Causos

wilbor e eu + filminho dele meditando 007 Num dia atipico do mês de julho, com calor de verão, sento nos fundos da minha morada para um mate e para por as ideias em dia. Sorrateiro, feito sorro manso, Sir Wilbor se aproxima e senta ao meu lado. Me olha de lado, com ” as bagas” dos olhos de quem quer atenção. Olho para ele, sorvo o mate e penso: ” Ai, vem coisa desse cão..”

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 05/07/12 

Novembro de 2009 069 Escrever para o site é minha tarefa entre tantas outras que me propus com esse trabalho de ação na proteção dos cães e gatos. Sou humana, portanto, não fico deitada quase que o dia inteiro, não fico latindo para quem se aproxima da minha morada e não marco território de hora em hora com urina. Essas são atividades do cidadão canino Sir Wilbor Cukzão ( de origem britânica e russa o nome dele). Há dias estou rodeada de pensares sobre o que escrever para postagem no meu site. Cheguei a pedir ajuda – ideia – para os amigos do facebook . Vieram dois temas, ambos bons e que estão pautados para futuras publicações, mas não me motivaram. Escrever sem motivação é obrigação e para mim não vale. Não sei rezar ajoelhada.

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 17/01/12 

Fotos Agosto de 2011 - Maluco Beleza 075 Com compromisso firmado comigo mesma preciso manter meu site em dia. Mantê-lo em dia é deixar algo para que todos possamos parar e pensar; nem que seja por um minuto de leitura. Estou envolvida com estudos para aprofundar todos esses pensares que me invadem e me fazem sedimentar em fundamentos teóricos deixados por tantos outros que observaram a vida e seu ritmo. Com isso hoje deixo, mais uma vez, um poema, alimento da alma que voa…E estou em vôo perene.

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 11/08/11 

Zimbros 228 O ato de escrever é em alguns momentos, épocas e dias da vida, mais interno do que externo; talvez uma necessidade do escritor de se reabastecer, portanto, escreve por dentro e para dentro.  O  meu olhar mais critico adormeceu por esses dias e veio uma sensiblidade que pertuba por que me faz rever caminhos mais intimos possiveis dentro do processo do meu auto conhecimento,  e faço esses exercicios de vida entremeada pelos bichos, minha luta maior na vida, acho eu. Mas não estou com estimulo e vontade de opinar, criticar e ensinar por meio dos meus textos, geralmente longos, que posto aqui sobre os cães e gatos.  Hoje vou de poesia, protegendo os gatos e a mim.

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 16/04/11 

   13 de maio de 2010 008                                                 Decidi  postar um causo no site para trazer uma descontração, tanto para mim que escrevo como para os que aqui vem buscar alguma informação voltada aos animais de companhia. Além disso, contar situações pitorescas que me acompanham no cotidiano  também é uma das proposta com esse espaço. Estamos num mês onde as atenções estão voltadas para a Copa Mundial de Futebol, com isso me permito relaxar um pouco e trazer leveza para meu site. Não sou fanática por futebol – é dificil a televisão me prender por muito tempo – mas estou torcendo, óbvio, pelo meu país. E pela seleção da Argentina, pois  nasci bem na sua fronteira, tendo “los hermanos” em buenas lembranças de infância e adolescência. E gosto do jeito amalucado e guerreiro do Maradona. Ele tem me divertido nessa  lerdeza de inicio de inverno. Mas vamos ao causo em si: 

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 30/06/10 

poesia-materna-foto.JPG    ” E sendo o  cantar  meu oficio / e nada tendo além dessa voz / que se ouça meu canto…. ” .

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 09/05/08 

eu-e-o-bolaozinho-e-o-guru-emcima-do-armario.jpg   Esse meu gato é tudo para mim; trás essa importância em especial por ser fruto de uma gestação “direcionada” com o intuito de pesquisar o comportamento felino desde a gestação até o desmame. Tenho tudo filmado.

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 11/04/08 

     meu-habita-e-dos-meus-bichosloucura-boa-que-fiz-na-vida.jpg   Essa foi a impressão que causei um dia nos meus funcionários quando eu estava na fase de “empresária do mundo pet” e,  ao mesmo tempo, totalmente afundada nas minhas pesquisas e estudos teóricos/práticos para poder escrever meu livro ” Cães, Donos e Dores Humanas”. Essa foi uma das fases da minha vida mais dificil que vive, foram quase 5 anos de pressão interna e externa.  Primeiro, porque não estava sentindo-me bem  dentro desse universo de lojas para animais, “estética canina”, assessoria a um canil criador de Pitt-Bulls onde existiam 30 cães entre reprodutores machos e fêmas, fora filhotes e os cães que a proprietária selecionava para ela como seus animais de estimação. Esse canil se localizava à 30 km de distância de Porto Alegre , em municipio “vizinho” a região metropolitana.

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 16/03/08 

aboboa-e-eu.jpgAntes da consciência a lucidez, essa fase é muita intensa – e produtiva. E vá poesia no site…

Estou respirando e estudando.

Poesia, então: Leia Mais »

escrito por Synara no dia 12/02/08 

cabecao-se-declarando.jpg Meu livro sobre gatos – que estou em fase de produção – está me levando quase toda minha energia; em dois sentidos esse levar; pelo cansaço em si de ter que render – isso é o escrever, e pela perda de energia por um sentimento de “ciclo cumprido”.

Leia Mais »

escrito por Synara no dia 09/02/08