casa. Mas tenho uma dúvida, li que alguns casos foi feita transfusão de sangue, por que será que ela não me sugeriu isso? Se puder tirar minha dúvida, fico feliz, pois gostaria muito que meu bichinho se recuperasse! Amo ele! Obrigada!



Synara
em

Oi Andreza. Não sei por que ela não te sugeriu…talvez por ter achado o caso grave…Por não ter como conseguir bolsa de sangue para felinos… Se a anemia não tem uma causa base ( hemobartonella, por exempol) é um caso com prognóstico reservado. Acho que se ele está muito fraco, não vale a pena deixá-lo morrer a mingua. Pensa numa eutanásia para ele…sei que é diicil a decisão, mas pior é ver esse sofrimento todo dele.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



ROSANA CHEQUETTI CSORDAS
em

OLÁ

MEU GATO A MAIS DE UM MÊS ESTA COM UMA ANEMIA GRAVISSIMA,JA FIZ DUAS TRANSFUSÕES DE SANGUE,JA FIZEMOS TESTE DE FIV/FELV E AMBOS DERAM NEGATIVO,FAREMOS AMANHÃ TESTE HEPATICO,RENAL E ULTRASSOM,MAS TEMO POR SUA VIDA JA QUE A CADA DIA ELE ESTA MAIS GRAVE,POR FAVOR JA VIRAM CASO COMO ESTE?NÃO SEI MAIS O QUE FAZER,A CADA DIA ELE ESTA PIOR…POR FAVOR ME AJUDEM,PODEM ENTRAR NO MEU FACE PARA RESPONDER OU POR E-MAIL ROSANA.CSORDAS@GMAIL.COM…TODA AJUDA É BEM VINDA……GRATA



Synara
em

Oi Rosana. Deve ser Anemia Infecciosa Felina. Se for e com 2 transfusões e sem haver resposta, o caso é grave. Se ele é um gato velho avaliar a função renal, onde pode ter anemia arregnerativa…O que da mesma forma é grave…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Mari
em

Olá. Meu gato está muito parado e não come nada, está com o nariz e a boca muito brancos. Sendo que, há pouco tempo atrás ele teve esporotricose, foi medicado e parece que ficou curado. Mas, será que esse quadro ao qual ele se encontra pode ser algum resíduo da esporotricose, ou não tem nada á ver.

Mari.



ana paula
em

dra samyra ja levei meu ggato no veterinario e passou doxiciclina,suplemento vitaminico,e terminou o tratamento e ele esta muito magro, tem vomitado,não tem força p andar, muito frio,to dando soro subcutaneo,e papinha de convalescencia. não sei mais o que fazer, o que mais posso dar?



fernanda gabrielle
em

Boa noite Dra Synara
Não sei se a senhora receberá meu email, mas mesmo assim estou tentando porque estou preocupada com meus dois gatinhos filhotes. Os dois foram encontrados na rua por mim o mais novo que deve ter no máximo 1 mês é vira-lata entretando acredito que seja misturado com persa ou siamês e o outro que é mais velho (pelo rajado com branco) foi encontrado primeiro e deve ter no máximo 2 meses. Eu acho que depois de eu ter dado uma sardinha frita para o mais novo (depois de 20 dias comigo) ele começou a ficar doente, vomitava, só queria dormir, não andava e tava com febre, levei ele no veterinário e ele deu uma vacina antitóxica nele e receitou uma vitamina (potemim B12) já que o médico disse que ele estava com anemia, logo depois que eu dei essa vitamina ele começou a fazer movimentos repetitivos, movimentando a cabeça de um lado para o outro por um longo tempo, agora percebi que ele está melhorando, apesar de ainda estar lento ele está andando e já está comendo. O problema agora é que o meu outro gato de 2 meses está quase com os mesmos sintomas o que me faz pensar que possa ser alguma coisa mais séria, ele está lento (o que não é normal já que ele é muito brincalhão) não quer comer e está com uma febre baixa (não está vomitando). Pensando no que podia ser percebi que o gato mais velho come muitas baratas, entretando nenhum dos dois sai de casa, tenho outros gatos maiores que saem, mas nenhum deles está com sintoma igual ao deles. Gostaria por favor que me ajudasse a decifrar o problema dos dois, eu os amo muito e não queria que nada acontecesse com eles. Por favor me diga qual é o problema deles.
Att,
Fernanda Gabrielle



Synara
em

Oi Mari. Acho que ele devia ser monitorado nas funções hepaticas por estar com esse quadro agora. Medicações anti fúngicas podem lesar células hepáticas…Precisa ser feito um hemograma,dosagens das enzimas hepáticas e uma ecografia do figado para terem algum parâmetro sobre esse sinais clinicos que ele agora apresenta. Mais que isso me limito em te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Ana Paula. Fica dificil eu te dizer algo baseada apenas nesses dados…Ele tem que ser bem avaliado para as causas dos sintomas…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Oi Fernanda. Dificil eu precisar o que teus gatinhos têm. Mas saiba que esse bichinhos oriundos da rua vêm muito debilitados… alguns podem vir portando viorses…Acho que devias parar com o Potemin B12, esse medicamento tem um estimulante que pode estar afetando eles…O outro está tomando também? Associas os sintomas nele com o uso do Potemin? Já tomaram vermifugo? Me dá mais dados…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Rachel
em

Ola Dra,
Meu nome é Rachel e tenho um gatinho que adotei bem novinho que recentemente foi diagnosticado com haemobartonela estou tratando em casa com doxiciclina e remedio para o figado ele esta molinho isso ja tem uns 4 dias que ficou pior,mas ele as vezes vai sozinho tentar beber agua,estou dando AD e Recouveri e figado batido mas eu queria saber se essa moleza fica por muito tempo? e queria dizer que ele nao teve reação ao remedio nem sangue na urina isso é bom sinal?
Ele esta tomando 1/2 comp de 12 em 12 horas mas passa o dia inteiro deitado e molinho este estado demora a melhorar?obrigada.



Luana
em

Olá dra. Estou com uma dúvida muito grande. Minha gata está muito magra, entao levei a uma veterinaria e fizemos exame de sangue, com o resultado em maos, a veterinaria disse que minha gata esta com anemia profunda devido a uma doença causada por pulgas e carrapatos. Mas notei que ela esta bebendo muita agua e fazendo xixi quase que na mesma hora e varias vezes ao dia. Sera que na verdade ela esta com IRC? Sera que a medica pode ter errado no diagnostico? Por favor dra me dê uma luz! Abraços Luana



Synara
em

Ola Rachel. Tem que avaliar o grau de anemia dele para sabermos o grau dessa suposta fraqueza e ver se é hemobartonella mesmo que está causando esses sintomas. É bom sinal, sim não ter tido reações ao medicamento e nem sangue na urina. Mas vale um hemograma com contagem de reticulócitos para uma boa avaliação do quadro hematologico dele. Boa sorte e que ele se recupere.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Luana. Depende da idade dela para ser portadora de IRC, e ver que tipo de anemia ela tem, em que grau está. Se ela tem associado esses sintomas de aumento da excreção de urina e tomando muita água ( se não foi usado corticoide nela também) e uma idade acima de 9 anos, deve ser investigada para a Insuficiência Renal Crônica também. Um exame de urina pode ajudar a esclarecer isso. Por ai, posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Luana
em

Olá dra! Muito obrigada pela resposta! Ela tem apenas 3 anos. Falei com a veterinaria sobre uma possivel infecçao renal, entao fizemos exame de ureia e ela disse que a ureia esta normal, portanto os rins estao bons. Será que só um exame de ureia é o suficiente para eu ficar tranquila? Nao fizemos exame de urina (por ser sofrido, mas se a senhora disser que mesmo assim é preciso, peço pra fazer!) e nao foi usado corticoide. Estou preocupada pois ela bebe agua e urina demais.

Moro em POA mas cheguei a pouco. A senhora poderia me indicar algum veterinario bom daqui? Não conheço quase nenhum.

Desde já muito obrigada! Abraços



Synara
em

Oi Luana. É muito nova para ter um processo renal primário. A raça Persa pode ter predisposição para cistos renais ( não sei a raça – e se é de raça). Mas a ureia não é plenamente fidedigna para avaliação renal. A creatinina sim.
Te indico o Hospital do Forte ( Avenida do Forte), confio no trabalho deles. Procura na internet. Proprietarios Jane e Jose Sandoval.
Abraço.
Synara



André
em

Oi doutora Synara

Possui um gato siamês de dois anos de idade, foi diagnosticado anemia pelo veterinário, onde receitou um antibiótico doxiciclina para tomar por 21 dias e suprimentos o proumom,ele estava sem comer as dias e perdeu muito peso,depois de 15 dias com tratamento e voltou a comer em grande quantidade e beber água ,obteve melhoras,gostaria de saber esse tratamento é demorado, pois com sua melhora na alimentação ele continua quadro apático sem disposição, passa o dia inteiro deitado,a única coisa que me deixa esperançoso é que a cada dia que passa apetite dele está aumentando,está se alimentando varias vezes ao dia e bebe bastante água.Vou levar na próxima semana para realizar novos exames,mas essa é minha duvida até quando terei de prosseguir com esse tratamento ?



Valquiria
em

Oi eu tenho uma gata que achamos bem bebe, hoje ela tem 1 ano e meio, começou a emagracer ,ficou com anemia, fizemos exame de sangue,veio o resultado,transfusão de sangue com urgencia isto foi em fevereiro,tomou os remédio direitinho na hora certa,ficou boa,voltou a comer,depois de 5 meses voltou ficar a mesma coisa fiz exme de sangue ,voltou tudo denovo,fizemos a segunda transfusão de sangue ,voltei com os mesmo remédio ficou boa,hoje dia 27-09-2012 ,ela voltou com anemia mais uma, estou dando devolvo o mesmo remédio,por enquando não precisamos fazer ou transfusão de sangue ,ela voltou a comer,estou dando hemolitan,beterraba eos antibiotico que tem que tomar,figado direto e a ração ela esta comendo sozinha ,eu sei que ela não tem cura caso desse virus da pulga ,ela já vei com este virus ,mais mesmo assim eu não vou desitir de ajuda-.la a melhorar .Fico sempre de olho ela até um dia que for…



renata
em

Oi tenho um gato macho ele esta prostrado sem reacao nao se alimenta fica do jeito q coloco com os olhos parados. Me ajudem to muito preocupada com medo dele morrer o veterinario so pode ver ele amanha q faco?????



Sergio Henrique
em

Boa noite

A historia do Fumaça e muito parecida com a do gato aqui de casa, Espoleta, fez exame de sangue aonde apontou anemia e plaquetas baixas. Faz dois dias que ele esta tomando vitamina, além do que ja estava tomando, mas não tem melhorado muito. Como leigo eu pergunto: isso pode ser sinal de leucemia ou coisa do tipo?

Remedios que ele esta tomando: Dipirona, Rilexine 300 e hemo care

Desde ja grato

Sergio Henrique



Juliana
em

Olá,
Tinha uma gatinha de 6 anos, super saudável, de repente ela começou a perder peso e parou de comer, levamos no veterinário que constatou infecção urinária, febre, ela estava amarela (olhos) e anorexia. Foi passado Amoxilina e Cobavital por 10 dias, no retorno foi contatado que a infecção foi curada porém ela continuou sme comer, quando comia era muito pouco, o veterinário passou um outro remédio mas ele mesmo disse que seria difícil de achar, procuramos o dia inteiro e não achamos, não aguentando ver a gatinha no estado que estava levamos em outra clinica que a internou, ela ficou dois internada e foi constatado que ela estava com uma anemia muito forte que poderia ser de consequência de um remédio de pulga que costumávamos passar nela, e até mesmo da própria pulga. Depois de 3 dias recebeu alta, e continuamos com medicação em casa, mesmo assim ela não queria comer, forçamos na seringa, e o estado dela cada vez piorando, ela fica fraca, não conseguia andar! Voltamos no veterinário que a internou novamente fez mais uma bateria de exames, estava tudo normal, o fígado esta recuperado, pois estava tomando medicamento, mas anemia piorou! Internamos na terça, na quarta-feira elas colocaram sonda pelo nariz mesmo, pois estava muito frágil para tomar anestesia. Eles tinham cogitado a ideia de transfusão de sangue o que seria o ideal para ela, porém depois disseram que seria muito arriscado, sondaram sem nos avisar! Quando fomos visitar na quarta ela já estava de sonda e chorou muito! A veterinária falou que ia deixar dois a três dias com a sonda e depois repetiria o exame, se o resultado continuasse ruim era porque o problema estava na medula, não produzia mais, e não teria o que fazer! Porém na quinta-feira a tarde recebi a ligação da veterinária dizendo que a gata não tinha resistido. Só disse que ela estava muito fraca e não resistiu, ficamos muito triste, e chateada pq ela não foi muito clara até agora não sei direito o que aconteceu, pode ter sido a anemia mesmo a causadora da morte? A sonda pode ter influenciado em alguma coisa? Enfim, infelizmente perdemos nossa gatinha, mas tentamos de toda forma ajudá-la, mas deixou a sensação será que agimos certo forçando a alimentação! Desde já agradeço a atenção!



Jéssica
em

Olá.. tudo bem..?
Então minha gata Meg está com sintomas de anemia,eu levei ela no veterinário e ele me disse que é por causa do carrapato ou da pulga,mas eu já tinha aplicado frontiline plus nela .. eu fiz o exame de sangue e constatou que ela está com as plaquetas baixas.. ela está com falta de apetite e com os olhos e a gengiva amarelada.. hoje eu olhei para ela e reparei que um dos olhos dela está embaçado isso é da anemia tbm?? o que eu posso dar além do doxil/omeprazol/ e bife de figado pra ela para ela melhorar?? obgrigada!



Synara
em

Ola Sergio Henrique. Poder até pode ser uma leucemia viral felina. Mas se estão apenas as hemacias que estão em processo de alteraçoa, juntamente com plaquetas, pode ser a Anemia Infecciosa Felina. As vezes se cura com antibióticos se tiver o agente hemobartonella envolvido. mas tem que ser bem avaliado esse hemograma ( juntamente com a parte branca desse exame) para se ter um direcionamento das causas dessa anemia. Por ai…posso te ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Juliana. É dificil para mim te dizer algo preciso. Pode ter sido uma Anemia Infecciosa…julgar procedimentos de colegas também não gosto muito…Sinto muito pela perda, mesmo! Mas passa…a dor passa…já perdi inúmeros gatos meu e sei como é. Adota outro! Eu fazia assim..perdia um bicho adotava outro. E tem um monte de gatinhos por ai sem lar…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinaria



Synara
em

Oi Jéssica. Acho que teriam fazer uma ecografia de abdomen total, procurar liquido livre na cavidade e avaliar bem o figado e baço. E pedir contagem de reticulócitos no hemograma para definir melhor tudo isso. Por ai…
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



bruna
em

ola doutora boa tarde meu caso e assim achei uma gatinha poucos dia de vida cuidei dela ai esse ano ela ficou gravida nao deu conta de parir ai ela sangrou 3 dias eu levei ela no vet ele operou pra ver se teria gatinhos e para castrar ela a cirurgia foi um sucesso cuidei dela direitinho ele passou um antibiotico injetavel e um antiflamatorio injetavel tambem so nao passou mais nda uma vitamina porque ela perdeu pouco sanguem mas foram quase tres dias que eu notei porque trabalho e so chego a noite em ksa. Passando tudo isso a recuperaçao foi boa deu uma derencia por dentro ele disse mas por fora ficou perfeito ele falou que nao acarretaria em nda ai com um mes e pouco um dia eu chego em ksa vejo vomitado amarelo com umas graminhas era normal mas ela foi ficou 3 dias sem comer ai eu liguei proveterinario da cirurgia ele disse que nao era porque ja tinha quase dois meses ela deveria ter comido alguma coisa toxica ele passou xantino pra eu dar pra ela eu dei cedo quando foi a tarde ela consegui comer uns pedacinho de frango so que ele nao falou o tanto de xantion eu tava dando a ela 5ml de xantinon tres vez ao dia.. Quando iria fazer o terceiro dia hj eu levantei como de costume ela miava pra eu abrir a porta eu dei um peito de frango ela comeu e foi pro quarto derrepente ela cai de uma vez nao babo e nada nem mio so esperniou e pronto consegui levantar em questao de minutos arrastou cai novamente fez coco e nao consegui se levantar mais depois de meia hora ela consegui se levantar chamei o veterinario ela ate correu e nao fez a consulta chegando em ksa ela ainda esta ofegante falei com ela ela deu duas miadas e esperou eu busca agua pra dar a ela, ela miou e morreu achei que ela estava com as mucosa muito palidas depois da cirurgia.. Sera que a dosagem foi alta ela tava boa mesmo nao comendo ela nao parou de andar ela so ficava mais quieta mas depois do xantinon ela bebeu mais agua e voltou a comer pouco mas comia o que o senhor acha obrigada estou me sentindo um pouco culpada…



Regiane
em

Boa noite, Dra.

Estava pesquisando sobre essa patologia e encontrei o teu site.. inevitável não se comover com os relatos dos amigos.

Tenho uma siamesa de 9 anos que ficou gripada, então a levei no veterinário, foi realizado raio X do tórax e o hemograma.
Foi constatado Campos pulmonares, apresentando padrão infiltrado intersticial e bronquial – perfil senil; e no hemograma constatou Mycoplasma Haemofelis.

Minha vet. receitou 1/2 Synulox 250mg de 12h/12h + 1 Dermacorten 5mg 12h/12h por 10 dias, para tratar da pneumonia.

Então minha gata foi melhorando, voltou a ter apetite e já estava se alimentando de ração seca.
Porém, quando saiu o resultado do hemograma, a Dra. explicou sobre a doença, então iniciamos o tratamento imediatamente.
Ela fez uma aplicação na seringa e retornaremos duas vezes por semana para que essas aplicações sejam realizadas, ela também receitou 1/3 Doxiciclina 80mg de 12h/12h.

Notei que minha gata ficou muito debilitada ao introduzirmos essa medicação (hoje estamos no segundo dia via oral), ela está amuada, sem apetite algum, sem forças para se locomover.

Ainda estamos tratando da pneumonia, faltam 5 dias para encerrarmos as medicações prescritas (o Synulox 250mg + Dermacorten 5mg).

Enfim, gostaria que a senhora falasse mais desses efeitos colaterais no tratamento do Mycoplasma Haemofelis.
Essa falta de apetite regada a prostação é normal? geralmente, persiste por quantos dias? Em quanto tempo de tratamento, podemos notar uma melhora significativa em nossos amiguinhos?

Obrigada pela atenção, estarei atenta para uma resposta.

Deus a abençõe,

Abraços.



valda ferreira da silva
em

valda 13 de julho de 2013.
Ontem a noite levei o meu gato de 7 quilos, que agora parecia ter 5 e meio ao vet, depois do resultado do hemograma ter dado Trobocitopenia e Haemobartonella Felis e na observação dizia: hemácias hipocromicas,leucócitos bem conservados.
Meu gato tinha 5 anos e começou a ficar triste mas continuava comendo, só que notei que estava salivando
e muito quieto com o resultado do exame levei-o para o tratamento na clinica com doxi o quadro dele era normal estava ainda comendo saindo e quando eu deixei a noite na clinica às 7 horas da noite de ontem hoje às 8 da manhã a recepcionista me liga dizendo que meu gato tinha morrido , pois teve duas paradas cardíacas.Não sei, achei falta de conhecimento por parte do profissional.Decidi que não vou mais deixar meus gatos em clinica veterinária quando estiverem doentes, vou cuidar em casa pois só por estarem longe do dono o quadro se agrava a maioria das clinicas não cuida bem dos animais, já perdi vários gatos, de hoje em diante, eu mesma cuidarei não confio mais nas clinicas .



cristiane
em

tenho uma gata que foi diagnosticada com anemia profunda e o exame de sangue acusou tambem problema no figado.esta assim :o bs:anemia normocitica normocromica regenerativa. reticulocitos:1,6%. da serie branca deu:obs:neutropenia.monocitose.o outro deu:alt 15 e ast 110. ela esta internada mas nao sei direito o motivo disso. por favor me responda ela estava tomando injeçoes todo dia mais sulfato ferroso um elixir dequelato de ferro acido folico cianocobalamina. agradeço desde ja beijos!!



Monica Holanda
em

Ola Doutora,

Primeiramente parabéns pelo site e pelo tema.

Bom… minha gatinha Lilly de 7 anos estava bastante apática e deixou de comer, alem disso estava bem palida. Levei ao vet e fiz um hemograma, q deu 2milhoes de hemacias, 9 de hematocrito e plaquetas 88.000 e leucocitos 600 tb. Fez uma transfusao de sangue e começou o tratamento com doxiciclina e suplementos, apos 1 semana de transfusao já estava com o mesmo quadro anterior… hematocrito já tinha caido de novo e foi para 11, plaquetas 66.990, leucocitos 5.500. … foi submetida a segunda transfusao e passou a tomar eurofloxacina 24h. Apos 7 dias estava com hematocrito de 14, hemacias 3,1 , plaquetas 111.600 e leucocitos 10.800… mas um dia apos saiu o resultado positivo para Haemobartonella e a veterinaria pediu q retornasse a doxiciclina de 12/12, apos 3 dias ela ficou apatica novamente, parou de comer… e começamos a associar com alcort de 24/24h.. ela teve uma melhora e voltou a comer por 4 dias, mas agora está novamente com 2milhoes de hemacias e hematocrito em queda… mto mto abatida. Só se levanta p beber agua e fazer xixi, super palida , comida só oral c seringa e a unica opcao q vejo é fazer a terceira transfusao e voltar para a eurofloxacina. O que a senhora acha? N sei mais o q faço com ela… (além disso tudo é diabética)

Muito obrigada e aguardo seu retorno…



Synara
em

Oi Bruna. Fica dificil para mim avaliar o teu relato…Mas pensa que a culpa não leva a nada. Por certo, fizeste o que estava ao teu alcance para ajudar essa gatinha. Bola para frente!!
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Fábio Daraio
em

Dra. Bom dia.

Minha Cindy srd está magrinha, sem ânimo, e sai uma baba constante e com cheiro bastante forte.
Minha veterinária disse q pode ser pelv ou pif e ainda não fiz os examens, enquanto isso gostaria de saber se posso medicala com rilexine 300. Ou se a sra. pode me indicar outras opções.
Muito obrigado e parabéns bela ação.



ana
em

Boa tarde, doutora.
tenho um gatinho lindo que me acompanha ha seis anos. Foi diagnosticado com Hemobartonella e anemia. Ha dois meses esta sob tratamento.Tomou um mes hemolitan gold, leucogen . e ha dois meses toma prednisolona e doxiciciclina.Ja foram realizadas 2 transfusões, mas o quadro so vem piorando.
Estou com muito medo de perder meu peludinho. Agora ele esta vomitando tudo que é ingerido.nao come espontaneamente , nao toma agua e nem se movimenta.
tem algum outro tratamento alem da doxiciclina?
Me ajude, por favor.



Synara
em

Ola Regiane. Quanto a possiblidade dela ter esse parasita ( Hemobatonela), teria que haver uma anemia bem significativa. Sem analisar o hemograma nao posso te dizer muita coisa…
As injeçoes geralmente são doloridas, pode ser esse o desconforto dela…E desculpe, por que estou com as respostas do site hiper atrasadas, portanto, já faz um mes da tua postagem, fico sem saber como tudo evoluiu. Se quiseres retorne tua postagem para que eu possa tentar de ajudar.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Valda. Valeu teu desabafo. Mas saiba que existem bons profissionais, também.
O legal é procurar sempre um profissional que seja indicado…alguém que já conheça o trabalho dele.
Sinto a perda por ti.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Cristiane. Tens que conversar bem com os colegas que a atendem. Somente eles podem te dizer o porquê da internaçao e da causa dessa anemia. Mais que isso me limito.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Mônica. Uma anemia bem significativa…acho que devem medir reticulócitos para ver o funcionamento das hemáceas , produçao em nivel medular.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Synara
em

Ola Fábio. Pela tua descriçao ela pode estar com “calicivirose”, um virus que atinge a cavidade oral ( boca, lingua, bochechas), formam lesões doloridas e bolhosas, que depois estouram e infectam deixando um cheiro forte na baba.
O legal é aplicar antibiótico injetavel nela ( enrofloxacina, eu sugiro) por 10 dias e associar um anti-inflamatório. Vai em um colega e levanta essa possibilidade de causa. Certo?
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Barbara
em

Oi Synara, adotei um casal de gatinhos e a fêmea estava desde o primeiro andando abaixadinha, achamos que era por conta da novidade da casa, pelo stress de uma nova casa com outros gatinhos, ocorre que no terceiro dia ela já tava com a perninha travada, dobrava a pata da frente e com muita dificuldade de parar em pé. Levei na vet ela disse ser essa doença, receitou uma vitamina, o doxitrat por 14 dias e a vitamina por 30 dias. A minha gatinha não consegue se locomover e não tem equilíbrio, ela pode ficar assim pra sempre?Estou muito triste pois ela chorou demais antes de vir pra cá, queria lhe propiciar todo o amor e cuidado possível.


Comente