Conversa com meu cão – Estorinha teatral para relaxar e pensar.


Novembro de 2009 069 Escrever para o site é minha tarefa entre tantas outras que me propus com esse trabalho de ação na proteção dos cães e gatos. Sou humana, portanto, não fico deitada quase que o dia inteiro, não fico latindo para quem se aproxima da minha morada e não marco território de hora em hora com urina. Essas são atividades do cidadão canino Sir Wilbor Cukzão ( de origem britânica e russa o nome dele). Há dias estou rodeada de pensares sobre o que escrever para postagem no meu site. Cheguei a pedir ajuda – ideia – para os amigos do facebook . Vieram dois temas, ambos bons e que estão pautados para futuras publicações, mas não me motivaram. Escrever sem motivação é obrigação e para mim não vale. Não sei rezar ajoelhada.

Mas produzo movida pelo cotidiano. Dele , com todas as suas obrigações ( ai não tenho como fugir delas – ajoelho e rezo), é que sai o fio condutor para surgir uma inspiração ou ideia. E bastou o cidadão canino citado acima, a qual sou tutora, me sinalizar que podia ter algumas pulgas aproveitando-se do seu sangue nobre, decidi que o mesmo precisava tomar um banho anti- tudo ( não apenas para exterminar as pulgas que queriam seu sangue azul). Ele não tem hábito de banhos, nem média tem. Mas posso contar nos dedos quantos banhos ele tomou em seus seis anos de vida. Se fechar dez, minto. Não estou levando em conta os dedos dos pés nessa contagem, vejam bem.

Por sorte dele veio ter como tutora alguém que, por ser médica de bicho, não estimula banhos e outras “cositas más” para uma vida plena e saudável para o universo canino. E foi a partir desse mote que o Sir Wilbor Cukzão começa seu diálogo comigo, cheio de métricas estranhas e rimas pobres. Um diálogo entre espécie, por isso os ruidos na comunicação silábica.

Sir Wilbor Cukzão, de cabeça baixa, rabo metido entre as patas, se atreve a questionar: – “Não te entendo…”

Synara, absorvida em seus pensamentos, com mangueira, sabão, balde, esponja e um “veneno” anti- tudo, preparando o banho do cidadão canino: – “Tu não tens que entender, nada…Cukzão…Tens que obedecer…não foi esse o trato entre nós? ”

Sir Wilbor Cukzão: – ” Foi…Mas não lembro do quesito banho…Alías, tu muito garganteia que não preciso de banho! Ou estou errado?

Synara, com a sua pouca santa paciência : – “Hoje tu estás erradissimo…!! ” E vapt, jogou a soga por cima do pescoço do Cukzão, que em meio ao susto do ato, resignado, se deixou levar.

Sir Wilbor Cukzão tremia em cima do banco, mas firme em seu propósito de um acordo sobre o banho: – ” Sabes, que não creio estar com pulgas em meu corpo, acho que é alguma alergia…sou alérgico…de nascença…”

Synara, ajustando o bico da mangueira para ficar numa pressão calibrada ao banho canino, respondeu : – ” Ah, sei… De nascença tu tens o preto do teu ” fiofó″!! Se isso não for um pulgão, com o inseto na mão, que havia catado na base da orelha dele, tu é gente!!” – “Tu achas que vou cair na conversa de um cão, Wilbor??

Sir Wilbor Cukzão , de olhos miudinhos, quase em fenda, recebia o jato de água fria e tremia, de cagão, por que o calorão do dia era imenso e tentava seguir no diálogo: – ” Muitos caem…

Synara: – ” Muitos quem…Cukzão???” Vai falando…antes que não te sobre voz!

Sir Wilbor Cukzão: -” Os que amam a nós, pequenos seres de Deus…

Synara, com o sabão já preto dos pêlos que caiam do lombo dele: – ” Pequenos seres de Deus…Só me faltava essa, Cukzão! Cuidado, que pegam essa tua frase para campanha publicitária de venda de ração. Hoje, tudo que vem de um cão, santificam no templo do comércio…

Sir Wilbor Cukzão, branco de espuma, argumentava, entrando no rumo que tomou a conversa, por que do banho não conseguiu escapar, Synara não deu voz ativa para ele quanto a essa questão: – ” Mas seria uma boa né?” Eu poderia ficar famoso feito o Marley e Eu…

Synara: – ” Quem é Marley, Cukzão? Quem é o eu? Perguntou sem muita ênfase, envolta que estava na árdua tarefa de banhar seu cão…

Sir Wilbor Cukzão: – ” O do livro…o cão arteiro, que aprontava…que tinha donos legais com ele…pacienciosos…

Synara: – “É uma indireta para mim, Wilbor?? Por acaso, não sou pacienciosa contigo??? E aumentou o jato da água para tirar bem a espuma do pêlo dele e para dar um pequeno aviso sobre quem era quem ali. Ele caiu para um lado, quase despencando daquele imenso banco de vinte cm de altura.

Sir Wilbor Cukzão: – ” Não, não é uma indireta, quem sou eu, esse pequeno ser de Deus, frente a ti, minha dona querida!?

Synara: – ” Cão debochado…Resmungou ela, seguindo na lida do banho dele..

Synara: – ” Wilbor, vou te fazer uma pergunta, antes de te passar o produto ” anti-tudo”, certo??”

Sir Wilbor Cukzão: – “Pode ser mais tarde a resposta???”

Synara: -” Não…! Quero a resposta imediatamente à pergunta, entendeu??” Balançou a pontinha do rabo que permanecia enfiado entre as pernas, concordando. – ” Sou uma dona que te respeita como cão??”

Sir Wilbor Cukzão, estufou o peito, ganhou força com a pergunta, decerto, se sacudiu jogando água para todos os lados e respondeu, feito um lord: -” Well, let me see…dear!! Au au…

Synara se enojou do jeito dele, percebeu que ele se achou poderoso em face da pergunta, e respondendo em inglês ainda por cima, não quis saber da resposta e despejou o produto ” anti-tudo” de sopetão, e erguendo bem o balde para cair com força aquele liquido leitoso sobre ele…

Sir Wilbor Cukzão, tonto da surpresa, encharcado do produto, rodopiava e perguntava: – ” Onde estou? Onde está Wolly?? Onde está o Wilbor?? Quem é Marley?? Quem és tu??

Synara, ria dele e respondeu aos , agora, questionamentos dele: -” Sou teu Deus, pequena criatura…Aquele que tudo pode…até decidir quando o banho te é necessário…

The End.

Produção: SW – P ( 3 D)

Efeitos especiais: Sua imaginação Corporation.

Patrocinio: Sabão Brilhante

Agradecimentos: Casan ( pela água)

Participações únicas e especiais: Eu e meu cão, Wilbor Cuzão.

10 Comentários


Susana X Mota
em

Muito bom, Synara, adorei! :D



Synara
em

Oi Susana. Valeu, portuga!!
Abraço-te.
Synara Rillo
Médica Veterinária



Tatiane Viana
em

hahahahaha

Muito bom o diálogo.



Synara
em

Oi Tatiane. Virão outros dialogos entre mim e essa pequena criatura de Deus…Meu cão é uma figura!!
Abraço.
Synara



cláudia peixoto
em

SHOW DE BOLA SYNARA! ADOREI…TINHA QUE TER UMA FORMA DE COMPARTILHAR NO FACE..BJS



Synara
em

Oi Claudia. Valeu. Obrigada.
Abraço.
Synara



maria helena
em

tenho duas cachorras xena e taubata sao meus amores me preucupo muito com elas,fico triste quando nao tenho condiçoes de levar a um veterinario, como agora ,e ai eu recorro as dicas veterinarias,ate que eu possa levar a um veterinario,como agora preciso de uma orientaçao.a taubata de vez em quando sangra pelo nariz faço compresa de gelo melhora,mais algum tempo depois volta tudo de novo, ela se alimenta muito bem as fezes ´e normal,o que pode ser e o que posso fazer. outra enformaçao que preciso ter,ontem apareceu,nos labios dela inferior tipo uma asadura,que se forma quaze uma ferida,fica muito avermelhada,pencei em passar manteiga de cacau,as vezes sangra um pouquinho,me ajude por favor.o que pode ser. a xena vomitou hoje,so uma agua,e depois nao quis comer mais nada,ficou triste e sem querer si levantar,a barriga dela estava emchada,pois eu fiz um cha de camomila e depois fiz boudo batido com agua,fique mais ou menos,umas quatro horas revesando os chas,e algumas horas depois ela ja estava bem melhor,notei tambem que tem um enchaso na gengiva dela acho que esta emframado o mau cheiro quando ela abre a boca e terrivel,um odor muito forte,ela entrou no sio e depois obiservei um caroço procimo da vagina,agora esta menor.e tanta coisa de uma vez so que eu fico doidinha,com minhas filhas,as vacinas e os remedios de vermes estao em dia,preciso trocar a raçao ja tem 4anos que elas comem a raçao kanina,as vezes noto que elas ficao meias desanimadas de comer,devo trocar? e qual? preciso de uma dica tambem de uma vitamina,qual devo dar?des de ja agradeço sua atençao,e parabeniso a senhora por ajudar,a tirar nossas duvidas,e ate mesmo nos ajudar asolucionar algumas duvidas,adorei o seu site,e maravilhoso que deus ti abençoe,Dra Synara RiLLO,PRECISO MUITO DE VOSSA AJUDA.



Synara
em

Ola Maria Helena. Vamos por partes, é necessário que eu saiba a raça delas – se têm – e a idade delas. Mas vou te respondendo as tuas dúvidas , depois, se quiseres me passa esses dados.
Esse sangramento de nariz podemos pensar em trauma local, em algum pólipo nasal, uma rinite mais crônica, uma erlichiose ( doença do carrapato), doença de coagulação sanguinea – que podem ser várias. E em alguns casos mais sérios ( ai depende da raça – Boxer é propicia – e da idade) até mesmo algum tumor cerebral. Veja bem, estou levantando as hipóteses, apenas. No caso desse sangramento, como ele persiste, seria bom fazer alguns exames: hemograma, contagem de reticulócitos baseada na contagem de células vermelhas e dosagem das plaquetas. Inicalmente, seriam esses os exames para esse sangramento nasal. Por ora, até teres condições de fazer esses exames com o apoio de um Veterinário, siga com o gelo.
Quanto a ferida no lábio pode ser Queilite ( infamação labial). muito comum na raça cocker, boxer, buldog, e todas aquelas que tem lábios mais salientes, digamos assim. Terás que avaliar toda a condição bucal dentária dela para ver se não tem doença peridontal e tartaro associado a essa inflamação labial. Se houver, terás que proceder em uma limpeza geral dos dentes ( com Veterinário). Outra possibilidade da causa dessa inflamação é dela estar com esse sangramento nasal, o sangue escorre ( talvez tu nem percebas sempre esse sangramento) e ela lamba essa corrimento sanguineo que pode cair na região dos lábios, e está provocando essa “assadura” nos lábios.
Enquanto não puderes fazer todas essas avaliações que te citei acima, para definir a causa desse sangramento nasal, te sugiro passar pomada a base de corticoide e antibióticos ( Quadriderm, me ocorre agora, pode ser uma dessas pomadas que citei). Mas saiba que precisas passar a pomada e massagear bem para ser absorvida, depois segurar o pescoço dela por uns minutos, pois os cães costumam lamber tudo que passamos neles, imagina nos lábios…
Está explicado essa primeira dúvida em relação a Taubata. Certo?
Quanto a Xena, esse vomito e mal estar pode estar associado a esse periodo do cio, algumas cadelas enjoam e vomitam. Fizeste bem em dar esses chás, contribuiram, e percebes que tiveste resultado. Esse inchaço na gengiva é algum abcesso, e tem que ser avaliado junto toda a situação dentária dela. Pois doenças peridontais e tartaros podem levar a isso. Ai, somente com a avaliação de um Veterinário, que detectando essas alterações fará uma limpeza geral nos dentes e gengiva. Talvez tenha que tratar junto com antibióticos, o bom é administrar o antibiótico antes do procedimento da limpeza dentária.
Esse caroço proximo a vagina, pode ser um pequeno prolapso vaginal que ocorre em algumas cadelas quando em cio. Mas teria que ser “dentro” lateralmente da vagina. Se for isso, com o término do cio isso passa…Ou pode ser alguma lesão por lambedura, já que as cadelas se auto higienizam nos genitais com mais frequência durante o periodo de cio. Vale tu observares a evolução dessa caroço.
Quanto a ração penso que não deves trocar, pois elas já estão acostumadas. É comum esse comportamento vez que outra em cães, de refugarem o alimento. Noutro dia tendem a comerem…
Não vejo necessidade de vitaminas, até por que não estou avaliando o estado geral delas. Tudo depende da situação corporal, da saúde em geral, para prescrevermos suplemento vitaminico.
Ajuda dada, Maria Helena! Boa sorte com Taubata e Xena. Se quiseres me dê os dados sobre a raça e a idade delas.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



maria helena
em

MUITO BOM ADOREI SYNARA REALMENTE TIROU TODAS AS MINHAS DUVIDAS,DESCULPE-ME MAIS EU ESTAVA TÃO ANCIOSA PARA LHE FALAR DE MINHAS CACHORRAS QUE ME ENPOUGUEI DE UMA TAL MANEIRA QUE ESQUECI DE FALAR DA RAÇA DELAS,OLHA A XENA É UMA PASTOR BELGA,DE 7 ANOS,NAICEU EM, 5 DE DEZEMBRO DE 2005.DEVE ESTÁ PESANDO 39 Á 40 QUILOS. A TAUBATA É UMA PASTOR ALEMA DE 4 ANOS,NAICEU EM 10 DE MARÇO DE 2008,DEVE ESTÁ PESANDO UNS 40 OU 45 QUILOS,O SANGRAMENTO DO NARIZ DA TAUBATA PAROU,FUI ATÉ UMA CASA DE RAÇAÕ E ME INDICARÃO CORT-TRAT SM,DEI 1 COMPRIMIDO E MEIO DURANTE 7 DIAS, ATÉ AGORA ELA NÃO VOLTOU Á SANGRAR,TODA VEZ QUE ELA ESPIRA EU JÁ FICO ATÉ COM MEDO,PORQUE É ASSIM QUE COMEÇA,MUITO OBRIGADA PELA DICA DA POMADA COMPRO AMANHA MESMO,ESTOU MUITO SATISFEITA,DEVERIA TER MAIS PROFICIONAIS COMO A SENHORA QUE AMA O QUE FAZ, AMA OS ANIMAIS E AJUDA QUEM PRECISA, RESPONDENDO AS NOSSAS DUVIDAS COM ATENÇÃO E GENTILEZAS,QUE DEUS TE ILUMINI CADA VEZ MAIS,E TE PROTEZA,MAIS UMA VEZ OBRIGADA POR MIM E MINHAS FILINHAS,TAUBATA E XENA. TAUBATA É FILHA DA XENA. BEIJOS



maria helena
em

OLÁ MAIS UMA VEZ, ESQUECI DE COMENTAR Á TAUBATA TOMA BANHO HOJE DAÍ DOIS DIAS ELA FICA COM UM ODOR MUITO FORTE AS VEZES TEM COSEIRAS E ALGUMAS FERIDINHAS, O MAU CHEIRO É IGUAL Á UM PANO DE CHAO QUE FICA DIAS SEM LAVAR,UM CHEIRO FORTE NEM PARECE QUE TOMOU BANHO,O SABONETE QUE USO É SARNATYL,ATÉ ACHO QUE MELHORA UM POUCO, PODE ME DAR UM NOME DE UM CHAMPOO OU SABONETE QUE RESOLVA ESTE CASO,OU UM REMÉDIO PRA TOMAR? OBRIGADA POR TUDO, UMA BOA NOITE, FIQUE COM DEUS. BEIJOS


Comente