Jornal Noroeste com a “Imagem do Dia” …e eu… Resposta aberta.


                                                     Zimbros 251   Toda condição que soa comunicação, noticias, acontecimentos, fatos, evidências, projeção social ( aqui mora o perigo!) deve sempre ter cautela com o que vai dizer e de que forma será explanado. Sempre tem um curioso, ou leitor assiduo, que com alguma astúcia pega a noticia, ou o fato, ou a reportagem do dia, a imagem do dia, e pode  com surpresa,   reconhecer autoria de determinadas palavras ( texto de livro publicado) que foram jogadas emcima de respostas de um entrevistado. Pois foi o que aconteceu comigo e com o tal Jornal Noroeste com página na internet…

Essa semana tive um  dia  ” de curiosa” sobre minhas publicações que estão no meu meu site rodando por ai a três anos, e fui pesquisar meu nome na internet:  Na pagina 2 do Google, me deparei com essa tag ( linguagem de sites): ( synara rillo) e sgeue uma frase, que dava a entender que eu fui para Mato Grosso. Pensei: ”  Mas eu não tenho nada a ver com o Mato Grosso, nunca estive por lá.  Ainda mais comentendo loucura, como dizia no texto da frase.  Não deu outra : Click…e aparece a Página do Jornal Noroeste com a ” Imagem do Dia”.  Uma foto de uma mulher com cães no colo. Logo abaixo uma entrevista.

Como estavam puxando para meu nome  ( ou pelo meu nome) resolvi ler a reportagem.

Era uma entrevista de uma colega, da minha àrea profissional, respondendo perguntas sobre a vida pessoal e profissional dela.  O lado social ( e perigoso) era o forte dessa reportagem. Mas segui lendo as perguuntas e respostas sem muito interesse…Até que de repente, surge parágrafos copiados ( na integra) do meu livro  “Cães, Donos e Dores Humanas”,  livro esse lançado pela editora Martins Livreiro no ano de 2006, compondo a resposta da colega  Virginia. Voltei à leitura com mais atenção e segui encontrando trechos copiados na integra,   ainda do livro,  e alguns pinçados de artigos postados e publicados no meu site. Segui lendo a entrevista….Virginia  conta de sua vida profissional nesse jornal, do amor que encontrou naa vida , com quem casou e teve filhos, que o pai dela era médico de gente e ela queria ser médica dos bichos, que o pai dela morreu e foi se alongando nas respostas. Onde  eu lia,  descaradamente,  páragrafos do meus textos ( livro e artigos do site) introduzidos como 0 pensar e idéia  da Virginia.

Citação é uma coisa, copiar e jogar para formar um pensamento é outra , bem diferente! E foi  isso que foi feito nessa reportagem da Imagem do Dia,  Jornal Nororeste, com a colega Virginia Gonçalves Braga. Que feio….Que feio isso… Seja da parte da Virginia quanto da Eunice, repórter do referido jornal que é a responsável por essa página social.

Fiquei chateada com essa situação e enviei um e-mail para o Jornal Noroeste,  dizendo dessa entrevista, de que estavam usando meu trabalho para uma projeção social boba, que eu  queria algumas explicações sobre isso. Me responderam gentilmente e prontamente dizendo que era uma citação ( Eu não sou otária….), mas que iriam falar com a Eunice Arsand, que foi quem escreveu a coluna. Respondi dizendo que não concordava…Tenho meu livro na mão para mostrar que foi copiado.  Anexaram o linck do jornal do e-mail – que por encanto hoje deixou de abrir, como estivessem anulado a página -   a qual estou me referindo – e ficou por isso mesmo.

Da parte deles ficou tudo certo, mas e da minha parte, como ficou?

Ficou na espera, ficou no pensamento que tenho sobre quem aje assim, que é muito feio, mas muito feio mesmo, fazer isso de copiar quem quer que seja como forma de se auto promover. Que citar, admirar qualquer autor, profissional, colega é válido,  mas agincalhar em respostinhas para projeção pessoal, misturando com suas palavras, não se dando ao trabalho básico de ler, analisar, concordar, discodar ou formular novas idéias é burrice. Ou preguiça…

Era essa a resposta que tenho a dar para esse fato tolinho que  a vida me apresentou essa semana. 

 Mas atenção, aquele que quer copiar eu fico alerta, àquele que está aberto a ler meus trabalhos, discutir, avaliar novas idéias, trazer suas experiências, seus pontos de vista  será bem vindo quando ligar meu nome ao seu. Mas “viadagem social”,  tentando ter – ou passar-  uma postura sobre a profissão similar a minha é burrice.  Nem gosto de Pet Shop. Meu trabalho é sério. Cada um faça o seu. Não copie, seja criativo e seja autêntico. Fica mais bonito…

Entendeu Virginia? Entendeu Eunice? Entederam equipe do JornalNoroeste?

Abraço fraterno

Synara Rillo  (Médica Veterinária)

6 Comentários


vera
em

Olá Dra Synara,

Entendo sua indignação….mas pensei , olhando e analizando sobre outro ângulo:

Picasso já dizia: Copiaram um PICASSO!!!! Façam bem feito!!!

Ninguém copia algo ruim, sem valor, é burrice maior que copiar…..

Suas idéias são pioneiras, muito apreciadas por todos nós que acompanhamos seu sério trabalho, e muitas originais estão no prelo com certeza…..ninguém que as copie seja por que motivo for, tirará de vc a originalidade e credibilidade funamental de seu trabalho…

Não fique triste amiga!!!!

Abraços
Vera



Synara
em

Oi Vera. Não estou e nem fiquei triste com esse episódio, mas fiquei indignada , sim, com a cara de pau de certas pessoas hoje em dia. Pobreza de espirito, burrice, acomodação, são vários os adjetivos que posso usar para quem age assim. Tenho confiança plena no meu trabalho, mas deixar que determinadas situações – feita essa com a colega Virginia – fiquem sem uma resposta, ai é compactuar com o “tudo pode”…Além do mais, a entrevista dela é coisinha social…para aparecer….mais sem sentido ainda o copiar., penso eu. Quem não tem competência que se recolha.
Obrigada pela participação no site.
Abraços.
Synara



lucia helena
em

Olá .
Acho que ja devias esperar por isso.
Pois somente as pessoas brilhantes são copiadas.Obrigado por nos ajudar tanto com seus relatos e matérias.Em especial pela matéria das convulsões,vc foi simples clara e direta.Parabéns.



Synara
em

Oi Lucia Helena. Valeu pela força! Sempre é um incentivo a mais para eu seguir com meus trabalhos.
Abraço fraterno
Synara Rillo
Médica Veterinária



Irene Rauber
em

Dra. Sinara, Tentei ligar pros números constantes em POA e não consegui, depois vi em uma resposta sua que não estás mais em Poa. Sinto muito porque li várias coisas a seu respeito, inclusive o artigo sobre a farra do boi e chorei muito de dor pelo que os humanos fazem com os animais tb um por alivio de finalmente ter encontrado alguém que verdadeiramente se importa com os animais e tem conhecimentos amplos sobre a saude deles. Preciso muito de alguém de confiança pra cirurgia do meu poodle. Sei que não estás mais em Porto Alegre, mas tem alguém que conheces que tem o mesmo amor pra me indicar? Ou onde é teu consultoro agora, vou avaliar se posso ir ao teu encontro. Aguardo retorno com contatos teus pra falar ou marcar alguma consulta. Agradeço muito.



Synara
em

Oi Irene, estou nesse momento trabalhando nas respostas do site e já te respondi na primeira postagem. Lê la.
Synara


Comente